Autor Tópico: Foto em Pauta - Geyson Magno  (Lida 2507 vezes)

Alexandre Lourenço

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 968
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Online: 19 de Setembro de 2009, 12:55:30
Mais um fotógrafo no Foto em Pauta.

Dia 22 de setembro - 19 hs
Local: OI futuro
Av. Afonso Pena 4001 - térreo
Informações: 3229-3131
Belo Horizonte - MG
Entrada franca


"Geyson Magno é pernambucano, natural de Caruaru. Começou a fotografar profissionalmente na década de 90.

Vive no Recife desenvolvendo projetos com fotografia e atendendo ao mercado editorial, jornalístico, institucional e publicitário. É também coordenador e fotografia da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco.

No Foto em Pauta, Geyson apresenta o projeto “Encourado” que resultou em exposição e livro. O trabalho retrata o sertão nordestino através da experiência com os vaqueiros, já foi exposto em Recife, Salvador e Fortaleza, e integra hoje acervo permanente do Memorial do Couro em Salgueiro, sertão central de Pernambuco.

O material do livro foi selecionado a partir de 21 mil fotos feitas, entre 2003 e 2006,pelo fotógrafo em diversas cidades de todos os estados do Nordeste brasileiro.Geyson refez a trilha dos primeiros desbravadores do Sertão, na tentativa de desvendar o universo que começou a ser gerado durante o que se convencionou chamar de Ciclo do Gado, ou Civilização do Couro, termo usado pela primeira vez pelo historiador cearense João Capistrano de Abreu. “Encourados” segue a revelar um País empurrado para o interior, povoado pelo caminho dos rebanhos "É um trabalho que tem bases no passado, mas que vai ser presente por muito e muito tempo", avalia. Encourados, mostra o sertão a partir do olhar e da percepção que o vaqueiro, figura fundamental para o povoamento do sertão nordestino, tem de si, do seu habitat e do seu povo."

Fonte: Foto em Pauta
« Última modificação: 19 de Setembro de 2009, 13:00:40 por Alexls »