Autor Tópico: Iniciante com uma D40  (Lida 3336 vezes)

KarPa

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 13
Online: 14 de Outubro de 2009, 13:03:37
Boa Tarde Pessoal.
Semana passada adquiri minha primeira SLR, uma Nikon D40 que veio com a Lente AF-S Nikkor 18-55mm 1:3.5-5.6 G II ED, que nao é VR. Paguei R$ 1200,00. Foi um bom preço? ela é nova.
Gostaria de saber de vocês, o que eu preciso para iniciar amadoramente nesse mundo, Se preciso de polarizador, filtro, alguma outra lente, pois o primeiro passo eu dei, que foi comprar a minha maquina.
Gostaria de saber a diferença dos mm dos polarizadores, pois dei uma olhada e existe polarizadores de 52mm, 76mm, etc.
Muito Obrigado pela Ajuda.
« Última modificação: 14 de Outubro de 2009, 13:08:10 por KarPa »


lipe_machado

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.061
    • flickr.com/photos/lipe_machado
Resposta #1 Online: 14 de Outubro de 2009, 13:08:38
A diferença do tamanho dos milímetros é a diferença do diâmetro da lente... Nesse caso, a sua lente precisaria de um filtro de 52mm, porque é o tamnho do diâmetro dela.

Dá uma olhada nesse site, tem todas as especificações lá

http://www.dcviews.com/lenses/Nikon-lenses.htm

Acho que o 1° passo é você saber usar os recursos da sua máquina.

Depois buscar novas lentes de acordo com a sua característica de uso...

Moda, Fotojornalismo, Retrato, Macros, Casamentos...
« Última modificação: 14 de Outubro de 2009, 13:14:40 por lipe_machado »


Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 14 de Outubro de 2009, 13:14:16
KarPa, pagou muito bem nela...a D40 é o caminho mais barato pra uma boa qualidade de imagem.


Prof° Félix

  • Trade Count: (3)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 414
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 14 de Outubro de 2009, 13:14:33
Olá, KarPa! O primeiro passo vc já deu, adquiriu sua D40, se é nova,o preço tá ótimo. Agora explore ao máximo os recursos que sua câmera oferece, leia o seu manual, leia bastante sobre fotografia, aqui no MF tá cheio de tópicos que vão te ajudar muito, além é claro, da turma daqui, super bacana e não nega informação a ninguém. Com o passar do tp e de acordo com a experiência adquirida você vai ver se há a necessidade de outras lentes, filtros, etc. Tudo depende do que vc quer fotografar, por enquanto este kit vai te atender perfeitamente. E sobre os filtros, para esta lente se quer adquirir algum, deve ser de 52mm. :ok:
Abraço
Félix
Nikon D50, D70s e D90
Tamron 17-50 f2.8 Nikkor 35-105mm 3.5-4.5 macro Nikon 24-70 f2.8  e lentes do kit


KarPa

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 13
Resposta #4 Online: 14 de Outubro de 2009, 13:33:35
Opa, Galera, com certeza a turma aki eh fera, Sem contar a rapidez das respostas!!!
Estou muito feliz com minha camera, estou procurando alguns tutoriais e dicas. :)
Marca para o polarizador, vcs indicam alguma?
« Última modificação: 14 de Outubro de 2009, 13:43:54 por KarPa »


lipe_machado

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.061
    • flickr.com/photos/lipe_machado
Resposta #5 Online: 14 de Outubro de 2009, 13:53:24
Opa, Galera, com certeza a turma aki eh fera, Sem contar a rapidez das respostas!!!
Estou muito feliz com minha camera, estou procurando alguns tutoriais e dicas. :)
Marca para o polarizador, vcs indicam alguma?

Hoya ou Tiffen, são os que eu conheço que são excelentes...

Inclusive uso um Polarizador Hoya comprado pelo Ebay... E tenho um Close Up +2 Hoya tb

Muito importante, compre um filtro UV para proteger a lente. Esse filtro. não altera a qualidade da imagem, é mais proteção mesmo.
« Última modificação: 14 de Outubro de 2009, 13:55:15 por lipe_machado »


KarPa

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 13
Resposta #6 Online: 14 de Outubro de 2009, 14:39:09
Certo, O ruim é que tudo se tratando de fotografia é caro aqui no Brasil =/
Se vc puder me indicar algum vendedor la no ebay eu agradeço.
Obrigado!


dkfuji

  • Trade Count: (7)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.705
  • Sexo: Masculino
    • DIY BR - especial Fotos
Resposta #7 Online: 14 de Outubro de 2009, 14:57:31
Completando algumas das respostas, o filtro UV permitirá que as imagens não fiquem esbranquiçadas pela ação do UV (parece óbvio, mas o óbvio deve sempre ser dito).
Quanto à proteção, o filtro permitirá que pequenos arranhões não danifiquem a lente (que custa algumas vezes o preço do filtro), mas apenas o filtro.


lipe_machado

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.061
    • flickr.com/photos/lipe_machado
Resposta #8 Online: 14 de Outubro de 2009, 14:57:38
Com o dolar mais barato, é capaz de vc encontrar algumas coisas um pouco baratas aqui sim.

Eu dei uma olhada rápida, e esse vendedor me pareceu bem aconselhável para uma compra

http://cgi.ebay.com/NEW-Hoya-52mm-52-mm-Circular-Polarizing-C-PL-CPL-filter_W0QQitemZ270463256716QQcmdZViewItemQQptZCamera_Filters?hash=item3ef8ddc88c

Sua compra sairia a $ 31.00 dólares, em reais, sairia algo em torno de R$ 50 e poucos reais.

Você é do RJ? Na portal foto(http://www.portalfoto.com.br) vc encontra o mesmo filtro por R$ 70 e poucos reais

É de SP? Vc deve conseguir algo nesse valor tb...

Polarizador é um pouco caro sim, mas vale a pena...

Abc



KarPa

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 13
Resposta #9 Online: 14 de Outubro de 2009, 15:38:38
Ah sim, com certeza, qualquer dica eh bem vinda dkfuji!! muito obrigado.
Lipe, eu moro em Campinas-SP, derrepente vale a pena comprar aqui mesmo, pois o filtro nao eh tao caro como uma lente. Eu achei no mercadolivre, mas nao sei a marca, vou pesquisar hehehe.
Quando vc perguntou da minha cidade, logo me veio a idéia daqueles grupos de fotografia, onde um pessoal sai para fotografar e aprender um pouco com os mais experientes. Deve ter algum em campinas. vou procurar hehehe
Valeu!!


KarPa

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 13
Resposta #10 Online: 15 de Outubro de 2009, 17:58:03
Hoya ou Tiffen, são os que eu conheço que são excelentes...

Inclusive uso um Polarizador Hoya comprado pelo Ebay... E tenho um Close Up +2 Hoya tb

Muito importante, compre um filtro UV para proteger a lente. Esse filtro. não altera a qualidade da imagem, é mais proteção mesmo.
Lipe, uma pergunta, qual filtro eu devo comprar? existe varios tipos, qual vc me indica?
Abraços


pinredson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.008
Resposta #11 Online: 16 de Outubro de 2009, 15:42:47
Lipe, uma pergunta, qual filtro eu devo comprar? existe varios tipos, qual vc me indica?
Abraços

Karpa, os filtros seriam mais para algos específicos, eu indicaria mesmo é voce comprar um Parasol que protege a lente e da uma significativa ajuda na qualidade das imagens...

http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=20716.40

de uma olhada nesse tópico, tem uma brilhante explicação sobre filtros e parasol..
Espero ter ajudado abraços


dkfuji

  • Trade Count: (7)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.705
  • Sexo: Masculino
    • DIY BR - especial Fotos
Resposta #12 Online: 18 de Outubro de 2009, 20:20:00
Os filtros dependem do uso. Para paisagens, neutral de 2 e/ou 3 stops, para superfícies reflexivas, polarizador, entre outros filtros.
O UV é sempre indicado, mas quando você usa outro filtro, esse fica dispensado (na maior parte dos casos).


KarPa

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 13
Resposta #13 Online: 19 de Outubro de 2009, 16:59:41
Pinredson, muito obrigado, a explicação do pessoal está muito boa. Realmente da pra ter noção de que quanto mais lente mais perda de qualidade, somente a lente, o parasol e um polarizador me parece que é uma boa :)


fotomusic

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 2
Resposta #14 Online: 21 de Outubro de 2009, 02:27:19
Olá... na minha opnião uma boa lente é a 18/135, ela é muito boa para fotogrfar pessoas. Fitro UV e Polarizador cirlular, na minha opnião não podem faltar. Abraço.