Autor Tópico: Debate...Pergunto...  (Lida 1414 vezes)

Malicky

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.411
  • lembre-se: Só Jesus salva, o homem faz backup! ;)
    • Malicky Photo
Online: 16 de Setembro de 2009, 11:31:47
Andei lendo ae pela net entao fica uma pergunta aqui...




“Seria a busca de pequena profundidade de campo uma desculpa para evitar composições mais elaboradas?“
 :ponder:

Qual a necessidade de trabalhar com uma pequena profundidade de campo?
:ponder:

 Cada varia a resposta acho..., mas diria algo como facilidade para destacar o motivo principal.
 
http://www.lostinfocus.org/?page_id=2556&album=13&gallery=25
Olhem o link  :ok:
Um lente clara logico da um efeitos legais e tal...usar em pouca luz ..

Uma profundidade de campo grande ,nao nos marca mais tempo lendo uma foto ou enriquece a mesma?
 :ponder:

Acho que as cameras as lentes a lote 1.* 2.* estao daondo outro rumo nas fotos de hoje em dia  :ponder:


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #1 Online: 16 de Setembro de 2009, 11:40:58
Malick;

Compor com o segundo plano é de fato mais difícil do que borrar o segundo plano.

Contudo, entre os dois expremos há vários passos intermediários de fundo quase borrado, quase nítido, etc.

São dois recursos da fotografia, e escolher entre eles depende do assunto também. A fotografia com compactas implicita fundo nítido, e ela também é cansativa por vezes.

Não vejo home como formular um juízo de valor em prol de um ou de outro.


Formel

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.189
  • Sexo: Masculino
    • Formel Fotografia
Resposta #2 Online: 16 de Setembro de 2009, 12:02:31
Tem que levar em consideração que neste link tem fotos em que o cara usou GA 11. Então para usar essa lente era praticamente obrigatório levar o fundo em consideração na composição, a foto que me chamou a atenção foi feita em 11mm 4,5 não tinha como não compor com o fundo. Ou não?  :ponder:

Acho que mesmo em 2.8 com essa lente ele não iria conseguir desfoque acentuado.


Malicky

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.411
  • lembre-se: Só Jesus salva, o homem faz backup! ;)
    • Malicky Photo
Resposta #3 Online: 16 de Setembro de 2009, 12:31:40
Formel olink foi so um exemplo...digo assim


A complexidade da composicao da foto...acho que os os que usam as Compactas saboneteiras digo cameras
 de sensores pequenos somente nao defocam tudo por que nao da ...
mas se desse voce veria por muito mais do que a hoje eu creio...
Digo as fotos antigas se voce notar voce vera poucos DOF curto..ou a liguagem mudou ou as Cameras
ou um muda e arasta o outro na sequencia ?

 :doh:


Formel

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.189
  • Sexo: Masculino
    • Formel Fotografia
Resposta #4 Online: 16 de Setembro de 2009, 12:40:36
Acho que um pouco de cada coisa. A ferramenta influência quem faz uso dela, a linguagem muda também. Se hoje vc pensar em uma foto, ela já foi feita. Acho que a mudança de linguagem talvez seja uma tentativa de não repetir, mas sinceramente nunca pensei muito sobre isso.  :ponder:


Gularth

  • Trade Count: (2)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 240
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 16 de Setembro de 2009, 13:23:02
Este é um assunto polêmico e acredito que não existe resposta, como nem certo ou errado.

Para mim o uso do DOF varia conforme o tema, e até mesmo em relação ao gosto pessoal, tanto de quem fotografa, como de quem vê, é aquela antiga polêmica, quem tem cabelo liso enrola, e quem tem cabelo enrolado está sempre alisando... ouvi uma vez de uma colega minha que ela gostaria de tirar fotos com o fundo desfocado como as minhas, pq a compacta dela não faz isso, ou seja, quem tem compacta fica restrito, e quem quem uma lente de grande abertura apesar de ter todas as possíbilidades, costuma utilizar esse benefício da melhor captação de luz em prol do suas necessidades e estilo, eu mesmo dificilmente uso diafragma com abertura acima de f/8 e ná média fica entre f/2.8 e f/4.0 porém a maioria das minhas fotos são feitas da minha filha, mas como disse é uma questão de gosto, e até mesmo de estilo, e de certa forma é um diferencial de uma SLR (digital ou não).
Canon 6D / Canon EOS 30 + Grip
Flash 550 EX / Flash 580 EX II
Objetiva EF 24-85mm USM / EF 35-135mm USM / EF 50mm 1.4 USM / EF 85mm 1.8 / EF 24-105mm 4.0 L


Diogo Sacramento

  • Trade Count: (21)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 124
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 19 de Setembro de 2009, 13:07:33
Assunto interessante e que faz parar pra pensar, pessoalmente creio que também não exista certo ou errado e que esteja muito mais ligado ao tipo de resultado pretendido e recursos disponíveis.

De qualquer forma pensar em composição é muito válido.

Abs,

Diogo  :ok:
-> Fuji XT1 + Canon M50II
-> Canon 60mm 2.8 Macro
-> Minolta 135mm 3.5
-> Minolta 58mm 1.2


Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 19 de Setembro de 2009, 13:29:15
Eu nunca fui favoravel a um fundo totalmente sem nitidez, o DOF curto pra mim deve ser dosado apenas para mostrar profundidade dos planos.

Pra isso a compacta é muito complicada de se obter bons resultados, mas por ser muito prática eu tenho tentado melhorar a técnica de adicionar um DOF fake no PS....mas apenas para dar uma idéia de profundidade mesmo, um exemplo abaixo, mas vou falar que não é nada prático e muito difícil de conseguir algo natural.

Malicky, interessante a sua questão :ok: No meu caso como nunca gostei do fundo totalmente borrado, eu sempre tive certa preocupação com a cena toda, é lógico que existem situações que a expressão das pessoas está muito boa pra fazer o registro e o fundo muito ruim, entao é uma hora ideal de se colocar um fundo totalmente desfocado e fazer o registro desejado.


« Última modificação: 19 de Setembro de 2009, 13:32:26 por Leandro Federsoni »