Autor Tópico: Lomografia. Onde o digital não chega.  (Lida 5566 vezes)

Bcal13

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 22
Online: 21 de Setembro de 2009, 00:39:30
Olá, pessoal

Pesquisei aqui no forum e achei pouca coisa falando sobre lomografia. É um assunto que custuma causar polêmicas, já que pega quase todas as regras, técnicas e conceitos e bláh, bláh, bláh da fotografia tradicional e joga no lixo. Mas é sempre muito gostoso de discutir. Vi em um tópico algumas críticas à lomografia. É um movimento que vem crescendo em todo o mundo. A cada dia, mais e mais pessoas aderem às toy cameras e já que não existe digital nesse mundo undergroud, eu, particularmente, acho que é ela que pode manter nosso amado filme fotográfico, vivo.

Experiências, câmeras, opiniões, casos, filmes, curiosidades, críticas. Vamos falar de lomo.

 :worship:


eliverto

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 316
  • Sexo: Masculino
    • FLICKR
Resposta #1 Online: 21 de Setembro de 2009, 08:09:37
Tenho minha coleçãozinha de toy cameras aqui... gosto muito de fotografar com elas. Recentemente ampliei umas fotos da Holga no método convencional (papel, químicos, ampliador...) e me caiu o queixo a nitidez central da lente, foi algo inesperado que não aparecia nos scans. Maas... atualmente evito postar ou trazer o assunto à tona em fóruns, tenho visto atitudes grosseiras em relação à abordagem, aliás, como vejo frequentemente sobre qualquer assunto (não necessariamente neste fórum)- partindo dos eternos donos das verdades absolutas. Concordo com você que o movimento toy possa preservar os filmes por mais tempo. Atualmente no acervo: Holga GN, Holga WPC (pinhole), Black Devil Wide, Olympus XA1 com fungo, Lomo Smena 8 e a Tekinha (não tem mais filme 126...)
Eliverto Scherer<br /><br />


GutoVilaça

  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.321
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 21 de Setembro de 2009, 09:12:50
Eu confesso que sou um dos que não curte lomografia pois sempre fui muito apegado à técnica e estou sempre buscando maneiras de melhorar a qualidade das minhas fotografias. Por outro lado, respeito quem gosta de experimentar coisas. Até acho interessante alguns trabalhos feitos com lomo, pinhole e até outros processo mais artesanais, digamos assim. Não é minha praia mas respeito quem faz e já vi trabalhos impressionantes feitos de maneiras não muito ortodoxas.
Eu uso algumas câmeras bem práticas de filmes, como a Oly Pen e a Trip. Não são LOMO mas são bem fáceis de usar e garantem imagens muito boas em se tratando de equipamentos bem simples. O conceito é parecido embora o equipamento seja diferente.
Bem...se o movimento é crescente e ajuda dá um gás no comércio de filmes fotográficos, então: VIVA O LOMO !!!!

 :clap: :clap: :clap:

 :)
« Última modificação: 21 de Setembro de 2009, 09:19:08 por GutoVilaça »
VAMOS ESTUDAR MAIS FOTOGRAFIA ANTES DE CRITICAR UMA FOTO ALHEIA. VAMOS CRITICAR SE O AUTOR PEDIR. SE VAMOS CRITICAR E COMENTAR, VAMOS FAZER COM SABEDORIA, COM EMBASAMENTO E DE MODO QUE SEJA ALGO CONSTRUTIVO. NÃO APELE SE O AUTOR DAS FOTOS REBATER ÀS CRÍTICAS AFINAL ISSO É DIREITO DELE. VAMOS DÁ BONS EXEMPLOS COM NOSSAS FOTOS POIS SÓ FICAR CRITICANDO FOTOS DOS OUTROS NÃO FAZ DA GENTE UM BOM FOTÓGRAFO.  VAMOS FOTOGRAFAR MAIS E CORNETAR MENOS!!!


Formel

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.189
  • Sexo: Masculino
    • Formel Fotografia
Resposta #3 Online: 21 de Setembro de 2009, 20:25:45
Tekinha!?!? :shock:  Eu tinha uma câmera Lomo e nem sabia! :doh:

Eu adorava essa câmera, levava ela comigo para tudo quanto é lugar.

[ ]s

Formel


eliverto

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 316
  • Sexo: Masculino
    • FLICKR
Resposta #4 Online: 21 de Setembro de 2009, 20:49:41
Eu prefiro "fotografia com toy camera" do que lomografia, que foi sim uma pura jogada de marketing para lucrar em cima de determinada marca. A tekinha foi do meu irmão, duvido que algo mais fajuto tenha sido fabricado  :hysterical:
Eliverto Scherer<br /><br />


Formel

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.189
  • Sexo: Masculino
    • Formel Fotografia
Resposta #5 Online: 21 de Setembro de 2009, 21:02:47
Com cerveja! Era basicamente um quadrado de plástico em que se encaixava o filme, mas era a única câmera que eu não tinha medo de levar comigo. Lembro que o obturador dela era movido por uma mola que até parecia mola de pregador de roupa. Mas eu gostava dela, cheguei a adaptar um binóculo nela, eu olhava por uma das oculares e na outra ficava a tekinha, devidamente presa com durex!  :hysterical:

[ ]s

Formel


Barboza

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 335
Resposta #6 Online: 21 de Setembro de 2009, 21:17:24
Olá, Bcal e demais.

Sobre fotografia, inclusive lomografia, o que sei é o que tenho lido na internet (principalmente aqui no forum). Todavia,acredito que já seja  um começo.

Acho que fujo um pouco do tópico mas, se o negócio é dar um "gás" na venda de filmes, como disse o Guto, se cada um fizer um pouquinho, a coisa não para...

Por aqui, ando pelejando com minhas pinholes e estou encomendando uma olympus trip, para incrementar a brincadeira.

Abraços à todos! 

Barboza.



slorenzi

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 71
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #7 Online: 22 de Setembro de 2009, 08:41:56
Eu acho legal.  :ok:.
Quanto a quem não gosta, acho que cada coisa é cada coisa, mas se tudo converge no interesse comum, que é manter os filmes vivos, então acho que tem sim que apoiar. Assim que der vou comprar uma lubitel. ;)
Sidinei Caetano Lorenzi Junior
Cascavel - PR


eliverto

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 316
  • Sexo: Masculino
    • FLICKR
Resposta #8 Online: 22 de Setembro de 2009, 21:58:51
Holga Wide Pinhole Camera - faz fotos 6x9 ou 6x12 (filme 120)




Eliverto Scherer<br /><br />


Bcal13

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 22
Resposta #9 Online: 25 de Setembro de 2009, 02:54:38
Eu confesso que sou um dos que não curte lomografia pois sempre fui muito apegado à técnica e estou sempre buscando maneiras de melhorar a qualidade das minhas fotografias. Por outro lado, respeito quem gosta de experimentar coisas. Até acho interessante alguns trabalhos feitos com lomo, pinhole e até outros processo mais artesanais, digamos assim. Não é minha praia mas respeito quem faz e já vi trabalhos impressionantes feitos de maneiras não muito ortodoxas.
Eu uso algumas câmeras bem práticas de filmes, como a Oly Pen e a Trip. Não são LOMO mas são bem fáceis de usar e garantem imagens muito boas em se tratando de equipamentos bem simples. O conceito é parecido embora o equipamento seja diferente.
Bem...se o movimento é crescente e ajuda dá um gás no comércio de filmes fotográficos, então: VIVA O LOMO !!!!

 :clap: :clap: :clap:

 :)


É isso ai, Guto. O espírito é esse. Quando conheci a lomografia, eu tb não fui muito com a cara, pois eu procurava a estética clássica, a nitidez da imagem, o enquadramento mais corretinho. Depois que fui conhcemendo mais o conceito lomo, vi as possibilidades que poderia me trazer. Busquei muita referência, li sobre o que é ser um lomógrafo e percebi que nada mais é do que um punk da fotografia.

"- Minha câmera é plástico não ligo pra regras, clico qq coisa, exponho o filme várias vezes, faço só revelo em xpro, não guardo slide na geladeira (quero mais que estrague), ando com minha câmera pra todo canto, não me importo com enquadramento, ângulo ou luz. Não penso e clico!"

E já que venho da fotografia tradicional, como quase todos aqui (mesmo os que gostam das pinholes - são os mais aventureiros - tenho a minha tb), resolvi juntas as coisas. Agora acho que a minha foto ta mais livre de regras e isso fez aparecer resultados muito legais.

Hj tenho as lomos Actionsampler e Holga 120 cfn. Mais uma Zenit 122k, uma Yashica Electro 35 GSN, uma Canon EOS 5000 (28 - 105mm), uma Trip 35 e uma PANORAMA Wide PIC (alguém conhece?) hehehe

Lomografia é a intelecto cult pop da fotografia. =p


GutoVilaça

  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.321
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 25 de Setembro de 2009, 09:03:49
(...)"- Minha câmera é plástico não ligo pra regras, clico qq coisa, exponho o filme várias vezes, faço só revelo em xpro, não guardo slide na geladeira (quero mais que estrague), ando com minha câmera pra todo canto, não me importo com enquadramento, ângulo ou luz. Não penso e clico!"
De onde vem essa revolta toda, cara... :hysterical: :hysterical: :hysterical:

Como disse, respeito qualquer tipo de manifestação e acho legal o experimentalismo. Cada um na sua praia. Se você se sente livre e encontrou mais prazer fazendo lomo, é isso aí. Tem que fazer o que gosta.

Eu já gosto de técnicas e sigo algumas regras mas não sou escravo delas. Eu as uso a meu favor e as vezes até ignoro. Também sou livre com o tipo de fotografia que faço. Até pq seria ridículo eu fazer uma coisa por hobby que não me desse prazer.  Aprecio um bom equipamento e gosto de correr atrás de resultados melhores. Melhores pra mim, que fique bem claro. Isso não me deixa limitado, ao contrário, expande minhas possibilidades.

Mas é isso...quem sabe um dia eu compre uma Holga para fazer uns cliques. Vamos ver. Acho que de uma certa maneira estou sendo meio punk também usando equipamentos antigos e voltando a fotografar com filmes. Estou indo na contra mão da tecnologia. Não é rebeldia, nada disso. Apenas voltei às origens. Identifico-me mais com filmes embora fotografe muito com digital. O digital me permite ousar muito mais que os filmes mas a "fotografia analógica" me seduz muito mais. Na verdade estou experimentando coisas também. Vim da fotografia de filmes mas nunca tive possibilidade de fazer fotos com a qualidade que faço hoje. Hoje, apesar do cenário ruim para o filmes, vejo muito mais possibilidade de evoluir com eles do que antes. Tenho câmeras que nem sonhava ter, conheço técnicas que desconhecia, minha cultura fotográfica aumentou, vou revelar meus negativos PB, enfim, meu leque de conhecimento e possibilidades se abriu. Estou descobrindo coisas bacanas e gostando muito. O universo dessa arte é imenso. Tem lugar pra todos.

Abs.
VAMOS ESTUDAR MAIS FOTOGRAFIA ANTES DE CRITICAR UMA FOTO ALHEIA. VAMOS CRITICAR SE O AUTOR PEDIR. SE VAMOS CRITICAR E COMENTAR, VAMOS FAZER COM SABEDORIA, COM EMBASAMENTO E DE MODO QUE SEJA ALGO CONSTRUTIVO. NÃO APELE SE O AUTOR DAS FOTOS REBATER ÀS CRÍTICAS AFINAL ISSO É DIREITO DELE. VAMOS DÁ BONS EXEMPLOS COM NOSSAS FOTOS POIS SÓ FICAR CRITICANDO FOTOS DOS OUTROS NÃO FAZ DA GENTE UM BOM FOTÓGRAFO.  VAMOS FOTOGRAFAR MAIS E CORNETAR MENOS!!!


Bcal13

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 22
Resposta #11 Online: 25 de Setembro de 2009, 12:27:29
Hehehe...é mais que uma revolta: é uma filosofia. A lomosofia! Hehehe

Mas eu não sigo todas as regras ou não regras da Lomo. resolvi iniciar esse post falando das toy cameras e da lomogrfia para estimular isso, uma boa discussão sobre técnicas diferentes de fotografar. Muitos lomógrafos dizem que lomografia não é fotografia. Ué, como não? Nisso eu discordo. Mas vai entender esse povo. Acho que encontrei um bom caminho quando peguei meu conhecimento e experiencia (que não são lá essas coisas)do tradicional e somei ao Lomo. Ao olhar meu flickr vc vai ver algumas coisas que têm cara de lomo, mas não são. Até pq ainda estou testando minhas lomos.

Uma das coisas que mais me puxou pra lomografia é que não existe lomografia digital. Quem quizer se aventurar por esse mundo, tem obrigatoriamente que comprar os nossos tão queridos rolinhos de filme. E já que a lomografia é um movimento, uma moda, um conhecimento, uma febre crescente no mundo, nós temos muito a ganhar com isso. Já li algumas vezes aqui sobre o fim do filme fotográfico. Sinceramente? Não acho que vá acontecer. Existem milhões de lomografos pelo, isso quer dizer: milhões para os bolsos dos fabricantes e lojistas. É dinheiro demais para eles não quererem. Hehehe

Acredito que teremos nosso bom e velho (vencido é melhor) filme por muito tempo.



Barboza

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 335
Resposta #12 Online: 25 de Setembro de 2009, 23:12:25
não guardo slide na geladeira (quero mais que estrague)

À propósito, alguém poderia me explicar esse lance de guardar filme na geladeira? É só pra filme novo, filme exposto?...E a umidade, não enferruja a latinha, visto que alguns guardam por muito tempo nessa condição?

Abraços.


joseazevedo

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 601
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/jerazevedo/
Resposta #13 Online: 27 de Setembro de 2009, 01:19:12
À propósito, alguém poderia me explicar esse lance de guardar filme na geladeira? É só pra filme novo, filme exposto?...E a umidade, não enferruja a latinha, visto que alguns guardam por muito tempo nessa condição?

Abraços.

Oi,

o que acontece é o seguinte: filme é gelatina com químicos (colorido ou pb cromogênico) ou gelatina com prata (pb).

Ao longo do tempo, como tudo na vida (incluindo nós mesmos), as coisas vão se deteriorando. Os corantes dos filmes, a própria gelatina e, eventualmente, até a prata oxida. Guardar os filmes na geladeira funciona pois o frio RETARDA o processo de envelhecimento de qualquer coisa.
Aqui está um exemplo de uma foto feita com um filme que estava no congelador há mais de 10 anos:
http://www.usefilm.com/image/1448642.html

Você pode guardar tanto filme virgem quanto exposto. O importante é guardar ele SEMPRE na caixinha e só abrí-la depois de 1 hora de retirada do congelador para evitar condesação. Ainda tenho cerca de 60 preciosidades na geladeira e no congelador, esperando o momento ideal para serem usados. E até hoje nenhum me decepcionou. E sempre que descubro por um filme que gosto, faço um estoquinho no congelador.

AGORA, se a idéia é brincar, contar com o inesperado e inusitado, acho que vale mais o oposto: deixar o filme no sol, altas temperaturas e umidade, judiar dele mesmo. Nunca se sabe o que sairá. Bem no espírito Lomo. Eu tenho uma Holga 120N e me divirto bastante com ela, fazendo fotos ordinárias mas livres. Eu gosto, é uma experiência única.
Alguns exemplos:
http://www.usefilm.com/image/1538652.html
http://www.usefilm.com/image/1538307.html
http://www.usefilm.com/image/1428156.html
http://www.usefilm.com/image/1540047.html

Abraços,

José Azevedo
« Última modificação: 27 de Setembro de 2009, 01:22:42 por joseazevedo »


Barboza

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 335
Resposta #14 Online: 27 de Setembro de 2009, 10:34:49
Oi,

o que acontece é o seguinte: filme é gelatina com químicos (colorido ou pb cromogênico) ou gelatina com prata (pb).

Ao longo do tempo, como tudo na vida (incluindo nós mesmos), as coisas vão se deteriorando. Os corantes dos filmes, a própria gelatina e, eventualmente, até a prata oxida. Guardar os filmes na geladeira funciona pois o frio RETARDA o processo de envelhecimento de qualquer coisa.
Aqui está um exemplo de uma foto feita com um filme que estava no congelador há mais de 10 anos:
http://www.usefilm.com/image/1448642.html

Você pode guardar tanto filme virgem quanto exposto. O importante é guardar ele SEMPRE na caixinha e só abrí-la depois de 1 hora de retirada do congelador para evitar condesação. Ainda tenho cerca de 60 preciosidades na geladeira e no congelador, esperando o momento ideal para serem usados. E até hoje nenhum me decepcionou. E sempre que descubro por um filme que gosto, faço um estoquinho no congelador.

AGORA, se a idéia é brincar, contar com o inesperado e inusitado, acho que vale mais o oposto: deixar o filme no sol, altas temperaturas e umidade, judiar dele mesmo. Nunca se sabe o que sairá. Bem no espírito Lomo. Eu tenho uma Holga 120N e me divirto bastante com ela, fazendo fotos ordinárias mas livres. Eu gosto, é uma experiência única.
Alguns exemplos:
http://www.usefilm.com/image/1538652.html
http://www.usefilm.com/image/1538307.html
http://www.usefilm.com/image/1428156.html
http://www.usefilm.com/image/1540047.html

Abraços,

José Azevedo

José Azevedo,

Excelente explicação e maravilhosas fotos as suas!

Thanks!

Barboza.