Então Ivan, é que eu acredito que nao existe "formatos melhores e outros piores para a composição" (tratando a composição como uma série de elementos que, dispostos de uma certa maneira dêem um sentido a imagem, e que, caso descolarmos alguns de seus elementos de lugar, alterariamos tambem seu conteudo). Eu acredito que a liguagem eh um sistema de codigos que devem ser emitidos e captados (e são constridos por inferencia e interferencia de inúmeros outros fatores, tal como a cultura) por outras pessoas, princípios da linguagem. Qual é a melhor maneira de se transmitir o conteúdo atravez da imagem? Depende.
Se formos buscar no renascimento, exitiam a melhor maneira, e, para isso desenvolveram-se novos meios de se representar suas idéias (a perspectiva sendo uma das 'criações' mais marcantes do período), contudo, vemos em um andy walhol, a completa oposição ao uso da perspectiva e outras formas que proconizava-se no renascimento (ou até mesmo em vários casos das vanguardas construtivas, que buscavam muitas das idéias de valores 'perenes' do homem, em que se estrutura e compõe de diferentes formas para expressar as idéias que se buscava transmitir. o renascimento abordando questões antropocêntricas; as vanguardas construtivas, almejando a universalização do homem; ou um Warhol que buscava explicitar questões referentes a superficialidade da sociedade contemporanea, do esvaziamento de perspectivas, de uma vida sempre vivida no presente.
Para cada um, marcou-se uma forma de expressão e de composição.
Contudo creio que seja mais facil entendermos isso na música.
É incabivel falarmos que Bach e Beethoven partilhavam do mesmo "melhor formato" para compor.
Tanto que Beethoven trouxe a tona várias outras questões, que fugia a tablatura, e que buscava a explicitação do sentimento do homem (criação do sujeito) atravez da musica, logo, o sentido de sua composição não cabiam mais simplismente a tecnica empregada de dispor de forma primorosa os elementos no papel, mas a forma de como você explicitaria isso, atravez de seu sentimento pelas notas ali dispostas.
Por isso que eu acho que, por exemplo, para fotografar Duchamp, deveriamos talvez sair do formato 2:3 e buscarmos outras proporções que consigam transmitir melhor as ideias que o artista tinha enquanto colocou seu mictório em uma galeria de arte.
Para deixar claro, não aprecio muito, na maioria das vezes,fotos com o formato 3:4 também. Contudo, sei que em dados momentos, fotografias com o formato 3:4 podem compor cenas mais ricas que se optarmos pelo 2:3.
Eu tenho uma apreciação maior por formatos mais horizontais, contudo não sei ao certo porque. No entanto, as vezes imagem quadradas me saltam aos olhos.
(desculpe-me os termos pobres, é que assim achei mais facil de me explicitar)
Bem, é isso.
Pra mim, isso foge à fotografia. É que eu acho que é muito limitador você se restringir e dizer que tem formas melhores ou piores de se comunicar e compor.
O que é melhor? Essa pergunta mais se encontra nesse fórum, e não existem verdades pra isso.
Abraços