Autor Tópico: O que é preciso para ser um grande fotógrafo?  (Lida 5610 vezes)

mitremarina

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 80
  • Sexo: Feminino
  • Fotográfa de Artes Performativas
    • Marina Mitre - Fotografia de Artes Performativas
Online: 25 de Setembro de 2009, 10:56:58
Olá. Sou nova no fórum, e apaixonada por fotografias. Estou querendo me profissionalizar no meio, e gostaria de saber como e por onde começar. Tenho uma boa máquina, algumas "noções" e bom senso (hehehe).

Alguém poderia me dar umas dicas??? Qual o melhor curso para começar? A melhor coisa para fotografar quando não se tem muita experiência?

Obrigada
@mmitre.fotografia
contato@marinamitre.com


www.marinamitre.com


Formel

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.189
  • Sexo: Masculino
    • Formel Fotografia
Resposta #1 Online: 25 de Setembro de 2009, 12:02:02
Quer ser um bom fotógrafo. Estude, pesquise, seja curioso, veja muitos trabalhos de outros fotógrafos, faça testes com sua câmera, aprenda inglês (alguns podem achar exagero, mas acho indispensável), viaje (isso mesmo), trabalhe com outro fotógrafo reconhecido, vá em todos os workshops que puder, converse com outros fotógrafos, estude e estude.

Isso é para ser fotógrafo, agora para ser um grande fotógrafo acho que nem Bresson teria resposta para isso.

Curso eu sempre indico o SENAC. Acho o curso de fotografia deles excelente, mas também depende do professor que vc pegar.

Não existe "melhor coisa para se fotografar", vc é que tem que decidir o que quer fotografar. Vai e faz, depois coloca lá galeria e o pessoal vai te ajudando aos poucos.  :ok:

[ ]s

Formel


nonlineart

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 22
Resposta #2 Online: 26 de Setembro de 2009, 11:23:14
Depois que aprender a fotografar (seja lá o que isso queira dizer), um bom patrão ajuda bastante.  :D


correia_neto

  • Trade Count: (12)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 128
  • Sexo: Masculino
  • Combinação de luz e emoção!
Resposta #3 Online: 26 de Setembro de 2009, 13:24:13
Olá. Sou nova no fórum, e apaixonada por fotografias. Estou querendo me profissionalizar no meio, e gostaria de saber como e por onde começar. Tenho uma boa máquina, algumas "noções" e bom senso (hehehe).

Alguém poderia me dar umas dicas??? Qual o melhor curso para começar? A melhor coisa para fotografar quando não se tem muita experiência?

Obrigada

Se vc perguntar aos grandes fotografos se eles são grandes acho que quase todos não dirão que são grandes fotografos.

Se existir uma fórmula mágica certamente deve estar mt bem escondida e com poucos. 


Posso te dizer com toda certeza uma coisa: " tudo depende de vc"

Aki no MF vc vai encontar mt coisa boa e que certamente vai te ajudar muito a ser um grande fotografo. Eu não sou grande até pq tenho apenas 1.65 de altura, mas aprendi e to aprendendo mt com mt gente mt boa aki no MF. Pessoas que antes de ser fotografos são humanos e bons amigos.

Portanto aproveite um bocado e pergunte sem medo...hehe


Abraços


viniciustb

  • Trade Count: (9)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 711
    • http://vinibrandini.com.br
Resposta #4 Online: 26 de Setembro de 2009, 16:49:34
Você precisa ter um trabalho diferenciado (ou raro) e um bom networking.

abs,

Vinicius


joseazevedo

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 601
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/jerazevedo/
Resposta #5 Online: 27 de Setembro de 2009, 00:32:18
Um olhar único. Treine seu olhar observando e analisando o trabalho dos fotógrafos que você admira. Observe a composição. Faça anotações. Vá a exposições de pinturas e fotografias. Eduque seu olhar.
É isso que vai deferenciar você de qualquer outro fotógrafo.
Muita gente tem uma Leica, mas ninguém fotografa como Henri Cartier-Bresson porque só ele era capaz de ver as coisas que fotografava. Mesmo que tivesse um monte de gente com Leicas do lado.
Não é a câmera que fotografa. É o seu cérebro. Por isso, procure sempre valorizar mais ele do que o equipamento.
Boa sorte.

Abraço,

José Azevedo


Ana Adams

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #6 Online: 27 de Setembro de 2009, 02:03:48
Um bom curso, ou um bom estágio, ou trabalhando de assistente de algum fotógrafo que vc admire ajuda bastante.
Aprender sempre, todos os dias, estudar a luz, o movimento, o tipo de assunto qeu mais te agrada. Vc não vai poder ser grande se não estiver profundamente envolvida com o assunto que vc fotografa. Preste atenção quando vc tem a câmera nas mãos... o que vc gostaria de fotografar agora? Gente? Moda? Crianças? Objetos? Paisagens? Assuntos que são notícia? Quando descobrir, procure entender tudo sobre este assunto, entenda a teoria e as funções da sua câmera. Depois " esqueça"  tudo e fotografe com a alma, não tem como errar.Como já disseram aqui, não se atenha ao equipamento, ele é uma pequena parte do resultado. O seu talento , experiência, sensibilidade, e um certo instinto fazem muito mais pela fotografia do que uma quantidade imensa de Megapixels ou uma lente que custa mais que um carro. Procure exemplos de fotógrafos que vc gosta e admira, tente se imaginar daqui a 10 anos sendo alguém como ele... é isso mesmo que vc quer? Se precisar, mude de idéia uma vez, duas, muitas. Saiba que essa realização nem sempre vem acompanhada de $$$. Muitas vezes vem junto com muitos sacrifícios.
Bom,  a sua pergunta inicial era para saber como ser " grande"  , e acho que a melhor resposta é começar sendo " pequena" .... ;)
O Formel já deu dicas ótimas tb... estude inglês, é fundamental sim.
E tb concordo com os colegas qdo dizem que os próprios fotógrafos que nós consideramos grandes nunca se pensaram assim.
Hmmm.  :) :) :)


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #7 Online: 28 de Setembro de 2009, 08:58:32
Alo
O principal ingrediente para ser "grande", em qualquer questao da vida e HUMILDADE!
Para começar a ser fotografo profissional, e interessante,
poder ser assistente de alguem da area,quanto mas conceituado melhor,
depois segundo ou terceiro fotografo,e trilhar o caminho da experiencia.
Agora estudar, devemos estudar sempre ,permanentemente.
Estudo e experiencia e uma boa mistura para desenvolver o talento.
Ingles hoje mas que nunca e necessario.
Boa sorte
Abs.
Angelo

qualquer duvida, pode consultar


Malicky

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.411
  • lembre-se: Só Jesus salva, o homem faz backup! ;)
    • Malicky Photo
Resposta #8 Online: 28 de Setembro de 2009, 11:02:10
Muita grana....  :ok: compre tudo que seja top linha GF ,MF DSRl luzes e tal contrate pessoas profisionais na area de edicao e Vouala! ;)


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #9 Online: 28 de Setembro de 2009, 11:33:53
Para ser bom fotógrafo é relativamente simples. Para ser "um grande fotógrafo" é mais complicado. Por que a Madona é a Madona? Por certo não é devido ao fato de cantar bem.

Para ser grande em qualquer área é preciso atirar-se furiosamente em fazer contatos e obter divulgação, fazendo disso o Norte de sua atividade, ao mesmo tempo em que é preciso desenvolver uma qualidade técnica e estética diferenciada.

Ao invés de comprar equipamento, contrate o mais caro e bem relacionado agente/assessor de imprensa. O mais caro que puder contratar. E associe-se aos curadores, marchands, editores, enfim, a todos os que ganham dinheiro com o mercado.

Evidentemente, nada disso funcionará se você não tiver algo a dizer com sua fotografia, mas isso são outros quinhentos.



« Última modificação: 28 de Setembro de 2009, 11:36:22 por Ivan de Almeida »


Djusten

  • Trade Count: (2)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 272
Resposta #10 Online: 28 de Setembro de 2009, 13:05:26
Só complementando acho que primeiro de tudo é TER CONFIANÇA.


Ricardo Lou

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 197
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 28 de Setembro de 2009, 23:57:34
Para ser bom fotógrafo é relativamente simples. Para ser "um grande fotógrafo" é mais complicado. Por que a Madona é a Madona? Por certo não é devido ao fato de cantar bem.

Para ser grande em qualquer área é preciso atirar-se furiosamente em fazer contatos e obter divulgação, fazendo disso o Norte de sua atividade, ao mesmo tempo em que é preciso desenvolver uma qualidade técnica e estética diferenciada.

Ao invés de comprar equipamento, contrate o mais caro e bem relacionado agente/assessor de imprensa. O mais caro que puder contratar. E associe-se aos curadores, marchands, editores, enfim, a todos os que ganham dinheiro com o mercado.

Evidentemente, nada disso funcionará se você não tiver algo a dizer com sua fotografia, mas isso são outros quinhentos.

Parabéns Ivan, quando comecei a ler este teu post, pensei, o que aconteceu com o Ivan, sempre um cara sério e comprometido no que fala, ao terminar, não posso deixar de conconda com o final.

mitremarina Meu bom e velho pai (Que Deus seja misericordioso com ele) sempre dizia: "Se quiser ser apertador de parafusos na vida, pra mim está bom, mas estude muito e seja o melhor apertador de parafusos que o mundo já viu, aí sim você vencerá na vida!" "mas isso são outros quinhentos"

Então, estude muito sobre pintura, desenho, história da arte, história geral, sobre todos os Mestres e depois disso sobre fotografia, comece a reestudar o que você aprendeu, mas nunca queira copiar alguém, pois quem foi ou é mundialmente reconhecido como Grande, nem você nem ninguém mudará a obra daquele Mestre.

Sempre tenha em mente que todos que aprenderam com os Grandes Mestres, construíram seu próprio método e se tornaram grandes também.
« Última modificação: 29 de Setembro de 2009, 00:06:02 por Ricardo Lou »
Que a arte (me) aponte uma resposta
Mesmo que ela não saiba
E que ninguém a tente complicar
Porque é preciso simplicidade pra fazê-la florescer
Oswaldo Montenegro (adaptação nossa)


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #12 Online: 29 de Setembro de 2009, 09:12:52
Parabéns Ivan, quando comecei a ler este teu post, pensei, o que aconteceu com o Ivan, sempre um cara sério e comprometido no que fala, ao terminar, não posso deixar de conconda com o final.

mitremarina Meu bom e velho pai (Que Deus seja misericordioso com ele) sempre dizia: "Se quiser ser apertador de parafusos na vida, pra mim está bom, mas estude muito e seja o melhor apertador de parafusos que o mundo já viu, aí sim você vencerá na vida!" "mas isso são outros quinhentos"

Então, estude muito sobre pintura, desenho, história da arte, história geral, sobre todos os Mestres e depois disso sobre fotografia, comece a reestudar o que você aprendeu, mas nunca queira copiar alguém, pois quem foi ou é mundialmente reconhecido como Grande, nem você nem ninguém mudará a obra daquele Mestre.

Sempre tenha em mente que todos que aprenderam com os Grandes Mestres, construíram seu próprio método e se tornaram grandes também.

Ricardo
Nao posso deixar passar tua colocaçao
Me pai sempre falava, naquela epoca de
"o que vou ser quando crescer?????".
Nao importa o que voce faça seja o melhor,
pode ser engraxate, mas sendo muito bom no que faz tera sucesso.
Meu pai encima dos deus 87 anos ainda esta conosco
Abs
Angelo.


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #13 Online: 29 de Setembro de 2009, 10:04:29
Meu ponto de vista é um poucquinho diferente.

São dois elementos.

1) O cara tem de ter uma mensagem pessoal interessante. Não precisa ser ótimo tecnicamente, basta ter o que dizer, basta que sua mensagem seja coerente com o momento. Evidentemente, as maiores chances são para quem também é bom.

2) O cara tem de construir uma rede de relacionamentos. Sem isso ele pode ser o melhor fotógrafo do mundo e ninguém vai saber que ele existe. Esse segundo item pode ser responsável por fazer com que medíocres tenham sucesso, ele em si não assegura qualidade, mas sem ele não existe sucesso.


Malicky

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.411
  • lembre-se: Só Jesus salva, o homem faz backup! ;)
    • Malicky Photo
Resposta #14 Online: 29 de Setembro de 2009, 10:41:25
Resumindo ter padrinhos e grana na linguagem pop...depende do padrinho nem muita grana ...nem grandes fotos
eu vejo nas revista Vouge e outras aqui do japao cada lixo de foto e vae pra capa isso eh umbelive minhas bolas