Autor Tópico: problemas com MARK II com lente 24-105mm is?  (Lida 2155 vezes)

lucas japa

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 1
Online: 19 de Setembro de 2009, 11:32:29
Bom dia a todos,

estou fotografando com uma MARK 2 com lente 24-105mm is. Quando uso 24mm aparecem nas extremidades da foto bordas sub expostas; como se fosse um "alo" mais escuro. Inicialmente pensei que fosse o Parasol, mas fazendo o teste sem ele descobri que o problema se repetia com menor intensidade.

Alguém saberia me dizer se o problema é no meu equipamento ou isso vem acontecendo com todos?

Abraços,

Lucas.


viniciustb

  • Trade Count: (9)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 711
    • http://vinibrandini.com.br
Resposta #1 Online: 19 de Setembro de 2009, 13:43:08
Isto é vinheta. É uma característica - ou problema - de muitas lentes em câmeras FF.

Se você fechar um pouco, você vai perceber que o problema diminui, é só comparar uma "mesma" foto em F4 e uma em F11, por exemplo.

Mas o mais prático é você corrigir isto no pós tratamento, a maioria dos conversores de Raw tem uma ferramenta fácil e rápida de retirada ou acentuação de vinhetas.

abs,

Vinicius


Marcelo.S.

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.279
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/msafioti/sets/72157618134645270/detail/
Resposta #2 Online: 19 de Setembro de 2009, 13:48:11
Isso é vinheta, na sua câmera tem como corrigir isso automaticamente através de uma função no menu,
Lens peripheral illumination correction (vignetting correction).
Deutschland

Flickr


Luiz Guarnieri

  • Trade Count: (20)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.243
  • Sexo: Masculino
  • Estou em São Paulo
Resposta #3 Online: 19 de Setembro de 2009, 21:37:09
 Lucas, muito estranho isso, pois tive a MKII e usei a 24-105, nunca aconteceu isso!

 Hj tenho a MKIII e a 5D MKII, e tb não acontece.

 Mas para facilitar nossas dicas, vc poderia colocar a foto para analise?


mnautico

  • Trade Count: (2)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 61
  • Sexo: Feminino
Resposta #4 Online: 22 de Setembro de 2009, 07:58:27
Tenho uma Mark II com lente 24-105mm e isso só acontece quando uso filtro polarizador em 24mm, o que é perfeitamente normal.Sem filtro a foto fica normal.


Blasius

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.254
Resposta #5 Online: 26 de Setembro de 2009, 11:52:13
Lucas, testou para ver se com uma abertura menor do diafragma acontece o mesmo? O Luiz Guarnieri e o mnautico não tem o mesmo problema, será que eles corrigiram o problema com algum ajuste da máquina?!?
Mas conforme o Vinícius e o Marcelo comentaram, é vignetting mesmo...

Abraço!  :ok:
Canon Rebel XTi - Canon 6D - Pentax K1000
Críticas são para construir, não destruir... Faça com sabedoria e conhecimento. Aceite e aproveite o melhor. Discutir é crescer!


Luiz Guarnieri

  • Trade Count: (20)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.243
  • Sexo: Masculino
  • Estou em São Paulo
Resposta #6 Online: 26 de Setembro de 2009, 19:00:18
Lucas, testou para ver se com uma abertura menor do diafragma acontece o mesmo? O Luiz Guarnieri e o mnautico não tem o mesmo problema, será que eles corrigiram o problema com algum ajuste da máquina?!?
Mas conforme o Vinícius e o Marcelo comentaram, é vignetting mesmo...

Abraço!  :ok:

 Acrescentando ainda, usei na MKII e agora na MKIII a lente 16-35, e não vinheta.

 Gostaria que vc colocasse uma foto com o problema, assim fica mais fácil dar uma maozinha!