Autor Tópico: Artigo interessante  (Lida 2429 vezes)

Ricardo Smania

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.063
Online: 14 de Outubro de 2005, 20:28:31
Postaram no Digiforum um link muito interessante com um artigo sobre essas duas câmeras, segundo o autor as melhores nas suas categorias. Vale a pena conferir: http://www.firingsquad.com/hardware/panaso...amera_shootout/
Ricardo Smania - Salto - SP
Desenvolvedor de software
Equipamento:
Panasonic FZ50
Canon A60


Paulo Machado

  • Trade Count: (6)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.016
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 14 de Outubro de 2005, 20:38:18
O artigo é interessante, com muito fotos.
Mas como foi para neste site?
When words become unclear, I shall focus with photographs. When images become inadequate, I shall be content with silent.  - Ansel Adams


GRM

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.732
Resposta #2 Online: 14 de Outubro de 2005, 20:42:54
Li direito? Comparar uma FZ30 com uma 20D? Eh pegadinha?
São câmeras completamente diferentes, é como a Quatro Rodas realizar um comparativo de um Audi TT vs. um Land Rover. Ambas tem coisas boas e ruins, mas são incomparáveis. Absurdo, só um site de hardware mesmo.
« Última modificação: 14 de Outubro de 2005, 20:44:04 por Gustavo RM »
Nikon/Panasonic Gear


Ricardo Smania

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.063
Resposta #3 Online: 14 de Outubro de 2005, 22:19:46
Citar
Li direito? Comparar uma FZ30 com uma 20D? Eh pegadinha?
São câmeras completamente diferentes, é como a Quatro Rodas realizar um comparativo de um Audi TT vs. um Land Rover. Ambas tem coisas boas e ruins, mas são incomparáveis. Absurdo, só um site de hardware mesmo.
Mas leia o artigo, é exatamente sobre isso!

Ele fala qual é a melhor pra cada situação, e por que e quando a FZ30 tem vantagens, apesar de ser uma fração do preço. Leia, você vai entender, dá pra perceber que o cara entende de fotografia!


Sobre a pergunta, achei esse site em outro fórum.
Ricardo Smania - Salto - SP
Desenvolvedor de software
Equipamento:
Panasonic FZ50
Canon A60


GRM

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.732
Resposta #4 Online: 14 de Outubro de 2005, 22:41:20
Eu li antes de comentar, mas uma coisa, Ricardo... é óbvio que a FZ30 tem vantagens sobre a 20D. Assim como até uma modesta Nikon 3200 tem vantagens sobre uma D2X, uma Panasonic FZ5 tem vantagens sobre uma Mark II, mas isso é óbvio. Desculpa, é uma opinião bastante pessoal, mas acho perda de tempo esse tipo de comparativo e ainda por cima tendencioso. Explico. A 20D é muito mais cara, evidentemente que as vantagens da FZ30 ficarão latentes, pq não foi feito de uma D50 por exemplo? As vantagens da DSLR continuariam e a grande vantagem do preço seria muito reduzida com a argumentação caindo por terra. Olha a câmera que o cara foi comparar, quase um sonho de consumo de todo Canonzeiro.

Olha, eu estou indo para a terceira Panasonic, encomendei uma FZ5 ontem, estava decidido a pegar uma D50 e 2 lentes razoáveis a boas, mas por um problema pessoal e muito inesperado vou adiar uns meses essa compra. Então uma coisa é clara aqui, eu não preciso dizer que gosto de Panasonic, não estou sequer falando da câmera, o que não dá é tentar comparar o incomparável. É como eu lhe perguntar, o que é melhor? Um chalé de campo em Gramado ou uma casa de Praia em Florianópolis? Uma Ecosport ou uma Landrover? A resposta é depende. Se você tiver menos dinheiro e não fizer trilha, uma Ecosport vai atender mt bem, já se meter numa trilha pesada provavelmente vai atolar.  A FZ30 atende mt gente bem, já outros só uma 20D, mas isso é óbvio, precisa de um artigo para alguém saber disso?

Penso que esse tipo de comparativo antes de ajudar, só atrapalha, leigos vão ler e entender são câmeras comparáveis.
« Última modificação: 14 de Outubro de 2005, 22:51:22 por Gustavo RM »
Nikon/Panasonic Gear


Marco3a

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 288
    • http://
Resposta #5 Online: 14 de Outubro de 2005, 22:49:09
Discordo um pouco sobre esse cara entender de fotografia. Veja essa passagem:
The standard 18-55mm lens for the Canon EOS-20D is an excellent everyday performer, particularly at the wide angle.

Lente do kit excelente!  :risada2:  :risada2:  :risada2:  :risada2:  :risada2:
Excelente peso de papel...


Ainda mais em wide?  :wallbash:  :wallbash:  :wallbash:  :wallbash:

[]'s
 


GRM

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.732
Resposta #6 Online: 14 de Outubro de 2005, 22:52:11
Chega a ser um pecado usar essa lente numa 20D.
Nikon/Panasonic Gear


FernandoPaes

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.522
  • Sexo: Masculino
  • Fernando Paes - Fotógrafo
    • Fernando Paes - Fotógrafo de Casamentos
Resposta #7 Online: 14 de Outubro de 2005, 22:58:22
heheh...

Por esse motivo precisamos tomar muito cuidado com esses reviews tendenciosos...

Caraca, que comparação injusta!

Abraço,
Fernando
Fernando Paes - Fotógrafo de Casamentos - SP
Visite meu Website: http://www.fernandopaes.com.br

Conheça nosso podcast para fotógrafos sociais!


Roberto O. Almeida

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.423
Resposta #8 Online: 14 de Outubro de 2005, 23:00:23
Eu não consigo imaginar um comparativo como esse  :nonono:  


Matheus

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.381
  • Sexo: Masculino
    • http://www.mundofotografico.com.br
Resposta #9 Online: 14 de Outubro de 2005, 23:57:11
Mas o Marco, ele disse que é excelente para o uso do dia a dia, e em wide ela pode até ser melhor q muita lente por aí ...

Ou preferiria uma 70-200 2.8 L pro dia a dia ? hehehehhe .. ele naõ disse excelente ótica, e sim pra toda hora.


Marco3a

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 288
    • http://
Resposta #10 Online: 15 de Outubro de 2005, 06:23:15
Matheus,

Não é bem assim. Essa lente, em wide, é pior que uma lente de range enorme (11x) como a sigma 18-200.
Não li o artigo todo, mas realmente não procede a comparação. São mundos totalmente diversos.

[]'s
 


Ricardo Smania

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.063
Resposta #11 Online: 15 de Outubro de 2005, 12:34:15
Mas vocês não entenderam nada... o intuito do artigo é justamente comparar categorias, e não câmeras...

Eu por exemplo não me interessaria por uma 20D, pois não quero andar por aí carregando uma lente que é duas vezes maior que a câmera. Nesse ponto a FZ30 é muito melhor.
Ricardo Smania - Salto - SP
Desenvolvedor de software
Equipamento:
Panasonic FZ50
Canon A60


GRM

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.732
Resposta #12 Online: 15 de Outubro de 2005, 12:43:14
Citar
Mas vocês não entenderam nada...
Okey, Einstein.

Citar
Eu por exemplo não me interessaria por uma 20D, pois não quero andar por aí carregando uma lente que é duas vezes maior que a câmera. Nesse ponto a FZ30 é muito melhor.
E precisou desse artigo para vc saber que não quer carregar uma câmera que usa lentes duas vezes maior que a câmera.. para descobrir que a 20D e respectivas Teles são maiores que a FZ30?

Vou ser direto, a sensação que passa - posso estar errado - é que você por pretender uma FZ30 tenta uma argumentação, até para que você possa acreditar nisso, buscando que outros demonstrem pensar do mesmo modo, de que a FZ30 é uma câmera "incrível". Infelizmente não é. É uma boa câmera, com a redução de preço que teve ficou bem interessante até para quem não quer investir em lentes. Mas é só boa.

Incrível era a FZ10 que na época introduziu uma lente estabilizada com F2.8 em todo zoom range, assim apesar de não ter ISO 800 e 1600, vc conseguia luminosidade pela lente e pela estabilização. Até mesmo a FZ20 (que acho muito ruidosa) pelo fator lente F2.8 é muito boa, já que trouxe mais velocidade que a FZ10. Já a FZ30 é F3.7, para conseguir as mesmas situações de luz terá sempre que usar o dobro em valor ISO, o que numa câmera já ruidosa é uma desgraça, e ao usar ISO 400 terá quase a mesma luminosidade da FZ10/15/20 em ISO 200. Claro, você pode usá-la em 4mp que o ruído some.. maravilha, pagar uma 8mp para usar apenas 4mp? Entende? Ela tem defeitos graves, para complicar a óptica é inferior, as imagens são soft quando ampliadas.

O mais grave defeito é o clipping das altas luzes, highliting, a latitude dela é claramente mais limitada que as outras FZ. Uma FZ5/15/20 têm em torno de 6,5 pontos, uma 20D tem em torno de 7,5. A FZ30 parece ter menos de 6. Só a latitude já seria razão bastante para se pensar numa 20D, como a 20D é cara e existem outras opções, como a D50, com latitude mais próxima ao filme, retenção de detalhes nas baixas, médias e altas luzes, coisa que com a FZ30, esqueça.

Eu penso que ela introduziu excelentes inovações quando ao modo de fotografar, dials, raw, velocidade, mais controles manuais, é linda tbm. Mas quanto a qualidade é um passo atrás, e não apenas eu penso assim, é só ler a conclusão do review dela no Dpreview para uma segunda opinião.
« Última modificação: 15 de Outubro de 2005, 12:58:22 por Gustavo RM »
Nikon/Panasonic Gear


Ricardo Smania

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.063
Resposta #13 Online: 15 de Outubro de 2005, 16:11:06
Eu já li vários reviews, eu sei muito bem dos defeitos dela, sei que o noise é alto e a latitude é baixa. Mas ela tem coisas que as outras FZ não têm, como o zoom manual, os dials, RAW, mais velocidade, EVF bem melhor, etc.

Eu sei muito bem que a FZ30 não é perfeita. Mas se colocar numa balança a qualidade de imagem e a abertura em tele da FZ15 e os recursos da FZ30, eu prefiro os recursos da FZ30.

Só discordo quando disse que as lentes pioraram, aqui no fórum mesmo tem um tópico comparando-a com a FZ20, e dá pra ver que ela captura mais detalhes, aproveitando a resolução maior do sensor.
Ricardo Smania - Salto - SP
Desenvolvedor de software
Equipamento:
Panasonic FZ50
Canon A60


GRM

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.732
Resposta #14 Online: 15 de Outubro de 2005, 16:35:05
Ela tem um sensor 8mp, evidentemente que a resolução será maior, até hoje não vi nenhuma câmera que aumentou a resolução piorar nos resolution charts, mas isso não significa nitidez ou sharp edge-to-edge, critérios isolados não são a melhor forma de análise. Uma imagem realmente usável na FZ30 terá que ser reduzida para 5mp, pelo ruído e pq a imagem em 100% é soft demais, menos latitude, bem menos, a lente é mais lenta (escura), custa R$1000 mais, R$2650 por um investimento final e fechado (sem possibilidade de upgrade). É câmera para pai de família que busca ultrazooms fáceis de usar e que ficará muito tempo com ela, não para um amador exigente.

Qd ela melhorar principalmente a latitude, um pouco do rúido (quem sabe uma lente mais clara como era, mas é querer demais), mantendo esse preço ficará uma câmera interessante.

Apesar de alguns furos do Phil Askey isso aqui ficou perfeito: "but it's also one that is frustratingly disappointing for anyone looking for a significant improvement in image quality over the (admittedly class-leading) FZ20. Buy one for it's handling, control, features and sheer class, but don't buy one if you want much better image quality than an FZ20" (é também um frustrante desapontamento para quem procura por uma melhora significativa na qualidade de imagem sobre a FZ20. Compre uma pela pegada, controles, caraterísticas, classe, mas não compre se espera muito melhor qualidade de imagem de uma FZ20).

Enfim, não debatemos sobre a FZ30, sim sobre o comparativo que você achou.
« Última modificação: 15 de Outubro de 2005, 17:10:18 por Gustavo RM »
Nikon/Panasonic Gear