Autor Tópico: 50mm f1.8 X 50mm f1.4  (Lida 2377 vezes)

Pedro Garcia

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 8
Online: 09 de Outubro de 2005, 06:49:16
E ai pessoal...

Queria saber as diferenteças entre as duas lentes, porque em relação ao preço e diferença é bem alta...

Agradeço desde ja...


Lucas Eduardo

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 273
    • http://
Resposta #1 Online: 09 de Outubro de 2005, 10:58:21
se forem da mesma marca, a diferença é só que uma é mais clara que a outra...f1.4 mais clara que f1.8..
Sul Foto Clube


Marco3a

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 288
    • http://
Resposta #2 Online: 09 de Outubro de 2005, 12:40:56
Tenho a 1.8 e a lente é realmente muito boa.
A diferença mesmo fica para a abertura e foco que, salvo engano, é USM na 1.4
Há quem diga que a 1.8 chega a ser mais nítida que a 1.4. Já saiu até um teste na F.M. que afirmava isso.
Mas, levando-se em consideração o preço, a 1.8 ganha disparado, na minha opinião.

[]'s
 


Roberto O. Almeida

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.423
Resposta #3 Online: 09 de Outubro de 2005, 13:02:56
Acho que não há vantagem em pagar o triplo do preço na 1.4 ( Se agente estiver falando em Canon ).


Editado: triplo o cacete. quatro vezes mais cara..
« Última modificação: 09 de Outubro de 2005, 13:28:02 por Roberto O. Almeida »


Guto Marc

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.447
    • https://reviewdeviagem.com.br
Resposta #4 Online: 09 de Outubro de 2005, 13:06:23
Apesar da 1.4 ter USM e uma contrução um pouco mais robusta, considero que o custo-benefício na 1.8 é muito maior. Pelo preço da 1.4 dá para comprar uma 500mm e uma 28mm Canon.
Um fotógrafo que só escreve e não mostra suas fotos está na profissão errada


B.Gomes

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.547
Resposta #5 Online: 10 de Outubro de 2005, 00:52:44
Concordo com o que foi dito acima. Se você não precisa especificamente de abertura f/1.4 (e, pelo jeito, não precisa), não vejo motivo em comprar essa lente. Vai de 50mm f/1.8 que ficará muito satisfeiro (e gastará beeeem menos).

Abraços!


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #6 Online: 10 de Outubro de 2005, 09:32:18
No caso da Nikon a diferença é gritante, a 1.4 é muito superior à 1.8, na verdade as 1.4 são top prime e as 1.8 são primes de entrada, no caso da Canon ela conseguiu fazer a 1.8 muito boa, o que às coloca em níveis similares em termos de ótica, o mesmo já não acontece nas demais marcas, onde a diferença é bastante considerável. de 1.4 para 1.8 não temos muito diferença de luminosidade, a diferença não chega a 1 ponto.
« Última modificação: 10 de Outubro de 2005, 09:33:06 por Leo Terra »
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Thiago Sigrist

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 352
Resposta #7 Online: 10 de Outubro de 2005, 13:12:43
Olha Leo, não sei...

No caso das 50mm Nikon, a 1.4 é melhor do que a 1.8 sim, para o uso que eu faço delas. Isto porque uso apenas aberturas grandes, e a 1.4 é muito mais nítida entre f/1.8 e f/4. Só que a 1.8 é mais nítida que a 1.4 com o diafragma fechado. E mais: a nitidez absoluta da 1.8 (na melhor abertura) é superior à da 1.4, por incrível que pareça.

Então me parece claro que são lentes feitas para usos completamente diferentes, de modo que a 1.8 não deve ser desmerecida devido à altíssima nitidez em aberturas pequenas, e ao preço, claro. Ah, esqueci de dizer que a 1.8 melhora quando o foco se aproxima do infinito, enquanto que a 1.4 piora.

Portanto, pra retratos, não tem nem o que pensar, é 1.4 na cabeça: a melhor das duas, disparado, pra conseguir um bom bokeh com grande nitidez nas áreas em foco (até uns 3m de distância).

Em Canon realmente não sei como funciona a coisa, mas já ouvi bastante que a 50/1.8 da Nikon é melhor que a da Canon. Não sei se é verdade em termos ópticos, mas a construção pelo menos deve ser. A Canon tem mount de metal e escalas de profundidade de campo?

É isso!
Abraços!

 -- thiago
Thiago Massariolli Sigrist
Indaiatuba - SP
-----------------------------
Câmera Grande (DSLR) + Lente
Câmera Compacta


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #8 Online: 10 de Outubro de 2005, 13:54:07
Citar
Olha Leo, não sei...

No caso das 50mm Nikon, a 1.4 é melhor do que a 1.8 sim, para o uso que eu faço delas. Isto porque uso apenas aberturas grandes, e a 1.4 é muito mais nítida entre f/1.8 e f/4. Só que a 1.8 é mais nítida que a 1.4 com o diafragma fechado. E mais: a nitidez absoluta da 1.8 (na melhor abertura) é superior à da 1.4, por incrível que pareça.

Então me parece claro que são lentes feitas para usos completamente diferentes, de modo que a 1.8 não deve ser desmerecida devido à altíssima nitidez em aberturas pequenas, e ao preço, claro. Ah, esqueci de dizer que a 1.8 melhora quando o foco se aproxima do infinito, enquanto que a 1.4 piora.

Portanto, pra retratos, não tem nem o que pensar, é 1.4 na cabeça: a melhor das duas, disparado, pra conseguir um bom bokeh com grande nitidez nas áreas em foco (até uns 3m de distância).

Em Canon realmente não sei como funciona a coisa, mas já ouvi bastante que a 50/1.8 da Nikon é melhor que a da Canon. Não sei se é verdade em termos ópticos, mas a construção pelo menos deve ser. A Canon tem mount de metal e escalas de profundidade de campo?

É isso!
Abraços!

 -- thiago
Então Thiago, vc repetiu exatamente o que eu disse.
Nas Nikon e nas Minolta a diferença é bem grande, apenas nas Canon é que não existe muita diferença.
O que eu vejo nas Nikon é que a 1.4 sofre um pouco mais com a difração mas isso é comportamental, em termos de nitidez todos os MTF que vi das Nikon mostram uma grande vantagem para a 1.4, é que o nível dessas lentes é realmente muito alto (mesmo nas piores) o que leva a gente a achar tudo bom heheheh!
« Última modificação: 10 de Outubro de 2005, 13:58:45 por Leo Terra »
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


gu.pitta

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 32
Resposta #9 Online: 22 de Outubro de 2005, 16:48:52
Acabei de voltar pra casa com esse novo brinquedo. Nikkor 50mm 1.4.
Vou usar tanto na minha N75 como na D70s. Acabei de testar e estou impressionado com a qualidade. Demais.
Valeu


B.Gomes

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.547
Resposta #10 Online: 22 de Outubro de 2005, 19:19:46
Citar
Acabei de voltar pra casa com esse novo brinquedo. Nikkor 50mm 1.4.
Vou usar tanto na minha N75 como na D70s. Acabei de testar e estou impressionado com a qualidade. Demais.
Valeu
Depois posta umas fotos lá na gelaria!

Abraços!


Danilo

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 858
  • Sexo: Masculino
    • Portfólio
Resposta #11 Online: 22 de Outubro de 2005, 19:29:41
Citar
Citar
Olha Leo, não sei...

No caso das 50mm Nikon, a 1.4 é melhor do que a 1.8 sim, para o uso que eu faço delas. Isto porque uso apenas aberturas grandes, e a 1.4 é muito mais nítida entre f/1.8 e f/4. Só que a 1.8 é mais nítida que a 1.4 com o diafragma fechado. E mais: a nitidez absoluta da 1.8 (na melhor abertura) é superior à da 1.4, por incrível que pareça.

Então me parece claro que são lentes feitas para usos completamente diferentes, de modo que a 1.8 não deve ser desmerecida devido à altíssima nitidez em aberturas pequenas, e ao preço, claro. Ah, esqueci de dizer que a 1.8 melhora quando o foco se aproxima do infinito, enquanto que a 1.4 piora.

Portanto, pra retratos, não tem nem o que pensar, é 1.4 na cabeça: a melhor das duas, disparado, pra conseguir um bom bokeh com grande nitidez nas áreas em foco (até uns 3m de distância).

Em Canon realmente não sei como funciona a coisa, mas já ouvi bastante que a 50/1.8 da Nikon é melhor que a da Canon. Não sei se é verdade em termos ópticos, mas a construção pelo menos deve ser. A Canon tem mount de metal e escalas de profundidade de campo?

É isso!
Abraços!

 -- thiago
Então Thiago, vc repetiu exatamente o que eu disse.
Nas Nikon e nas Minolta a diferença é bem grande, apenas nas Canon é que não existe muita diferença.
O que eu vejo nas Nikon é que a 1.4 sofre um pouco mais com a difração mas isso é comportamental, em termos de nitidez todos os MTF que vi das Nikon mostram uma grande vantagem para a 1.4, é que o nível dessas lentes é realmente muito alto (mesmo nas piores) o que leva a gente a achar tudo bom heheheh!
 :laughing:  :laughing:  :laughing:

 


FoxValleSCJ

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 288
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 23 de Outubro de 2005, 11:40:57
Acho que vou pegar a 50mm antes da 28-135!!! :mf_w00t2:  
  Paulo Valle
   FoxValle

[span style=\'color:gray\']___________________
Canon Eos Rebel XT + Ef 28-135mm IS + Ef 18-55mm (infelizmente) + 550ex + Ridata 80x 2Gb[/span]