Vamos deixar a defesa de marcas de lado, OK?
Bom, primeiro que prefiro falar em sistemas que em marcas, em se tratando de um padrão. Segundo, não ha necessidade de defender o que não é atacado. Em outros termos, uma crítica respeitosa sempre terá uma resposta respeitosa, se não a aceitação.
O formato é ruim. Mais que ruim, é péssimo.
<coloca babador para o veneno>
Ah, que pena — quando uma boa alma me der uma Haßelblad ou uma Rolleiflex vou recusar porque o formato 1:1 é pior que péssimo…
</tira babador, limpa veneno>
Brincadeira, a boa alma seria muito bem aceita. E a ironia não é uma afirmação disfarçada, é ironizando a afirmação definitiva no que é apenas uma opinião estética, ainda mais na era da pós‐modernidade, por menos que eu concorde com ela.
Porque é ruim? Por razões relativas à percepção humana. Da forma como opera a percepção humana, formatos nos quais o retângulo mantém relações fortes entre seus lados são mais agradáveis, bonitos, enfim, como você quiser chamar.
O que seriam relações fortes? Pergunta sincera, não retórica nem irônica. Pena ser necessário dizê‐lo…
O formato 2:3 é subdivisível em um quadrado mais dois quadrados menores
Em que isso ajuda, especificamente? Na minha imensa inguinorança, não conſigo ver, inda mais que não há simetria.
Pelo contrário, vejo uma relação interessante (que não entendo, só constato) do 4:3 com o 16:9… e um meio‐termo entre o 1:1 com o 3:2, o que facilita o multiformato das Panasonic.
e o terço nele define exatamente um quadrado.
¿Qual terço? De novo na minha inguinoraça sem tamanho, só vejo terços retângulos em 3:2.
O formato quadrado das MF, nem preciso falar.
Para o inguinorante aqui, precisa — ou falar ou dar uma referência que explique…
Já o formato 3:4 não encaixa nenhuma relação forte entre seus lados, daí a dificuldade de usá-lo.
¿Daí… como? Como dificulta?
Pelo menos para quem, como eu, não cropa fotos.
Parece meio radical.
O multiplicador 2 de distância focal é ruim. Porque se quando usamos uma câmera cropada com multiplicador 1,5 o DOF aumenta
Ou seja, depende do tipo de fotografia que se quer. Há quem queira tudo em foco, não por falta de gosto artístico mas pelo tipo de foto que tira.
E, aliás, há lentes Quatro Terços mais velozes (luminosas) que qualquer coisa comparável em outros sistemas… então, as coisas não são tão simples.
Há razões ojetivas para o formato e o multiplicador serem ruins, não é birra minha com a Olympus nem mero "csotume".
Não me preocupo com marca, mas com sistemas — principalmente padrões.