Autor Tópico: Sigma DP2 - review ruim?  (Lida 2189 vezes)

Francisco

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.556
Online: 24 de Setembro de 2009, 19:24:51
http://www.dpreview.com/reviews/sigmadp2/

Estava olhando o review da Sigma DP2 e achei que o DPReview foi meio severo nas críticas. Eles passaram elogiando a superioridade da EP1 e eu não vi toda essa vantagem da Oly. Eu digo isso porque tenho feito uns cliques nos fins de semana com a EP1 emprestada do meu cunhado com a lente do kit (14-42 3.5-5.6) e eu não percebi toda essa superioridade. Olhando os samples da DP2 em tamanho original, achei ela muito boa em riqueza de detalhes. Talvez com a 17mm f/2.8 ou a 20mm da Panasonic a minha opinião fosse diferente, enfim.

Eu não sei se os reviews do DPReview são mais preocupados com a saída em papel, mas como eu basicamente publico e visualizo fotos na web, a impressão para mim é secundária. Claro, isso para o meu uso e para uma legião de fotógrafos amadores. Para profissionais, uma boa impressão é fundamental. Bem, sei lá... alguém que entenda de equipamentos e sensores poderia me explicar por que a DP2 e o Foveon dela é considerado inferior ao sensor da EP1, por exemplo? Talvez nos resolution charts monocromáticos, as outras câmeras levem vantagem, mas quando entra cor na jogada, elas exercem um papel importante na nitidez, dando relevo às texturas.

Obs.: eu compraria uma EP1 de qualquer forma pela questão da versatilidade e ser mais sustentável para o meio ambiente (uma câmera no mínimo deve intercambiar lentes e melhor ainda se tiver adaptadores para objetivas antigas). De qualquer forma, uma DP2 não é de se jogar fora.
« Última modificação: 24 de Setembro de 2009, 19:25:30 por Francisco »
Francisco Amorim
Porto Alegre - RS


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #1 Online: 24 de Setembro de 2009, 19:36:22
Já lhe ocorreu que os reviews do dpreview são em geral favoráveis aos grandes?

Os reviews do dpreview são bons para ler, mas sempre pulando as conclusões e sempre lendo direitinho so critérios E ATÉ A LEGENDA DOS GRÁFICOS!


Francisco

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.556
Resposta #2 Online: 24 de Setembro de 2009, 19:40:35
Já lhe ocorreu que os reviews do dpreview são em geral favoráveis aos grandes?

Os reviews do dpreview são bons para ler, mas sempre pulando as conclusões e sempre lendo direitinho so critérios E ATÉ A LEGENDA DOS GRÁFICOS!

É, tem razão, até porque a metodologia deles é toda voltada para sensores convencionais, é como querer comparar bananas com laranjas. Deveriam rever a metodologia para comparar um Foveon com Super CCD e com um sensor convencional.
Francisco Amorim
Porto Alegre - RS


Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 24 de Setembro de 2009, 19:44:53
Francisco, eu acho as imagens da DP1/2 muito boa, bem melhor que qualquer compacta, quanto a EP-1 deve ter qualidade de imagem bem próximo....pelo menos vejo isso nessa pagina abaixo.
http://www.dpreview.com/reviews/sigmadp2/page14.asp


Francisco

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.556
Resposta #4 Online: 24 de Setembro de 2009, 19:53:16
Francisco, eu acho as imagens da DP1/2 muito boa, bem melhor que qualquer compacta, quanto a EP-1 deve ter qualidade de imagem bem próximo....pelo menos vejo isso nessa pagina abaixo.
http://www.dpreview.com/reviews/sigmadp2/page14.asp

É, estão bem parecidas, ainda que a imagem da Olympus pareça levar uma vantagem de nitidez em função de estar mais contrastada. Até esse ponto, o DPReview parece relativamente justo, mas mais adiante começa a dizer que é uma câmera de nicho e o lançamento veio tarde, posicionando-se atrás da concorrência. Mas mesmo a LX3 não era vista com bons olhos por todos na época do lançamento.

Cada câmera sofrível que eles recomendam e deram um mero "above average" para a DP2... nunca tinha visto uma nota "Above Average" antes :P
« Última modificação: 24 de Setembro de 2009, 19:54:28 por Francisco »
Francisco Amorim
Porto Alegre - RS


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #5 Online: 24 de Setembro de 2009, 19:56:13
É, estão bem parecidas, ainda que a imagem da Olympus pareça levar uma vantagem de nitidez em função de estar mais contrastada. Até esse ponto, o DPReview parece relativamente justo, mas mais adiante começa a dizer que é uma câmera de nicho e o lançamento veio tarde, posicionando-se atrás da concorrência. Mas mesmo a LX3 não era vista com bons olhos por todos na época do lançamento.

Cada câmera sofrível que eles recomendam e deram um mero "above average" para a DP2... nunca tinha visto uma nota "Above Average" antes :P


Francisco

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.556
Resposta #6 Online: 24 de Setembro de 2009, 20:06:44
Bem, above average pode ser uma avaliação boa, mas vendo as notas dos critérios, na faixa de 7 a 8, parece não ser grande coisa.

Ivan, não sei se você copiou a minha mensagem para fazer eu reler alguma coisa, não entendi o "quoting".
Francisco Amorim
Porto Alegre - RS


Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 24 de Setembro de 2009, 20:09:01
Francisco, pra mim o que parece ser muito ruim pode ser muito bom, dependendo do preço...eu considero a E-P1 não muito boa enquanto estiver na casa dos U$800,00.....mas ela na casa dos U$450,00 vou achar maravilhosa...meu número....e a Panasonic GF1 que hoje é meu sonho de consumo quero pagar no máximo U$500,00....essa sim é tudo o que quero.

A DP2 também acho um pouco cara demais na casa dos U$650,00, pois apesar de não conseguir toda essa portabilidade, consigo por U$400,00 (Ex. Nikon D40) uma imagem tão boa.

Um outro fator q me deixa um pouco mais distante da DP2 contra a E-P1 é a qualidade de vídeo.

Ps. Review da minha máquina...rsrs
http://www.photoreview.com.au/Panasonic/reviews/advanced/panasonic-lumix-dmcgf1.aspx

Valeu
« Última modificação: 25 de Setembro de 2009, 07:10:51 por Leandro Federsoni »


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #8 Online: 25 de Setembro de 2009, 00:07:30
Ningumem me tira da cabeça que o DPREVIEW é pago...

Eu tenho uma DP2 e ela é o cão. Nunca vi uma imagem tão chocante em termos de detalhes.
Dá uma olhada no meu site e no meu flickr.

A DP2 NÃO é uma filmadora... É uma câmera fotográfica para entusiastas. Ë uma câmera de nicho.
Pra mim , que se dane quem disser que não gostou... O que importa é que eu não vendo, não troco e não dou. Os 4.7 MP dela valem mais que os 12 MP da maioria. Pega ela e compara com qualquer dslr de entrada que voce vai ver...
« Última modificação: 25 de Setembro de 2009, 00:13:12 por afshalders »


Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 25 de Setembro de 2009, 07:22:01
afshalders, eh tao boa q deve estar vendendo muito bem, foi uma bela jogada da Sigma. A imagem dela eh formidavel.

No meu caso o modo de filmagem eu tenho priorizado na escolha, pois acho que podemos reunir os dois mundos num corpo compacto e produzir umas coisas bem legais nessa outra arte tambem.

Eu apenas gostaria de entender por que uma reflex tipo Nikon D40 ou Sony A230 chega custar 40% a menos que uma compacta como a Sigma, GF1 ou E-P1, sendo que uma reflex tem um sistema mecanico/eletrico mais complexo, baterias maiores, etc, etc...por isso que acabo ficando sempre com pe atras dessas boas compactas, achando que ainda estao abusando dos precos e trabalhando com margens muito alta....tipo de produto nicho mesmo.

Exatamento como o editor colocou nesse review que postei da GF1, seriam cameras maravilhosas na casa dos U$500,00.


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #10 Online: 25 de Setembro de 2009, 10:36:53
Francisco;

Tradicionalmente os reviews do dpreview "protegem" Canon/Nikon e agora a Sony, não por acaso grandes forças de mercado e de publicidade. Os reviews deles devem ser olhados com lupa para ver onde uma determinada escolha metodológica deformou a análise...

Entenda como quiser isso que eu disse.


Bucephalus

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.082
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 25 de Setembro de 2009, 12:50:53
Eu sou o único que concordo com o review do Dpreview?

Nunca usei a DP2, mas sei que em um muitas coisas ela é similar à DP1, uma câmera que tenho e conheço muito bem. Realmente não acredito que pelas análises do Dpreview a câmera seja merecedora de um "recommended" ou "higly recommended".

Eu mesmo não recomendaria a DP1 para 90% dos fotógrafos que eu conheço. Mas para aqueles 10% -- onde eu me incluo -- a câmera é perfeita. Ela tem cores únicas que nunca vi uma digital produzir, e ninguém nunca vai me convencer do contrário. Assim como a nitidez também é muito acima da média. E de quebra ela ainda é ligeiramente menor que as Micro 4/3.

Isso significa que ela é uma câmera recomendada para o público geral? Com certeza que não, mas com certeza ela é altamente recomendada para um pequeno nicho de entusiastas. É a mesma história com as Leica M digitais e com as dSLR da Fuji. E a um determinado nível com a Pentax K20D, como no caso do Ivan.


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #12 Online: 25 de Setembro de 2009, 14:14:07
Eu sou o único que concordo com o review do Dpreview?

Nunca usei a DP2, mas sei que em um muitas coisas ela é similar à DP1, uma câmera que tenho e conheço muito bem. Realmente não acredito que pelas análises do Dpreview a câmera seja merecedora de um "recommended" ou "higly recommended".

Eu mesmo não recomendaria a DP1 para 90% dos fotógrafos que eu conheço. Mas para aqueles 10% -- onde eu me incluo -- a câmera é perfeita. Ela tem cores únicas que nunca vi uma digital produzir, e ninguém nunca vai me convencer do contrário. Assim como a nitidez também é muito acima da média. E de quebra ela ainda é ligeiramente menor que as Micro 4/3.

Isso significa que ela é uma câmera recomendada para o público geral? Com certeza que não, mas com certeza ela é altamente recomendada para um pequeno nicho de entusiastas. É a mesma história com as Leica M digitais e com as dSLR da Fuji. E a um determinado nível com a Pentax K20D, como no caso do Ivan.

Você tem razão. Mas o dpreview não -risos. De fato as câmeras podem ajustar-se a alguns fotógrafos e a outros não, como alás são todas as coisas. Contudo, o review do dpreview não apenas deixa de dizer isso como enfatiza a comparação com parâmetros "universais", que por acaso são os dos grandes fabricantes/anunciadores.

Você já viu alguma câmera da Canon ser mal falada no dpreview? Eu não lembro de ter visto, se existe é raridade. No entanto isso não significa absolutamente que a Canon só faça câmeras boas.

Só para ter uma idéia, vá no review da Pentax K20d, na parte que fala do dynamic range e observe que quando eles falam da recuperação do RAW o texto fala do "ACR Best", ito é, convertido com parâmetros para recuperar DR. Mas logo abaixo há um gráfico, e o leitor tende a achar que o gráfico refere-se ao texto. Só que observando a legenda do gráfico observa-se que ele, diferentemente do que acontece com todas as outras câmeras testadas, não mostra o ACR Best, e sim o ACR auto.

Engano ou acerto? E um engano que fica tanto tempo "no ar"...

Não considero o dpreview isento. É bom, é útil, desde que leiamos com imensa atenção aos detalhes nos quais a análise fica enviezada.

Ivan



Bucephalus

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.082
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 26 de Setembro de 2009, 12:14:53
Também acredito que o Dpreview obedece a parâmetros universais -- só não acredito que esses parâmetros são os dos grandes fabricantes, somente acredito que sejam fatores que o consumidor médio (abaixo do entusiasta) procura em uma câmera. Nikon e Canon (e a um certo nível a Sony) entendem isso e fazem câmeras para as massas.

As outras fabricantes fazem algo diferente, até mesmo porque se elas fizeram igual nao vão vender nada. Por isso que eu acho que Canon e Nikon recebem boas análises, porque elas atendem a tudo o que o consumidor médio, entusiasta e até profissional precisa.

Já uma Olympus, uma Micro 4/3, um sensor Foveon ou um sensor Fuji Super CCD não são de apelo universal, então a Dpreview precisa apontar que elas não são altamente recomendáveis.

Só pra registrar, a pouco tempo eles crucificaram a Sony A380, deram um parecer bastante negativo.

A moral da história pra mim é que o Dpreview -- assim como todos os outros sites de análises -- complementam uns aos outros, e não servem para serem utilizados solitariamente como decisão de compra. Antes de comprar a DP1 eu baixei zilhões de raws, li análises, li opiniões dos fãs e opiniões dos críticos. Decidi que gostava da câmera e estou muito feliz com a escolha. Antes de comprar ou dar opinões nos fóruns, acho importante o pessoal construir uma imagem de um equipamento que vá além do Dpreview.