Autor Tópico: A quem eu agrado?  (Lida 4975 vezes)

Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #30 Online: 30 de Outubro de 2009, 21:07:24
E fotografar para ajudar a sustentar essa "fonte de gasto", você acha que não compensa tentar ganhar alguma coisa de vez enquando?

De jeito nenhum. Só aumentaria o custo e estragaria o divertimento.


Ricardo Lou

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 197
  • Sexo: Masculino
Resposta #31 Online: 31 de Outubro de 2009, 02:07:32
De jeito nenhum. Só aumentaria o custo e estragaria o divertimento.

Ivan, em poucas linhas, você disse o que tenti falar no meu post.
Não desprezo ganhar dinheiro fazendo fotografia, como eu disse, fica como um poupança para melhorar meu equipamento, pois meu sustend]to eu tenho.

Também me incluo no rol dos amadores, ainda que vez por outra faço algum trabalho, mas esta "vez por outra" não me furta o prazer de fotgrafar também, só que é prazer em dobro.

Hoje mesmo fui fazer um free numa feira aqui em SP, foram 2 clientes, já posso comprar algo um pouco mais caro ou gardar para comprar a camera que sonho, ainda não sei o que fazer, mas o fato é que hoje um amador,-entenda-se aquele que ama-  que sou eu, foi fotografar ganhando $$.

Não vejo problema nisto, o meu tempo, como eu disse já estava ganho como dos os outros tempos passados -dias-, apena ganhei para fazer aquilo que gosto.
Entendo e respoeito sua opinião, como não poderia ser diferente!
Que a arte (me) aponte uma resposta
Mesmo que ela não saiba
E que ninguém a tente complicar
Porque é preciso simplicidade pra fazê-la florescer
Oswaldo Montenegro (adaptação nossa)


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #32 Online: 31 de Outubro de 2009, 09:52:00
A única atividade comercial que cogito na fotografia seria vender cópias assinadas em edições limitadas. Talvez um dia tente isso.


Cadu Fernandes

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 68
Resposta #33 Online: 05 de Novembro de 2009, 17:34:33
Um caso como o seu Ivan, é muito comum, mas veja bem, você diz que não valeria a pena pra você pelo retorno... então porque não cobrar pelo valor que valeria a pena pra você?
Digamos que o seu rendimento liquido de 1 hora de trabalho em outra area seja de 50 R$.
Se alguem pedir um serviço de fotografia pra você, você poderia cobrar com base nesse valor, ou acima dele pra valer a pena :)