Autor Tópico: Paraty - Yashica Mat 124B + Tri-X 400 - Parte 1  (Lida 4385 vezes)

albertgr

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.038
    • http://www.flickr.com/photos/alberto_gr
Online: 01 de Outubro de 2009, 16:51:06
E aí pessoal! Bom, eu pretendia fazer as fotos de Paraty com a Rolleiflex. Eu estava super feliz com a câmera, mas nem tudo são rosas. Quando fui colocar o 1o filme, ainda aqui em SP, percebi que ela não travava o obturador, então fui girando a manivela até passar o filme inteiro. Não dava pra fotografar.
Por sorte, um dia antes chegou pelo correio uma Yashica Mat 124B que eu comprei no ML. A câmera chegou perfeita, sem um arranhão e funcionando perfeitamente. Resultado, levei a Yashica, que também me rendeu ótimas fotos! Fiquei muito satisfeito com o resultado, e curti demais fotografar com TLR.
As fotos são todas de Paraty, no fim de semana passado, do Paraty em Foco.
Fotografei com Tri-X 400. Esse filme é uma beleza, tem uma latitude absurda e um contraste muito bonito. Fiquei muito feliz pois foi a primeira vez que fotografei sem fotômetro. Fui no Sunny 16 mesmo e não é que deu certo?!  :D Dá uma alegria de ver que as fotos saíram sem eu precisar de um fotômetro!
Enfim, chega de papo e vamos às fotos:
Photoshop só Levels, Curves, Dodge e Burn.

1.


2.


3.


4.


5.


6.


7.


8.


9.


10.


Não deixem de comentar! Críticas e comentários são sempre bem vindos! :ok:

Abraços
Alberto
« Última modificação: 01 de Outubro de 2009, 17:13:27 por albertgr »
"Film is not dead, it just smells funny."



Malicky

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.411
  • lembre-se: Só Jesus salva, o homem faz backup! ;)
    • Malicky Photo
Resposta #1 Online: 01 de Outubro de 2009, 17:04:17
Muito boas  :ok: somente a 3 eu achei estranho olhe ao redor da folha da plameira e na parade :ponder:


albertgr

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.038
    • http://www.flickr.com/photos/alberto_gr
Resposta #2 Online: 01 de Outubro de 2009, 17:14:26
Muito boas  :ok: somente a 3 eu achei estranho olhe ao redor da folha da plameira e na parade :ponder:

Putz, isso foi caca no Dodge/Burn. Refiz a edição com mais cuidado e já mudei lá em cima!
Melhorou?
"Film is not dead, it just smells funny."



marciotoledo

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 11
  • Sexo: Masculino
    • Marcio Toledo
Resposta #3 Online: 01 de Outubro de 2009, 18:05:07
Lindas imagens, uma vez brinquei com Tri-X 400 em uma Nikon FM-10, algumas fotos podem ser encontradas aqui:
http://www.flickr.com/photos/mtcreativestudio/sets/72157622496438004/

Adorei a #2 e o retrato da #10.

[]s
Marcio Toledo
www.marciotoledo.com
(11) 7463-7990


GutoVilaça

  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.321
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 01 de Outubro de 2009, 20:51:34
Alberto;

Gostei muito das fotos a exemplo da 6 e 7. Teu autoretrato ficou muito legal também. Como sou fã de retratos de pessoas em PB e espontâneos, principalmente quando mostram expressões marcantes, favorito a última foto. Ficou muito bacana. Tecnicamente acho que foi a melhor também.

Abs
VAMOS ESTUDAR MAIS FOTOGRAFIA ANTES DE CRITICAR UMA FOTO ALHEIA. VAMOS CRITICAR SE O AUTOR PEDIR. SE VAMOS CRITICAR E COMENTAR, VAMOS FAZER COM SABEDORIA, COM EMBASAMENTO E DE MODO QUE SEJA ALGO CONSTRUTIVO. NÃO APELE SE O AUTOR DAS FOTOS REBATER ÀS CRÍTICAS AFINAL ISSO É DIREITO DELE. VAMOS DÁ BONS EXEMPLOS COM NOSSAS FOTOS POIS SÓ FICAR CRITICANDO FOTOS DOS OUTROS NÃO FAZ DA GENTE UM BOM FOTÓGRAFO.  VAMOS FOTOGRAFAR MAIS E CORNETAR MENOS!!!


CMKILL

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 718
  • Sexo: Masculino
    • Carlos Kill Fotografia
Resposta #5 Online: 01 de Outubro de 2009, 22:46:18
Taí, gostei!

Parecem fotos de ilustração de livro.

Parabéns!


Malicky

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.411
  • lembre-se: Só Jesus salva, o homem faz backup! ;)
    • Malicky Photo
Resposta #6 Online: 02 de Outubro de 2009, 00:20:39
Putz, isso foi caca no Dodge/Burn. Refiz a edição com mais cuidado e já mudei lá em cima!
Melhorou?

 :) eh sumiu fico bom agora  :ok: desculpe a xatissi


Paulo Machado

  • Trade Count: (6)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.016
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 02 de Outubro de 2009, 12:59:03
Alberto, as fotos estão muito legais, a última se destaca.
When words become unclear, I shall focus with photographs. When images become inadequate, I shall be content with silent.  - Ansel Adams


awern

  • Trade Count: (3)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 167
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 02 de Outubro de 2009, 13:32:46
Parabens! Otimas fotos, realmente é algo especial quando voce usa um filme. Belo contraste. 1, 5 e 10 são minhas favoritas.
Anton Werner


albertgr

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.038
    • http://www.flickr.com/photos/alberto_gr
Resposta #9 Online: 02 de Outubro de 2009, 14:44:31
Lindas imagens, uma vez brinquei com Tri-X 400 em uma Nikon FM-10, algumas fotos podem ser encontradas aqui:
http://www.flickr.com/photos/mtcreativestudio/sets/72157622496438004/

Adorei a #2 e o retrato da #10.

[]s

Valeu, Marcio! Lindas as tuas fotos do Flickr também! Estou começando a gostar bastante do Tri-X! Esse contraste dele é lindo demais! Além da latitude estupenda... Estou até pensando em comprar uma lata pra 35mm.

Alberto;

Gostei muito das fotos a exemplo da 6 e 7. Teu autoretrato ficou muito legal também. Como sou fã de retratos de pessoas em PB e espontâneos, principalmente quando mostram expressões marcantes, favorito a última foto. Ficou muito bacana. Tecnicamente acho que foi a melhor também.

Abs

Valeu Guto! Essa Yashica é uma beleza, entendi porque você fala tão bem dela! A foto 6 foi bem despretensiosa, estava vendo uma exposição do Thomaz Farkas no 1o andar de uma casa e vi que tinha uma porta entreaberta pra varanda que tinha essa grade. Aí coloquei a câmera na abertura da porta e tirei a foto. Ajudou bastante estar com a TLR nessa hora...
A do retrato também me marcou. Esse senhor faz Heliogravuras, um trabalho maravilhoso, depois posto um tópico sobre isso. Eu estava tirando fotos com a Yashica por Paraty e justo na hora que eu cheguei na casa dele o filme acabou. E estava entrando uma luz linda pela porta. Então fiquei lá um tempo, conversei com ele e fui embora. Voltei pro hotel, almocei, peguei o outro rolo de Tri-X e saí de novo pra fotografar. Reservei as 2 últimas chapas pra tirar uma foto dele, se eu conseguisse, pois o sol já tinha baixado bastante e eu não sabia se iria conseguir aquela luz que eu tinha visto mais cedo. Então fui tentar a sorte, cheguei lá, ele estava mostrando o livro dele para outras pessoas. Pra minha felicidade a luz ainda estava entrando, agora mais suavemente pela porta. Pedi pra fotografá-lo, ele concordou e tirei 2 fotos enquanto ele estava absorto em mostrar seu trabalho. E é impressionante como é mais fácil tirar um retrato com TLR, a pessoa fica bem menos "intimidada", a relação é bem mais fácil.
Essa ficou bem legal, mas a outra não tão boa, pois ele levantou o braço e acho que bloqueou um pouco de luz. Vou colocá-la aqui daqui a pouco.
Valeu!

Taí, gostei!

Parecem fotos de ilustração de livro.

Parabéns!

Obrigado CMKILL!  :ok:

:) eh sumiu fico bom agora  :ok: desculpe a xatissi

Magina, Malicky! Pelo contrário, foi bom você ter me dito porque assim eu deixo de ser preguiçoso e faço as coisas com mais calma! :aua: Realmente tava uma caca aquilo  :hysterical:


"Film is not dead, it just smells funny."



albertgr

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.038
    • http://www.flickr.com/photos/alberto_gr
Resposta #10 Online: 02 de Outubro de 2009, 14:46:57
Alberto, as fotos estão muito legais, a última se destaca.


Valeu, Paulo!  :ok: :ok:

Parabens! Otimas fotos, realmente é algo especial quando voce usa um filme. Belo contraste. 1, 5 e 10 são minhas favoritas.

Obrigado Awern! De fato, é um outro "ritual" usar filme. Desde tirar as fotos, até esperar a revelação, e finalmente ver o resultado! Além do próprio filme, o grão, os tons, a latitude. É uma delícia. E realmente esse tri-x tem um contraste maravilhoso!
Valeu os comentários!
"Film is not dead, it just smells funny."



albertgr

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.038
    • http://www.flickr.com/photos/alberto_gr
Resposta #11 Online: 02 de Outubro de 2009, 16:48:31
As últimas 2 chapas do filme:

O outro retrato do Patrick:


Igreja da Matriz:
"Film is not dead, it just smells funny."



Blasius

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.254
Resposta #12 Online: 02 de Outubro de 2009, 17:14:45
Destaco a 6, 8 e 10! Mas todas ótimas!

Parabéns!

Abraço, Blaisus.  :ok:

Pergunta: mandou revelar aonde?
« Última modificação: 02 de Outubro de 2009, 17:15:11 por Blasius »
Canon Rebel XTi - Canon 6D - Pentax K1000
Críticas são para construir, não destruir... Faça com sabedoria e conhecimento. Aceite e aproveite o melhor. Discutir é crescer!


fabio_yamauti

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.575
  • Sexo: Masculino
  • Santo André - SP
Resposta #13 Online: 03 de Outubro de 2009, 20:15:53
Alberto, que fotos bonitas! Este formato quadrado e a qualidade do PB me encantam.
O retrato ficou fantástico. Muito bom mesmo. Parabéns.  :clap: :worship:
Fotografia Karatê Ecoturismo Geocaching


Marcelo.S.

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.279
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/msafioti/sets/72157618134645270/detail/
Resposta #14 Online: 05 de Outubro de 2009, 16:17:23
A 10 tá 10 :ok:
Deutschland

Flickr