Autor Tópico: Rumores de uma Olympus E-5 com sensor Fuji  (Lida 21913 vezes)

Leo Terra

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Online: 05 de Outubro de 2009, 22:31:01
Surgiram rumores de uma nova Olympus E-5. Basicamente um upgrade da E-3, mas rumores recentes dão conta de que esta câmera poderá vir equipada com um sensor Fuji.
Tais rumores possuem fundamentação na renovação da Fuji com o consórcio 4/3 e sua entrada no consórcio do formato Micro 4/3.



Rumores são sempre rumores, mas que esta notícia é inspiradora para os usuários do sistema não se pode negar.
Leo Terra

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Leandro Federsoni

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Resposta #1 Online: 06 de Outubro de 2009, 17:38:10
Uau...isso é muito interssante. Eu nao sei, mas desde quando eu peguei a Nikon D40 com míseros 6Mp até hoje não consegui me empolgar por nenhuma outra imagem, apesar de até aceitar que um ou outro sensor consegue um ISO alto melhor ou um tantinho a mais de latitude.....eu gostaria de ver algo que realmente faça valer a pena a troca do sensor da Sony de 6Mp, principalmete quanto a latitude e uma qualidade por pixel compativel com o q estou acostumado...Quem sabe a Fuji não consiga isso com sensor orgânico que também está rodando os canais de rumores.
« Última modificação: 06 de Outubro de 2009, 17:59:24 por Leandro Federsoni »


Bucephalus

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Resposta #2 Online: 06 de Outubro de 2009, 21:21:51
O que eu tinha ouvido a respeito da Fuji+4/3 é que ela estava preparando uma câmera Micro Four Thirds, na pegada de uma  Pana G1, só que com o sensor Super CCD SR.

Será que o sensor dessa E-5 seria um CMOS convencional ou um Super CCD? E o que vai acontecer com o coitado do Live MOS?


Ivan de Almeida

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Resposta #3 Online: 07 de Outubro de 2009, 09:39:47
A Fuji tem poucas opções. Ela precisa de um mount, pois não pode criar um (não tem força para isso). Porque com o mount ela se beneficia do elenco de lentes disponíveis para ele. Os mounts disponíveis são: Canon, Nikon (que foi sua tentativa com as Sx), Minolta-Sony, Pentax e 4:3/micro4:3. Entre todos esses, o 4:3/micro4:3 é o único aberto. A aliança com a Pentax seria ótima, mas na prática seria equivalente a criar um mount, apenas agora tendo as lentes Pentax como fonte. Mas seria pior do que usar o Nikon, pois a cunha da Nikon é maior, e quando se usa um mont se está limitado a uma sub-cunha.

A Fuji tem uma tecnologia de sensores muito interressante. Pode criar um produto muito atraente, principalmente se posicioná-lo com preço de entrada.

A Olympus seria a grande beneficida com isso, pois se bem examinado ela é a única fornecedora firme de lentes para 4:3 e micro 4:3. A Panasonic depende da Leica, que pode ou não persistir, e as lentes com marca Panasonic ainda precisam ganhar reputação. Ou seja, é um consórcio bastante interessante no qual cada um pode explorar sua melhor característica, formando um conjunto com características fortes. Um tem um sensor bom, outro tem lentes boas, um terceiro tem inovação, etc. É pena o formato 3:4 que é muito chato.


leandrod

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Resposta #4 Online: 07 de Outubro de 2009, 13:35:51
É pena o formato 3:4 que é muito chato.

Nada impede que eventuais câmeras Fuji–Olympus sejam multiaspecto, como o são as Panasonic Micro Quatro Terços.
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Francisco

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Resposta #5 Online: 07 de Outubro de 2009, 15:40:59
Nada impede que eventuais câmeras Fuji–Olympus sejam multiaspecto, como o são as Panasonic Micro Quatro Terços.

As Panasonic micro 4/3 são multiaspecto "digital" ou "real"? Por digital eu quero dizer um crop de software nas imagens, enquanto o real seria um hardware crop no sensor, ou seja, o sensor seria um pouco maior para oferecer imagens em vários aspectos sem grandes perdas de resolução nos diversos formatos, aproveitando todo o círculo da objetiva dentro do possível. No multiaspecto fake, a única vantagem é que a imagem já aparece cropada no LCD, facilitando a composição, mas tem menor resolução que a do formato nativo (4:3, no caso). No multiaspecto real, poderíamos ter um sensor mais ou menos da seguinte forma:

http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/5/56/WideScreenFormats.svg

O sensor, assim, não seria em forma de um retângulo, mas sim uma união de retângulos de forma a aproveitar todo o círculo da lente (embora se eu não me engano o Leo Terra disse uma vez que as objetivas são projetadas para ter um melhor desempenho dentro de uma elipse e não de um círculo como seria natural de se pensar). Ou ainda, provavelmente seria mais barato um sensor que fosse o menor retângulo que contivesse todos os demais.
« Última modificação: 07 de Outubro de 2009, 15:42:02 por Francisco »
Francisco Amorim
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leandrod

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Resposta #6 Online: 07 de Outubro de 2009, 16:45:27
As Panasonic micro 4/3 são multiaspecto "digital" ou "real"?

Real.
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Resposta #7 Online: 07 de Outubro de 2009, 16:48:33
as objetivas são projetadas para ter um melhor desempenho dentro de uma elipse e não de um círculo como seria natural de se pensar).

As 3:2, talvez, embora eu só acredite vendo.  As 1:1 (médio formato) e 4:3, não.  A questão não é naturalidade de se pensar, mas é que não dizemos ‘círculo de imagem’ à tôa, e fora do Brasil não se costuma ser tão impreciso quanto aqui.

Além disso, há elementos que rodam para focar e, se não me engano, para mudar a distância focal.  Sem contar que é muito mais fácil fazer elementos circulares que elípticos, e uniformes que tratados nalguma determinada direção.
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Resposta #8 Online: 07 de Outubro de 2009, 16:59:15
Valeu, Leandro. A EP-1 é multiaspecto "real" também? Eu fotografei com uma EP1 em formato 16:9, mas não fiz testes para conferir se a imagem wide tinha mais informação nas laterais do que a 4:3.
Francisco Amorim
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leandrod

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Resposta #9 Online: 07 de Outubro de 2009, 17:18:35
A EP-1 é multiaspecto "real" também? Eu fotografei com uma EP1 em formato 16:9, mas não fiz testes para conferir se a imagem wide tinha mais informação nas laterais do que a 4:3.

Vale o teste, creio que não é.  Talvez mais uma razão para a Olympus considerar um sensor Fuji: não receber a mesma tecnologia que a Panasonic usa, apesar de ter criado o padrão e fornecido tecnologias como limpeza de sensor (a melhor do mercado), interface de luz estroboscópica…
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Leandro Federsoni

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Resposta #10 Online: 07 de Outubro de 2009, 18:54:15
Francisco, eu entendo que as unicas cameras multi aspecto é a Panasonic GH1 e a LX3 (compacta).....o resto é no crop tradicional mesmo, inclusive a E-P1 e a GF1.

Eu arriscaria em dizer que para uma E-5 seria um SCCD-SR melhor que da S5Pro, ou no máximo o SCCD-EXR que até agora não vi muita vantagem do SCCS tradicional.

Para a Olympus arriscar em usar um sensor Fuji na sua E-5 é para ser a melhor imagem dentro do sistema 4/3, principalmente na latitude.



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Resposta #11 Online: 07 de Outubro de 2009, 22:21:02
Francisco, eu entendo que as unicas cameras multi aspecto é a Panasonic GH1 e a LX3 (compacta).....o resto é no crop tradicional mesmo, inclusive a E-P1 e a GF1.

Verdade, me enganei.


Citar
Eu arriscaria em dizer que para uma E-5 seria um SCCD-SR melhor que da S5Pro, ou no máximo o SCCD-EXR que até agora não vi muita vantagem do SCCS tradicional.

Para a Olympus arriscar em usar um sensor Fuji na sua E-5 é para ser a melhor imagem dentro do sistema 4/3, principalmente na latitude.

O que seria essa latitude?

Um detalhe: parece que houve entrevistas com gente da Olympus em que, negando, deixaram aberta a possibilidade de haver algo com a Fuji… pode ser daqueles casos em que a ausência da negação é, pelo menos, um talvez e, possivelmente, um sim — ainda mais tratando‐se duma empresa japonesa.
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Ivan de Almeida

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Resposta #12 Online: 07 de Outubro de 2009, 23:15:10
Uma Olympus micro 4:3 com SCCD, não precisava ser o de duplo pixel, seria uma câmera maravilhosa. Talvez eu até engolisse o formato ruim e o multiplicador 2 das distâncias focais.


leandrod

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Resposta #13 Online: 07 de Outubro de 2009, 23:20:45
Talvez eu até engolisse o formato ruim e o multiplicador 2 das distâncias focais.

O formato não é ruim, é diferente do que estás acostumado ou aprecias ou do que se adequa a teu tipo de fotografia.  Idem para o multiplicador de distância focal.

Respeito.
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Resposta #14 Online: 08 de Outubro de 2009, 01:31:56
Leandro onde você viu a respeito do sensor Orgânico? Porque o Sensor orgânico podia ser a solução para muitas das limitações e problemas do formato 4/3. :)

Bucephalus tomara que não seja Super CCD, porque não sei se a Fuji aguentaria bem neste formato. Acho que teríamos muito problema de ruído, ou teríamos que trocar por resolução.

Ivan sua avaliação me parece bastante coerente para o problema. O 4/3 parece uma boa solução para o problema de mount da Fuji, já que por estupidez eles deixaram passar a chance de comprar a Minolta.

Francisco estas Pana são "REAL" sim, mas as aspas possuem uma razão de ser, porque não há uma otimização do uso do sensor, usa-se um sensor maior, mas se estará desperdiçando parte deste sensor de qualquer forma, fazendo com que a resolução seja mais baixa do que poderia ser se ele fosse totalmente aproveitado em um determinado formato. É geometria pura, com o mesmo comprimento e altura máxima você não consegue fazer um quadrado e um retângulo com a mesma área.

Leandro em termos de estudos de técnicas de composição o formato 4/3 tem algumas restrições relevantes sim. O Ivan é perito na área (pois é a área de estudo dele) então vou deixar para ele os aprofundamentos neste sentido, porque certamente serão melhores construídos do que os meus.
« Última modificação: 08 de Outubro de 2009, 01:33:53 por Leo Terra »
Leo Terra

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