Autor Tópico: DOF reflex x prosumer  (Lida 2066 vezes)

Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Online: 23 de Setembro de 2009, 14:44:21
Tem uma dúvida que vem me perseguindo há alguns dias... É a questão da profundidade de campo. Sei que a abertura do diafragma interfere nela, mas se eu pegar uma prosumer e uma reflex, terei um desfoque muito mais visível na reflex do que numa prosumer com as mesmas configurações de velocidade, abertura e comprimento focal. Ainda agora tirei foto de um cão meu, um close do rosto. Os olhos e a testa ficaram em foco, as orelhas e o focinho já estavam fora de foco. O pouco do corpo dela que aparece então, completamente fora de foco. Eu ADORO esse efeito. A abertura usada foi 2.8. se eu fizesse a mesma coisa na minha Fujizinha, não chegaria nem  perto de obter o mesmo resultado.
Sei que a função macro, o zoom (qto mais zoom menor a prof. de campo) interferem tbém, mas nossa, tenho certeza de qeu se eu usasse na Fuji as mesmíssimas configurações que usei com a D70s ainda passaria longe de obter o mesmo efeito.
Então, o que mais interfere na profundidade de campo, além de comprimento focal e abertura do diafragma?


Bucephalus

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.082
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 23 de Setembro de 2009, 14:49:34
A distância da câmera para o objeto focado também tem influência na profundidade de campo. Mesmo usando distâncias focais iguais, com a prosummer você talvez tenha que se afastar mais, o que aumenta o DOF.


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #2 Online: 23 de Setembro de 2009, 15:10:00
Helena, a profundidade de campo depende basicamente de tres fatores, a abertura, a distância focal e a distância até o objeto que está sendo focado, mais ou menos assim:

Quanto maior a abertura, menor o DOF;
Quanto maior a distância focal, menor o DOF;
Quanto menor a distância até o objeto, menor o DOF;

O que acontece é que vc está confundindo distância focal com ângulo de visão. Quando vc enquadra um objeto com a sua D70 e depois faz o mesmo enquadramento, posicionado na mesma distância, com sua Fuji, vc não está usando a mesma distância focal, está apenas tendo o mesmo ângulo de visão. Na sua Fuji, em função do sensor ser muito menor, a distância focal também será muito menor do que na D70, aumentando muito a profundidade de campo.

Para exemplificar, minha Canon S5 tem lentes com distância focal 6-72mm. Em 6mm, eu tenho o mesmo ângulo de visão (e portanto, consigo fazer o mesmo enquadramento, na mesma distância) de uma lente 22mm na minha XSi. Por isso é muito mais simples desfocar o fundo na XSi do que na S5.

Essa diferença entre distâncias focais para um mesmo ângulo de visão se dá justamente em função do tamanho do sensor.

Abçs

Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #3 Online: 23 de Setembro de 2009, 15:10:29
O que conta é a distância focal REAL. A prosumer (superzoom) tem distâncias focais reais muito pequenas.


lucash_br

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 666
Resposta #4 Online: 23 de Setembro de 2009, 15:22:05
O tamanho do sensor (mídia) tb influencia, não? :ponder:


fletcher

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 622
  • Sexo: Masculino
    • Gabriel Amaral
Resposta #5 Online: 23 de Setembro de 2009, 16:32:59
O tamanho do sensor (mídia) tb influencia, não? :ponder:

Não diretamente, mas em relação que com sensor pequeno se utiliza distâncias focais pequenas.


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #6 Online: 23 de Setembro de 2009, 16:33:08
Sim Lucas, mas de forma diferente do que as pessoas imaginam rs. Reduzir a mídia na verdade reduz a DOF, o que faz a DOF das compactas ser maior é que a DF tem mais impacto do que o tamanho da mídia e por isso, no mesmo ângulo de visão e abertura, elas acabam tendo uma DOF maior.
De uma lida no artigo Entendendo a Profundidade de Campo (DOF) que isso fica bastante claro por lá.
Caso queira calcular a DOF de uma câmera sugiro o uso da Calculadora de profundidade de campo DOF CALC. 1.0.1, que trata-se de um aplicativo completo para esta operação.
Tem um estudo de DOF feito por mim e pelo Danilo Fassa a muito tempo, que mostra algumas diferenças práticas entre prossumers e DSLr APS.
http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=446.0
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #7 Online: 23 de Setembro de 2009, 16:48:32
Ah, agora entendi a diferença. Obrigada a todos!
Vou dar uma olhada no artigo sugerido pelo Leo.


Randal.Junior

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 890
  • Sexo: Masculino
  • Think out of the blackbox.
    • Flickr
Resposta #8 Online: 23 de Setembro de 2009, 18:21:16
Helena, a profundidade de campo depende basicamente de tres fatores, a abertura, a distância focal e a distância até o objeto que está sendo focado, mais ou menos assim:

Quanto maior a abertura, menor o DOF;
Quanto maior a distância focal, menor o DOF;
Quanto menor a distância até o objeto, menor o DOF;

Alexandre, na verdade isso é verdadeiro se tratarmos da mesma camera, se forem cameras diferentes podem haver mais fatores.

O tamanho do sensor (mídia) tb influencia, não? :ponder:

Justamente isso, o tamanho do sensor é muito importante, existe um Artigo inteiro que o Leo escreveu:
http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=30530.0

[]'s

Editado:
Opss, escrevi e demorei p/ postar....  ;)
« Última modificação: 23 de Setembro de 2009, 18:22:12 por Randal.Junior »
Randal Junior
Now shooting on D80 D90 D7000 D7200 + 10.5 fisheye + 35/1.8 + 16-85VR + 85 macro + 70-300VR + SB600

Flickr: Photostream
.