Autor Tópico: Canon 10/22 sigma 10/20  (Lida 19273 vezes)

Bento Valente

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 104
Online: 10 de Outubro de 2009, 07:59:00
Boas,chegou a hora de trocar a lente do kit canon 18/55,mas estas escolhas são sempre difíceis por isso vou pedir a vossa ajuda.
Gosto de retrato e fotografar paisagens,fala-se pouco aqui destas duas lentes,canon 10/22 f/3.5 e sigma 10/20 f/4.0-5.6,são duas de que falam bem,pedia a vossa opinião  entre estas ,ou se acharem outras melhores ,obrigado.
Cumps,B.V


fletcher

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 622
  • Sexo: Masculino
    • Gabriel Amaral
Resposta #1 Online: 10 de Outubro de 2009, 11:34:30
A canon 10-22 é melhor, se tiver grana para pegar ela, fica com ela!


Marcelo.S.

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.279
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/msafioti/sets/72157618134645270/detail/
Resposta #2 Online: 10 de Outubro de 2009, 16:15:19
Você vai trocar ou adicionar uma lente no seu kit?
Tanto essa Canon 10-22 quanto a Sigma 10-20 são lentes super grandes angulares. Não irá substituir sua 18-55, você teria somente outro range.

Se procura uma para substituir sua 18-55, sugiro a Canon 17-40 4L, ou Canon 17-55 2.8 ($$) ou ainda a nova Canon 15-85.
Das genéricas eu sugiro a Tamron 17-50 2.8

Se procura uma lente só para retratos e paisagens, ficaria com a 15-85. Tem um range bacana e "quebraria um galho" em relação ao que está procurando.
Veja bem, quebraria um galho, pois a lente ideal para retratos seria a boa e barata 50 1.8 ou a 85 1.8.

Entre as Super GA, apesar de ser mais cara, ficaria com a Canon 10-22.
Deutschland

Flickr


Bento Valente

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 104
Resposta #3 Online: 11 de Outubro de 2009, 04:21:53
Sim a minha intencao e substituir a lente,e queria algo com mais nitidez,bem para retrato tenho ouvido falar bem da 50mm f/1.4,e para paisagem?
Cumps,B.V


Natão

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.273
  • Sexo: Masculino
  • "dichterisch, wohnet der Mensch auf dieser Erde"
Resposta #4 Online: 11 de Outubro de 2009, 09:45:03
Bem entre as GA eu ficaria com a sigma, tem menor distorção em menor distancia focal, tem uma melhor faixa de resolução, digo aqui dos testes de laboratórios realizados pelo photozone.de (agora a tokina 11-16mm dá a pau em ambas, canon e sigma no quesito resolução, mas tem muita aberração cromática) e menor aberração cromática... só que deve ter também um AF pior e uma mecânica pior.. mas é pela metade do preço... ou seja, se for para fotos de paisagens, onde o motivo não se mexe e tudo mais um af não fará tanta diferença assim até pq nestes casos é sempre bom usar foco manual, pelo menos eu sempre utilizo. E como a sigma tem uma resolução e distorção menores do que a canon, fora que é a metade do preço eu iria de sigma, com certeza... Só desisti da Tokina 11-16mm e em te falar dela aqui, pq realmente a Aberração cromática dela é mostruosa...

Mas é isso
Ah sim uma 50mm f/1.4 é maravilhosa... mas pra um sensor cropado não fica tão legal assim para fotos de paisagens e melhor do que uma Canon 50mm f/1.4 é uma supertakumar 50mm f/1.4 adaptada com adaptador m42 (consequentemente é uma objetiva totalmente mecânica sem af sem nada, mas superior em qualidade ótica em relação à canon 50mm 1.4 - e também por um terço do preço, objetiva e adaptador).
Mas como disse não é uma objetiva muito bacana para landscapes, já que como o crop vai pra 80mm. O ideal seria realmente uma Grande Angular como a Canon e a Sigma... e Para substituir a objetiva do kit 18-55 uma 17-50 tamron que tem um bom preço ou uma 17-40L que é um pouco mais cara, mas também não é nenhum absurdo...

Por isso e digo, ao invés de comprar uma Canon 10-22, compre uma sigma 10-20 e a tamrom 17-50 pelo preço da canon, que deve dar na faixa de 1000 dolares no exterior, ou até um pouco menos!
« Última modificação: 11 de Outubro de 2009, 09:47:59 por Natão »


danielpara

  • Trade Count: (1)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 24
Resposta #5 Online: 11 de Outubro de 2009, 16:59:04
Bem entre as GA eu ficaria com a sigma, tem menor distorção em menor distancia focal, tem uma melhor faixa de resolução, digo aqui dos testes de laboratórios realizados pelo photozone.de (agora a tokina 11-16mm dá a pau em ambas, canon e sigma no quesito resolução, mas tem muita aberração cromática) e menor aberração cromática... só que deve ter também um AF pior e uma mecânica pior.. mas é pela metade do preço... ou seja, se for para fotos de paisagens, onde o motivo não se mexe e tudo mais um af não fará tanta diferença assim até pq nestes casos é sempre bom usar foco manual, pelo menos eu sempre utilizo. E como a sigma tem uma resolução e distorção menores do que a canon, fora que é a metade do preço eu iria de sigma, com certeza... Só desisti da Tokina 11-16mm e em te falar dela aqui, pq realmente a Aberração cromática dela é mostruosa...

Mas é isso
Ah sim uma 50mm f/1.4 é maravilhosa... mas pra um sensor cropado não fica tão legal assim para fotos de paisagens e melhor do que uma Canon 50mm f/1.4 é uma supertakumar 50mm f/1.4 adaptada com adaptador m42 (consequentemente é uma objetiva totalmente mecânica sem af sem nada, mas superior em qualidade ótica em relação à canon 50mm 1.4 - e também por um terço do preço, objetiva e adaptador).
Mas como disse não é uma objetiva muito bacana para landscapes, já que como o crop vai pra 80mm. O ideal seria realmente uma Grande Angular como a Canon e a Sigma... e Para substituir a objetiva do kit 18-55 uma 17-50 tamron que tem um bom preço ou uma 17-40L que é um pouco mais cara, mas também não é nenhum absurdo...

Por isso e digo, ao invés de comprar uma Canon 10-22, compre uma sigma 10-20 e a tamrom 17-50 pelo preço da canon, que deve dar na faixa de 1000 dolares no exterior, ou até um pouco menos!

Sigma com menor distorção? onde voce viu isso? a distorção da sigma em 10mm é praticamente incorrigivel enquanto  que com a canon o photoshop consegue dar um jeito.

Sobre substituir a lente do kit, sugiro pegar a 17-50 mm tamron. Ótimo custo beneficio.


Natão

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.273
  • Sexo: Masculino
  • "dichterisch, wohnet der Mensch auf dieser Erde"
Resposta #6 Online: 11 de Outubro de 2009, 17:52:16
Sigma com menor distorção? onde voce viu isso?

Olha no photozone.de e compare uma com a outra, eu não estou me referindo a testes em photoshop e sim em laboratórios qualificados para isso

A distorção da sigma fica com um percentual de 0,60%
e a da Canon em 1,25% ambas em 10mm
No entanto a canon ganha em distancias focais maiores... mas em 10mm a sigma leva vantagem...
Não sou eu quem digo, nem sou ninguém para discutir isso aqui... eu só apresento os resultados... e são esses os resultados de um laboratório


« Última modificação: 11 de Outubro de 2009, 17:52:43 por Natão »


brunobsba

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 117
Resposta #7 Online: 11 de Outubro de 2009, 23:26:41
Olá Amigo,

Tenho uma 17-70mm 2.8 e adoro a qualidade de imagem. Ela tem um único prbleminha de desfaocar algumas fotos de vez em quando. Em relação À dúvida entre Canon e Sigma se puder vá de canon, as lentes originias na grande maioria dos casos são melhores.

Um Abraço
Bruno


awern

  • Trade Count: (3)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 167
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 12 de Outubro de 2009, 10:02:13
Sem dúvida eu recomendo a Canon. Uma excelente lente que produz imagens com muita nitidez com características de contraste e cor de uma lente L.  :ok:
Anton Werner


Natão

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.273
  • Sexo: Masculino
  • "dichterisch, wohnet der Mensch auf dieser Erde"
Resposta #9 Online: 12 de Outubro de 2009, 22:52:53
Sem dúvida eu recomendo a Canon. Uma excelente lente que produz imagens com muita nitidez com características de contraste e cor de uma lente L.  :ok:

Melhor custo benefício, Sigma e não tenha ninguém que possa desmentir isso aqui! É a metade do preço pela mesma qualidade ótica... com uma construção um pouco pior e um pouco mais lenta... mas mesmo assim melhor custo benefício


danielpara

  • Trade Count: (1)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 24
Resposta #10 Online: 12 de Outubro de 2009, 22:54:50
Olha no photozone.de e compare uma com a outra, eu não estou me referindo a testes em photoshop e sim em laboratórios qualificados para isso

A distorção da sigma fica com um percentual de 0,60%
e a da Canon em 1,25% ambas em 10mm
No entanto a canon ganha em distancias focais maiores... mas em 10mm a sigma leva vantagem...
Não sou eu quem digo, nem sou ninguém para discutir isso aqui... eu só apresento os resultados... e são esses os resultados de um laboratório

Não querendo causar flames, creio que seja preciso fazer uma melhor leitura do que de fato existe de distorção na lente.

Citar
Distortions

The Sigma AF 10-20mm DC showed a rather unusual distortion characteristic. At 10mm most of the image field is almost free of distortions so the measured distortions figures look fairly fine here (taken a little inward from the borders). However, this is only part of the truth. If you check the 10mm distortion chart below you will notice that the outer image portion is actually heavily (barrel-)distorted - probably in the 2-3% range.

fonte: http://www.photozone.de/canon-eos/307-sigma-af-10-20mm-f4-56-hsm-ex-dc-lab-test-report--review?start=1

A medida TV Distortion da sigma realmente mostra -0,604%, porém o próprio autor do review reconhece que a lente possui uma distorção do tipo barril nas bordas (que ele estima de 2-3%). Se voce observar, a 10-22 da canon possui este problema também, mas muito menos acentuado.

Conheço um pouquinho de ótica também. Já fiz alguns reviews amadores, inclusive usando o imatest. Se quiser ver mais sobre distorções, sugiro a leitura dos links:

http://www.imatest.com/guides/modules/distortion
http://toothwalker.org/optics/distortion.html



Natão

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.273
  • Sexo: Masculino
  • "dichterisch, wohnet der Mensch auf dieser Erde"
Resposta #11 Online: 12 de Outubro de 2009, 23:13:51
porém o próprio autor do review reconhece que a lente possui uma distorção do tipo barril nas bordas (que ele estima de 2-3%). Se voce observar, a 10-22 da canon possui este problema também, mas muito menos acentuado.



Estima??? é científico e provado empiricamente ou não é??? eu li o review sim... mas no geral a distorção TV fica em 0,604% e é isso que interessa é disso que falo... não uma característica peculiar de cada objetiva... até pq nesse quesito a tokina detona com as duas... e em resolução também... perde apenas por causa de sua CA...



leonobox

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.702
  • Sexo: Masculino
    • Instagram.com/leopacheco
Resposta #12 Online: 13 de Outubro de 2009, 13:13:36
Vai de sigma

Tb passei por isso a pouco tempo atras... a sigma eh EX, da linha profissional da Sigma, ja a Canon eh uma GA simples, ja tinha lido num comparativo entre sigmas e canon na revista "Fotografe melhor" que a canon 10-22 nao era tao boa... nao que seja uma lente ruim :ok:

Duas fotos que fiz fim de semana passado com a Sigma...


Camera: Canon 40D
Lente: Sigma 10-20
Distancia focal: 10mm
Abertura: F/4
Velocidade: 1/1250
ISO: 320


Camera: Canon 40D
Lente: Sigma 10-20
Distancia focal: 10mm
Abertura: F/11
Velocidade: 1/250
ISO: 400

Ah, mas a 10-20 como uma lente pra somar com a sua do kit... e não substituir...
« Última modificação: 13 de Outubro de 2009, 13:19:10 por leonobox »
WORKSHOP DE ILUMINAÇÃO E ESTÚDIO www.leonardopacheco.com.br/workshop
INSTAGRAM: instagram.com/leopacheco
Contatos e dúvidas pelo Instagram (direct).


lucash_br

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 666
Resposta #13 Online: 13 de Outubro de 2009, 13:53:49
Natão, sem ser chato, mas vc já usou as duas, ou pelo menos alguma delas?
Esses numeros todos de review, na prática são bem diferentes, e um ponto que é difícil de medir (mas pra mim, vital) é o foco. A canon já é chata pra focar em ausência de luz, com a sigma então... Não to dizendo que ela é ruim. Mas a 10-22 é mais lente.

Abraços


dondon

  • Trade Count: (5)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.286
  • Sexo: Masculino
    • Plínio Dondon
Resposta #14 Online: 14 de Outubro de 2009, 00:36:11
Leono, você fez alguma correção de perspectiva nessas duas fotos?

Abraço.