Autor Tópico: Dúvida em câmera ultrazoom  (Lida 3492 vezes)

Xiru

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.401
    • Flickr
Resposta #15 Online: 16 de Outubro de 2005, 15:34:59
Citar
Citar
Citar
Citar
Eu não consigo entender porque a Panasonic diz que o macro é de 5cm.  :denken: Putz, eu fiz uns macros bem focados a 2cm!! Tá certo, a minha é FZ20, e não a FZ5 que tu tem comentado. Mas na 20 tbm se diz que o macro é de 5cm.
5cm de distância de foco a partir do sensor, o plano de foco da lente, e não do elemento frontal.
Tá ok...mas pq a Pana dá essa medida a partir do sensor? Porque... vem as outras, como a Canon, e dá um supermacro, 0cm, na S2.. que é a partir do elemento frontal. Ou to errado? Dai, de uma maneira ou de outra, a Pana dá a impressão, em suas especificações, de não ser tão boa de modo macro.  :doh:
Primeiro que isso não é padronizado, medir macro em Cm é o pior erro que pode ter, vc tem que medir macro em magnificação, 1:1 2:1, 1:2, etc, porque uma lente de 50mm a 10cm age diferente de uma 300mm a 30cm, então é importante para macro saber a magnificação de uma dada lente.
Uma coisa bem interessante é que a maioria indica a partir do ponto de foco essa distância (apesar de não ter padrão), então se temos 10mm de distância focal e foco a 10cm teríamos então que o ponto mínimo de foco estaria a exatos 11cm do sensor e por ai vai. :)
É, também já notei esse erro há um tempo. O que geralmente chamamos de macro é, na verdade, apenas o "modo macro" da camera, que de macro geralmente não tem nada. Quem sabe alguma coisa de close.. :P

Então, na FZ: distância focal é 6mm, mais foco a 2cm. O chamado "macro", ou "modo macro", ou a distância mínima de um assunto, ou "ponto mínimo de foco" é 2,6cm. Certo? Ainda assim, menos que os 5cm anunciados pela Pana.
Xirú Sander Scherer - Ivoti / RS


willemacht

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #16 Online: 17 de Outubro de 2005, 21:40:37
Tantas indicações pra FZ5 que estou mais confuso agora...  :blue:  


GRM

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.732
Resposta #17 Online: 17 de Outubro de 2005, 22:23:40
Willemacht, ao mesmo tempo que a Panasonic tem uma vantagem para as concorrentes em se tratando de ultrazoom, uma coisa você pode se acostumar, são câmeras compactas, com sensores pequenos, bastante ruído em ISO 400, e só mesmo uma lente muito ruim de uma reflex é inferior a lente de uma compacta, traduzindo, as câmeras são ótimas, mas não há nenhuma diferença surpreendente que vá comprometer suas fotos se adquirir uma FZ5 ao invés de uma FZ20, os resultados serão muito próximos. Coisas que são pessoais e vc tem que ter em mente:

FZ20: foco manual (quase inútil com o evf), possibilidade de flash externo (recurso limitado, maioria dos flashs não funciona), flash mais potente, construção mais robusta, mais pesada, maior, foco relativamente rápido (0,6 a 0,8s), ruído mais parecido com borrões (luminance noise), possuí um elemento ED na lente;
FZ5 : sem foco manual, não aceita flash externo, flash potente (mas não tanto quanto a FZ20), pesa quase metade da FZ20, menor, foco bem mais rápido que da FZ20 (0,2 a 0,4s), ISO 400 aparentemente mais usável que da FZ20, ruído mais parecido com grão do filme e mais agradável (chroma noise), não possui elemento ED (contudo não notei diferença perceptível de qualidade entre elas), função telemacro.

Questão de escolha, eu optei por uma FZ5, vou experimentar uma câmera menor já que sempre usei maiores, provavelmente será mais versátil pelo tamanho e foco muito rápido.

Já tive FZ10 e FZ15. Entre a FZ15 e a FZ5, ficaria em dúvida. Vendi minha FZ15 para pegar uma reflex, por um problema inesperado achei prudente adiar essa compra, mas não encontro FZ15 nova que não proceda da MTT Trading (PY). Grande chance de ser 'refurb' já que não é fabricada há mais de 6 meses, de três FZ15 que vi, embora até um vendedor aqui do fórum jurasse que vinha dos US, tinha o selo da MTT, detalhe, as três (duas de um mesmo vendedor, e outra de um terceiro) vieram com as lentes sujas e com indícios de uso. A única chance seria achar alguma esquecida no estoque de lojas pequenas nos US. Já a FZ20, além de ser mais cara, o que torna ela desvantajosa, tem um ruído desastroso, preferi arriscar numa FZ5 que tem na Recreio Digital por bom preço, nf, garantia, lacrada na caixa e procedência americana, além de ter preta, coisa que os vendedores que trazem do PY não tem, visto que a MTT só recebe a FZ5 prata.
« Última modificação: 17 de Outubro de 2005, 22:35:37 por Gustavo RM »
Nikon/Panasonic Gear


willemacht

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #18 Online: 22 de Outubro de 2005, 16:11:16
Gustavo, Valeu mesmo pela explicação!

Desisti da S2-IS depois de ver isto:  

FZ5 x S2-IS


Agora estou pensando em esperar mais um pouco e pegar a FinePix S9000 Z já que ela vai até ISO 1600. Mas será possível com um com sensor tão pequeno? Ou é jogada de marketing? Qual a impressão de vocês dela? E qual a média de vida em disparos de uma Superzoom? Menos que uma 300D?
 


Harley

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 99
Resposta #19 Online: 25 de Outubro de 2005, 16:37:41
Eu iria de FZ-30. Aliás, quase fui, optei por dslr.

Vão dizer que a FZ-30 tem nível de ruído alto, mas cá pra nós, vc vai fotografar só no iso máximo  e ampliar suas fotos ao máximo?? Acho que ninguém.

A FZ-30 tem ótimos recursos e muita qualidade nas imagens :thmbup:

E se quizer uma mais barata e com um pouco menos de ruído, vai de FZ-20 :photo:
 
D50, Nikon 18-70, Sigma 70-300 APO, Sandisk 1Gb, Ring flash vivitar 6000
Filtros Close-up 5, Sky light, UV, ND


Objetivamente percebendo...


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #20 Online: 25 de Outubro de 2005, 16:52:30
Citar
F/8 em qualquer compacta/UZ dá uma profundidade de campo muito boa, devido ao tamanho do sensor. E F/2.7 é uma boa, com a vantagem de justamente não reduzir tanto a prof de campo pelo mesmo motivo: tamanho do sensor.
Só corrigindo, não é devido ao tamanho do sensor, porque quanto menor o sensor MENOR a profundidade de campo, é devido à menor distância focal de tais equipamentos, vamos tomar cuidado com os conceitos para não criar confusão, pois uma lente de 60mm em uma APS terá mais profundidade de campo que uma lente de 60mm em uma 1/2.7". :)
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.