Autor Tópico: O que é preciso para ser um grande fotógrafo?  (Lida 5660 vezes)

gtsouza

  • Trade Count: (4)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 889
Resposta #15 Online: 30 de Setembro de 2009, 00:27:24
boas fotos.

Aquelas óóóóóóó.

rs.

Simplas mas eu acho isto.
Canon 5DMKII x 2 , Canon 24-70 F/2.8 L USM, Canon 50 mm f/1.4, Canon 24-105 F/4 L, Speedlite 600EX, 580EX II e 430EX II
http://gilsontorres.wordpress.com/
http://facebook.com/gilsontorresfotos


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #16 Online: 30 de Setembro de 2009, 08:30:29
Meu ponto de vista é um poucquinho diferente.

São dois elementos.

1) O cara tem de ter uma mensagem pessoal interessante. Não precisa ser ótimo tecnicamente, basta ter o que dizer, basta que sua mensagem seja coerente com o momento. Evidentemente, as maiores chances são para quem também é bom.

2) O cara tem de construir uma rede de relacionamentos. Sem isso ele pode ser o melhor fotógrafo do mundo e ninguém vai saber que ele existe. Esse segundo item pode ser responsável por fazer com que medíocres tenham sucesso, ele em si não assegura qualidade, mas sem ele não existe sucesso.
Indo alem dos conselhos de infancia, sem duvida a soma desses dois fatores e o que faz funcionar a coisa
Capacidade profissional e Relacionamentos.
E isso mesmo.
Abs.
Angelo.


Malicky

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.411
  • lembre-se: Só Jesus salva, o homem faz backup! ;)
    • Malicky Photo
Resposta #17 Online: 30 de Setembro de 2009, 09:18:03


Fernanda Maia

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.959
  • Sexo: Feminino
Resposta #18 Online: 30 de Setembro de 2009, 09:33:21
Além de tudo que todos já disseram....

SORTE!

Esse fator conta muito também.!
Fernanda Maia
Sony H2
Nikon D90, Sigma 50mm macro



albertgr

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.038
    • http://www.flickr.com/photos/alberto_gr
"Film is not dead, it just smells funny."



Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #20 Online: 30 de Setembro de 2009, 13:20:20
Para mim uma mente privilegiada e a ferramenta certa.
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


dkfuji

  • Trade Count: (7)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.705
  • Sexo: Masculino
    • DIY BR - especial Fotos
Resposta #21 Online: 30 de Setembro de 2009, 13:59:10
Já ouvi Ivan dizendo que várias pessoas falavam das suas fotos com compacta dizendo que "nem parecem que foram feitas com compacta".
Digo o mesmo com algumas das minhas fotos. Razoável parte delas (ainda a maior parte das boas) foram foi tirada com uma Cybershit.


Esta imagem reflete exatamente o mesmo contexto.


Ricardo Lou

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 197
  • Sexo: Masculino
Resposta #22 Online: 30 de Setembro de 2009, 22:57:18
Para mim uma mente privilegiada e a ferramenta certa.

Leo, posso  concluir então, que se eu não tiver uma mente privilegiada, mas mesmo tendo a ferramenta certa, nunca serei um bom fotógrafo?

Vou divergir desta tua afirmação, creio ser mais correto -e não porque eu estou a dizer- se não tiveres uma mente privilegiada artísticamente, nunca será um bom fotógrafo autoral (nem sei se existe este termo!), mas com a ferramenta certa e técnica, poderá ser um bom fotógrafo das coisas comuns.

Eu mesmo não tenho um olhar como todos os bons fotógrafos tinham, face serem antes de tudo, desenhistas, pois quem tem este dom, naturalmente tem um olhar diferenciado. Mas me acho plenamente capaz de fazer fotos normais, por ex.: de shows, retratos, corridas; reconheço que para fotos de cunho autorais souuma negação.


Que a arte (me) aponte uma resposta
Mesmo que ela não saiba
E que ninguém a tente complicar
Porque é preciso simplicidade pra fazê-la florescer
Oswaldo Montenegro (adaptação nossa)


Kika Salem

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.266
  • Sexo: Feminino
Resposta #23 Online: 01 de Outubro de 2009, 19:28:32
Leo, posso  concluir então, que se eu não tiver uma mente privilegiada, mas mesmo tendo a ferramenta certa, nunca serei um bom fotógrafo?

Vou divergir desta tua afirmação, creio ser mais correto -e não porque eu estou a dizer- se não tiveres uma mente privilegiada artísticamente, nunca será um bom fotógrafo autoral (nem sei se existe este termo!), mas com a ferramenta certa e técnica, poderá ser um bom fotógrafo das coisas comuns.

Eu mesmo não tenho um olhar como todos os bons fotógrafos tinham, face serem antes de tudo, desenhistas, pois quem tem este dom, naturalmente tem um olhar diferenciado. Mas me acho plenamente capaz de fazer fotos normais, por ex.: de shows, retratos, corridas; reconheço que para fotos de cunho autorais souuma negação.

Eu também quero divergir pra não perder o ritmo. kkkk

Existem GRANDES fotógrafos de coisas comuns, corriqueiras, banais, simples ou qualquer outro adjetivo. O que é comum, afinal? Tudo depende do ponto de partida.

Ser bom desenhista também não é pré-requisito para ser um GRANDE fotógrafo. Alguns são (Cartier-Bresson divide opiniões quanto aos seus desenhos, um exemplo), outros não são (Sebastião Salgado tem formação em economia, outro exemplo).

Sei lá, existem muitas explicações para se obter reconhecimento e sucesso, mas nenhuma delas é capaz de dar conta da complexidade da coisa nem de oferecer uma fórmula para outros seguirem. Posso aqui elencar uma série de atributos (dedicação, seriedade, empenho, bons contatos, sorte, talento, disposição e disponibilidade, ousadia, criatividade, boa formação etc.), mas uma pessoa pode ter tudo isso e ainda assim ser apenas um fotógrafo e não um grande fotógrafo.

Enfim.



GabiT

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 137
  • Sexo: Feminino
    • Meu flickr
Resposta #24 Online: 01 de Outubro de 2009, 19:31:58
Para mim, uma questão mais difícil de ser respondida é "o que é preciso para começar a ganhar dinheiro com fotografia?" hehe.  :ponder:
Canon 5D Mk II   |   24-70mm 2.8 L   | 70-200mm 4 IS L   |   Canon Rebel XTi   |   50mm 1.8   |   100mm 2.8 USM Macro   |    Speedlite 430 EX II
Meu Flickr


Kika Salem

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.266
  • Sexo: Feminino
Resposta #25 Online: 01 de Outubro de 2009, 19:35:36
Eu sinceramente acho que tem que ter tudo isso que disseram acima e trabalhar freneticamente, compulsivamente.
Todo sujeito que é grande naquilo que faz tem algo de compulsivo.
« Última modificação: 01 de Outubro de 2009, 19:40:28 por Kika Salem »


Ricardo Lou

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 197
  • Sexo: Masculino
Resposta #26 Online: 03 de Outubro de 2009, 15:15:19
Na verdade -sem qurer ser o dono dela- penso que não existe receita pronta, como receita de bolo, eu mesmo já fiz tudo certinho nas várias vezes que me meti a fazer um bolo, cumpri a risca e no final saiu um porcaria, ou seja, além de estudo e mais estudo, o resto fica para o que Deus nos reservou, imagine se cada um que compra uma câmera profissional, faz um curso e como num passe de mágica se torna um daqueles que integram a Agência Magnum Photos, especialmente seus principais fundadores.
Ainda fico que você pode ser uma pessoa que viva honradamente com fotógrafo sem necessitar ser o bom, o melhor.

Lembre-se, ninguém se torna um profissional respeitado por mero acaso, há que trabalhar e estudar muito para que isso aconteça.

O problema destes novos tempos de internet, computadores é que não se quer mais construir quer-se apenas e tão somente ter a coisa pronta!
Que a arte (me) aponte uma resposta
Mesmo que ela não saiba
E que ninguém a tente complicar
Porque é preciso simplicidade pra fazê-la florescer
Oswaldo Montenegro (adaptação nossa)


Diniz

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 7
Resposta #27 Online: 07 de Outubro de 2009, 20:18:13
Sensibilidade, bom gosto e dom .... isso sim é essencial!


Lobo

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 144
  • Sexo: Feminino
  • menos é mais
    • Flavia Lobo Fotografia
Resposta #28 Online: 07 de Outubro de 2009, 21:02:31
Imagem não é nada sem conceito. Estude artes em geral, procure ter domínio técnico, procure estar sempre com sua camera. Isso vai ajudar a ser um bom fotógrafo, agora para ser um grande fotógrafo e preciso SORTE !


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #29 Online: 08 de Outubro de 2009, 01:13:49
Ricardo só para deixar claro (esqueço-me que muitos não conhecem meu ponto de vista tradicional) eu considero que uma mente privilegiada pode ser obtida pelo apropriado e as oportunidades de vivenciar eventos e aprender com o que é vivenciado.
Não sou nem de perto nativista, na verdade tenho horor a uma perspectiva onde sequer se possa imaginar que uma pessoa venha a nascer melhor do que a outra em qualquer sentido. Estou mais para um híbrido de construtivista com behavorista (se é que dá para existir este híbrido rs).
« Última modificação: 08 de Outubro de 2009, 02:30:34 por Leo Terra »
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.