Autor Tópico: Minha nova Pinhole  (Lida 7839 vezes)

Barboza

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 335
Resposta #15 Online: 11 de Outubro de 2009, 01:28:45
Guto e Elmo:



Sim Guto, o furo da guilhotina é bem maior que o furo de agulha mas, como vc pode ver nos desenhos, além da luz encontrar uma "parede" quando tá fechado, atrás do obturador ainda tem aquela chapinha em forma de "U" que forma uma boa borda. Então eu acho que se a luz tentar entrar quando não for a hora certa, não vai conseguir! :D

Elmo,
Acho que vc só não entendeu porque eu esqueci de dizer que toda aquela parte onde se coloca o filme e que forma o quadro para o fotograma (se é que é assim mesmo que se define) é removível, dando espaço para "trabalhar" o obturador:


Na foto acima ainda está sem o obturador, mas é só imaginarem alí os desenhos "VISTA À PARTIR DA TRASEIRA"

E, repetindo, o botão tem uma mola dentro: Apertou, desceu; Soltou, subiu!
 
Também tô torcendo pro negócio funcionar...

Abraços

Barboza
« Última modificação: 11 de Outubro de 2009, 01:44:30 por Barboza »


Barboza

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 335
Resposta #16 Online: 11 de Outubro de 2009, 02:24:50
atrás do obturador ainda tem aquela chapinha em forma de "U" que forma uma boa borda.

Na verdade o formato não é "U" e sim este, que é justamente pra ter mais borda:

« Última modificação: 11 de Outubro de 2009, 02:25:45 por Barboza »


GutoVilaça

  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.321
  • Sexo: Masculino
Resposta #17 Online: 11 de Outubro de 2009, 21:03:21
Perfeito, Barboza. Agora entendi melhor o mecanismo que você projetou. Parabéns. Tá engenhoso. :clap: :clap: :clap: :clap:

Agora é partir para os testes. Vou fazer torcida para que os resultados sejam satisfatórios.  :ok:

Abs  
« Última modificação: 11 de Outubro de 2009, 21:04:34 por GutoVilaça »
VAMOS ESTUDAR MAIS FOTOGRAFIA ANTES DE CRITICAR UMA FOTO ALHEIA. VAMOS CRITICAR SE O AUTOR PEDIR. SE VAMOS CRITICAR E COMENTAR, VAMOS FAZER COM SABEDORIA, COM EMBASAMENTO E DE MODO QUE SEJA ALGO CONSTRUTIVO. NÃO APELE SE O AUTOR DAS FOTOS REBATER ÀS CRÍTICAS AFINAL ISSO É DIREITO DELE. VAMOS DÁ BONS EXEMPLOS COM NOSSAS FOTOS POIS SÓ FICAR CRITICANDO FOTOS DOS OUTROS NÃO FAZ DA GENTE UM BOM FOTÓGRAFO.  VAMOS FOTOGRAFAR MAIS E CORNETAR MENOS!!!


Barboza

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 335
Resposta #18 Online: 11 de Outubro de 2009, 23:03:10
Perfeito, Barboza. Agora entendi melhor o mecanismo que você projetou. Parabéns. Tá engenhoso. :clap: :clap: :clap: :clap:

Agora é partir para os testes. Vou fazer torcida para que os resultados sejam satisfatórios.  :ok:

Abs  

Valeu, Guto! :ok:

Já está em teste. Hoje mesmo tirei umas quatro fotos.

Abraços

« Última modificação: 11 de Outubro de 2009, 23:04:16 por Barboza »


Guigo_Mr

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.566
  • Sexo: Masculino
Resposta #19 Online: 12 de Outubro de 2009, 14:59:31
Quero ver as fotos !!!!  8-)

Tô querendo muito fazer uma... ainda me atreverei.

 :ponder:


GutoVilaça

  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.321
  • Sexo: Masculino
Resposta #20 Online: 12 de Outubro de 2009, 22:50:15
Paulo, “Barbozaflex” matou à pau! :hysterical: Quem sabe o Guto Vilaça não
desenha o logo estilizado...

Barboza, você arrumou uma distração para eu fazer nesse feriado entediante.  :ok:



Alta resolução: http://img444.imageshack.us/img444/3676/projeto.jpg

Abs
VAMOS ESTUDAR MAIS FOTOGRAFIA ANTES DE CRITICAR UMA FOTO ALHEIA. VAMOS CRITICAR SE O AUTOR PEDIR. SE VAMOS CRITICAR E COMENTAR, VAMOS FAZER COM SABEDORIA, COM EMBASAMENTO E DE MODO QUE SEJA ALGO CONSTRUTIVO. NÃO APELE SE O AUTOR DAS FOTOS REBATER ÀS CRÍTICAS AFINAL ISSO É DIREITO DELE. VAMOS DÁ BONS EXEMPLOS COM NOSSAS FOTOS POIS SÓ FICAR CRITICANDO FOTOS DOS OUTROS NÃO FAZ DA GENTE UM BOM FOTÓGRAFO.  VAMOS FOTOGRAFAR MAIS E CORNETAR MENOS!!!


Barboza

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 335
Resposta #21 Online: 13 de Outubro de 2009, 00:54:27
Quero ver as fotos !!!!  8-)

Tô querendo muito fazer uma... ainda me atreverei.

 :ponder:
Guigo

Se anima aí cara, precisamos movimentar o assunto PINHOLE nesse fórum! :ok:

Garanto que se vc começar à fazer uma, não vai se arrepender. A gente fica louco pra ver a bichinha pronta, torcendo pra que funcione direitinho... é uma diversão muito boa!

Meu interesse por fotografia é muito recente, tanto que meu “equipamento” se resume à uma Sony W110 (por quem não alimento grandes paixões) e agora as pinholes. Em breve uma Olimpus Trip se juntará à elas. :)

Ah e tenho também uma Yashica daquelas foco fixo, toda de plástico, chama-se EZ-MATE, se não me engano...
Até já andei olhando pra ela, pensando se serve pra alguma coisa. Alguma "transformação, sei lá, só não pinhole. Se alguem tiver alguma sugestão... :assobi:
 
A fotografia tem sido uma descoberta e tanto para mim! Vejo fotos como as suas e dos demais colegas do fórum e fico pasmo com a beleza e expressão da maioria delas. E me pergunto como pode uma coisa tão simples e tão antiga, encantar e continuar encantando ainda?

Pergunto mas não aguardo resposta. A Arte não exige resposta!

Todos por aqui estão de parabéns, tanto os que fotografam profissionalmente quanto os que o fazem por hobby (como é o meu caso).

Voltando às pinholes, é interessante notar que nem sempre elas precisam ser muito elaboradas pra começar a diversão.

Outro dia, li uma resposta do Elmo que dizia:
“Qualquer porcaria que sair de uma pinhole é uma felicidade danada (...)”
Concordo com ele, tanto que isso me motivou à mostrar as minhas primeiras com pinhole (escaneadas à partir da própria ampliação- que eu seja perdoado se cometo uma heresia.):

A primeira:



Ainda do primeiro filme:



A câmera:
 

Abraços
« Última modificação: 13 de Outubro de 2009, 01:05:11 por Barboza »


Barboza

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 335
Resposta #22 Online: 13 de Outubro de 2009, 01:13:14
Barboza, você arrumou uma distração para eu fazer nesse feriado entediante.  :ok:



Alta resolução: http://img444.imageshack.us/img444/3676/projeto.jpg

Abs
Guto, isso ficou legal demais! :clap: :clap: :clap:

Se depender de marketing, a Barbozaflex vai longe!!!

Abraços  
« Última modificação: 13 de Outubro de 2009, 01:15:32 por Barboza »


Barboza

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 335
Resposta #23 Online: 13 de Outubro de 2009, 01:42:48
Opa, demorou!
Vou pensar num logo para a sua Barbozaflex. E se o resultado ficar legal e a produção ficar "em série", vou querer ser proprietário da Barbozaflex 2:assobi:
Hehehehe.
Abraços e parabéns novamente pela câmera.

Guto

Acho que Barbozaflex 2 só no dia em que eu puder faze-la para Médio Formato. O que pode demorar um pouco, visto que filme 120 pra mim é "ficção científica" já que só o vi pela internet...mas tudo é possível, né?

Mas isso não significa que não farei outros brinquedos. Já ando pensando numa panorâmica, uma com dois furos, vamos ver...

Me passe seu endereço por MP, que te mando um pequeno presente. Desde que não tenha pressa, pois ainda está na forma!

Abraços

Barboza
 


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #24 Online: 13 de Outubro de 2009, 11:23:05
Extraoridinario.
Vale a dedicaçao, e o zelo na mao de obra.
muito boa!!!.
Eu me achava o "banana" com a minha 6x6 de lata de biscoito e silvertape :hysterical: :eek: :hysterical:
abs.
Angelo


Barboza

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 335
Resposta #25 Online: 13 de Outubro de 2009, 13:06:10
Extraoridinario.
Vale a dedicaçao, e o zelo na mao de obra.
muito boa!!!.
Eu me achava o "banana" com a minha 6x6 de lata de biscoito e silvertape :hysterical: :eek: :hysterical:
abs.
Angelo


É isso aí, Angelo! :ok:

Se resolver brincar de novo com pinholes, posta as fotos aqui pra gente ver, ok?

Abraços

Barboza
« Última modificação: 13 de Outubro de 2009, 13:07:07 por Barboza »


GutoVilaça

  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.321
  • Sexo: Masculino
Resposta #26 Online: 13 de Outubro de 2009, 20:42:21
Guto, isso ficou legal demais! :clap: :clap: :clap:

Se depender de marketing, a Barbozaflex vai longe!!!

Abraços  
Barboza. Não fiz nada demais. A minha preguiça mental não deixou...rs. Mas que bom que gostou mesmo assim.

Quanto ao presente, não precisa se preocupar com isso. Estava só brincando. De qualquer forma deixo meu endereço pra você...hehehehe. :assobi: :assobi: :assobi:

Abração e divirta-se com tua Pinhole.  :ok:
VAMOS ESTUDAR MAIS FOTOGRAFIA ANTES DE CRITICAR UMA FOTO ALHEIA. VAMOS CRITICAR SE O AUTOR PEDIR. SE VAMOS CRITICAR E COMENTAR, VAMOS FAZER COM SABEDORIA, COM EMBASAMENTO E DE MODO QUE SEJA ALGO CONSTRUTIVO. NÃO APELE SE O AUTOR DAS FOTOS REBATER ÀS CRÍTICAS AFINAL ISSO É DIREITO DELE. VAMOS DÁ BONS EXEMPLOS COM NOSSAS FOTOS POIS SÓ FICAR CRITICANDO FOTOS DOS OUTROS NÃO FAZ DA GENTE UM BOM FOTÓGRAFO.  VAMOS FOTOGRAFAR MAIS E CORNETAR MENOS!!!


Prof° Félix

  • Trade Count: (3)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 414
  • Sexo: Masculino
Resposta #27 Online: 13 de Outubro de 2009, 21:36:57
Barboza, o resultado tá "felomenal", uma blza! :clap: :worship:
Gostaria de ver também com filme P&B.
Guto parabéns por encabeçar o markenting da BBz-Flex, essa é sucesso garantido! :clap:
Nikon D50, D70s e D90
Tamron 17-50 f2.8 Nikkor 35-105mm 3.5-4.5 macro Nikon 24-70 f2.8  e lentes do kit


Barboza

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 335
Resposta #28 Online: 13 de Outubro de 2009, 23:51:20
Barboza. Não fiz nada demais. A minha preguiça mental não deixou...rs. Mas que bom que gostou mesmo assim.

Quanto ao presente, não precisa se preocupar com isso. Estava só brincando. De qualquer forma deixo meu endereço pra você...hehehehe. :assobi: :assobi: :assobi:

Abração e divirta-se com tua Pinhole.  :ok:

Guto

É só uma lembrancinha...

Não esqueça de mandar seu endereço.

Abraços :ok:
« Última modificação: 13 de Outubro de 2009, 23:51:58 por Barboza »


Barboza

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 335
Resposta #29 Online: 14 de Outubro de 2009, 00:22:07
Barboza, o resultado tá "felomenal", uma blza! :clap: :worship:
Gostaria de ver também com filme P&B.
Guto parabéns por encabeçar o markenting da BBz-Flex, essa é sucesso garantido! :clap:

Prof° Félix,
Obrigado pelos incentivos. :ok:

Então... Filme P&B, eis a questão...

Estou louco para fazer fotos em P&B mas aqui onde moro, nos confins do Mato Grosso já ta complicado achar filme colorido... P&B então, não tem mesmo!

Se bem que esse não é o problema, já que é fácil comprar pela internet, mas e a revelação??? Será que esses laboratórios “mudernos” com funcionários idem, são capazes de entregar uma revelação P&B com qualidade pelo menos aceitável?

Abraços

Barboza

 
« Última modificação: 14 de Outubro de 2009, 00:25:30 por Barboza »