Autor Tópico: Série Encontros: "Livros Sobre Fotojornalismo"  (Lida 2458 vezes)

Elaine Riguengo Pereira

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 724
  • Sexo: Feminino
  • Nikon D5000 e Sony DSC H55
    • Elaine Riguengo Pereira
Online: 24 de Setembro de 2009, 12:22:24
Série Encontros: "Livros Sobre Fotojornalismo"     

A próxima edição da Série Encontros tratará de produção de livros sobre o fotojornalismo, tema que vem ganhando espaço entre as publicações dentro do universo fotográfico. Para debater os processos que envolvem uma obra especializada, convidamos os repórteres fotográficos  Erivam de Oliveira e Ari Vicentini, autores de Fotojornalismo - Uma viagem entre o analógico e o digital, e Fernando de Tacca, que lançou recentemente Imagens do Sagrado – Entre Paris Match e O Cruzeiro. O evento terá mediação de José Cordeiro e após as palestras haverá o lançamento dos livros.

Série Encontros: Livros sobre Fotojornalismo
Local: Livraria Cultura – Bourbon Shopping Pompéia
Endereço: Rua Turiassu, 2100 www.livrariacultura.com.br
fone: (11) 3868-5100
Data: 30/09/2009 - 4ª feira 
Horário 19:30 às 22:00
 
Fernando de Tacca
 Fotojornalista, doutor em Antropologia, docente da Unicamp e editor da revista eletrônica Studium.  Em Imagens do Sagrado – Entre Paris Match e O Cruzeiro, Fernando Taca analisa a história, as motivações e a repercussão de duas reportagens que abordaram práticas de iniciação religiosa nos terreiros de candomblé na cidade de Salvador, e que foram veiculadas com sensacionalismo pela revista francesa Paris Match e por O Cruzeiro em 1951.
Imagens do sagrado — Entre Paris Match e O Cruzeiro, de Fernando de Tacca
Editora da Unicamp/Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2009
 
Erivam Oliveira e Ari Vicentini
 Erivam de Oliveira e Ari Vicentini, repórteres fotográficos e professores da disciplina de fotojornalismo na Universidade Federal de Viçosa e na Faculdade Casper Líbero respectivamente. Fotojornalismo: uma viagem entre o analógico e o digital é um livro dedicado aos alunos do curso de Comunicação Social, com informações técnicas e conceitos que apresentam a imagem fotográfica como instrumento prático do jornalismo. A obra contém a história da fotografia e do fotojornalismo, a fotografia analógica e digital, e os aspectos da legislação, como o direito de imagem e o direito autoral.
Fotojornalismo : uma viagem entre o analógico e o digital 
Autores: Erivam Morais de Oliveira e Ari Vicentini
Editora: Cengage Learning, 2009
 
José Cordeiro
Repórter fotográfico e colaborador do site da ARFOC-SP. Trabalhou em diversas publicações na imprensa diária e em sites de informação. Atua também no segmento de publicações institucionais. Foi diretor da ARFOC-SP e é um dos membros da atual Comissão de Ética da entidade.

Link: http://www.arfoc-sp.org.br/index.php?option=com_content&task=view&id=891&Itemid=72
 
Elaine Riguengo Pereira
São Paulo - SP
http://elaineriguengo.multiply.com