Autor Tópico: Transe: Fotografia em Palavras, novo artigo  (Lida 2235 vezes)

Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Online: 20 de Setembro de 2009, 19:24:31
Novo artigo, talvez menos analítico que os outros...

http://fotografiaempalavras.wordpress.com/


GutoVilaça

  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.321
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 20 de Setembro de 2009, 20:10:17
Li e gostei, Ivan. Principalmente do início onde você cita o desenho ao remeter-se à sua infância.

Identifiquei-me um pouco. Passava horas distraído com um lápis na mão e um papel sobre a mesa e só finalizava quando minha imaginação estava concretizada ali na folha. Às vezes não me dava por vencido. Ficava virando a folha e observando o desenho procurando o que faltava...rs.  Aquele último traço, um preenchimento ou uma sombra qualquer. Finalizava quando esgotava minhas possibilidades naquela folha. E cada desenho era uma esperiência nova. Novas descorbertas. E eu me divertia e me distraia.

Hoje me divirto também buscando formas que me agradam na fotografia. "Desenho" na hora de enquadrar a imagem e fico ali depois "rabiscando" no PS até me dar por satisfeito.

PS- Gostei dos "desenhos" que ilustraram teu texto.

Abs
« Última modificação: 20 de Setembro de 2009, 20:11:00 por GutoVilaça »
VAMOS ESTUDAR MAIS FOTOGRAFIA ANTES DE CRITICAR UMA FOTO ALHEIA. VAMOS CRITICAR SE O AUTOR PEDIR. SE VAMOS CRITICAR E COMENTAR, VAMOS FAZER COM SABEDORIA, COM EMBASAMENTO E DE MODO QUE SEJA ALGO CONSTRUTIVO. NÃO APELE SE O AUTOR DAS FOTOS REBATER ÀS CRÍTICAS AFINAL ISSO É DIREITO DELE. VAMOS DÁ BONS EXEMPLOS COM NOSSAS FOTOS POIS SÓ FICAR CRITICANDO FOTOS DOS OUTROS NÃO FAZ DA GENTE UM BOM FOTÓGRAFO.  VAMOS FOTOGRAFAR MAIS E CORNETAR MENOS!!!


Kika Salem

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.266
  • Sexo: Feminino
Resposta #2 Online: 20 de Setembro de 2009, 22:32:36
Li e gostei, Ivan. Principalmente do início onde você cita o desenho ao remeter-se à sua infância.

Eu idem e também dessa passagem que sintetiza todo o processo.

Citar
experimento um período inicial frio no qual as decisões de enquadramento são planejadas ou típicas, um período de aquecimento onde esses enquadramentos ainda típicos ganham fluência, um período quente no qual novos enquadramentos são sugeridos pelo próprio processo e depois um período de cansaço no qual as idéias começam a se repetir.

Tens desenhos guardados da infância? Se tivesse (e quisesse), podia utilizá-los para ilustrar o texto e reforçar esse paralelo entre infância/maturidade e quem sabe até levá-lo às últimas conseqüências com mais fotos, desenhos e lembranças.
« Última modificação: 20 de Setembro de 2009, 22:38:43 por Kika Salem »


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #3 Online: 20 de Setembro de 2009, 22:53:12
Eu idem e também dessa passagem que sintetiza todo o processo.

Tens desenhos guardados da infância? Se tivesse (e quisesse), podia utilizá-los para ilustrar o texto e reforçar esse paralelo entre infância/maturidade e quem sabe até levá-lo às últimas conseqüências com mais fotos, desenhos e lembranças.


Não sei se tenho. O desenho mais antigo que me lembro ter é de 1971. Andei vendo uns antigos mesmo, de quando eu era criança, mas não sei o que foi feito deles.


Kika Salem

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.266
  • Sexo: Feminino
Resposta #4 Online: 20 de Setembro de 2009, 23:00:45
Não sei se tenho. O desenho mais antigo que me lembro ter é de 1971. Andei vendo uns antigos mesmo, de quando eu era criança, mas não sei o que foi feito deles.

Pensei que fosse mesmo difícil, afinal ninguém costumava guardar desenhos de criança, embora hoje as pessoas enquadram, fazem grandes ampliações e tudo mais. Diferentes formas de apego pela lembrança.
« Última modificação: 20 de Setembro de 2009, 23:05:05 por Kika Salem »


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #5 Online: 22 de Setembro de 2009, 14:50:40
Acrescentei ao artigo, em conseqüência de dois comentários, uma complementação que fala do Estado de Fluxo. Penso que isso deu ao artigo uma definição maior do assunto.


Pedro Mac

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 5
  • Sexo: Masculino
    • Pedro Mac Fotografia
Resposta #6 Online: 22 de Setembro de 2009, 15:24:35
Gostei do artigo Ivan, e gostei ainda mais das fotos que o ilustram, a segunda foto eu achei muito linda, muito gostoso passear com os olhos sobre ela. Parabéns! :)