Autor Tópico: Dúvidas - Lentes, cores  (Lida 1659 vezes)

r.moisés

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 12
  • Sexo: Masculino
Online: 09 de Outubro de 2009, 15:15:11
Olá amigos(as), uma dúvida paira no ar...vamos la.

- Estudo e leio dizer que a construção (abertura, distancia focal, etc) das lentes tem principal influencia nas cores da fotografia certo? Agora pergunto.

- Creio q tanto eu qto vcs fazem a maioria das fotos em RAW, pois bem, toda foto em RAW é "crua", sem nada de tratamento, portanto todo arquivo digital em RAW necessita de ajuste correto?, entao qual a relacao com as lentes, para tal afirmação?

Aguardo os mestres da fotografia que aqui deixem seus conhecimentos, para que tanto eu qto todos os leitores aprenda mais um pouquinho sobre essa maravilhosa arte de fotografar.


Att.
Moisés


Obs: se nao expliquei bem desculpem-me, nao sou muito bom em redacao...rs
Att.
Rodrigo Moisés
www.rmoises.fot.br

msn: rmoisesfotografo@hotmail.com
skype: rodrigo.moises.fotografia

Sertãozinho/SP 14160.010
16 9188.0230


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #1 Online: 09 de Outubro de 2009, 15:23:45
Não é a abertura nem a distância focal, mas a fórmula ótica, as propriedades dos vidros e o coating.

Isso influencia nas cores e tons da fotografia, e influencia muito. Uma lente "seca" é muito diferente de uma lente "doce", mesmo quando do mesmo comprimento focal.

Em qualquer formato, RAW inclusive, essas diferenças são sentidas, pois trata-se de diferenças entre partes da fotografia que são transmitidas ao arquivo RAW.


Kika Salem

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.266
  • Sexo: Feminino
Resposta #2 Online: 13 de Outubro de 2009, 14:45:47
Isso influencia nas cores e tons da fotografia, e influencia muito. Uma lente "seca" é muito diferente de uma lente "doce", mesmo quando do mesmo comprimento focal.

Nunca vi ninguém usar tais adjetivos. Então, por curiosidade, qual a diferença entre uma lente "seca" e outra "doce"?

Obrigada.


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #3 Online: 13 de Outubro de 2009, 15:27:52
Nunca vi ninguém usar tais adjetivos. Então, por curiosidade, qual a diferença entre uma lente "seca" e outra "doce"
Obrigada.

As transições de tons. Esses termos não são usados, são termos meus para descrever o que percebo nas tais lentes.

Digamos que você tira duas fotografias de um mesmo contexto. Para simplificar, vamos dizer que usou duas lentes 50mm, uma Domiplan 50mm e uma Carl Zeiss Jena 50mm. Independentemente da nitidez, a saturação da CZJ é muito maior, e as transições de tons entre cores de pele, por exemplo, são mais ricas e vibrantes, e onde for escuro ficará escuro mas reterá tons, e onde for claro haverá tons também (é claro, nos limites do sensor).


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #4 Online: 13 de Outubro de 2009, 15:29:52
Há alguns anos atrás um amigo fez esse teste usando 50mm e era bastante evidente a diferença de cores e maneira de contrastar entre elas.

Não posso garantir, mas acho que lentes com muitos elementos tendem a apresentarem imagens secas.


Nigazz

  • Trade Count: (4)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 505
  • Sexo: Masculino
    • Luiz Lima Fotografia
Resposta #5 Online: 13 de Outubro de 2009, 17:14:00
Nunca vi ninguém usar tais adjetivos. Então, por curiosidade, qual a diferença entre uma lente "seca" e outra "doce"?

Obrigada.
Acredito que aqui o Ivan citou para exemplifiar a diferença entre lentes de contruções excelentes com lentes de construção simples ... com certeza terá difeenças enormes e visivéis.
Luiz Lima
São Paulo - SP
Posso até fracassar, desistir jamais...

Canon 5D Mark IV+24-70 2.8II+70-200 2.8II+5D Mark III+Algumas coisas
My Insta - https://www.instagram.com/luizlimafotografia/


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #6 Online: 13 de Outubro de 2009, 17:20:20
Acredito que aqui o Ivan citou para exemplifiar a diferença entre lentes de contruções excelentes com lentes de construção simples ... com certeza terá difeenças enormes e visivéis.

Não é bem isso. A CZJ 50mm é simplérrima, Tessar, o que significa quatro vidros em três grupos, sendo um grupo com dois vidros, quase uma triplet (é uma triplet com um grupo composto).

Ao contrário, quando começa a complicar muito a construção, encher de elementos, as lentes à custa de terem poucas aberrações e deformações começam a ficar com contrastes secos e desagradáveis.