Enquete

Qual autor apresentou a melhor imagem dentro do tema proposto?

Byllauck
20 (50%)
Malicky
20 (50%)

Votos Totais: 40

enquete encerrada: 08 de Outubro de 2009, 00:15:18

Autor Tópico: [COMBATE] Regra dos Terços SEM Profundidade de Campo  (Lida 6153 vezes)

Byllauck

  • Trade Count: (7)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 388
  • Sexo: Masculino
  • Fotografia de Casamento
    • CA Fotografia
Resposta #15 Online: 03 de Outubro de 2009, 00:30:20
Caraca, não quero ser chato não, mas será que TODA foto precisa mostrar alguma coisa? Toda foto precisa ter um sentido, uma explicação, um propósito? Uma foto é uma foto. E ponto. Tiramos fotos por inúmeros motivos, porque achamos a luz bonita, gostamos das formas das coisas, enfim.
Não faz sentido ficar perguntando "Qual é o sentido da foto?" " O que você quer mostrar com a foto?"
Eu acho que o bonito da fotografia é que a foto está lá, para todos verem e interpretarem como bem entenderem. Pois por mais que a foto fale por si só, que mostre claramente algum tema, cada um vai interpreta-la de uma maneira diferente.
Sinceramente, alguns falaram que não entenderam o que a foto do Malicky quer passar, mas e a outra foto (Nada pessoal, Byllauck! ;) ) O que ela quer mostrar?

Olha... uma coisa aprendi... ser fotógrafo não é ter uma câmera, mirar e só apertar o botão...... ser fotógrafo é colocar na mesma mira da lente, o coração! Isso são palavras de Cartier Breson. Infelizmente percebemos que vc não ama o que faz e não faz com o coração. SIM, toda foto tem que ter um sentido... não precisa ser lógico.... o sentido da foto do Malick simplesmente foi que ele estava lendo as perguntas que faziam na hora do desafio, cansou, desceu o prédio e fez a foto para a disputa... simplesmente... foi o que me contou! Cada um sim, pode interpretar da maneira que lhe convém... mas quando nao há interpretação, buscamos a observação do autor. Minha imagem foi criada exatamente no tema da disputa, pois na faculdade precisei apresentar uma imagem nesse tema.... com uma lente 50mm.... restritissimo... tenho outras, mas a que mais me conquistou foi essa, pela beleza e força do simbolo da Mercedes... e em desfoque, o farol do carro.... que é um contesto maravilhoso dele. Se eu estivesse com minha 17mm, a foto seria outra, mas no mesmo tema. Vc olha o símbolo e identifica o que é de cara.... não precisa ter foto e nada escrito do carro para saber o que é o objeto.
www.cafotografia.com

Chrístopher Alisson
Tecnólogo em Fotografia


Byllauck

  • Trade Count: (7)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 388
  • Sexo: Masculino
  • Fotografia de Casamento
    • CA Fotografia
Resposta #16 Online: 03 de Outubro de 2009, 00:32:20
A foto do Malicki, não comentei, mas ficou estremamente criativa.... o cara tem cada foto que, da pra ficar de boca aberta.... o cara PENSA fotografia.
www.cafotografia.com

Chrístopher Alisson
Tecnólogo em Fotografia


GuiCastro

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.555
  • Sexo: Masculino
Resposta #17 Online: 03 de Outubro de 2009, 09:11:18
Eu não havia pensado que poderia ser com uma Tilt and Shift, isso faz bastante sentido.

Quanto ao que o Alberto falou, eu sempre acho que uma foto tem que fazer sentido, nem que seja somente para o fotógrafo, por isso eu perguntei, para poder tentar entender o que ele pensou na hora que apertou o obturador. Nem que fosse: ah, eu achei bonito. E foi exatamente o que ele falou.

Bom, bonita por bonita eu fiquei com a Byllauck, que além de bonita faz sentido e ainda nos faz lembrar da obra de arte que são os carros da MB.

A do Maliky ficou muito bonita também, a distorção que essa lente gerou foi única, e ele usou muito bem. Eu só perguntei pra saber se além de bonita, ele queria dizer mais alguma coisa com a foto =]


wirian

  • Trade Count: (5)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 442
  • Sexo: Masculino
Resposta #18 Online: 03 de Outubro de 2009, 13:23:14
"Sem profundidade de campo", beleza; mas "Regra dos Terços"... vou ter que estudar um pouco antes de opinar...  :ponder:

Boas fotos!
Cabe a mim a construção daquilo que me é peculiar


zequinao

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 134
Resposta #19 Online: 03 de Outubro de 2009, 15:04:58
Sinceramente, não vi nada que me chamasse a atenção em nenhuma das fotos. Talvez seja pelo fato de que meu gosto fotográfico seja um tanto quanto diferente a dos autores deste combate!

Porém, meu foto vai pro Malicky pelo desfoque que eu ainda tô tentando entender!


almeida.neto

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 756
  • Sexo: Masculino
  • Estudando... Clicando... Analisando.. Estudando...
Resposta #20 Online: 04 de Outubro de 2009, 17:57:50
Olha... uma coisa aprendi... ser fotógrafo não é ter uma câmera, mirar e só apertar o botão...... ser fotógrafo é colocar na mesma mira da lente, o coração! Isso são palavras de Cartier Breson. Infelizmente percebemos que vc não ama o que faz e não faz com o coração. SIM, toda foto tem que ter um sentido... não precisa ser lógico.... o sentido da foto do Malick simplesmente foi que ele estava lendo as perguntas que faziam na hora do desafio, cansou, desceu o prédio e fez a foto para a disputa... simplesmente... foi o que me contou! Cada um sim, pode interpretar da maneira que lhe convém... mas quando nao há interpretação, buscamos a observação do autor. Minha imagem foi criada exatamente no tema da disputa, pois na faculdade precisei apresentar uma imagem nesse tema.... com uma lente 50mm.... restritissimo... tenho outras, mas a que mais me conquistou foi essa, pela beleza e força do simbolo da Mercedes... e em desfoque, o farol do carro.... que é um contesto maravilhoso dele. Se eu estivesse com minha 17mm, a foto seria outra, mas no mesmo tema. Vc olha o símbolo e identifica o que é de cara.... não precisa ter foto e nada escrito do carro para saber o que é o objeto.

     Concordo em gênero, número e grau. TODA foto tem que um significado. Nem que seja somente para quem a fez. Se não fosse assim, poderíamos dispensar o viewfinder. O Malick tem fotos maravilhosas que admiro bastante. Nesse caso ele apenas estava testando a lente. Mas ele poderia ter explicado como funciona essa lente TS (Tilt and Shift) como pesquisou o Guilerme. Não custava nada. Meu voto vai pro Byllauck nesse caso por achar a foto dele mais dentro do tema. Quando vi a foto aconteceu exatamente o que ele comentou acima.

[]'s

Almeida Neto
Natal/RN
Sony DSC-H9
Nikon D-7100 /Nikon D-40/Nikkor 18-55mm 1:3,5-5,6G/ Nikkor 18-135mm 1:3,5-5,6G / Nikkor 70-300mm 1:4-5,6G / Nikkor 50mm 1:1,8D
Twitter: @almeidanetontl Instagram: @almeidaneto


Malicky

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.411
  • lembre-se: Só Jesus salva, o homem faz backup! ;)
    • Malicky Photo
Resposta #21 Online: 04 de Outubro de 2009, 22:18:00
     Concordo em gênero, número e grau. TODA foto tem que um significado. Nem que seja somente para quem a fez. Se não fosse assim, poderíamos dispensar o viewfinder. O Malick tem fotos maravilhosas que admiro bastante. Nesse caso ele apenas estava testando a lente. Mas ele poderia ter explicado como funciona essa lente TS (Tilt and Shift) como pesquisou o Guilerme. Não custava nada. Meu voto vai pro Byllauck nesse caso por achar a foto dele mais dentro do tema. Quando vi a foto aconteceu exatamente o que ele comentou acima.

[]'s

Almeida Neto


Eu postei link sobre a lente..nao estava testando a lente nao tenho ela a tempo...fiz a foto por que quis..e entrada do meu ap as caixas do correio a foto eu uma das 12 fotos que fiz da minha saida de casa ate a maquina de cigarro  :ok: pronoto povo feliz agora que sabe por que da foto  :D ;) :ok:


albertgr

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.038
    • http://www.flickr.com/photos/alberto_gr
Resposta #22 Online: 05 de Outubro de 2009, 14:31:12
Olha... uma coisa aprendi... ser fotógrafo não é ter uma câmera, mirar e só apertar o botão...... ser fotógrafo é colocar na mesma mira da lente, o coração! Isso são palavras de Cartier Breson. Infelizmente percebemos que vc não ama o que faz e não faz com o coração.

Você pode não concordar com o que eu disse, mas daí a falar que eu não amo o que faço e não o faço com o coração já é viagem. E o pior de tudo é ouvir isso de uma pessoa que nem me conhece. Não é só parafraseando o Cartier Bresson que você vai me convencer de algo e dizer que eu não amo o que faço. Eu não disse  nada sobre você ou desmereci o que você faz, mas garanto que você não ficaria feliz se eu o fizesse. Então amigo, meça mais suas palavras. E outra coisa, sendo você o único a dizer isso não diga "percebemos", pois quem disse foi você.

SIM, toda foto tem que ter um sentido... não precisa ser lógico.... o sentido da foto do Malick simplesmente foi que ele estava lendo as perguntas que faziam na hora do desafio, cansou, desceu o prédio e fez a foto para a disputa... simplesmente... foi o que me contou! Cada um sim, pode interpretar da maneira que lhe convém... mas quando nao há interpretação, buscamos a observação do autor. Minha imagem foi criada exatamente no tema da disputa, pois na faculdade precisei apresentar uma imagem nesse tema.... com uma lente 50mm.... restritissimo... tenho outras, mas a que mais me conquistou foi essa, pela beleza e força do simbolo da Mercedes... e em desfoque, o farol do carro.... que é um contesto maravilhoso dele. Se eu estivesse com minha 17mm, a foto seria outra, mas no mesmo tema. Vc olha o símbolo e identifica o que é de cara.... não precisa ter foto e nada escrito do carro para saber o que é o objeto.

O que eu quis dizer é que as pessoas ficam procurando coisas onde não tem, e sempre a solução mais fácil é perguntar pro autor. Isso porque estamos em um fórum. Imagine se todos fossem perguntar ao Cartier Bresson o sentido de uma foto dele. Acho que a graça da fotografia é ver como uma foto pode gerar diversas interpretações, de acordo com a "base" de conhecimentos de cada um. Eu também não sei o que o Malicky quis dizer com a foto. Mas ao olhá-la, eu vi que a luz estava interessante, que ele compôs de um jeito diferente, ainda usando foco seletivo. Por isso não sei porque ficam perguntando o que ele quis dizer com ela. Ele não quis dizer nada, como ele próprio disse no post acima, ele fez a foto porque quis, porque estava saindo pra comprar cigarros, viu a cena e fotografou. Cada um que interprete do jeito que quiser. A sua foto digo o mesmo. Eu duvido que todos que tenham visto ela tiveram a mesma interpretação e a mesma idéia que você teve ao fazê-la. Com a sua explicação eu compreendo melhor o que você quis retratar, mas ao mesmo tempo isso limita, pois todos que lerem sua resposta e olharem pra foto vão ficar com essa idéia, isso não dá margem pra interpretações diferentes, mas enfim. Eu por exemplo não entendi a foto a princípio, pois pra mim o símbolo da Mercedes não tem força e beleza. Pra mim é simplesmente uma marca de carro, ele não traz nada. E é sobre isso que eu estou falando, de acordo com a minha base de conhecimentos eu não vi nada nessa foto.

Quanto ao que o Alberto falou, eu sempre acho que uma foto tem que fazer sentido, nem que seja somente para o fotógrafo, por isso eu perguntei, para poder tentar entender o que ele pensou na hora que apertou o obturador. Nem que fosse: ah, eu achei bonito. E foi exatamente o que ele falou.


Mas o que muda na sua interpretação sobre a foto depois de o Malicky dizer que ele a tirou pois achou bonito? No que isso influencia na sua leitura da foto?

Explicar como?eu nao quero dizer nada  :ok:..o desfoque foi a lente TS ;)

Como o próprio Malicky diz, ele não quis dizer NADA com a foto. Só tirou e pronto. Isso é o que eu quero dizer. As pessoas tentam achar explicações poéticas pras fotos que as vezes não existem. As pessoas tiram fotos por inúmeros motivos. Porque gostam da luz, da forma das coisas, ou porque sentiram vontade de clicar aquilo.
Um grande fotógrafo dizia: "Eu fotografo pois eu gosto de ver o jeito como as coisas ficam em uma foto". Acho que qualquer que seja o motivo pra fotografar alguma coisa é válido. Só acho que não precisa ter um sentido especial. Claro que tem um sentido. Mas pro fotógrafo, e passar esse sentido, essa intenção exatamente como o fotógrafo pensou é que é o grande desafio.
« Última modificação: 05 de Outubro de 2009, 14:37:27 por albertgr »
"Film is not dead, it just smells funny."



Byllauck

  • Trade Count: (7)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 388
  • Sexo: Masculino
  • Fotografia de Casamento
    • CA Fotografia
Resposta #23 Online: 06 de Outubro de 2009, 00:53:43
Cara.... me recuso a ler tudo isso!!!! Que que isso!!!
www.cafotografia.com

Chrístopher Alisson
Tecnólogo em Fotografia


GuiCastro

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.555
  • Sexo: Masculino
Resposta #24 Online: 06 de Outubro de 2009, 01:53:02
Mas o que muda na sua interpretação sobre a foto depois de o Malicky dizer que ele a tirou pois achou bonito? No que isso influencia na sua leitura da foto?

Não muda nada, eu só perguntei pra saber se ele tinha algo em mente. Curiosidade apenas. Como ele disse que achou bonito e tirou a foto, me dei por satisfeito.


albertgr

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.038
    • http://www.flickr.com/photos/alberto_gr
Resposta #25 Online: 06 de Outubro de 2009, 14:08:28
Cara.... me recuso a ler tudo isso!!!! Que que isso!!!

Bom, sem comentários, se você não quer ler, problema seu. Mas se você não consegue ler um texto de 15 linhas acho melhor desistir de participar de um fórum... Afinal você vem, fala um monte e não se dá nem ao trabalho de ler minha resposta?

Não muda nada, eu só perguntei pra saber se ele tinha algo em mente. Curiosidade apenas. Como ele disse que achou bonito e tirou a foto, me dei por satisfeito.

Gui, por favor, não leve a mal o que eu disse. O que eu estou tentando fazer é criar uma discussão interessante sobre esse negócio da leitura e interpretação da foto, mas se todo mundo levar pro pessoal fica difícil...
Eu acho que são duas leituras diferentes que devem ser feitas. Acho que a primeira e pra mim mais importante é ler a foto de acordo com o que você vê. Pois foi isso que o fotógrafo fez, toda a idéia dele está ali, em forma de foto, e cabe a você tirar uma interpretação disso. Senão as fotos já viriam com legendas certo?
Mas existe essa segunda leitura, que é a de saber o que o fotógrafo pensou. Mas se ele precisa explicar, a foto perde certo sentido. Vira um trabalho conjunto, a foto somada à explicação. Imagine se em todas as exposições e livros de fotografia houvessem pequenos quadros explicando cada foto. Perderia um pouco a graça não?

Abraços

Alberto


"Film is not dead, it just smells funny."



GuiCastro

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.555
  • Sexo: Masculino
Resposta #26 Online: 06 de Outubro de 2009, 17:02:45
Gui, por favor, não leve a mal o que eu disse. O que eu estou tentando fazer é criar uma discussão interessante sobre esse negócio da leitura e interpretação da foto, mas se todo mundo levar pro pessoal fica difícil...
Eu acho que são duas leituras diferentes que devem ser feitas. Acho que a primeira e pra mim mais importante é ler a foto de acordo com o que você vê. Pois foi isso que o fotógrafo fez, toda a idéia dele está ali, em forma de foto, e cabe a você tirar uma interpretação disso. Senão as fotos já viriam com legendas certo?
Mas existe essa segunda leitura, que é a de saber o que o fotógrafo pensou. Mas se ele precisa explicar, a foto perde certo sentido. Vira um trabalho conjunto, a foto somada à explicação. Imagine se em todas as exposições e livros de fotografia houvessem pequenos quadros explicando cada foto. Perderia um pouco a graça não?

Abraços

Alberto




Eu não levei a mal não, fica "sussa"! Uma discussão saudável é sempre boa.

Entendi o que você disse e concordo. Mas é que tem fotos que tem algum sentido mais óbvio, que o cara faz para ter algum sentido e nós conseguimos "sacar" a idéia. Eu só pensei que ele quis passar alguma coisa com essa foto e que eu não entendi. Talvez seja puro amadorismo meu, talvez eu nem devesse ter perguntado mesmo.
« Última modificação: 06 de Outubro de 2009, 17:03:37 por GuiCastro »


Byllauck

  • Trade Count: (7)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 388
  • Sexo: Masculino
  • Fotografia de Casamento
    • CA Fotografia
Resposta #27 Online: 07 de Outubro de 2009, 23:54:09
Bom, sem comentários, se você não quer ler, problema seu. Mas se você não consegue ler um texto de 15 linhas acho melhor desistir de participar de um fórum... Afinal você vem, fala um monte e não se dá nem ao trabalho de ler minha resposta?

Sempre leio!!! Mas na correria da semana, impossivel!!!! A hora que sussegar, leio e replico.

Abraços
www.cafotografia.com

Chrístopher Alisson
Tecnólogo em Fotografia