Autor Tópico: Relação entre profundidade de campo e distância focal  (Lida 11784 vezes)

hugo_arruda003

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 656
  • Sexo: Masculino
  • Prefiro não pensar igual a como você pensa!
Online: 17 de Setembro de 2009, 11:13:19
oi, eu gostaria que respondessem,

entende-se que PROFUNDIDADE DE CAMPO = DISTANCIA FOCAL?ou,

 uma teleobjetiva oferece longa distancia focal, mas é uma lente curta (28mm_) e a profundidade de campo é pequena ou é o contrario


por favor me perdoem se forem perguntas muito óbvias.



[Para tornar o enunciado mais preciso, a moderação de sala alterou o título original "DÚVIDAS". Se o autor do tópico tiver uma sugestão mais apropriada, por favor entre em contato com o moderador responsável pela alteração]
« Última modificação: 17 de Setembro de 2009, 18:43:53 por Kika Salem »


correia_neto

  • Trade Count: (12)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 128
  • Sexo: Masculino
  • Combinação de luz e emoção!
Resposta #1 Online: 17 de Setembro de 2009, 13:55:10
oi, eu gostaria que respondessem,

entende-se que PROFUNDIDADE DE CAMPO = DISTANCIA FOCAL?ou,

 uma teleobjetiva oferece longa distancia focal, mas é uma lente curta (28mm_) e a profundidade de campo é pequena ou é o contrario


por favor me perdoem se forem perguntas muito óbvias.

Oi Hugo!!

Blz??

Profundidade de campo é diferente de distancia focal. Cada lente tem uma distancia focal minima e geralmente as Grande Angular (GA) possuem menor DF que as Teles. A Distancia Focal é que a distancia minima do objeto que queremos fotografar.

Até porque com a GA vc tem objetivo de aproximar o objeto e sua grandiosidade.

Já a profundidade de campo (PC) é dada com o diafragma da lente. Quando se quer aumentar/ter/ganhar PC basta ter maior fechamento do diafragma e maior será a PC.

Dá uma olhada na imagem:




Perceba que o foco está sempre na lampada azul e quanto maior a abertura do diafragma menos PC a imagem tem e quanto maior o fechamento do diafragma da lente maior a PC.

Espero ter ajudado.

Wilson Correia
« Última modificação: 17 de Setembro de 2009, 13:57:19 por correia_neto »


dondon

  • Trade Count: (5)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.286
  • Sexo: Masculino
    • Plínio Dondon
Resposta #2 Online: 17 de Setembro de 2009, 15:08:19
Citar
Distancia Focal é que a distancia minima do objeto que queremos fotografar.

Na verdade não é bem isso, Distância Focal é a distância entre o ponto de convergência dos raios de luz na lente e a superfície onde será registrada a foto (filme ou sensor). Essa distância é imediatamente refletida no ângulo que a lente consegue abranger da cena (por isso chamamos uma 10mm de "Grande Angular").

Logo, quanto mais perto estiver esse ponto de convergência maior será o ângulo captado pela lente. Olhos de peixe (8mm) chegam aos 180º e teleobjetivas (500mm) chegam a ínfimos 5º. Isso é que permite tirarmos fotos em ambientes pequenos (com grande angulares) e aproximarmos assuntos como esportes ou pássaros (com teleobjetivas).

Ilustrando:








Outro fator que influencia nessa questão é o "Fator de Corte" dos sensores das compactas e DSLR de entrada, menores que filmes 35mm. Mas isso deixo para alguém mais "pro" explicar. rs

É isso aí!


dondon

  • Trade Count: (5)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.286
  • Sexo: Masculino
    • Plínio Dondon
Resposta #3 Online: 17 de Setembro de 2009, 15:14:56
O Fator de Corte está bem explicado aqui:

http://ricciardionline.com/?p=108

Abraços.


correia_neto

  • Trade Count: (12)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 128
  • Sexo: Masculino
  • Combinação de luz e emoção!
Resposta #4 Online: 17 de Setembro de 2009, 18:04:26

Cara quando convertemos o ângulo em distância para enquadramento entende-se que de fato é a distacia do objeto.

Tira uma foto no mesmo enquadramento ... certamente vc terá a relativa distancia que me refero.

 :ok:


hugo_arruda003

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 656
  • Sexo: Masculino
  • Prefiro não pensar igual a como você pensa!
Resposta #5 Online: 17 de Setembro de 2009, 20:30:29
eu acho que entendi, obrigado a todos :ok: