Autor Tópico: Fotos de produtos em studio, alguém indica o melhor equipamento?  (Lida 2337 vezes)

ric_hori

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 18
Quero tirar fotos para catálogos, sites, etc.
TOdo tipo de produto, procuro o equipamento ideal para esse tipo de foto.
Obrigado


ric_hori

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 18
Resposta #1 Online: 21 de Setembro de 2009, 11:37:04


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #2 Online: 21 de Setembro de 2009, 15:15:26
Ric, todo o tipo de produto é complicado :) Mas basicamente vc precisará de boa iluminação e uma boa lente que seja bastante nítida de extremo a extremo do frame. Essa Nikon 18-105mm, embora uma boa lente para uso geral, talvez não seja a mais adequada para vc. Já vi aqui mesmo no fórum um usuário de foto de produto reclamando que esta lente era muito soft nas bordas. Talvez uma lente com um range menor ou até mesmo uma fixa seja mais apropriado, o pessoal da Nikon com certeza poderá ajudar melhor.

Outra fator interessante é usar uma camera com possibilidade de se fotografar conectada no computador. Assim vc pode manipular o foco de forma muito mais precisa e disparar a distância. Também pode observar pelo monitor a composição geral da cena, o que é muito melhor (nestes casos) que olhar pelo VF ou mesmo pelo LCD da cam.

Abçs

Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


ric_hori

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 18
Resposta #3 Online: 21 de Setembro de 2009, 16:43:13
Legal, agradeço as dicas, mas tem como ser mais objetivo, no tipo de lente, pois estou bem no começo e falar em range pra mim é falar Grego....rs. A D90 não me da a possibilidade de liga-la ao computador, sei que a Canon da e me disseram que é bem simples.
Obrigado pela atenção


Formel

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.189
  • Sexo: Masculino
    • Formel Fotografia
Resposta #4 Online: 21 de Setembro de 2009, 16:57:34
Acho que antes de procurar o equipamento vc deve procurar o conhecimento, a pergunta que vc fez é muito abrangente. Estúdio, still, como qualquer tipo de fotografia tem suas especificidades, não existe uma resposta para a pergunta feita. Uma coisa é perguntar: "Estou querendo comprar quatro flashes para estúdio, estive olhando esses modelos X, Y e Z. Qual deles vcs acham que atendem o tipo de fotografia X, Y e Z da melhor forma?"

Essa é uma pergunta objetiva que dá para pesar, argumentar e aconselhar. Equipamento para estúdio é caro, então para vc não perder dinheiro e tempo o ideal seria buscar esse conhecimento primeiro, antes de pensar em comprar. Pense em fazer um bom curso, o SENAC tem excelentes cursos, onde vc vai poder usar o estúdio deles com supervisão e ver na prática como as coisas funcionam, para poder escolher de forma consciente o seu equipamento.  :ok:

[ ]s

Formel


dkfuji

  • Trade Count: (7)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.705
  • Sexo: Masculino
    • DIY BR - especial Fotos
Resposta #5 Online: 21 de Setembro de 2009, 17:56:38
Para bons still, você precisará de alguns flashes e uma mesa.
Lentes fixas e Tilt Shift ou Perspective Control (TS ou PC) também ajudam muito do resultado.
Faça um curso para aprender sobre iluminação.
A iluminação criativa (com ou sem reflexos) que trará a diferença entre um bom resultado e um resultado mediano.

Tudo isso é mais importante que a câmera em si.
Qualquer câmera (de preferência FF, mas sem descartar APS-C) atual (com tecnologia atual, ou outras nem tão atuais assim), de preferência que tenha razoável controle de compensação, trará bons resultados.
« Última modificação: 21 de Setembro de 2009, 17:58:25 por dkfuji »


ric_hori

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 18
Resposta #6 Online: 23 de Setembro de 2009, 00:37:24
dkFuj, conhece algum curso de iluminação para indicar?
Não quero passar pelo BEABA da fotografia para começar.
Vou fazer um curso para aprender operar o equipamento e ter noççoes básica, mas gostária de fazer cursos específicos, como o que mencionou.
Obrigado


dkfuji

  • Trade Count: (7)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.705
  • Sexo: Masculino
    • DIY BR - especial Fotos
Resposta #7 Online: 23 de Setembro de 2009, 12:59:25
Cara, o que sei aprendi vendo conhecidos e lendo sobre os equipamentos. Grande parte da teoria está nos manuais e neste fórum.
Não tenho prática neste tipo de foto. Sou fotógrafo de eventos.


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #8 Online: 23 de Setembro de 2009, 14:37:48
ric_hori, cada tipo de produto necessita de setup´s diferentes. Fotografar comida é diferente de fotografar jóias que é diferente de fotografar calçados. Para produtos pequenos e médios normalmente se utilizam mesas still que podem ser facilmente construídas em casa.

Neste forum vc encontrará muito material sobre still, é só passar 2 ou 3 páginas e encontrará vários tópicos falando sobre still, mesas still e iluminação.
http://www.digiforum.com.br/viewforum.php?f=88

E aqui dá prá ter uma noção do trabalho para fazer uma foto de produto, no caso, uma capa de revista
Macworld
http://www.youtube.com/watch?v=rqC2xpCaG80

Abçs

Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


ric_hori

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 18
Resposta #9 Online: 24 de Setembro de 2009, 10:10:13
Oh Alexandre, dkFuji, valeu mesmo, pela força, vi umas montagens caseiras de mesa aqui e vou partir para construção de uma, mais a dica que me deram, mais um curso que vou fazer com um amigo assim que meu equipamento chegar, acho que vai dar pra comerçar...rs. Logo venho postar umas dúvidas na prática e espero poder contar com o auxilio como o de vocês. VALEU MESMO!


dkfuji

  • Trade Count: (7)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.705
  • Sexo: Masculino
    • DIY BR - especial Fotos
Resposta #10 Online: 24 de Setembro de 2009, 14:45:53
Uma dica interessante é ver os trabalhos Still que são divulgados na galeria. Tem muita coisa legal.