Autor Tópico: [ARTIGO] Os mitos da atividade fotográfica  (Lida 18684 vezes)

marciotoledo

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 11
  • Sexo: Masculino
    • Marcio Toledo
Resposta #15 Online: 30 de Outubro de 2009, 22:29:52
Muito bom o artigo. Adorei a dica de resposta no primeiro mito.
=)
Marcio Toledo
www.marciotoledo.com
(11) 7463-7990


hugo_arruda003

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 656
  • Sexo: Masculino
  • Prefiro não pensar igual a como você pensa!
Resposta #16 Online: 01 de Novembro de 2009, 16:58:49
um artigp ótimo. Gostei bastante do MITO DO CONTROLE, mas todos sao verdadeiros.  :ok:
« Última modificação: 01 de Novembro de 2009, 17:09:54 por hugo_arruda003 »


Branco Melo

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.561
  • Sexo: Masculino
  • O universo é a foto que Deus criou.
Resposta #17 Online: 18 de Março de 2010, 12:27:40
Ao longo de alguns anos, até um certo tempo andava correndo atraz daquela que achava ser a minha melhor foto. Lia tudo que encontrava sobre fotografia, trabalhos de fotografo renomado, materias em revista, enfim me preocupava tanto com isso que esquecia de "viver" o momento da foto. Concordo plenamente com o que disse RFP, " No entanto, a fotografia é muito mais ampla do que isso. Ela começa a ser feita muito antes de se pegar na máquina e termina muito depois."
Sou fotografo social, mas no tempo de folga pego minha camera e saio fotografando o que vejo e depois escolho "a foto". ou seja deixei de me preocupar com o produto final e aproveitar mais o momento.
Muito bom o artigo,parabens
Cameras: Canon 60D, T5i, T3i, Elan 7n; Objetiva: Canon EF 55-250mm, Canon EF 28-135mm macro, Canon EF-S 18-55mm, Sigma EF 28-105mm. Canon 18-55mm; Canon 24-105 USM Is L; Flashs: Canon speedlite 540EZ, Canon speedlite 430EX2, flash yongnuo YN 568ex ii.

 http://www.flickr.com/photos/photografobranco/


fabiotadashi

  • Trade Count: (3)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 130
    • Fabio Tadashi Fotografia
Resposta #18 Online: 18 de Março de 2010, 17:31:09
Realmente, acho que todos tendemos a criar alguns mitos sobre a fotografia! Talvez para valoriza-la... Muito interessante o texto!
Ex fotógrafo profissional!

Atual fotógrafo amador (com muito orgulho!)


rafaelfrota

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 250
  • Sexo: Masculino
  • "Toda a arte é absolutamente inútil" (O. Wilde)
    • http://www.rafaelfrota.com
Resposta #19 Online: 19 de Março de 2010, 01:25:17
Rodrigo, EXCELENTE artigo. Inclusive pressinto uma "parte 2" ou até mesmo a "parte 100", porque de mitos, as atividades artisticas estão cheias.

Parabéns!


MARCELO ANDRADE

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 117
  • Sexo: Masculino
Resposta #20 Online: 22 de Março de 2010, 05:43:25
Muito bacana o texto.
Mas eu vou ser contrário em algumas coisas.Vou começar com um sonoro "DEPENDE"
PQ depende?
Pq depende de como o profissional,amador vê a fotografia
Pq depende do objetivo da foto feita
Depende,depende e depende.Mas vou ser objetivo.

O mito do controle
Essa linha de raciocício onde damos uma "desculpa" de que teríamos que ter uma "retro escavadeira"....não cola mais.O fotógrafo tem q ter no mínimo bom senso e se esforçar um pouco para fazer uma boa foto.Isso é que diferencia A de B.Se um outro fotógrafo,foi no mesmo lugar que vc e fez uma composição bacana sem essa árvore atrapalhando,pq vc tambem não o fez?comodismo?era mais fácil fazer assim e depois explicar?qual era a sua intenção?fazer um mero registro do momento,eternizar o momento ou fazer dessa sua foto uma PINTURA?
E pq a fotografia não pode ser vista como pintura?Aliás,os antigos pintores nada mais eram do que fotógrafos de seu tempo.
Acho que o que ocorre é um filtro muito baixo e uma aceitação enorme de detalhes que comprometem uma foto,mas isso é um opinião minha e não quero com essas minhas linhas causar tumulto.
Ah..é possível SIM controlar TUDO que sai numa foto,em estudio e ate mesmo na natureza,basta ter PACIENCIA e saber o momento certo de clicar.

O mito da originalidade
Não adianta vc ser original se vc não tem como divulgar seu trabalho ou o mais importante,se vc não conhecer aquela pessoa que vai te abrir novas oportunidades,ou seja QI.oO que mais vemos hoje em dia são fotos em midias consagradas muito mal feitas e produzidas,mas com um equipamento de última geração,ou seja o QI funcionou alí.....


Sofra influências,faça releituras mas busque sempre o seu caminho, muitos copiam os outros mas lá no inicio alguem foi diferente e criou o estilo,pq vc não pode ser um desses?Pq é mais difícil?

O mito da foto única

As vezes uma foto boa é resultado de um roupante.Se vc raciocinar muito para fazer algo,vc perde em alguma coisa.
Arte é momento,arte é sensibilidade,arte as vezes é a famosa CAGADA

O mito da foto pronta

A foto é sua obra,trate-a como tal,seja meticuloso e detalhista.

O mito do instante decisivo

O que vc explanou nessa parte foi de encontro com o que disse sobre a “retroescavadeira”. A preparação da foto.
Se vc fez uma foto com uma arvore atrapalhando a composição,vc não se preparou para fotografar e buscou alternativas de até mesmo colocar essa árvore de forma harmoniosa na composição.

Falando em amadorismo e profissionalismo,....acho que esses termos deveriam ser banidos da fotografia.Teriamos queadotar o seguinte,se VC É FOTÓGRAFO OU NÃO.

Já vi muitos profissionais largarem o dedo no obturador com uma modelo PARADA a sua frente e ate mesmo fotografando uma montanha.

Por isso que falo,DEPENDE. Que tipo de foto é o seu objetivo?
Existem certas “regras” de composição que podem e que não podem ser quebradas,pois isso acarreta claramente uma perda da harmonia do conjunto.
Tudo é muito relativo,mas a técnica,o feeling,o timming e o DOM,ainda são os diferenciais em fotografia e ARTE

ABS!! E desculpem se me prolonguei demais ou se falei besteira
 :D
“A câmera não faz diferença nenhuma.
Todas elas gravam o que você está vendo.Mas você precisa VER.”
Ernst Haas


saguena

  • Trade Count: (4)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 180
Resposta #21 Online: 04 de Abril de 2010, 11:58:39
bom artigo concordo  :ok:


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #22 Online: 08 de Abril de 2010, 09:43:28
O mito do controle
Essa linha de raciocício onde damos uma "desculpa" de que teríamos que ter uma "retro escavadeira"....não cola mais.O fotógrafo tem q ter no mínimo bom senso e se esforçar um pouco para fazer uma boa foto.Isso é que diferencia A de B.Se um outro fotógrafo,foi no mesmo lugar que vc e fez uma composição bacana sem essa árvore atrapalhando,pq vc tambem não o fez?comodismo?era mais fácil fazer assim e depois explicar?qual era a sua intenção?fazer um mero registro do momento,eternizar o momento ou fazer dessa sua foto uma PINTURA?
E pq a fotografia não pode ser vista como pintura?Aliás,os antigos pintores nada mais eram do que fotógrafos de seu tempo.
Acho que o que ocorre é um filtro muito baixo e uma aceitação enorme de detalhes que comprometem uma foto,mas isso é um opinião minha e não quero com essas minhas linhas causar tumulto.
Ah..é possível SIM controlar TUDO que sai numa foto,em estudio e ate mesmo na natureza,basta ter PACIENCIA e saber o momento certo de clicar.
Depende da proposta do fotógrafo. Seria um truísmo dizer que em uma foto sempre há aquilo que o fotógrafo aceita fazer parte da descrição. Nesse sentido, tudo o que nela existe é aceito -não controlado. Mas fotografa-se no mundo, e o mundo é mutável. Há certas coisas que não são possíveis controlar sem destruir a cena. Nesse caso, resta ao fotógrafo duas atitudes: incluir os elementos na sua composição ou deixar de fotografar.

Uma segunda questão é que muitos fotógrafos têm uma visão idealizadora em excesso que me parece pobre. Suas fotos tornam-se tão despidas de elementos circunstanciais que ficam falsas, fotos de coisa nenhuma, fotos de uma não-vida. Eu não gosto disso, gosto de fotos de vida, e assim minhas fotos têm os elementos que havia no local, elementos que depõem da realidade da cena, de sua palpabilidade.

Há diversas fotos minhas onde colegas citam garrafas e copos que "atrapalhariam". Para mim não atrapalham, ajudam, pois são parte da circunstância fotografada.

Apenas como exemplo:



Citar
O mito da foto única

As vezes uma foto boa é resultado de um roupante.Se vc raciocinar muito para fazer algo,vc perde em alguma coisa.
Arte é momento,arte é sensibilidade,arte as vezes é a famosa CAGADA

Qualquer macaco faz uma boa foto por sorte. Mas, consistentemente, é preciso entender que não se tira uma foto, se faz uma foto, e havendo uma situação interessante é mais questão de raciocínio do que de agilidade. O raciocínio nada prejudica.


alfarrob

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 317
  • Sexo: Masculino
  • Fotógrafo amador
    • Raios de Sul
Resposta #23 Online: 08 de Abril de 2010, 09:51:55
Tomei a liberdade de colocar aqui:

http://www.forumfotografia.net/index.php?topic=59763.0

Espero ter feito bem :)
Raios de Sul (de Portugal):
www.al-farrob.com

"Cuando pinto, mi objetivo es mostrar lo que he encontrado, y no lo que busco." - Pablo Picasso


brunocw

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 237
Resposta #24 Online: 08 de Abril de 2010, 10:32:04
Parabens pelo texto.


MARCELO ANDRADE

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 117
  • Sexo: Masculino
Resposta #25 Online: 08 de Abril de 2010, 18:37:59
Ivan de Almeida

Por isso que falei "depende"
Vc mostrou claramente o SEU gosto ,e eu claremente mostrei as possibilidades onde tudo é relativo dependendo do objetivo do fotógrafo.
se formos avaliar as fotos EU diria que eu prefiro pensar antes de fazer uma foto e aliar o pensamento a tecnica.Onde podemos sim controla o que vai entrar na foto.
nessas suas fotos abaixo o que incomoda não são as garrafas e o copo,pois eles estão com uma certa harmonia,mesmo que dando um peso maior a esquerda ,o que incomoda e muito é a falta de enquadramento,mas é como eu digo o filtro baixo e achar tudo legal.

e a outra abaixo,foi o excesso de extouro inclusive quebrando a estrutura do azul na toalha.o problema é que alguns não estão prontos para terem suas fotos criticadas.
mas essas são,assim como vc,as MINHAS opiniões.
o problema é aquele que eu sempre falo,excesso de teoricos e falta de praticos.

dê uma camera a um macaco e aguarde as fotos.depois me diga qual ficou boa na SUA opinião.o raciocinio ajuda,a agilidade tambem ,a pratica ajuda demais o que atrapalha são as desculpas.
“A câmera não faz diferença nenhuma.
Todas elas gravam o que você está vendo.Mas você precisa VER.”
Ernst Haas


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #26 Online: 08 de Abril de 2010, 19:14:24

Filtro baixo, no seu entendimento é aquilo que você não entende e que AINDA não faz parte do seu repertório visual, pois nada há de errado na composição de ambas nem no estourado da de baixo. Aliás, a debaixo eu postei exatamente como uma casca de banana para você escorregar, e você escorregou, julgou a foto de tal maneira que mostrou a enorme limitação do seu julgamento. Sua compreensão é muito limitada, e você confunde sua compreensão com parâmetros universais. Faz parte.




MARCELO ANDRADE

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 117
  • Sexo: Masculino
Resposta #27 Online: 08 de Abril de 2010, 19:47:30
Casca de babana....macaco....
o q eu entendo sobre estouro do branco proposital seria apenas estourar por exemplo o ceu como nessa...

mas mantendo a estrutura....
mas quem sabe quando eu deixar de ser fotografo e artista plástico e passar a ser colunista eu entenda o q vc esta querendo forçar e volte rapidamente a ser fotografo e artista plastico...
não te chamei de limitado apenas critiquei uma foto sua e vc "caiu" e vestiu a carapuça como a maioria dos fotografos que se acham e q não gostam de ser contrariados.
A humildade em aceitar estar errado faz bem a todos,mas vc parece que AINDA não esta nessa fase.
"parametros universais seria se eu falasse que vc estourou o branco,mas como é uma foto que o objetivo foi estourar ,esta "claro" isso ,eu nao falei que estava errado,apenas disse que vc abusou do estouro,onde PRA MIM ,vc ERROU,deixando o estouro comprometer outras partes da imagem...mas...um dia hei de ser bom em fotografia e ótimo colunista.
posta mais fotos suas ai...estou ávido por sabedoria
“A câmera não faz diferença nenhuma.
Todas elas gravam o que você está vendo.Mas você precisa VER.”
Ernst Haas


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #28 Online: 08 de Abril de 2010, 19:56:39
Casca de babana....macaco....
o q eu entendo sobre estouro do branco proposital seria apenas estourar por exemplo o ceu como nessa...

mas mantendo a estrutura....
mas quem sabe quando eu deixar de ser fotografo e artista plástico e passar a ser colunista eu entenda o q vc esta querendo forçar e volte rapidamente a ser fotografo e artista plastico...
não te chamei de limitado apenas critiquei uma foto sua e vc "caiu" e vestiu a carapuça como a maioria dos fotografos que se acham e q não gostam de ser contrariados.
A humildade em aceitar estar errado faz bem a todos,mas vc parece que AINDA não esta nessa fase.
"parametros universais seria se eu falasse que vc estourou o branco,mas como é uma foto que o objetivo foi estourar ,esta "claro" isso ,eu nao falei que estava errado,apenas disse que vc abusou do estouro,onde PRA MIM ,vc ERROU,deixando o estouro comprometer outras partes da imagem...mas...um dia hei de ser bom em fotografia e ótimo colunista.
posta mais fotos suas ai...estou ávido por sabedoria

O problema dessa sua foto é que ela é de mau gosto, sem sutilieza, tosca.

Foto ruim, só isso.

Artista plástico é título de desocupado, a menos que o cara viva disso.

Você é só um inculto pretensioso e sem noção, que faz uma fotografia vulgar e cafona, cujo único valor é ser vistosa e colorida. Banalidades coloridas, sem valor nenhum.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #29 Online: 08 de Abril de 2010, 20:26:32
Bem legal