Autor Tópico: dslr x uma boa super zoom  (Lida 13163 vezes)

valdemas

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 106
Resposta #15 Online: 19 de Outubro de 2009, 16:06:29
jesieltrevisan ... acho que vc não leu tudo que venho escrevendo...
o tópico nõ se trata de estabelecer que GANHA... mesmo porque já foi discutido a questão da FUNCIONALIDADE aqui... vc se atrasou um pouco...
a questão aqui, é que com a evolução da tecnologia e a disponibilidade de boas óticas nas UZ´s e Prosumer´s, temos alguns casos, leia-se não todos obviamente, de compactas UZ´s e prosumers que batem testa com as DSLR´s... exemplo... a f30 da fuji, no dpreview tem uma analise, onde um  dos ultimos comparativos é ela x D50...
no cameralabs tem a FZ nova com a SX e 450D...
enfim... pra amadores e hobistas e entusiastas que queriam melhores qualidades e as DSLR´s erama as únicas opções, acredito que hoje no mercado estamos caminhando pra uma geração de equipamentos que se equipara as dslrs básicas com suas lentes de kit com definição não tão grande, CA´s  etc...

este foi o ponto de discussão... função justamente entre os que não se enquadram entre os profissionais mas que querem equipamentos que gerem bons resultados, onde possam extrair o máximo de sí junto aos equipamentos...


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #16 Online: 19 de Outubro de 2009, 17:02:27
O problema dessa discussão é que não existe essa qualidade abstrata comparável. São câmeras de tipos distintos que fazem coisas distintas.


valdemas

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 106
Resposta #17 Online: 19 de Outubro de 2009, 17:17:07
bom, tenho uma dúvida, e não sei se vcs partilham da mesma...
acho que o Léo, pode ajudar bastante, mas quem conhecer e puder ajudar agradeço...



dizer que é diferente é fácil... mas quem conhece a fundo poderia pártilhar do conhecimento e nos ensinar tais diferenças?


Leandro Rodrigues

  • Trade Count: (35)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.185
  • Sexo: Masculino
Resposta #18 Online: 19 de Outubro de 2009, 18:23:55
Também concordo que são segmentos distintos, para público/consumidores diferentes,  e não existe essa comparação (sem defender qualquer uma das partes).
Mesmo assim, pelo que li do tópico, vocês estão comparando super zoom novos x dslr antigas. Ai não vale nada mesmo...


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #19 Online: 19 de Outubro de 2009, 19:02:40
dizer que é diferente é fácil... mas quem conhece a fundo poderia pártilhar do conhecimento e nos ensinar tais diferenças?

Basicamente, diferenças brutais de profundidade de campo para a mesma distância focal equivalente, e diferenças imensas de textura da fotografia em ISOs de 200 para cima (mesmo em 100 já há), com presença de ruído muito mais evidente na SZoom.

No caso da primeira diferença, isso impede que se faça fotografias como essa:


O grau de desfoque do fundo aqui conseguido não é obtido com uma superzoom, pelo menos não no mesmo enquadramento, pois a distância focal verdadeira correspondente à essa visada é mínima, e o fundo então ficaria muito mais definido e não borrado como aqui.

Ou essa, também não dá...


O que não significa que não dá para fazer boas fotos, mas só que as fotos serão diferentes. Como esta abaixo, na qual há algum desfocado, mas muito menos do que nas fotos acima.


jesieltrevisan

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.655
  • Sexo: Masculino
  • Harmonize-se
Resposta #20 Online: 19 de Outubro de 2009, 19:38:02
Sim,  entendi, concordo que a tendencia e evoluir, mas não acho que deva comparar com dslr e sim com outras câmeras da categoria.

O publico das ultra zoom e diferente das dslr, ambos tem sua linguagem distinta, pode se dizer assim.
Canon EOS 5D + BG-E4 + Canon EOS Kiss (300D) 
Canon EF 50mm f/1.8 mk I + Canon EF 100mm f/2 + Canon EF 28-70mm  f/3.5~4.5 II + Sigma 18-50mm f/2.8 DC EX  + 430EX II
--
Dúvida sobre as regras do fórum? --> REGRAS GERAIS
Dúvidas gerais? -->FAQ


valdemas

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 106
Resposta #21 Online: 19 de Outubro de 2009, 19:43:00
eu entendo oq ue diz Ivan..  mas sem inflamar a coisa pra um lado negativo, acho que toda discussão é válida desde quando haja sempre respeito, e agradeço a oportunidade que vc NOS dá de explicar tais diferenças...
mas em contrapartida, o DOF maior das Uz´s, permitem macros com assuntos mais evidentes que as DSLR´s... pra conseguir uma macro decente numa DSLr com fator de corte 1,6, ou 1,5, que é o "normal" (desconsiderando as 4/3) o f-stop tem que ir lá pra cima... ou seja, sobe tb o ISO pra compensar... na UZ com f3,5 já temos DOF suficientes pra maioria das macros, sem precisar subir tanto o ISO... se é que será necessário subir...
perceba que essa diferença é uma dentre tantas que sei que existem, e que ATUALMENTE tais diferenças coneseguem trazer pr´so e contras prum lado e outro... não que seja MELHOR OU PIOR... repito mais uma vez que o questionamento não é esse... é justamente o investimento que fazemos pra termos um equipamento o qual possamos desenvolver nossa fotografia, principalmente sem ter de investir 2x ou 3x o valor da DSLR em lentes...
abraço


valdemas

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 106
Resposta #22 Online: 19 de Outubro de 2009, 19:56:07
jesieltrevisan... eu penso diferente... mas como cada um tem o direito de pensar da forma que achar melhor... :D apenas nao achei ainda base que justifique mudar minha forma de pensar...

dá pra comparar a D40 com a D300? ou 5dMkii?



Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #23 Online: 19 de Outubro de 2009, 19:58:26
Não estou fazendo julgamento do que é pior e do que é melhor. O que estou dizendo é serem ferramentas diferentes, só isso, e diferentes naquilo que são capazes de fazer.

Não existe limitação para se fazer ótimas fotos com uma superzoom ou outra câmera de sensor pequeno. O que pode existir, isso sim, é nos agradarmos mais por um ou outro tipo de foto, só isso.

Por serem tão diferentes fica sem sentido comparar uma com a outra. Podemos sim dizer que para certas aplicações, uma se sairá melhor que a outra, e pronto.


valdemas

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 106
Resposta #24 Online: 19 de Outubro de 2009, 20:17:26
então Ivan, no início do tópico eu chamei a discussão para os entusiastas da fotografia, que ANTEs, éramos quase que OBRIGADOS a comprar uma DSLR...
hoje temos ferramentas a mais... e no caso mais específico usei a UZ como exmplo... que hoje tem suas ferramentas, como bem colocado por vc, característcas, e que por sua vez irão delinear junto à mente do fotógrafo um resultado que não fica prejudicado por NÃO ser uma DSLR...
em suma, o fato de não ser uma DSLR, não impossibilita o sujeito de produzir excelentes resultados fotográficos, sejam impressos ou digitais... dadas as peculiaridades de cada função... mas não é esse  o propósito da discussão...
exemplo: puxa um ISO de uma sony F717 em 400... impraticável...
olha os da Hx1 e da FZ...


jesieltrevisan

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.655
  • Sexo: Masculino
  • Harmonize-se
Resposta #25 Online: 19 de Outubro de 2009, 21:15:34
O conceito de "exelencia" nos resultados é muito abstrato.
Para uso comum, uma compacta, ultra zoom ou DSRL podem gerar resultados bem satisfatórios, depende dos olhos de quem ve.

Não concordo com a afirmação de que se o usuário quer algo de qualidade, antes ele tinha que comprar uma DSRL e torrar grana em lente.... e hoje ele pode ter tudo isso com uma ultra zoom.

Acho que o usuário deve comprar o equipamento que lhe satisfaça, tanto financeiramente, quanto em qualidade, funcionalidades, portabilidade, etc.

Uma ulta zoom é um equipamento "Tudo em Um" a um preço baixo, tem seus prós e contras, tem seus ambientes e momentos aplicáveis e tem aqueles que não supri a necessidade técnica.

Antes de comprar dsrl pensei muito em comprar uma ultra zoom... isso foi depois de dar uns 3 shots com uma XT + 50mm f/1.8 que é uma lente tosca se for ver.

Isso foi no meu caso, conheço muita gente que comprou DSRL e lente do KIT, esperando ser 1000 maravilhas, e odiou usar o view finder.... ou entao ficar trocando de lentes... etc

Ultra zoom é pior do que uma DSRL?
Não, elas simplismente não devem ser comparadas.
Assim como um Gol 1.0 não deve ser comparado com um Helicoptro.

As Ultra Zoom estão reunindo várias funcionalidades, sendo que estas, estão em constante aperfeiçoamento e tudo isso a um custo baixo / fixo?
Sim.

Não é necessário mais comprar DSRL então?
Não nada haver o fato acima descrito com ter uma DSRL ou não, tudo depende, como citei, do que a pessoa quer.
Canon EOS 5D + BG-E4 + Canon EOS Kiss (300D) 
Canon EF 50mm f/1.8 mk I + Canon EF 100mm f/2 + Canon EF 28-70mm  f/3.5~4.5 II + Sigma 18-50mm f/2.8 DC EX  + 430EX II
--
Dúvida sobre as regras do fórum? --> REGRAS GERAIS
Dúvidas gerais? -->FAQ


valdemas

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 106
Resposta #26 Online: 20 de Outubro de 2009, 07:29:45
jesiel... quem ta comparando Uz com DSLr é vc man... relax...
:D
eu to afirmadno o tempo todo aqui nesse topico que o proposito nao foi nem é esse...
é justamente trazer de quem tem mais experiência isso que vc disse:
"Para uso comum, uma compacta, ultra zoom ou DSRL podem gerar resultados bem satisfatórios, depende dos olhos de quem ve.

Não concordo com a afirmação de que se o usuário quer algo de qualidade, antes ele tinha que comprar uma DSRL e torrar grana em lente.... e hoje ele pode ter tudo isso com uma ultra zoom."

entendeu?

antigamente não tínhamos essa escolha...
hoje temos?
não sei...
estou perguntando a quem entendo do assunto para debatermos...
:D


Leandro Rodrigues

  • Trade Count: (35)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.185
  • Sexo: Masculino
Resposta #27 Online: 20 de Outubro de 2009, 09:12:18
Não é de hoje que fotos boas, tanto abstrata como tecnicamente, podem ser feitas com qualquer máquina. Senão, nenhuma foto do século passado seria considerada "ótima" ou "bonita". Na maioria das vezes é o olhar, olho, sentimento ou qualquer outra coisa do Fotografo, profissional ou amador, que mais conta nessas horas!

Sou novo aqui no fórum, mas vejo que essas discussões, competitivas e comparativas, na maioria dos casos, são subjetivas. Óbvio que alguma coisa a gente ganha com isso.

Valdemas, nesse caso, acho que o Assunto do tópico (dslr x uma boa super zoom) é que está errado. Acho que o ideal seria: "O que pode ser feito com uma boa super zoom?". E daí, quem tivesse tal conhecimento falaria do assunto...

DOF eu faço até com celular, muito meia boca, claro.


xerem

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 119
  • Sexo: Masculino
Resposta #28 Online: 20 de Outubro de 2009, 09:49:10
Esse assunto é chover no molhado...

Dslr tem seus encantos, como uma Prossumer ou uma UZ.

Tem que ver o que vc deseja do equipamento, tipo:

Latitude
Praticidade
Velocidade e precisão de foco
Raw
Quanto pode gastar
...

No momento que o "fotografo" descobrir o que é realmente importante, é só escolher o equipamento!

A qualidade geral de imagem de uma UZ típica é muito inferior a de uma dslr de entrada no que diz respeito a latitude e ruído, sendo até inferior a outras compactas comuns e as prossumers...

Para se conseguir um desfoque com uma compacta é preciso um enquadramento muito fechado.

Foto tirada com a NV8 que tem um sensor bem maior que a maioria das UZ's do mercado.

Enfim, são equipamentos com características diferentes para usos diferentes. (redundante =P)


valdemas

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 106
Resposta #29 Online: 20 de Outubro de 2009, 10:09:12
xerem... o que vc disse... já foi dito... e já foi explicado e rexplicado várias vezes que o comparativo não é quem é melhor...

agora se vc me diz que a imagem de uma UZ é INFERIOR a uma compacta...
bem... em que vc se baseia pra dizer isso?
eu deixei bem claro que minha referência, são as UZ´s com a mais nova tecnologia, que tem IS melhores que os das DSLR´s inclusive...
isso não foi dito por mim, mas alguns sites dedicados a reviews(photobloger, cameralabs, dcresource)

não precisa vc por fotos... como eu disse anteriormente, já tive K10D, 40D, 450D, 400D... lentes sigma 24-70 f2.8, tamron 17-50 f2.8, canon 60mm macro f2.8 usm, canon 18-55 IS... LX3, G10...
eu sei BEM a diferença de resultados entre todas elas... sei do que são capazes e de suas limitações... não vo ficar discutindo aqui elas porque não é o cerne da questão...
o fulcro é o que eeu já disse: pro entusiasta, aa qualidade das UZ/compactas de hoje é suficiente para desenvolvimento de sua filosofia narrativa fotográfica... e técnica tb...

antes, éramos "obrigados" a migrar pra DSLR...

só isso... perguntei se as pessoas mais gabaritadas daqui concordavam ou não... alguns levrama pro lado comparativo de quem é melhor... e não foi isso a que me referi!