Autor Tópico: Três ou quatro lentes.  (Lida 3197 vezes)

Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Online: 10 de Setembro de 2009, 10:47:18
Prezados;

Tenho um bando de lentes. 13 lentes, várias de comprimentos focais repetidos.

Contudo, tenho percebido que meu uso restringe-se a umas poucas lentes usando APS-C. Uso muito a 50mm, porque clara e ótima, uso em segundo lugar a 37mm, em terceiro a 85mm e em quarto a 20mm.

Se eu tivesse somente esses comprimentos focais, viveria bem. Contudo, seria necessário que tais compirmentos focais fossem superlativamente atendidos por lentes de excelente qualidade, claras e nítidas.

Provavelmente vou começar a substituição dos vidros, obtendo lentes boas para esses comprimentos focais. Penso que uma distribuição 24mm, 35mm, 50mm, 85mm seria ótima, e equivaleria a 36mm, 55mm, 75mm, 127mm. Trocar uma 20mm por uma 24mm faz sentido quando consideramos que nessa troca se ganha qualidade ótica. Provavelmente este é o CF mais crítico para mim atualmente, visto os demais estarem relativamente bem atendidos.


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #1 Online: 10 de Setembro de 2009, 13:51:03
Ivan eu costumo trabalhar com poucas lentes, mas sou mais fã das Zoom pela versatilidade. Eu costumava usar muito as DF entre 28mm e 200mm, mais recentemente tenho tomado gosto pelas GA rs.
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


CJR

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 272
Resposta #2 Online: 10 de Setembro de 2009, 14:18:43
Eu atualmente estou trocando minhas zooms por fixas, vou vender minha 70-200 2.8, colocando no lugar dela uma 85mm, uma 100mm, uma 135mm e uma 200mm. O próximo passo será substituir a 17-40 por uma 17mm TS e uma 24mm TS, essa troca vai doer um pouco no bolso. Por fim, venderei a última zoom, a 24-105 e substituirei por um sistema Lumix GF1 + 14-45, que é mais prático, leve e portátil que 5D + 24-105.

Mas minha fotografia me permite fazer isso, muitos realmente necessitam da versatilidade e praticidade que só as zooms oferecem.
« Última modificação: 10 de Setembro de 2009, 14:21:54 por CJR »


Marcelo.S.

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.279
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/msafioti/sets/72157618134645270/detail/
Resposta #3 Online: 10 de Setembro de 2009, 15:52:27
Pois é, depende muito do uso mesmo.

Eu, como tenho duas crianças pequenas em casa, até eles crescerem não abrirei mão do zoom, rs.

Ivan, como vc fotografa muito dentro de casa, acredito que vai sentir bastante a troca da 20mm pela 24mm.
Deutschland

Flickr


albertgr

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.038
    • http://www.flickr.com/photos/alberto_gr
Resposta #4 Online: 10 de Setembro de 2009, 16:12:57
Ivan, creio que se essa troca de uma 20mm por uma 24mm vai te trazer mais qualidade ótica eu acho que vale a pena. Pois são só 6mm a mais na APS-C, o que não é uma diferença muito significativa.
No meu caso eu sentiria falta de uma GA, pois você estaria começando em 36mm. Mas se para seu uso a GA não é tão necessária eu acho que o conjunto está ótimo. 
"Film is not dead, it just smells funny."



BesouroLaranja

  • Trade Count: (2)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 67
    • Blog e álbum fotográfico
Resposta #5 Online: 10 de Setembro de 2009, 16:43:26
Ivan, você acompanhou, ainda que sem interesse direto, a aquisição de todo o meu equipamento fotográfico. Sabe que não tenho experiência pessoal com muita coisa, e quem sou eu pra te dizer do que você precisa.
Tenho as kits DX da Nikon (18-55 e 55-200), além de uma AI 50 mm f/1.4 manual. Uso mesmo é a 50 mm. Gosto muito das outras, e como Leo Terra falou, zoom é uma beleza, mas opção demais às vezes atrapalha.
Vai fundo, enxuga teu set, e sê feliz!
Nikon D50 - AF-S Nikkor 18-55 mm 1:3.5-5.6 - AF-S Nikkor 55-200 mm 1:4-5.6 - Nikkor AI-S 50mm f/1.4
blog e álbum fotográfico




Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #6 Online: 10 de Setembro de 2009, 16:47:57
Não gosto de zoom.

Não gosto porque ela é "frouxa", ela leva você a escolher a DF em função do enquadramento, e não o enquadramento em função da DF.

Dessas quatro lentes, momentaneamente preciso de uma 24mm. Não é bem trocar, porque temino só acrescentando uma lente nova à frota. Quando falo de definir um set falo em definir aquilo que carrego comigo e as lentes em que tenho confiança. Não significa livrar-me das outras.


CJR

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 272
Resposta #7 Online: 10 de Setembro de 2009, 20:12:56
Eu concordo com o ivan, o zoom faz a gente se distanciar das distâncias focais, nos tornamos menos íntimos delas.

Sair pra passear com uma 50mm, ou com uma 28mm, ou uma 35mm nos faz conhecê-las melhor.

Mas pra quem quer estudar e não tem fixar, nada que uma silver tape não resolva, pra estudo é ótimo.


Flavio Ribeiro

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 493
  • Sexo: Masculino
    • Fotografia comercial · Publicidade · Produto · Gastronomia · Retratos · Arquitetura · Moda
Resposta #8 Online: 10 de Setembro de 2009, 22:27:45
Também prefiro fixas, para o meu uso são perfeitas, tenho usado muito uma 24mm e uma 50mm, agora preciso de uma meia tele e uma tele fixa.

Mas além da qualidade das lentes, o que me faz gostar mais ainda das fixas é exatamente a questão de adaptação dentro de um range pré definido, ter que ir com a câmera mais para frente ou mais para trás, quando não trocar de lente para a ocasião, o enquadramento acaba sendo mais pensado mesmo.
FLÁVIO RIBEIRO
www.flavioribeirofotografia.com.br
https://500px.com/flavioribeirophotography
Insta @flaviovinhoribeiro
        @flavioribeirofotografia


Elmo

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.458
Resposta #9 Online: 13 de Setembro de 2009, 20:08:54
Lentes, não!!  >:( Objetivas!  :ok:  :D


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #10 Online: 13 de Setembro de 2009, 20:12:33
Lentes, não!!  >:( Objetivas!  :ok:  :D

Lentes Objetivas.  Dá muito trabalho para escrever. Lentes. Lentes. lentes


CJR

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 272
Resposta #11 Online: 13 de Setembro de 2009, 21:05:13
Eu também chamo as minhas de lentes.

Sei que tá errado, mas não ligo.

Em ingles eles acabaram com essa confusão, é tudo "lens".


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #12 Online: 13 de Setembro de 2009, 21:54:52
Eu também chamo as minhas de lentes.

Sei que tá errado, mas não ligo.

Em ingles eles acabaram com essa confusão, é tudo "lens".

Errado? Errado por que?

Chamar de objetiva também é meramente jargão.


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #13 Online: 13 de Setembro de 2009, 22:11:05
Eu concordo com o ivan, o zoom faz a gente se distanciar das distâncias focais, nos tornamos menos íntimos delas.

Sair pra passear com uma 50mm, ou com uma 28mm, ou uma 35mm nos faz conhecê-las melhor.

Mas pra quem quer estudar e não tem fixar, nada que uma silver tape não resolva, pra estudo é ótimo.
CRJ não vejo nenhum problema nas Zoom. As perspectivas são dadas pela distância entre o fotógrafo e o objetivo. Se o fotógrafo é crítico o suficiente para analisar as perspectivas a Zoom dá até mais liberdade, uma vez que possibilita ao fotógrafo escolher exatamente a perspectiva que pretende, no lugar de ficar prezo a uma perspectiva que se relaciona com a DF e e o enquadramento que pretende.
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


CJR

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 272
Resposta #14 Online: 14 de Setembro de 2009, 09:12:17
Errado? Errado por que?

Chamar de objetiva também é meramente jargão.

É verdade Ivan.
Vamos de Lentes então, é de uma comunicação simples e eficiente que precisamos afinal.

Abraço.