Autor Tópico: Projeto de lei na França quer advertência sobre fotos retocadas por softwares  (Lida 11936 vezes)

Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #105 Online: 09 de Outubro de 2009, 13:32:31
Leo, eu acho que a proibição seria em carater extraordinário
...
Do tipo, se a "manipulação" foi "grave"... por exemplo... tirar o cidadão de cor negra e colocar um branquelo de olhos azuis... não acho isto legal não... cai no problema do racismo.

A manipulação em si, visando o "aperfeiçoamento" estético é válida... o problema está na manipulação e mensagem "subliminares" que estão por tráz...rs...

Enfim, tem que ter liberdade de expressão dentro da ética, a imagem manipulada, não poderia gerar alguma revolta... ou que induzissem manipulassem negativamente as pessoas...

Dar uma ajeitada no visual não vejo problemas... desde que não gere danos às pessoas, como má influencia, etc...

Meio abstrato falar desta proibição...
Jesiel a liberdade de expressão existe ou não existe, se você não concorda com alguém não pode proibir ela de falar, isso é hipocrisia, é o mesmo que dizer fale apenas o que eu acho certo você falar.
Alertar para alterações é uma coisa pertinente, é o mesmo que dizer: Isso é uma expressão artística do fotógrafo/manipulador, pense antes de achar que é real.
Outra coisa é dizer: Não acho certo você alterar imagens de forma radical e por isso você não poderá fazê-lo.
Esta segunda é claramente uma privação do direito do indivíduo de se manifestar, mesmo que contrário à ética dominante(lembre-se que ética é um elemento subjetivo e transitório que representa os preceitos morais de um grupo de indivíduos e não um valor universal e imutável ao longo do tempo). Neste caso sou contrário pois a manifestação (mesmo que contrária a ética dominante) deve ser feita de forma livre, até mesmo para que possamos mudar a sociedade quando estivermos prontos para tal. Mas é aceitável que diante dos padrões éticos e das preocupações vigentes se imponha que hajam alertas para as posições que possam causar dados a terceiros.
Por isso que concordo que o fumo seja liberado (assim como acho que qualquer coisa devia ser liberada), mas com algumas restrições e avisos que permitam o indivíduo escolher.

Tomando como exemplo o fumo. O indivíduo optando por fumar no passado podia não estar ciente dos riscos do fumo. Neste caso era uma opção que este fazia sendo ludibriado. Porém hoje se o cara começa a fumar (note que não digo os que já fumavam antes, pois estes tinha menor conhecimento e já se encontram dependentes) ele não pode alegar ignorância. Existem avisos sobre os danos estampados e cada caixa. Se ele escole fumar é uma opção dele, é uma liberdade individual que deve ser preservada. O cara escolhe ficar impotente, ter cancer, ter trombose e assim por diante. Não está sendo enganado, está optando, é um direito dele, desde que ele arque com as conseqüências de seus atos.
Acredito que o mesmo deva valer para este tipo de fotografia. Um aviso do tipo "Esta imagem trata-se de uma peça artística manipulada por computador. Tentativas de buscar adequar seu corpo a esta forma pode causar sérios danos à sua saúda." já seriam suficientes para preservar a liberdade de expressão, preservar a saúde de quem tivesse interesse e ao mesmo tempo dar liberdade para quem (ciente dos riscos) tente buscar esse ideal.
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #106 Online: 09 de Outubro de 2009, 13:33:51
Guigui esquecer o umbigo é liberdade poética. Afinal o corpo perfeito pode não ter umbigo na percepção do manipulador rs.
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


jesieltrevisan

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.655
  • Sexo: Masculino
  • Harmonize-se
Resposta #107 Online: 09 de Outubro de 2009, 14:03:26
Leo, acho que tudo depende do público em foco.

Uma pessoa adulta, inserida na sociedade, com formação e uma família que lhe tenha dado instrução, com acesso a meios de comunicação e tudo mais, sim, podemos considerar esta pessoa consciente e pode fazer a escolha de não fumar ou fumar, pois possui um background que suporta esta tomada de decisão.

Porém, quando você lida com jovens (para não dizer crianças)... que estão ainda formando suas opiniões... não possuem uma família para dar as devidas instruções ou acesso as informações e etc e tal... você acredita mesmo que este individuo sabe o que é bom ou ruim?

Estamos falando de manipulação, todos nós sabemos da força da influência da mídia e os indivíduos que estão em volta de nós.

A pessoa vai começar a fumar por que acha legal, esta na modinha da sua rodinha de amigos, quer ser descolado, etc... O fumo é uma droga, causa dependência, uma vez viciado é difícil parar.

Agora imagine um ambiente tudo liberado, com o nível de instrução dos pais de hoje em dia, com o nível de escolas de hoje em dia, a mídia e tudo mais... será mesmo que isto seria positivo?

Os unicos que ganham com isso são as pessoas que financiam o fumo, bebidas, drogas...aqueles que ganham dinheiro nas custas das ilusões das pessoas de sentirem "livres" para fazer suas escolhas.

O tráfico de drogas só existe por que é extremamente lucrativo e são financiadas por pessoas ligadas ao governo ( minha opinião )

O fumo vai além disso.
Mesmo a pessoa com todo o seu background... escolher fumar... ok... mas eu não escolhi e não quero respirar a fumaça que o mesmo esta impregnando o ambiente e não quero ir embora do lugar em que estou.

A liberdade da pessoa termina quando ela está tirando a de outro indivíduo... e neste caso, pelas leis da física, a fumaça tente a impregnar o ambiente... tirando inevitavelmente o meu direito de não querer respirar a fumaça.

Bom... esse assunto rende um bom tópico no Papo Furado...rs...
« Última modificação: 09 de Outubro de 2009, 14:04:19 por jesieltrevisan »
Canon EOS 5D + BG-E4 + Canon EOS Kiss (300D) 
Canon EF 50mm f/1.8 mk I + Canon EF 100mm f/2 + Canon EF 28-70mm  f/3.5~4.5 II + Sigma 18-50mm f/2.8 DC EX  + 430EX II
--
Dúvida sobre as regras do fórum? --> REGRAS GERAIS
Dúvidas gerais? -->FAQ


pumba

  • Trade Count: (7)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.007
  • Sexo: Masculino
Resposta #108 Online: 09 de Outubro de 2009, 18:27:25
acredito que a preocupacao deles seriam quanto a retoques localizados, principalmente em modelos e tudo mais, que fazem falsas imagens de pessoas, que, em uma sociedade em que se consome todos os desejos produzidos pela industria, acaba gerando patologias graves para a nossa sociedade, como a grande preocupacao da anorexia e das espinhas na cara!

e que sempre se indgnam quanto aos produtos que nunca trazem os mesmos resultados quanto ao produto anunciado!

preciso falar uma coisa
*ninguem voa com redbull, é mentira gente!!!!!!!!!


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #109 Online: 10 de Outubro de 2009, 01:54:36
Leo, acho que tudo depende do público em foco.

Uma pessoa adulta, inserida na sociedade, com formação e uma família que lhe tenha dado instrução, com acesso a meios de comunicação e tudo mais, sim, podemos considerar esta pessoa consciente e pode fazer a escolha de não fumar ou fumar, pois possui um background que suporta esta tomada de decisão.

Porém, quando você lida com jovens (para não dizer crianças)... que estão ainda formando suas opiniões... não possuem uma família para dar as devidas instruções ou acesso as informações e etc e tal... você acredita mesmo que este individuo sabe o que é bom ou ruim?

Estamos falando de manipulação, todos nós sabemos da força da influência da mídia e os indivíduos que estão em volta de nós.

A pessoa vai começar a fumar por que acha legal, esta na modinha da sua rodinha de amigos, quer ser descolado, etc... O fumo é uma droga, causa dependência, uma vez viciado é difícil parar.

Agora imagine um ambiente tudo liberado, com o nível de instrução dos pais de hoje em dia, com o nível de escolas de hoje em dia, a mídia e tudo mais... será mesmo que isto seria positivo?

Os unicos que ganham com isso são as pessoas que financiam o fumo, bebidas, drogas...aqueles que ganham dinheiro nas custas das ilusões das pessoas de sentirem "livres" para fazer suas escolhas.

O tráfico de drogas só existe por que é extremamente lucrativo e são financiadas por pessoas ligadas ao governo ( minha opinião )

O fumo vai além disso.
Mesmo a pessoa com todo o seu background... escolher fumar... ok... mas eu não escolhi e não quero respirar a fumaça que o mesmo esta impregnando o ambiente e não quero ir embora do lugar em que estou.

A liberdade da pessoa termina quando ela está tirando a de outro indivíduo... e neste caso, pelas leis da física, a fumaça tente a impregnar o ambiente... tirando inevitavelmente o meu direito de não querer respirar a fumaça.

Bom... esse assunto rende um bom tópico no Papo Furado...rs...

Jesiel eu acredito que os avisos funcionem neste sentido, mesmo para os jovens. Tanto que houve uma redução significativa do número proporcional de fumantes após o uso das imagens. É claro que quem já fuma provavelmente irá jogar baralho com os fundos das caixas rs. Mas o impacto do uso das fotos nos jovens foi bastante marcante. Eu tenho um primo de 14 anos que não passa nem perto de maços de cigarro por conta da imagem que fala da impotência rs.
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.