Autor Tópico: K20D, primeira experiência de uso  (Lida 12667 vezes)

Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Online: 16 de Setembro de 2009, 11:32:39
Pois bem, ontem usei a K20D que comprei pela primeira vez. Cheguei do trabalho, procrastinei um pouco porque acho chatérrimo abrir caixas de produtos, mas depois peguei a cãmera e fui experimentar, carregar a bateria, botar a correia, o adaptador para lentes m42m etc.

Externamente e na pegada, a K20D parece tão bem construída e sólida quanto a minha Canon 20D. Isso é notável, visto a Canon ter corpo de magnésio, e a K20D de plástico sobre chassis de aço inox. Muito bem feita, de fato.

O visor é claro, sendo perfeitamente possível fazer foco a olho através dele. As marcações são sutis, não interferem, e sua cobertura de 95% deixa pouco espaço para enganos de composição. Aliás, acostumado a deixar uma margem na Canon, fiquei surpreso porque a margem quase inexiste na Pentax.

Os menus, etc, são... estranhos. Não são muito bonitos (falha boba de programação visual) e são algo confusos, mesmo se escolhemos portuguès como linguagem (escolhi, mas depois voltei ao inglês).

A câmera tem ótima pegada, mas senti falta de maior altura do corpo, ela fica sem apoiar-se na parte macia da mão como a Canon 20D se apoia. Penso ser questão de costume.

Os comandos para fotometria e uso em modo Manual são completamente diferentes. Há algumas formas de fotometria atraentes, principalmente para cenas pouco críticas, através de um tal botão vermelho. Ainda estou me acostumando com isso, então não quero exprimir uma opinião definitiva, mas no primeiro momento me pareceu que é mais fácil a fotografia manual na Canon, mais parecida com uma câmera mecânica clássica.

Fotografie ontem dentro de casa em ISO 1600. Adorei, quando bem exposto é muito limpos, com um ruído fino que não incomoda. Hoje de manhã lutei, com sucesso, para configurar o WB pessoal para o UniWB. Somado ao filtro magenta 30m, é uma boa combinação.

Foto de ontem:


pedro_raythz

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.465
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 16 de Setembro de 2009, 13:47:04
Outro dia entrei na BH e a câmera tinha escrito lá como descontinuada, eu fiquei pensando se tinha dado tempo de você comprá-la rs

O menu da Pentax é meio sofrível... O da K20D ainda foi um pouco melhorado, já na K100D existem abreviações bem estranhas mesmo.

Nesse tamanho não dá para analisar a fundo, mas aqui a foto apareceu bem limpa  :ok:


Natão

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.273
  • Sexo: Masculino
  • "dichterisch, wohnet der Mensch auf dieser Erde"
Resposta #2 Online: 16 de Setembro de 2009, 16:40:41
E ai Ivan, está valendo a pena??
Ah sim, e essa panela ai ahuaha... qual lente utilizaste?

Valeu!


Davi Sato

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.033
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #3 Online: 16 de Setembro de 2009, 16:48:50
Ivam,

Parabéns pelo brinquedo novo!

Vi que a foto tem exif:

Camera Make: PENTAX
Camera Model: PENTAX K20D
Image Date: 2008:09:15 23:26:05
Flash Used: No
Focal Length: 85.0mm (35mm equivalent: 127mm)
Exposure Time: 0.067 s (1/15)
ISO equiv: 1600
Exposure Bias: 1.70
White Balance: Auto
Metering Mode: Spot
Exposure: Manual
Exposure Mode: Manual


Quanto a empunhadura e os menus, acho que é meio questao de costume. Estou acostumado com a K10d, vez ou outra tento brincar com uma Canon 50D do meu irmão e acho horrível! rssss... (não sou de acompanhar a sala de equipamentos, entao nem sei como é a disposição dos comandos e botões da sua cam, apenas supondo que nao devam ser diferentes da K10d). (Mas, eu uso um grip na K10d, o que melhora bastante a empunhadura. Acho que deixa mais firme)

abraços!  :ok:
Canon 6D / Canon 24-104 f/4 / Pentax K10d / Sigma 28-70 f/2.8 / Pentax 18-55 / Pentax 50-200.
São Gotardo – MG


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #4 Online: 16 de Setembro de 2009, 18:17:06
Mais umas, inclusive com crop em 100%.

Em iso 400


A mesma foto em ISO 1600


Detalhe da foto acima em ISO 1600, 100%, sem tratamento posterior à conversão quanto a ruído:


Em iso 3200 (mudei a lente, evidentemente esta lente tem menos contraste que a de cima)



Natão

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.273
  • Sexo: Masculino
  • "dichterisch, wohnet der Mensch auf dieser Erde"
Resposta #5 Online: 16 de Setembro de 2009, 18:56:30
Ah, gostei, melhor que a minha... quero uma destas agora... vou ver se compro uma assim, acho que vai valer a pena... onde posso encontrar?


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #6 Online: 16 de Setembro de 2009, 19:07:38
Ah, gostei, melhor que a minha... quero uma destas agora... vou ver se compro uma assim, acho que vai valer a pena... onde posso encontrar?

Não sei se é melhor ou se as fotos favoreceram -risos.

Principalmente, nas primeiras fotos, observe que a lente CZJ Tessar tem um contraste lindo e uma saturação linda também. Não é só a cãmera.

De todo modo, atente para um detalhe: as fotos foram feitas com filtro magenta 30m da B+W. E com UniWB. Isso significa que eu enchi os canais vermelho e azul mais do que normalmente se faz, e isso melhora a imagem.


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #7 Online: 16 de Setembro de 2009, 19:11:06
Outra coisa: O método de conversão também não é um ACR da vida.


Bucephalus

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.082
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 16 de Setembro de 2009, 19:26:10
Achei a qualidade excelente, especialmente em ISO alto. Quando o fotógrafo sabe como fotometrar e converter o raw adequadamente a câmera mostra seu valor. Não tem nada pior para o desempenho de um sensor do que a pessoa errada atrás da câmera  ;)


Pictus

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.092
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/10986424@N02/sets/
Resposta #9 Online: 16 de Setembro de 2009, 19:51:18
Achei a qualidade excelente, especialmente em ISO alto. Quando o fotógrafo sabe como fotometrar e converter o raw adequadamente a câmera mostra seu valor. Não tem nada pior para o desempenho de um sensor do que a pessoa errada atrás da câmera  ;)

Exato! Parabéns Ivan!!
Ele  domina todo o processo do ato de fotografar ao de “revelar”,  tirando o proveito máximo que a K20D pode oferecer, o que gera um resultado muito superior ao típico clicador de JPG.

BTW, a conversão parece ter sido feita via RawTherapee.


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #10 Online: 16 de Setembro de 2009, 20:00:33
Exato! Parabéns Ivan!!
Ele  domina todo o processo do ato de fotografar ao de “revelar”,  tirando o proveito máximo que a K20D pode oferecer, o que gera um resultado muito superior ao típico clicador de JPG.

BTW, a conversão parece ter sido feita via RawTherapee.

Não sou isso tudo, Pictus, mas agradeço e é isso mesmo que eu gostaria de dizer ao Natan. Expondo direito (à direita), sabendo converter, aí o ISO alto fica muito melhor. A cãmera dele pode igualmente fazer ótimos ISOs altos.

Aliás, é a grande dificuldade quando vejo RAWs alheios... Dificilmente a pessoa expõe para a direita, então não representa o meu uso. Fica difícil julgar.

Foi o RT. Acho que o algoritmo foi o HPHD.


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #11 Online: 16 de Setembro de 2009, 20:02:24
Achei a qualidade excelente, especialmente em ISO alto. Quando o fotógrafo sabe como fotometrar e converter o raw adequadamente a câmera mostra seu valor. Não tem nada pior para o desempenho de um sensor do que a pessoa errada atrás da câmera  ;)

Obrigado, Buchephalos.
ISO alto mal exposto é terrível. Não é que eu mesmo às vezes não faça isso, expor errado, mas ISO alto depende completamente da exposição certa.


Natão

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.273
  • Sexo: Masculino
  • "dichterisch, wohnet der Mensch auf dieser Erde"
Resposta #12 Online: 16 de Setembro de 2009, 21:42:49
É Ivan, agora entendo o que queres dizer! Li o seu artigo sobre "Expose (to the) Right, fiz um teste rápido e ficou muito melhor mesmo. Quer dizer, pra RAW principalmente em ISO alto, saber expor controla bem a quantidade de ruido. Bem pelo que eu pude notar então nos reviews da K20D o pessoal tem pecado feio, até pq o ISO 1600 dela parecia muito ruim, e a tua fotografia mostrou que é excelente. É, a fotografia realmente é outra para quem sabe capturar. Ah sim, outra coisa off-topic, comprei uma m42 Pentacon 50mm 1.8 por cinquentinha, valeu a pena? Tenho que parar de comprar se não daqui a pouco vou ficar sem grana alguma e devendo um monte no banco :S
Mas valeu pela dica, ah, e não conhecia os filtros ai de correção,  existe algum tópico específico sobre esses filtros, e em quais situações utilizá-los? Ou no caso o magenta 30m e o outro UniWB, melhoram a imagem mesmo (e qual aspecto diferente eles dão para a imagem com e sem, do tipo temperatura de cor e tal?)
Valeu Ivan, to aprendendo Bastante!


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #13 Online: 16 de Setembro de 2009, 22:03:15
É Ivan, agora entendo o que queres dizer! Li o seu artigo sobre "Expose (to the) Right, fiz um teste rápido e ficou muito melhor mesmo. Quer dizer, pra RAW principalmente em ISO alto, saber expor controla bem a quantidade de ruido. Bem pelo que eu pude notar então nos reviews da K20D o pessoal tem pecado feio, até pq o ISO 1600 dela parecia muito ruim, e a tua fotografia mostrou que é excelente. É, a fotografia realmente é outra para quem sabe capturar. Ah sim, outra coisa off-topic, comprei uma m42 Pentacon 50mm 1.8 por cinquentinha, valeu a pena? Tenho que parar de comprar se não daqui a pouco vou ficar sem grana alguma e devendo um monte no banco :S
Mas valeu pela dica, ah, e não conhecia os filtros ai de correção,  existe algum tópico específico sobre esses filtros, e em quais situações utilizá-los? Ou no caso o magenta 30m e o outro UniWB, melhoram a imagem mesmo (e qual aspecto diferente eles dão para a imagem com e sem, do tipo temperatura de cor e tal?)
Valeu Ivan, to aprendendo Bastante!

O UniWB é uma setagem diferente de White Balance.

Qual a graça dela?

A graça é que ela mostra histogramas semelhantes aos verdadeiros histogramas do RAW, enquanto os WB comuns mostram histogramas baseados nos JPEGs já com a cor certa.

O RAW não tem cor certa, é "verdão". O histograma dos WB comuns levam o fotógrafo a exposr a menor, porque alguns canais aparecem clipados no JPEG mas não estão no RAW.

O UniWB é um WhiteBalance que fica horrível no LCD da cãmera, fica verde e estranho, mas o histograma dele é muito mais parecido com o do RAW.


Quanto ao filtro magenta, o que acontece é o seguinte...

Para fazer o branco, a partir de uma captura que é meio verde, a câmera precisa multiplicar os canais azul e vermelho. Essa multiplicação tem um índice em torno de 2 para o vermelho e em torno de 1,4 para o azul. Isso acontece devido à maior quantidade de verde no sensor. O verde é multiplicado por 1, isto é, não é multiplicado.

Quando colocamos o filtro magenta, nós criamos uma luz com mais vermelho e mais azul do que verde, e assim esses canais são mais "cheios", e não é preciso multiplicar tanto. Idealmente, acertando o WB e usando o filtro podemos conseguir multiplicaro 1 para todos os canais.

Veja esses números da XSi
R raw     2
G raw    1
B raw    1.58
Esses são os multiplicadores dos canais.

Quando se evita a multiplicação, se evita também a ampliação do ruído.

Um bom artigo sobre UniWB
http://www.guillermoluijk.com/tutorial/uniwb/index_en.htm

É claro que depois é preciso acertar o WB da cena durante a conversão.


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #14 Online: 16 de Setembro de 2009, 22:05:48
Natanael;

A partir de um certo ponto, fica até difícil falar sobre cada câmera, porque o uso que começamos a dar a elas não é o uso padrão. Não é uma questão da câmera, e sim do conhecimento e do método. O que pode acontecer é que, havendo o conhecimento e o método, certas escolhas ficam diferentes. Mas não dá para generalizá-las.

A pentacon é legal, mas não emocionante. Por 50 pratas eu também compraria.
« Última modificação: 16 de Setembro de 2009, 22:06:49 por Ivan de Almeida »