Autor Tópico: Cabeça de tripé Manfrotto 488RC0 ou 488RC2  (Lida 3032 vezes)

robertofranco

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 7
Online: 13 de Outubro de 2009, 17:21:09
Amigos, essas duas cabeças tem o mesmo preço e gostaria de saber qual é a melhor opção para encaixar no 055xprob. Ia comprar a 488RC2, mas prefiro trocar uma idéia com vocês antes! abraço.


André Sena

  • SysOp
  • Trade Count: (32)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.866
  • Sexo: Masculino
  • café & fotografia
Resposta #1 Online: 13 de Outubro de 2009, 21:03:05
Olá!

Em termos de movimento e capacidade de carga é a mesma cabeça.

A diferença é o plate utilizado.

Vamos lá:
 
488 RC0: 13,4 cm (altura) - 0,83 Kg (peso) -  8 Kg (carga) - pan 360 graus - tilt -90 e +90 graus
488 RC2: 10,8 cm (altura) - 0,67 Kg (peso) -  8 Kg (carga) - pan 360 graus - tilt -90 e +90 graus

RC0 - plate hexagonal


RC2 - plate retangular


Observe que em ambos os casos existe uma segunda trava p/ evitar que o plate solte do engate.
A RC0 possui um nível de bolha na mesma plataforma de engate do plate, permitindo nivelar a câmera p/ panorâmicas. Algumas câmeras novas já possuem este recurso embutido chamado de virtual horizon.

Outros utilizam este acessório, para ser encaixado na sapata do flash:


Fiquei com a mesma dúvida na época.

Normalmente os plates mais largos são empregados em câmeras maiores, médio formato, por exemplo. Acabam usando o RC0 ou RC4 para melhor distribuição do peso.

Eu pessoalmente optei pela 488RC2 (que é a cabeça que uso atualmente) pelo conjunto ficar mais leve. Até hoje não tive problemas.

[]'s
André Sena
https://linktr.ee/andresena

31/03 - Dia Mundial do Backup - Não deixe para amanhã o backup de hoje.
Lembre-se: A questão não é SE o disco rígido (HD) vai falhar e sim QUANDO vai falhar.


robertofranco

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 7
Resposta #2 Online: 13 de Outubro de 2009, 23:07:57
Vou optar pela RC2 mesmo! Tenho esse nível de bolha para encaixe no hot shoe. Tudo o que li na net, dizia muito sobre o peso mesmo da camera que iria ser encaixada. Comprei um Manfroto 055XPROB e uma cabeça panorâmica Nodal Ninja (pensando em vender), devia ter comprado a ballhead antes! MAis de qqr forma obrigado pela dica!