Autor Tópico: Book com Incandescente???  (Lida 2238 vezes)

DFX

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 14
Online: 09 de Outubro de 2005, 19:09:52
Olá.

Estou pra fazer um ou dois books amadores para amigas. No caso tenho uma Fuji S5100 e não tenho nem flash (a não ser o da câmera) e nem luz continua.

Estava pensando em adquirir um kit de halógenas da Atek e até photo flood passou pela minha cabeça. Mas em ambos os casos estou meio pé atrás por causa do calor q elas geram.

Nesse fórum vi um forista improvisar uma mesa de still com uma lampada comum incandescente.... e vi num anuncio de workshop de nú que a pessoa ensinava a fazer fotos com luz continua (halógenas e lampadas COMUNS)....

No caso gostaria de saber se há algum inconveniente em fotografar um book com lampadas assim........ tipo, fazer um iluminador tabajara com lampadas assim até mesmo com um difusor e depois ajustar o balanço de branco p/ incandescente ou fazer a medição com um cartão cinza???

Meu objetivo é fazer fotos p/ book (com poucas pretensões por enquanto).... fundo branco neutro, sem sombras na modelo, fotos corpo, meio-corpo e rosto.... Não quero q fique com tom amarelado nem com sombras...

É possível???


Guto Marc

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.445
    • https://reviewdeviagem.com.br
Resposta #1 Online: 09 de Outubro de 2005, 21:11:24
Citar
Estava pensando em adquirir um kit de halógenas da Atek e até photo flood passou pela minha cabeça. Mas em ambos os casos estou meio pé atrás por causa do calor q elas geram.

Realmente elas geram MUITO calor, e isso deve ser levado em conta, já que se o lugar não tiver ventilação adequada, a maquiagem da modelo vai literalmente "derreter".

Citar
Nesse fórum vi um forista improvisar uma mesa de still com uma lampada comum incandescente.... e vi num anuncio de workshop de nú que a pessoa ensinava a fazer fotos com luz continua (halógenas e lampadas COMUNS)....
Still é mais fácil ( exceto de produtos gelados/congelados ). Afinal, a maior parte das coisas fotografadas não transpiram.

Citar
depois ajustar o balanço de branco p/ incandescente ou fazer a medição com um cartão cinza???
Na S5100 você pode "bater o branco", ou melhor ainda, fotografar em RAW, que permitirá uma edição em Kelvins via Photoshop.


Citar
Não quero q fique com tom amarelado nem com sombras...
O tom amarelado dependerá exclusivamente do WB. Se estiver ajustado, não haverá problema. Quanto a sombras, aí é necessário conhecimento em iluminação de estúdio, para saber quando e onde colocá-las. Apesar de muita gente achar que foto de estúdio boa é aquela sem sombras, isso não é verdade. Iluminação difusa que gera sombras suaves ficam muito boas em retratos, e em books costuma-se usar iluminação mais dura, para expor mais contornos, entre outros objetivos.
« Última modificação: 09 de Outubro de 2005, 21:12:01 por Guto Marcondes »
Um fotógrafo que só escreve e não mostra suas fotos está na profissão errada


DFX

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 14
Resposta #2 Online: 12 de Outubro de 2005, 16:07:30
Alguém já usou incandescente p/ retratos, book, moda mesmo q bem tabajara? quais os resultados?


Veilside

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 25
Resposta #3 Online: 12 de Outubro de 2005, 17:38:38
Já usei apenas para fotos de anúncios, no caso dessa foi feita regulagens no PS.



Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #4 Online: 12 de Outubro de 2005, 19:04:41
Eu particularmente prefiro usar flash pela qualidade e potência da luz do flash, além da temperatura de cor, para sair do flash para contínua só se for com fresnel.
:)
Mas dá pra fazer boas fotos com luz contínua convencional, só trabalhr ela direitinho, na verdade para quem está começando é até mais fácil usar contínua do que flash porque é bem mais fácil de setar.
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


talesp

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.659
  • Sexo: Masculino
    • http://www.talesp.inf.br
Resposta #5 Online: 12 de Outubro de 2005, 22:24:07
Citar
para sair do flash para contínua só se for com fresnel.
 
E o que vem a ser fresnel?  :denken:  
Tales Pinheiro de Andrade
São Bernardo do Campo/SP/Brasil
I think computer viruses should count as life. I think it says something about human nature that the only form of life we have created so far is purely destructive. We've created life in our own image.
Stephen Hawking


Marco3a

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 288
    • http://
Resposta #6 Online: 12 de Outubro de 2005, 22:54:45
Esta foi a resposta que o google me deu:
A kind of spotlight (qv) in which the light is concentrated by a fresnel lens (a lens with concentric ridged rings). Projects a variable angle soft-edged beam. Sometimes called a frênel and given the French pronunciation.

[]'s
« Última modificação: 12 de Outubro de 2005, 22:55:07 por Marco3a »