Autor Tópico: olhar fotográfico  (Lida 13060 vezes)

Guilherme Martins

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 237
  • Sexo: Masculino
    • dslr.com.br
Resposta #120 Online: 07 de Outubro de 2009, 15:20:15
Algumas duvidas que tenho:
Quando não existia Slr nem Dslr, não existia "equipamento profissional" fotografico?
Como os fotografos cobriam eventos? :aua:


Douglas

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 96
  • Sexo: Masculino
    • São Paulo Antiga
Resposta #121 Online: 09 de Outubro de 2009, 16:57:51
Guilherme

Equipamento fotográfico profissional sempre existiu. Aliás por muito tempo, até surgirem as "caixinhas da Kodak" a fotografia era basicamente complexa, cara e destinada a profissionais.

A fotografia era algo tão caro e valioso (seja para o fotógrafo, seja para o contratante) que era comum quando alguém perdia uma fotografia, anunciar no jornal "perdeu-se uma photographia na rua tal, quem achar entregar na redação". Você encontra este tipo de anúncio em jornais antigos.

Com o tempo, no século XX a fotografia tomou rumos distintos. Ou você tinha uma câmera simples, para fins amadores (não tão comum como hoje), ou uma câmera profissional. Os fotógrafos basicamente se devidiam em hobbistas (fotoclubistas) e os de ofício.

Na metade do século XX (anos 50) começaram a surgir mais opções de câmeras intermediárias e o segmento começou a se abrir mais, mas o profissional sempre esteve um patamar acima, com um equipamento específico.

O advento do digital fez com que os rumos distintos do passado caminhassem para uma convergência. Câmeras cadas vez mais sofisticadas aproximam  cada vez mais o fotógrafo comum de trabalhos melhores.

Se antes era quase impossível para um amador manipular uma foto, devido aos altos custos de revelação, ampliação etc, hoje isso não acontece mais. Hoje basta uma câmera, um computador e o software editor de imagens (Photoshop, Gimp, iPhoto etc).

Atualmente o fotógrafo "profissional" caminha para se destacar do fotógrafo "não profissional" principalmente pelos seguintes meios:
1 - O Olhar fotográfico ;
2 - O aprimoramento técnico através de cursos e photoshops ;

E claro, o equipamento ainda conta, e muito. Não dá pra comparar uma fullframe com uma tekpix.

Finalizando, uma coisa que me intriga é o termo: fotógrafo profissional.
Para mim, ou você é fotógrafo ou não. Igual médico ou contador... não existe médico profissional e nem contador profissional.

Esta é a minha opinião.

Fazia tempo que não aparecia aqui, vou ver volto com mais frequência.

Abraços
Douglas Nascimento
São Paulo Antiga
----------------------------------------------------


Canon 7D ::Sony NEX-5 :: Sony Alpha 100