Autor Tópico: Projeto de lei na França quer advertência sobre fotos retocadas por softwares  (Lida 11927 vezes)

Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #30 Online: 30 de Setembro de 2009, 01:30:57
Tiago existem uma infinidade de trabalhos científicos na área social que colocam sim a publicidade como grande vilã. Em diversos países do mundo é perfeitamente comum que as empresas de publicidade e propaganda utilizem manipulações psicológicas sofisticadas para atrair o público. Não é uma questão de família, pois a própria estrutura criada pela sociedade de consumo destruiu a base familiar. Muitos pais não possuem estrutura para enfrentar tais manobras, até mesmo por não deterem o conhecimento necessário para tal. Existm empresas trabalhando com psicólogos para desenvolverem desejos em crianças, para se tornarem consumidores no futuro, consumidores de imagens e coisas que não são necessárias para suas vidas.
Estas crianças e jovens também estarão imersas no meio social, sendo expostas a pessoas sob tal influência. Olhar para o problema por cima, de uma família instruída e estruturada, nos faz olhar como parte da classe dominadora, sem pensar que as classes dominadas só o são por terem certos tipos de limitações.

É importante perceber que não só no caso em questão, como em diversos outros, a publicidade e a mídia funcionam como instrumentos de dominação, muito eficientes, a maioria das técnicas usadas hoje na publicidade são fruto de teorias de dominação desenvolvidas pela propaganda Nazista (que fez com que milhões de pessoas bem instruídas comprassem as idéias absurdas daquela época).

Também é importante perceber que a legislação francesa não atrapalha ou interrompe em nada o trabalho do fotógrafo. O fotógrafo poderia fazer suas imagens da forma que achasse melhor, sem carimbos, ou qualquer outra coisa. A única coisa que precisaria ser colocado é um aviso junto aos créditos.
Honestamente não vejo porque não fazer, uma vez que só trás benefícios sociais. Os únicos prejudicados neste caso seriam os donos de grifes, que perderiam força ao impor ideais de beleza que não existem. As fotografias continuariam preservadas (não teriam proibições), o fotógrafo não mudaria nada em sua forma de trabalhar, e assim por diante. As pessoas apenas seriam menos enganadas do que são hoje, o que em hipótese alguma poderia ser considerado negativo, a não ser que você concorde com manipular e ludibriar as pessoas à sua volta. Neste caso a conversa pode até parar por aqui.

Formel uma estátua não passa por uma representação da realidade (não estou dizendo que fotografia seja uma, mas certamente é encarada pela maioria esmagadora como tal). Neste caso uma estátua é com referencial encarado como abstrato, diferente de uma imagem fotográfica. Veja que a idéia Francesa não é proibir a manipulação, é apenas deixar claro através de um aviso (que não precisa ficar sobre a foto) se uma imagem é editada ou não, já que isso nem sempre é passível de distinção para olhos leigos (diferente de uma estátua, que qualquer um encara diretamente como uma representação real).

Eu manipulo algumas imagens e continuarei manipulando, mesmo que uma lei dessas passe por aqui, mas não me incomodaria em nada de dizer que uma imagem sofreu manipulação alterando o corpo dos modelos.
Só imagine os danos à saúde, os danos psicológicos (a maioria das mulheres são muito sensíveis a isso) e os gastos de uma mulher que tentasse ficar como a Juliana Paes na foto da direita. ;)
« Última modificação: 30 de Setembro de 2009, 01:31:59 por Leo Terra »
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Clayton Batista

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 79
  • Sexo: Masculino
Resposta #31 Online: 30 de Setembro de 2009, 05:59:30
Eu tenho duas irmãs, e nenhuma delas foi "afetada" pelos valores da publicidade. Essas meninas bulímicas precisam é de uma família que dê atenção a elas, pra elas não tentarem arrumar atenção na rua sendo super-magras pra se encaixar num estereótipo.

Tiago, você já parou para pensar que o mundo não é perfeito, e que existem famílias bem estruturadas e outras que não.
Com relação a que suas irmãs não foram "afetadas" pelos apelos publicitários, eu não acredito muito. Creio que um dia elas compraram uma roupa do comercial, aquela barbie do comercial, e coisas que a publicidade lança e nos faz consumir. Todo mundo está propenso a isso.
Tenho certeza que quase o Brasil todo comprava sabão em pó OMO, nos anos 80-90. Era mania geral, pois a publicidade de sabão em pó estava dominada apenas por essa marca. Por que hoje muita gente compra Ariel? Será que é por que tem mais propaganda???? Lembrando que as marcas sempre são as mais caras, e nem sempre são as melhores, mas na nossa cabeça elas são as melhores, por que nos passaram isso.


Clayton Batista

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 79
  • Sexo: Masculino
Resposta #32 Online: 30 de Setembro de 2009, 06:00:21
Leo, você me deu uma desilusão tão grande com a Juliana Paes!!!! kkkk


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #33 Online: 30 de Setembro de 2009, 11:32:16
Leo, você me deu uma desilusão tão grande com a Juliana Paes!!!! kkkk

Clayton ela é muito bonita, de verdade mesmo. Mas como qualquer ser humano não é perfeita como as revistas mostram. :)
« Última modificação: 30 de Setembro de 2009, 11:32:50 por Leo Terra »
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


dondon

  • Trade Count: (5)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.286
  • Sexo: Masculino
    • Plínio Dondon
Resposta #34 Online: 30 de Setembro de 2009, 12:12:46
E o assunto continua quente!

Também é importante perceber que a legislação francesa não atrapalha ou interrompe em nada o trabalho do fotógrafo. O fotógrafo poderia fazer suas imagens da forma que achasse melhor, sem carimbos, ou qualquer outra coisa. A única coisa que precisaria ser colocado é um aviso junto aos créditos.

Será que a fotografia não sofreria interferência mesmo? Não duvidaria, se essa lei se tornasse global, que os fabricantes fizessem lentes e filtros específicos para manipulações "no clique". Lentes que emagrecem, filtros que reduzem imperfeições na pele, que "brozeiam", software na câmera que já dá um "tapa", isso tudo é possível e não estaria enquadrado na regra do "selo". Aliás, o que exatamente estaria enquadrado na regra? Quem decidiria isso? Hein?!  ;)

Como o Leo disse, a "esmagadora maioria das pessoas assume a fotografia como verdade", colocar selos de manipulação em algumas e em outras não só reforçaria esse erro generalizado. "Não tem selo? Então é verdade!".

Quanto a propaganda dominar as pessoas, isso é indiscutível, em qualquer camada social, de poder ou de formação, a propaganda interfere diretamente na vida de todos nós.

Abraços.


Formel

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.189
  • Sexo: Masculino
    • Formel Fotografia
Resposta #35 Online: 30 de Setembro de 2009, 12:43:05
No contexto da época a estátua era a representação do ideal de beleza. Acho de qualquer maneira a idéia ridícula, ou ela será agressiva ou será inócua. Ou vc mete uma tarja preta na foto e isso iria chamar a atenção e neste caso acho que seria uma agressão ao trabalho de alguém, ou coloca uma legenda lá no canto da capa da revista ou mesmo dentro da revista e neste caso seria inútil para servir de aviso. Isso é como tentar dar banho frio em quem está com febre, sabe lá o que a pessoa tem? É uma maneira rasa de tentar fazer alguma coisa, talvez politicamente correto, mas inútil.

Sem contar os perigos que uma lei semelhante aqui no Brasil poderia causar. Quem deveria levar o aviso? Todos? Uma vez que todas as imagens são manipuladas e neste caso seria novamente inócuo, ou apenas alguns? Apenas fotos de modelos e quais seriam os critérios para definir quais fotos de modelos seriam "censuradas"? Ou todas as fotos de modelos levariam o tal aviso e nesse caso voltaria a ser inócuo. Lembrando que ninguém deixou de fumar pq tem rato e barata impressos na parte de trás dos maços de cigarro.

Tem muito mais gente morrendo de fome por não ter o que comer do que essas doidas que simplesmente param de comer. Acho que tem coisa muito mais importante para ser pensada.

[ ]s

Formel


Clayton Batista

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 79
  • Sexo: Masculino
Resposta #36 Online: 30 de Setembro de 2009, 13:05:01
Eu creio que na França, tem muito mais mulheres bulêmicas, que pessoas morrendo de fome.


Clayton Batista

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 79
  • Sexo: Masculino
Resposta #37 Online: 30 de Setembro de 2009, 13:08:02
Lembrando que "essas doidas que simplesmente param de comer", estão passando por esse problema psicológico pela falta de ética da publicidade.


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #38 Online: 30 de Setembro de 2009, 13:10:38
Formel um aviso sob as fotos não seria inócuo, muito pelo contrário, as pessoas que lessem passariam a falar "Também, com photoshop até eu." Como já ocorre em revistas que fazem este processo, como a Vogue, que coloca nos créditos o nome do manipulador que fez as imagens, deixando bem claro que elas sofreram algum tipo de manipulação.
E mais uma vez Formel não há censura, é preciso deixar claro isso. Dizer que alguém está mentindo não é censura, censura é impedir a pessoa de mentir, o que não é o caso da legislação. As fotos não seriam proibidas de serem veiculadas, seriam apenas desmascaradas. O que em termos de benefício social supera muito qualquer dano.
E vou mais longe isso ainda é pouco, coisas como produtos que usam 3D de computador para ilustrar (como a maioria dos chocolates) e coisas do tipo deveriam ser sumariamente proibidas, sendo passível de multas bastante pesadas. Porque temos que acabar com o ideal de que para que o povo consuma vale tudo. Esta idéia americana da década de 60 está destruíndo nosso mundo e nossa sociedade a partir de manipulações e mentiras. Se pretendemos um dia pleitear uma sociedade melhor a primeira coisa que temos que acabar é com as mentiras e acima de tudo com o medo da verdade. Eu não tenho medo da verdade, se quiserem colocar uma aviso que uma foto minha passou por manipulação digital pode ficar a vontade. O aviso não tornará meu trabalho como fotógrafo pior, ou de menor valor, mas certamente o tornará mais honesto.

Dondon a legislação proposta na frança não teria interferência na foto (não há agressividade nenhuma neste sentido), seria preciso apenas colocar um aviso próximo à imagem.
Pelo que li até agora o critério é que seriam consideradas manipulações as imagens que sofressem qualquer tipo de edição localizada, que são as que de fato alteram características importantes na imagem. Ou seja, um RAW convertido não seria tratado como manipulação sob esta regra.
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #39 Online: 30 de Setembro de 2009, 13:17:42
Lembrando que "essas doidas que simplesmente param de comer", estão passando por esse problema psicológico pela falta de ética da publicidade.

Sem dúvida. O engraçado é que as pessoas não fazem a menor idéia da manipulação que é desenvolvida. Porque na verdade a propaganda é direcionada. Quando se faz uma propaganda para meninas de uma certa idade ela não deverá atingir homens de outra idade, que acabarão achando que estas que foram atingidas são doidas. Mas é engraçado que estes mesmos não percebem que a vontade que possuem de ter aquele carrão do ano e muitas vezes até de trocar de carro a cada dois anos é fruto do mesmo tipo de manipulação. E estes estão desesperado trabalhando, criticando a empresa pelo que lhes paga e assim por diante, buscando por um ideal, da mesma forma que as "doidas" que param de comer.
Ou seja, está todo mundo sendo atingido de uma forma ou de outra e está todo mundo sofrendo e perdendo com isso, mas ninguém percebe o que está lhe atingindo, porque parece algo óbvio e realmente necessário à mente destas pessoas.

Teve um professor americano que fez uma experiência muito interessante.
Os alunos perguntaram a ele como alguém poderia ter engolido os ideais nazistas. O professor tentou esclarecer mas os alunos não aceitaram, porque parecia óbvio para eles que o que foi pregado não poderia nem sequer passar por verdade. Ai este professor resolveu aplicar as mesmas técnicas na sala para criar um grupo coeso, que deixava os outros de fora e que se sentia superior às demais salas e os fez chegar ao extremo de querer provar esta superioridade. No final ele revelou que tudo não havia passado de um jogo de manipulações que ele mesmo havia realizado. A experiência foi considerada anti-ética, o professor recebeu uma advertência, mas no final ele provou o que ele queria, que mesmo em uma condição onde as pessoas se julgam invulneráveis a este tipo de coisa é possível manipular facilmente a mente das pessoas.
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Formel

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.189
  • Sexo: Masculino
    • Formel Fotografia
Resposta #40 Online: 30 de Setembro de 2009, 13:23:00
Não acredito que um aviso vai mudar alguma coisa. Eu não me preocuparia em colocar um aviso, desde que isso não fosse por força de lei. Por lei sou absolutamente contra, isso pode virar um monstro. E continuo achando que tem coisa muito mais importante para ser alvo de preocupações, ao menos aqui no Brasil.

Repito: Tem muito mais gente morrendo de fome por não ter o que comer do que essas doidas que simplesmente param de comer.

[ ]s

Formel


dondon

  • Trade Count: (5)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.286
  • Sexo: Masculino
    • Plínio Dondon
Resposta #41 Online: 30 de Setembro de 2009, 13:29:45
Leo,

Você, por estar inserido nesse tipo de produção, enxerga "de perto" essa questão, já deve ter passado por N situações que desafiaram a sua ética e a sua fotografia. Absolutamente compreensível que você se solidarize com as pessoas envolvidas em todo esse processo.

Porém, a fotografia não é nem nunca foi realidade, não dá para chegar num meio termo "essa é mais realidade que aquela".

Volto a insistir, o problema do "ideal de beleza" não está no mundo das imagens, está no mercado, no marketing e na cabeça das pessoas. Se o problema vem "de cima pra baixo", é nas camadas mais altas que ele deve ser atacado.

Abraços.


Francisco

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.556
Resposta #42 Online: 30 de Setembro de 2009, 13:48:32
Não acredito que um aviso vai mudar alguma coisa. Eu não me preocuparia em colocar um aviso, desde que isso não fosse por força de lei. Por lei sou absolutamente contra, isso pode virar um monstro. E continuo achando que tem coisa muito mais importante para ser alvo de preocupações, ao menos aqui no Brasil.

Repito: Tem muito mais gente morrendo de fome por não ter o que comer do que essas doidas que simplesmente param de comer.

[ ]s

Formel

Os conflitos deveriam ser resolvidos primeiro pela negociação direta entre as partes, depois administrativamente e, em última instância, na esfera judiciária. A sociedade está tendendo a evoluir para esse lado, tanto que problemas relacionados ao direito do consumidor tem sido resolvidos muito mais eficientemente no site www.reclameaqui.com.br (negociação direta entre as partes, mediada por uma empresa privada) do que no próprio Procon (esfera administrativa) ou no Judiciário (muito mais demorado e oneroso para ambas as partes).

Desde o Iluminismo, a Justiça foi-se fortalecendo até obter status de religião, tanto que os tribunais parecem igrejas imponentes. Acredito que já digerimos por completo o Contrato Social de Russeau, agora temos de ir adiante. A democracia através do sufrágio já não é novidade e muito menos um tabu. A sociedade anseia por formas mais dinâmicas de participação e de solução dos conflitos.

As publicações que não primarem pela ética estarão fadadas ao fracasso, não pela força da lei, mas simplesmente porque o mundo está muito mais interconectado e um deslize moral tem repercussões muito maiores, simplesmente porque não existe mais o monopólio dos meios de comunicação. Alguém fica sabendo das novidades da fotografia através da Fotografe Melhor? Esta é apenas mais uma fonte de informação, secundária por sinal. A internet é uma fonte muito mais rica, mesmo para notícias do cotidiano.
Francisco Amorim
Porto Alegre - RS


rafaelfrota

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 250
  • Sexo: Masculino
  • "Toda a arte é absolutamente inútil" (O. Wilde)
    • http://www.rafaelfrota.com
Resposta #43 Online: 30 de Setembro de 2009, 14:46:58
Olha, com a mais profunda franqueza, isso é de uma bobagem e de uma falta do que fazer tão grande, mas tão grande, que eu juro que fiquei com vergonha da proposta.
Isso já passa do atentado à expressão para ser um atentado à inteligência humana. Por causa de uma parcela imbecil da população, todos perdem. É como aquele coleguinha de sala de aula que faz bagunça e a professora bota toda a turma pra ficar de castigo. Estão querendo nivelar a humanidade por baixo.
Até porque se for pensar em advertir alguma coisa, tem assuntos muito mais sérios para serem resolvidos antes. Vão colocar também legendas nos filmes para que pessoas não atirem nas outras dentro de um colégio, como aconteceu em Columbine? Vão colocar legendas dizendo que você, ao contrário do super homem, não pode voar (sim, porque eu conheço pelo menos 4 que se quebraram tentando)? Tem tanta coisa pra ser tratada antes: sexo, violência, drogas...vão encher o saco justamente do photoshop?
Sim, é justo conscintizar essa parcela de pessoas que sofre de anorexia, mas os culpados não são os fotógrafos. Se estão tão preocupados, porque o governo francês não pega a verba publica para criar campanhas e veicular nos meios de comunicação? Criem programas de ajuda, palestras, filmes educativos. Mas usar o poder do estado para punir quem não tem nada a ver com isso é fascismo.
A fotografia também é uma máquina de ilusão, assim como qualquer mídia. O cara que se dignifica a comprar uma playboy quer ver aquilo. Não interessa se é real ou não. Ele precisa dese momento de ilusão, assim como quando vamos ver pessoas salvando o planeta ou explodindo carros no cinema.
Repito aqui a excelente colocação do Thiago "as pessoas querem colocar a culpa dos próprios problemas nos outros". Os pais que se virem e prestem atenção na educação e principalemnte no desenvolvimento intelectual dos filhos, para que ninguém tenha que pagar por isso, a não ser eles mesmos.
E digo mais, se essa moda pegar, quero legendas nos filmes do John Holmes me conscientizando que eu jamais terei um bilau daquele tamanho!:aua:



Esta imagem foi alterada com software gráfico. Passar ferro em si mesmo pode trazer consequências sérias



Formel

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.189
  • Sexo: Masculino
    • Formel Fotografia
Resposta #44 Online: 30 de Setembro de 2009, 15:07:59
Pombas Rafael! Como vc coloca uma imagens dessas aqui? Queimei minha barriga, não li a legenda! Da próxima vez coloca um aviso mais legível.