Autor Tópico: Panorama de mercado 2008 - Baseado em dados oficiais.  (Lida 1482 vezes)

Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Online: 14 de Setembro de 2009, 11:25:48
Pessoal com a divulgação dos dados da CIPA vários meios de comunicação começaram a consolidar as informações sobre o mercado global de SLRs. Com isso dá para ter um panorama global e não só um panorama baseado no mercado Japonês (que é mais acompanhado do que os demais).

Em 2006 o panorama de representatividade era o seguinte:



Já em 2008 o resultado ficou assim:



O gráfico a seguir mostra os pontos de market share conquistados e perdidos por cada uma das empresas.



Sintetizando os resultados, vemos uma escalada da Nikon de cerca de 12% e principalmente da Sony, que apresentou uma alta expressiva de 116% em seu market share. O ataque agressivo atingiu principalmente a Canon, que é a líder de mercado, o que ilustra o potencial de risco que a marca representa para os demais competidores, já que em pouco tempo ela conquistou expressividade (na casa dos dois dígitos) e elevado potencial de crescimento em cima de grandes competidoras.
Apesar de continuar líder de mercado a canon perdeu 19% de seu market share, o que é preocupante para qualquer marca. Esta perda significativa de participação de mercado, pode ser o motivo que está levando a Canon a investir pesado em seus novos lançamentos.
Em um campo de menor expressividade temos o crescimento da Panasonic, que dobrou sua participação de mercado com um crescimento exatamente sobre os pontos perdidos pela Olympus neste mesmo mercado. Assim parece estar havendo uma canibalização dentro do sistema 4/3, que em essência tem sido mais prejudicial à Olympus, que perdeu cerca de 17% de seu market share, do que à Panasonic, que conquistou exatamente o market share perdido pela Olympus.
Outro aspécto interessante é que a Fuji sequer aparece listada no ano de 2008, o que pode significar uma contribuição de um ponto para a Nikon dentro do sistema. A Pentax também confirma a má fase com a perda de pouco menos de 1 ponto de Market Share, mas que não significou encolhimento do seu próprio mercado e sim encolhimento em sua participação dentro da competitividade global.
Uma curiosidade é que na amostragem nacional feita em nossa pesquisa anual os resultados mostram uma Nikon e uma Sony bem mais fortes no Brasil, com uma Canon mais fraca. Esta posição se assemelha em partes à japonesa, onde a Nikon tem dominado o mercado, mas a Sony vigora com cerca de 10% de market share, abaixo da média mundial.
Dados de nossa pesquisa em 2008 http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=31497.0


« Última modificação: 15 de Setembro de 2009, 16:22:14 por Leo Terra »
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #1 Online: 14 de Setembro de 2009, 11:36:06
Muito interessante.

Penso que a Nikon tem conseguido passar a idéia de cãmera de melhor qualidade, e interessantemente, passa essa idéia exatamente quando populariza-se, ou seja, vende a idéia antiga de cãmeras ligeiramente mais caras e melhores mas entrega cãmeras tão populares quanto.

Já a Canon faz movimento inverso, qualificando seus produtos (a linha xxxD foi qualificada, a xxD idem) e os encarecendo. Houe época em que uma XT era o melhor custo/benefício do mercado, agora a 500d obviamente não é.

A Pentax, torno a dizer: o mercado não tem lugar para tantos mounts. A preferência, exceto para sujeitos como eu, é para cãmeras fáceis de vender e compatíveis com a base instalada da maioria.

A Sony, essa sim é a grande vencedora. Enfiou uma cunha no mercado e vem abrindo agressivamente.

No grupo 4:3, vamos ver o que ocorre agora com o micro 4:3. Quem lençar uma barata, ganha.


Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 14 de Setembro de 2009, 12:24:02
Eu nao acho q foi incompetencia Canon, o que existia era uma incompetencia das outras marcas antes desse periodo e que acabaram se arrumando...Acho inclusive que a Canon está sendo uma das mais eficientes em lancamentos de impacto e qualidade.

A divisao eh algo normal, ate mesmo a Canon ja deveria estar esperando uma hora ou outra isso ocorrer, acho impossivel nos dias de hoje isso se perpetuar...

A Sony foi eficiente sim e usou muito bem a sua artilharia de mkt, mas nada fora do normal....podem acreditar que foi a que mais gastou em propaganda....quanto aos seus produtos acho bem competitivos, mas estao sendo muito protecionistas com sua divisao de camcorders....nao eh por enquanto minha preferida.


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #3 Online: 14 de Setembro de 2009, 13:30:59
Interessante estes dados. Fico curioso em saber como será o ano de 2009. Vou acompanhando o movimento de cameras do Flickr e alguns "bestsellers" como da Amazon por exemplo. Obviamente que não são indicativos de precisão do market-share mas acho que a Canon teve um bom retorno com a XSi, pelo menos parece-me que nas lojas que tem como público alvo um público menos especializado, a XSi e T1i estão vendendo muito, bem acima das Nikon de entrada. Curiosidade é que na Amazon da Inglaterra, se não me engano, a mais vendida é uma das Alpha de entrada. E agora com o alvoroço que a 7D vem fazendo no mercado, fico curioso para saber como será o resultado de 2009.

Aos amigos, uma pergunta.. Agora que a Sony definitivamente entrou na briga das DSLR, onde até 2007 era praticamente apenas coadjuvante, como será que ficará o fornecimento para a Nikon ?? Afinal, agora ela está municiando um concorrente direto.

[]´s




Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #4 Online: 14 de Setembro de 2009, 22:08:10
Leandro ninguém disse que foi incompetência, ela simplesmente foi atingida por uma bala de canhão. OS bons lançamentos dela só ocorreram agora no final de 2008 e 2009, porque 2007 realmente foi um ano negro para ela.
Quanto ao protecionismo da divisão de concorders não é algo muito real, porque a divisão de imagem é que cuida dos dois produtos, o plano estratégico desta divisão certamente não deve levar em consideração um "protecionismo". Lembre-se que antes de fazer uma câmera com vídeo a Sony precisava de um LV que possibilitasse isso e este lançamento só ocorreu a 1 mês. A linha A5XX é como um beta para o vídeo, sem esta etapa o risco de lançar um sistema com vídeo seria muito alto. O que houve foi um erro no passado que gerou este pequeno problema no timing da marca. :/
Para concluir o crescimento da Sony foi sim fantástico (pelo menos para quem é da área de gestão um crescimento desses é daqueles que leva qualquer CEO a ser contratado por milhões), você mais do que dobrar seu share em um nível como eles dobraram, é uma atividade muito difícil e eles vêm dobrando o share a cada dois anos, mantendo-se este rítimo eles estariam disputando o segundo lugar lá para o final de 2011, o que seria bastante relevante em termos de crescimento de mercado. É um novo entrante que partiu de sexto colocado em um mercado super fechado e tradicional e está com crescimento expressivo, muito acima dos padrões, até mesmo para mercados menos inovadores e por incrível que pareça não possuem o maior investimento em MKT, o maior investimento em MKT é da Canon (quase 3x o da Sony), seguido da Nikon. :eek:

Alexandre acho que o fornecimento para a Nikon irá continuar, com as restrições que a Sony sempre teve para proteger a lucratividade da holding.
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #5 Online: 14 de Setembro de 2009, 22:26:33
Leo, também acredito que o fornecimento irá continuar. Minha curiosidade é que tipo de restrição a Sony irá fazer, se é que faz ou fará alguma (realmente não tenho nenhum conhecimento sobre o assunto). E o que o crescimento da Sony pode impactar para os usuários Nikon, que queira ou não, são mais de 1/3 dos usuários de DSLR.

Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 15 de Setembro de 2009, 10:07:00
Leo, não comentei que alguém falou de incompetencia Canon..rsrs.

Continuo achando que a Sony foi competente, mas nem tanto de produto...acho que eh muito mkt e nome...os produtos sao muito competitivos, mas somente por eles nao faz tanto sentido um aumento tao grande de participacao.

Valeu


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #7 Online: 15 de Setembro de 2009, 10:24:36
Leandro realmente não é só produto, é a estratégia como um todo. Se bem que os produtos de entrada deles são muito competitivos e possuem um forte apelo com o consumidor novo. Mas no geral é um conjunto.
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Gularth

  • Trade Count: (2)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 240
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 15 de Setembro de 2009, 10:45:03
Pelo visto a canon ciente destes resultados resolveu virar a mesa, com bons lançamentos para este fim de ano, porém acho que ela não se recupera a tempo pois falta só um trimestre para fechar o ano, se ela seguir este ritmo e colocar uma câmera de entrada mais atraente, ela deve recuperar uma parcela deste mercado perdido em 2010.
Canon 6D / Canon EOS 30 + Grip
Flash 550 EX / Flash 580 EX II
Objetiva EF 24-85mm USM / EF 35-135mm USM / EF 50mm 1.4 USM / EF 85mm 1.8 / EF 24-105mm 4.0 L


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #9 Online: 15 de Setembro de 2009, 10:47:42
Gularth o pior é que o lançamento dela vai alavancar algumas vendas, mas a Sony foi novamente mais inteligente. A série A5XX tem muito mais apelo comercial, pois é uma super câmera de entrada. A Canon está sendo atacada exatamente nas câmeras de entrada e é ai que mora o perigo.
« Última modificação: 15 de Setembro de 2009, 10:48:36 por Leo Terra »
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.