Autor Tópico: O que aconteceu com o meu slide (cromo)?  (Lida 2368 vezes)

Demian

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 87
Online: 17 de Setembro de 2009, 14:34:12
Mandei revelar três Fuji Velvia que eu tinha aqui em casa e, ao ver o resultado da revelação, percebi arranhões ao longo das tiras. Ou seja, o minilab, ou o laboratorista, jogou no lixo meus valiosos Velvia! Provavelmente, por incúria ou, pior, incompetência.

Alguém pode me dizer o que aconteceu, para eu ter argumentos quando retornar à loja que danificou meus preciosos cromos (literalmente, porque eles custam, cada um, quase R$ 50,00 na Consigo)?

« Última modificação: 17 de Setembro de 2009, 14:34:57 por Demian »


Braga.SP

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.858
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 17 de Setembro de 2009, 17:18:50
Isso é bastante sério. Se quem cuidou desse serviço foi um funcionário, eu procuraria falar direto com o dono do negócio.

Mas antes uma pergunta. Você já fez outros filmes - inclusive cromo - com a mesma câmera? Já está descartada a hipótese dos riscos terem sido feitos ainda nesse estágio do processo?
-22.352971,-48.775582


Braga.SP

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.858
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 17 de Setembro de 2009, 17:21:08
Ah! Outra coisa. Formato 120 ou 135. Se 135, é rebobinado?
-22.352971,-48.775582


kato78

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 7
  • Sexo: Masculino
    • flickr
Resposta #3 Online: 17 de Setembro de 2009, 18:11:46
um chute...
vc é de são paulo e mandou na capovilla ou labtec???

a capovilla é bem conhecida por riscar os cromos...
a labtec riscou uns cromos de um amigo meu... mas foi só uma vez...

mas é triste pagar uma graninha num velvia e ver o filme riscado...
já são poucos os lugares que revelam cromo e, ainda por cima, faltam com o cuidado...
aí fica difícil...
** Vendo Contax G2, lentes Carl Zeiss 45mm f/2.0 e 90mm f/2.8, flash Contax TTL **

flickr.com/photos/kato78


Demian

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 87
Resposta #4 Online: 17 de Setembro de 2009, 20:28:47
Com certeza não é problema com a câmera. Tenho diversos outros cromos, revelados noutra loja, que saíram perfeitos.
Pior é que paguei pela revelação, na pressa, pensando que os riscos estivessemno no plástico que acondicionava as tiras!
Eu queria saber que tipo de falha técnica levou aos riscos.
Eu quero saber o que aconteceu tecnicamente, ter argumentos com vistas a uma indenização, nem que seja parcial. Gastar quase R$ 150,00 nos filmes, para vê-los revelados no estado em que ficaram e ainda pagar 100 pela revelação (com as molduras), é de doer.
Fica aqui o registro da experiência a quem for revelar slides em minilabs. Todo o cuidado é pouco, ainda mias num país de técnicos formados nas coxas, como é o nosso.
O mais inacreditável é que mandei revelar os rolos numa das mais tradicionais lojas especializadas de Brasília.
Para isso.
« Última modificação: 17 de Setembro de 2009, 20:41:29 por Demian »


Demian

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 87
Resposta #5 Online: 17 de Setembro de 2009, 20:38:12
Formato 135. Não é rebobinado, não. Comprei aqui há um tempo, quando ainda se encontrava Velvia no mercado brasileiro.
« Última modificação: 17 de Setembro de 2009, 20:38:36 por Demian »


Demian

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 87
Resposta #6 Online: 17 de Setembro de 2009, 20:39:44
Revelei em Brasília, no único foto que ainda processa cromos na capital federal. Não foi em S.Paulo.
« Última modificação: 17 de Setembro de 2009, 20:42:08 por Demian »


Casado

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 54
Resposta #7 Online: 18 de Setembro de 2009, 11:54:23

 oi Demian
 Esse negocio de riscar filmes em BSB parece que virou moda, tive varios negativos arranhados aqui.
 Os últimos cromos que revelei foram na Gedes, era meio caro mas o serviço era bom. Mas parece que não estão fazendo cromo a um tempo já.
 Na GB eles riscam os negativos e dizem que a culpa é da câmera...
 
 Esses você revelou aonde?

 Serviço de laboratório e técnico em brasília vai de mau a pior. semana passada deixei uns 120 na RM, quando cheguei em casa vi que as duas ultimas fotos dos dois filmes estavam queimadas pela metade, ainda não tive tempo de ir reclamar, mas aposto que vão colocar a culpa na câmera.

 Boa sorte
 abraços
 Erivaldo Casado


Demian

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 87
Resposta #8 Online: 18 de Setembro de 2009, 20:48:41
a
« Última modificação: 18 de Setembro de 2009, 21:03:46 por Demian »


Demian

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 87
Resposta #9 Online: 18 de Setembro de 2009, 21:00:34
Foi no CineFoto GB, ou o que restou dele.
Estive lá hoje, para reclamar, e me deram, a título de indenização, três filmes rebobinados Provia 100F.
Como se isso fosse me indenizar da gasolina que eu gastei para fazer as fotos (todas de natureza, como pede um Velvia).
Fiquei impressionado com a falta de cuidado no trato dos negativos. Nunca tinha visto antes nada parecido com isso. A "técnica" que fez a revelação pegou as tiras com o dedão, acredita nisso? Ficou ali, examinando se o que eu estava dizendo era verdade, imprimindo as digitais nas tiras... Tive vontade de estrangulá-la, tamaha a falta de cuidado, tamanha a incompetência!
Só neste país de "técnicos nas coxas" chamado Brasil, para uma coisa dessas acontecer.


pauloh

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 231
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 21 de Setembro de 2009, 21:13:42
A mesma pergunta eu faço: O que aconteceu com o meu cromo?

Mandei revelar um Fuji Provia 100F no Cine Foto GB e quando fui receber, dei uma olhada e notei algo estranho nas áreas de sombra das imagens,mas paguei e fui embora.
Quando cheguei em casa e olhando mais atentamente as imagens percebi que as áreas de sombra estavam com um aspecto de uma imagem negativa, igual aquele efeito de solarização. O que deveria aparecer como negro na imagem apareceu como um tom violeta-magenta.
As áreas que deveriam aparecer mais escuras nos cabelos das pessoas ficou com esse tom. Percebi também que isso ocorreu com uma intensidade bem menor nas bordas do filme, na área das perfurações. É como se o(s) químico(s) tivesse(m) agido mais nas bordas do que no centro, por uma falta de agitação, sei lá.

Alguém sabe por qual motivo isso ocorre? Se é algum erro no tempo de banho em algum químico ou temperatura inadequada?


pauloh

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 231
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 21 de Setembro de 2009, 21:16:07
Demian, é aquela mulher lá que é a atendente que também faz as revelações dos filmes?


Demian

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 87
Resposta #12 Online: 25 de Setembro de 2009, 21:43:01
É. Às vezes, uma senhora mais velha também aparece. Acho que é a dona da loja.


Demian

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 87
Resposta #13 Online: 25 de Setembro de 2009, 21:46:24
Essa tonalidade violácea também está presente nos meus cromos. O pior é que a técnica comentou o fato, como se o defeito estivesse no filme, e não nos minilabs dela...
Roubada, revelar o que quer que seja no Cine Foto GB. E nem adianta esquentar a cabeça, em relação a esse outrora tradicional foto da cidade. Ele está fechando as portas nos próximos dias.