Autor Tópico: Canon EOS 300D - Profissional ou amadora?  (Lida 7577 vezes)

Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #30 Online: 06 de Outubro de 2005, 13:23:11
Guto a parte mais legal do seu reciocínio é que vc entende a real necessidade de conhecer essa média, que é diluir seus custos por clique e aprender que clique em digital tbm tem custo.
Se vc gerencia bem esses valores vc não tem que se preocupar se sua câmera vai quebrar com 1000 ou com 30000 disparos, vc sabe que ela dará problema, o custo desse problema já está previsto e a espectativa de quebra (para saber quando vc vai ficar sem o quipamento) tbm está prevista, acho até que os fabricantes deveriam informar isso aos compradores.
Fotógrafos profissionais costumam preferir câmeras de maior durabilidade por diversos motivos, mas de qualquer forma se vc gerencia a durabilidade não tem erro. :)
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Guto Marc

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.447
    • https://reviewdeviagem.com.br
Resposta #31 Online: 06 de Outubro de 2005, 13:28:37
Citar
Guto a parte mais legal do seu reciocínio é que vc entende a real necessidade de conhecer essa média, que é diluir seus custos por clique e aprender que clique em digital tbm tem custo.

 :thmbup:

Ah, outro ponto que esqueci: quanto mais "profissional" for a câmera, mais cara é a troca do obturador tbm ! A troca que custa R$ 600 na XT, chega a uns R$ 1500 na 1Ds MKII. então a conta de clicks x durabilidade x custo é um pouco mais complexa. Mas já serve para dar uma boa idéia, principalmente para quem é fotógrafo metralhadora...rs
Um fotógrafo que só escreve e não mostra suas fotos está na profissão errada


neocosmo

  • Trade Count: (10)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.055
    • http://neocosmo.deviantart.com/
Resposta #32 Online: 06 de Outubro de 2005, 13:57:02
Tenho um amigo que tem uma Xt e se não me engano ele já tirou cerca de 47,000 mil fotos....

E conheço 2 fotógrafos também daqui da minha cidade que possuem uma rebel... um deixa apenas de backup e para complementação, essas coisas... mas se não me engano a câmera já tem uns 18,000 mil disparos (e cerca de 2 anos de vida) e outro que tem uma rebel com mais de 30,000 mil clicks (deve ter uns 6 meses de uso) e tb aparentemente está normal... inclusive está até com aparência de "nova"...

Todas foram compradas pela BH.
Quando derem problema eu aviso.

Ah, Léo, vc chegou a dizer uma vez que tinha um colega seu que tinha 2 XT e ambas deram problema com poucos clicks... vc lembra no que eram estes problemas?
Quanto tempo demora para arrumar o obturador? A mamba arruma isto?
Quando ele trava não dá para tirar foto alguma?
Abraços,

Renato
Renato Ventura - Mococa e Ribeirão Preto/SP[/size]
email: renatoventura@uol.com.br



Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #33 Online: 06 de Outubro de 2005, 14:00:08
Citar
Tenho um amigo que tem uma Xt e se não me engano ele já tirou cerca de 47,000 mil fotos....

E conheço 2 fotógrafos também daqui da minha cidade que possuem uma rebel... um deixa apenas de backup e para complementação, essas coisas... mas se não me engano a câmera já tem uns 18,000 mil disparos (e cerca de 2 anos de vida) e outro que tem uma rebel com mais de 30,000 mil clicks (deve ter uns 6 meses de uso) e tb aparentemente está normal... inclusive está até com aparência de "nova"...

Todas foram compradas pela BH.
Quando derem problema eu aviso.

Ah, Léo, vc chegou a dizer uma vez que tinha um colega seu que tinha 2 XT e ambas deram problema com poucos clicks... vc lembra no que eram estes problemas?
Quanto tempo demora para arrumar o obturador? A mamba arruma isto?
Quando ele trava não dá para tirar foto alguma?
Abraços,

Renato
O problema em ambas foi pino guia do espelho do AF.
Esse é o problema de disparador mais frequente encontrado na 300D e 350D.
A Mamba eu não sei, a Fuji garante o reparo em no máximo 10 dias na linha Pro se a peça estiver disponível no Brasil, esse tipo de peça costuma ter disponível quando é uma câmera de importação regular. :)
 
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Guto Marc

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.447
    • https://reviewdeviagem.com.br
Resposta #34 Online: 06 de Outubro de 2005, 14:06:09
Na reportagemda FM deste mês sobre obturadores, a autorizada da Canon tem um serviço expresso para fotógrafos, que promete a substituição em 24 horas. Não li a reportagem direito, mas deve ter os "porém´s".
Um fotógrafo que só escreve e não mostra suas fotos está na profissão errada


Fravin

  • Trade Count: (6)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 550
    • www.instagram.com/fravin
Resposta #35 Online: 06 de Outubro de 2005, 14:27:45
A minha Rebel quebrou o pino guia com 15mil disparos.

O conserto ficou estimado em 450 reais entregue em 15 dias.

Comprei uma 20D.

100mil disparos, aqui vou eu!!!!!!


Guto Marc

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.447
    • https://reviewdeviagem.com.br
Resposta #36 Online: 06 de Outubro de 2005, 14:33:51
Citar
O conserto ficou estimado em 450 reais


Este preço está mais barato que o comum. Foi na autorizada ou em oficina "genérica" ? O orçamento englobava trocar o conjunto do obturador ou só o pino e outros componentes ?
abraços !
Um fotógrafo que só escreve e não mostra suas fotos está na profissão errada


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #37 Online: 06 de Outubro de 2005, 14:35:59
Citar
Citar
O conserto ficou estimado em 450 reais

Este preço está mais barato que o comum. Foi na autorizada ou em oficina "genérica" ? O orçamento englobava trocar o conjunto do obturador ou só o pino e outros componentes ?
abraços !
Se troca apenas o pino guia fica mais barato mesmo, o problema é que outras peças vão quebrando com o tempo. tem o pino do espelho principal, disparador da cortina, e por ai vai, essas peças tbm sofrem danos com o passar do tempo e custam bem caro.
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Guto Marc

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.447
    • https://reviewdeviagem.com.br
Resposta #38 Online: 06 de Outubro de 2005, 15:06:16
Citar
Se troca apenas o pino guia fica mais barato mesmo, o problema é que outras peças vão quebrando com o tempo

com certeza......aí o barato sai caro, porque além de quebrar logo, ainda terá o gasto com a mão de obra de novo.
Um fotógrafo que só escreve e não mostra suas fotos está na profissão errada


jesieltrevisan

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.655
  • Sexo: Masculino
  • Harmonize-se
Resposta #39 Online: 06 de Outubro de 2005, 17:53:57
Caramba, 30 mil Shots em 6 meses.... vcs sao maniacos...... hehehe

Quantos Shots as compactas amarados tipo as canon serie Axx aguentam ? Ja ouvi falar de 10k, outro falam 8k.
Canon EOS 5D + BG-E4 + Canon EOS Kiss (300D) 
Canon EF 50mm f/1.8 mk I + Canon EF 100mm f/2 + Canon EF 28-70mm  f/3.5~4.5 II + Sigma 18-50mm f/2.8 DC EX  + 430EX II
--
Dúvida sobre as regras do fórum? --> REGRAS GERAIS
Dúvidas gerais? -->FAQ


r.castro

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 23
    • http://rodrigocastro.fotos.net.br
Resposta #40 Online: 06 de Outubro de 2005, 20:42:10
Apesar de não ter notado ninguém falando sobre isso, diria que além da resistência, que tende a ser maior nas semiprofissionais e profissionais, o funcionamento de determinados mecanismos das câmeras pro e semipro  tb é melhor.  

Não sei quanto a XT, mas o mecanismo de autofoco da 300D "erra" muito , o fotômetro é caído (na minha opinião) , entre várias outras pequenas coisas que quando vc vai fotografar algo que exige muito do equipamento (tipo esportes de ação, como futebol)  fazem MUITA diferença mesmo.

A demora (ou delay) entre o pressionar do disparador e o acionamento do obturador tb é diferente. Pra fotografar esportes isso faz TODA a diferença.

Outro exemplo é que normalmente o acesso a determinados ajustes na câmera são mais práticos nas pro e semi-pro. O disco do diafragma que a 300D não tinha é um dos exemplos.

Já fiz futebol de Rebel 300D, e foi uma parada.

Quanto mais a câmera tende a PRO, maior a chance de vc não perder "aquela" foto que resolveria o trabalho que vc tem que entregar. Ah, e vc trabalha mais tranquilo tb.  Pq o volume de coisa boa que fazemos se torna maior na mesma proporção do nível de desempenho do equipamento.

Assim, a questão pende pra "o que acontece se vc não conseguir fazer aquela foto"? Se a resposta for  "me queimo com o cliente ou com o editor", melhor pensar com cuidado em que equipamento vc tá usando.

Quanto mais importante for pra vc garantir um bom resultado do seu ensaio fotográfico, com o menor pânico possível, mais aconselhável se torna trabalhar com câmeras mais pro.


Concluindo: Existem bem mais diferenças entre amadoras, semiprofissionais e profissionais do que apenas durabilidade e resistência.

Falei, falei, mas hj me defendo com uma EOS 10D :)

Mas sinto uma diferença enorme da Rebel 300D.

Abs!
Rodrigo Castro
Fotógrafo
http://rodrigocastro.fotos.net.br


Guto Marc

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.447
    • https://reviewdeviagem.com.br
Resposta #41 Online: 07 de Outubro de 2005, 08:04:01
Citar
Existem bem mais diferenças entre amadoras, semiprofissionais e profissionais do que apenas durabilidade e resistência.

 :thmbup:
Com certeza. Precisão, velocidade, autonomia e recursos podem ser incluídos nesta lista.
 
Um fotógrafo que só escreve e não mostra suas fotos está na profissão errada


Fravin

  • Trade Count: (6)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 550
    • www.instagram.com/fravin
Resposta #42 Online: 07 de Outubro de 2005, 18:33:40
Sinceramente, usei a DRebel durante 13 meses direto, como serviço profissional. Eu cubro eventos e faço produto. Foram mais de 15 mil clicks com ela. Eu usava o firmware da UD, que deixou a camera com muitas funções legais.

Quando deu problema no espelho do autofocus, pensei em consertar e continuar com ela. Por que eu acho que é uma boa camera. A qualidade de imagem é muito boa.... Mas senti de trocar de camera. Comprei uma 20D.

Cara no primeiro disparo eu já notei uma diferença. A DRebel tem o mecanismo de espelho e do obturador um pouco lento. A 20D faz  a coisa toda numa velocidade incrivel. O autofocus da 20D dá show no da rebel tambem. Na Rebel eu não conseguia usar de forma decente os muitos pontos de foco, e usava só o central. Mas na 20D eu não quero outra coisa. Os 9 pontos de foco são muito precisos e é muito mais fácil controlar onde será o foco do que na DRebel. Sensacional...

O disco de controle da abertura é outra coisa que ajudou muito no meu trabalho, mas nem tanto a ponto de ser o motivo de troca.

A construção da 20D é outra coisa que surpreende. Dá uma sensação e firmeza maior. Te dá mais coragem ao usar o equipamento.

Sem dúvida, é outra classe.....