Autor Tópico: Fotografia de Produtos  (Lida 9588 vezes)

igorrolim

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 74
Online: 19 de Outubro de 2009, 17:35:49
Olá, sou novo no fórum e estou precisando de uma grande ajuda. Trabalho em uma empresa onde diariamente preciso tirar várias fotos de produtos, (bolsas, sandálias, acessórios femininos etc).

Não sou fotografo, sou webdesign, mas tenho percebido que as fotos que tiro em uma sala com uma luz de teto normal deixa muito a desejar em relação a qualidade da foto. Gostaria de saber qual o melhor jeito de se tirar uma foto de produtos em um nível mais do que aceitável. Pois os produtos são colocados logo depois para internet e com ZOOM bem alto.

Procurando na internet e fóruns encontrei esse equipamento.
http://www.mako.com.br/001/SS_TT.html

E esse também:
http://www.atek.com.br/paginas/produtos/mesas/mesas_ilumin/mesa_grande_hal.htm

Gostaria de saber se eles realmente cumprem o que promete. E se tem algum outro equipamento ou setup para me indicar.

Vou fotografar Bolsas e Sandálias de couro. Gostaria de saber também qual a lente mais indicada para fotos desse tipo de produto.

Obrigado.


ebasilio

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 31
Resposta #1 Online: 19 de Outubro de 2009, 17:58:01
O ano que vem quero montar um estúdio para pequenos objetos tb. Muito me enteressa este tópico.
Vou comprar uma Canon EOS Rebel T1i (apenas o corpo), junto com uma Sigma   18-50mm f/2.8-4.5


Leandro Rodrigues

  • Trade Count: (35)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.185
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 19 de Outubro de 2009, 18:01:00
Vou acompanhar o tópico, pois também me interesso pelo assunto.

ebasilio, comprei uma dessas a 15 dias, mas com a lente do kit. Estou adorando!


ericom

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 336
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 19 de Outubro de 2009, 18:47:17
Sem duvida uma mesa de fotos vai ajudar bastante. Se voce for usar as fotos em catalogos, provavelmente vai precisar da melhor qualidade possivel e vai ter que investir pra conseguir isso. Agora, se a qualidade procurada for "aceitável" e tiver urgencia, voce pode construir um lightbox improvisado voce mesmo, que vai melhorar muito a foto dos produtos. É só pegar uma caixa de papelao (que caiba seu produto dentro), corte as laterais praticamente inteiras e cole papel-manteiga (aqueles de cozinhar) no lugar das laterais que voce removeu. Dentro da caixa coloque uma cartolina pra fazer o fundo infinito. Nas laterais, coloque duas fontes de luz (eu uso dois flashes, mas tem gente que usa abajur forte).

exemplo de como fica o resultado final: http://www.flickr.com/photos/ericotm/3730856483/ - clique no 'view on black' pra ver como ficaria com zoom.

No caso acima, coloquei o objeto sobre um azulejo preto e usei uma cartolina preta pra fazer o fundo infinito. Nao fica profissional, mas fica bom. E o melhor é que custa $5 + 15 minutos pra fazer tudo.

abs

-erico
« Última modificação: 19 de Outubro de 2009, 18:49:02 por ericom »


Guto Marc

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.445
    • https://reviewdeviagem.com.br
Resposta #4 Online: 19 de Outubro de 2009, 21:09:27
Sinceramente ?
NADA adianta comprar mesa, luz, câmera, fundo e qualquer outra coisa SE NÃO SOUBER FOTOGRAFAR. Você mes inicia o tópico dizendo "Não sou fotografo, sou webdesign". Oras, então tem duas saídas: Ou aprende a fotografar ( sem ofensas, por favor ) ou contrate um fotógrafo. Como imagino que a verba é pequena, recomendo fazer uns bons cursos de fotografia. Sábado eu fiz umas fotos de uns experimentos químicos para ilustrar um livro e todas as fotos foram feitas diretamente no laboratório, mas duvido que alguém conseguisse identificar o local. E isso usando somente luz ambiente e dois flashes Nikon. Nem tocha de estúdio eu precisei usar. Então fazer curso e treinar bastante vai ser muito melhor do que comprar coisas que não vão melhorar sua foto, já que a limitação é mais técnica do que equipamento.
Um fotógrafo que só escreve e não mostra suas fotos está na profissão errada


ebasilio

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 31
Resposta #5 Online: 19 de Outubro de 2009, 21:24:05
Parabéns Guto  :no:
« Última modificação: 19 de Outubro de 2009, 21:45:40 por ebasilio »


Ana Adams

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #6 Online: 19 de Outubro de 2009, 22:00:58
Estou totalmente de acordo com o Guto.
igorrolim, não leve a mal.... mas imagine se eu chego prá você e digo o seguinte :
olha, não sou web designer, mas estou fazendo meu próprio website e tá ficando muito ruim. Será que dá prá você me ensinar como fazer?
Você estará dando um tiro no seu próprio pé se me der duas ou três dicas e pronto. Isso vai significar que fiquei com o trabalho de alguém exatamente como você, só que eu sendo pior, sem a sua experiência e seu conhecimento.
Ainda mais se você está trabalhando para outra pessoa ou empresa.
Recomende a seu chefe que contrate um fotógrafo profissional e as vendas dele só tem a ganhar.
Ou ele pode investir em você e pagar para você um curso profissionalizante de fotografia.  :ok:



ebasilio

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 31
Resposta #7 Online: 19 de Outubro de 2009, 22:36:04
Eu tenho um aquario marinho, adoro ficar olhando meus peixes, adoro fotografá-los e postar num forum de aquariofilia. É um Hobby... O que? Fotografar ou ter um aquario! Há um mês atrás,o pessoal se encontrou... Mergulhamos, estudamos e nos divertimos. O forum... Sabe, tive muitos problemas com a agua. A agua não tinha qualidade e meu aquario virou uma plantação de algas. Caramba, o que vou fazer? Vou postar nesse forum... O pessoal, na hora falou... Cara, vc nunca teve um aquario e ainda mais marinho, contrate uma empresa que cuide dos seus peixes e dos seus corais!!!! Não!!! O forum é para ajudar, o forum é para dize que a agua tem elementos como a sílica que faz o aquário ficar cheio de matéria organica e que pode fazer explodir as algas, que a alimentação esta demais e que diminua a iluminação até esse periodo passar... Isso é um forum...
Senhores moderadores, já acompanho há um tempo este forum, adoro ajudar e aprender. Contratar um fotografo é a melhor saida, como contratar um motorista para quem não dirige bem ou contratar um personal, quando vc não esta fazendo o seu exercício direito, mas além disso, o forum deve ser para ajudar. Pode ser que uma mesa não ajude muito, ou que uma caixa de papelão faça o mesmo e esse é o intuito do forum (como o ericom fez). O igorrolim e eu podemos não saber disso, mas o que precisamos é saber como começar, como aprender a fotografar com uma qualidade maior que antes. Podemos contratar o personal ou o fotografo para fazer correto, mas queremos aprender... queremos ter a humildade de pedir a ajuda de uma lente que não sabemos se é a correta e sermos ajudados.
Sabe Ana, conheço vários foruns onde se vc quiser aprender a fazer um site, irão lhe ajudar com muita paciência para poder te ajudar a criar. E qual é o problema disso. Pode não ficar perfeito, mas com a ajuda de várias pessoas, e se esse não necessariamente é seu ganha pão e sim o seu hobby, pq não? Eu não quero gerar polêmica, mas acho que as pessoas que já fotografam há muito tempo, e com certeza tiveram dificuldades muito maiores do que tem hoje com a digital, possam ajudar os mais novos a encontrarem o seu caminho. E se o caminho é um curso, apresentem um local mais  próximo onde a pessoa que esta com dúvida mora, se é treinar, ajude essa pessoa a começar, diga qual a lente, pergunte qual a camera. Eu trabalho com publicidade e meu hobby é fotografar, adoro pegar uma camera, e ficar ajustando o foco, abertura e ver o resultado que dão as minhas fotos. Agora, eu gostaria de dizer no forum que sou amador, que minha camera é x e que meu cliente quer uma foto y e não pode pagar, zzzz,00 e pedir uma opnião de como fazer, sem alguem me dizer que um fotografo profissional faria com certeza perfeitamente. Que tal criar uma sala onde os fotografos amadores pudessem escrever seus desejos e com moderadores que pudessem ajudá-los?
abç e desculpem o meu desabafo!
« Última modificação: 19 de Outubro de 2009, 22:54:13 por ebasilio »


Ana Adams

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #8 Online: 20 de Outubro de 2009, 00:47:14
Muito bem colocado, ebasilio.
Concordo com você em tudo o que escreveu, e estamos aqui para ajudar a todos, novatos , hobbistas, experientes.
A questão é que, no caso do igorrolin, é uma atividade pela qual estão :
1) deixando de pagar a ele o extra de estar executando uma atividade de outra profissão
2) deixando de pagar a um profissional por um serviço que eles julgam ser simples, e por ser " simples"  acham que " qualquer coisa serve"
e finalmente
3) a companhia para a qual ele trabalha só tem a ganhar com isso, enquanto ele e nós, fotógrafos profissionais,  perdemos.
Concorda?
Você citou vários exemplos de hobbistas precisando de informação e ajuda, o que não é o caso aqui.
Estamos falando de um serviço pago, que está tirando um profissional da fotografia do trabalho, e não está investindo no próprio funcionário deles.

Sou profissional assim como vários outros aqui, e vc vai ver a gente ajudando a todo mundo o tempo todo.
O Guto levantou essa bola, e sem ofensa nenhuma, com razão.
Nós moderadores e todos os experientes terão o maior prazer de ajudar, mas é para o crescimento de todos como artistas e como fotógrafos, e não para tirar trabalho de nós mesmos e ainda por cima dar mais $$ prá uma companhia que obviamente não valoriza nossa profissão.  :ok:


Guilherme Martins

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 237
  • Sexo: Masculino
    • dslr.com.br
Resposta #9 Online: 20 de Outubro de 2009, 01:39:21
E precisa ser um genio da fotografia para fazer foto still??
Abraços!


Guto Marc

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.445
    • https://reviewdeviagem.com.br
Resposta #10 Online: 20 de Outubro de 2009, 08:56:14
E precisa ser um genio da fotografia para fazer foto still??
Abraços!
  :shock:
Se não precisa juro que não entendo porque é o gênero de foto que melhor paga ! Os bons profissionais aqui no BR cobram pelo menos mais de R$5 mil para entregar apenas UMA foto a ser usada em fotopublicidade. Deve ser porque existe alguma dificuldade, concorda ?
Já tentou fotografar carro em estúdio ? Também é still... e posso garantir: a gente fica um dia inteiro para sair com 3 ângulos diferentes do carro. Foto still fácil do jeito que você está sinalizando é essas porcarias que a gente vê espalhada por aí, principalmente na net. Foto boa de still tem que ter técnica mesmo.
Um fotógrafo que só escreve e não mostra suas fotos está na profissão errada


Guto Marc

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.445
    • https://reviewdeviagem.com.br
Resposta #11 Online: 20 de Outubro de 2009, 09:07:43
ebasilio, como vou indicar um curso se eu nem sei aonde a pessoa que está com dúvida mora ?
Veja, que além do que a Ana falou com relação a ganância da empresa, existe a limitação técnica, e foi justamente nisso que eu foquei. A pessoa que postou não tem uma dúvida específica do tipo "é melhor eu usar uma 60 micro ou uma 105VR". Ela não tem o embasamento nem para saber qual a dificuldade técnica. E por isso fica difícil ajudar. Fotografia é "escrever com a luz". Mas para saber escrever precisa antes conhecer a luz,porque senão ao fornecer o papel só sairá rabiscos, não uma escrita.
Sabe qual o grande problema: a banaalização da fotografia traz a tona a sensação de que em apenas 5 linhas de um fórum está a solução para transformar uma foto horrível em uma foto até passível de premiação. E isso é altamente errado. Ninguém aprende nenhuma técnica avançada ou profissão em 5 linhas de fórum. Pode-se solucionar uma dúvida, mas não educar o sujeito. Você citou o exemplo do fórum de webdesign. Bom, se seu chegar lá e postar a seguinte dúvida:

Gente, trabalho em uma empresa de fotografia e tenho que montar o  site. Não sei HTML, mas como faço para o site fica bom depois do tag <head> ?

Percebeu a loucura ? Eu não estou perguntando se eu posso utilizar determinada tag em uma situação específica. Eu não sei como montar a página e minha dúvida no fundo é realmente COMO MONTAR A PÁGINA.
Resumindo: fotografia pode parecer fácil, mas para uso profissional não é. E por isso que vemos tanta porcaria na fotografia profissional, tanta gente se queimando no meio. Para ser um bom fotógrafo precisa de estudo ( assim como qualquer profissão ).Não tem milagre.
Um fotógrafo que só escreve e não mostra suas fotos está na profissão errada


Gularth

  • Trade Count: (2)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 240
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 20 de Outubro de 2009, 09:39:57
ebasilio, não tenho hábito em fazer fotos de still, mas se sua vontade é fotografar pequenos objetos, a lente que se sairia melhor é uma macro ao invés de uma zoom da sigma, uma 60mm 2.8 EF-S ou uma 100mm 2.8 (ambas macro), são mais indicadas.
Canon 6D / Canon EOS 30 + Grip
Flash 550 EX / Flash 580 EX II
Objetiva EF 24-85mm USM / EF 35-135mm USM / EF 50mm 1.4 USM / EF 85mm 1.8 / EF 24-105mm 4.0 L


ebasilio

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 31
Resposta #13 Online: 20 de Outubro de 2009, 12:28:03
Guto,
tenho apenas 15 posts e apenas seis meses nesse forum, então o que eu escrever aqui não deva valer muito para vc.
Acho que como moderador vc poderia aceitar melhor as opniões das outras pessoas, sem falar que tudo que se vê na net é porcaria ou que o mundo fotográfico vive de fotos de 5000,00. Não genralize! Não quero extender o assundo. Acho que a forma que vc expôe seu ponto de vista, não ajuda muito. Seja mais paciente e aprenda a viver com as diversidades da vida! Se vc quiser saber onde a pessoa mora, é só perguntar! Ainda acho que deveria ser criada uma sala para amadores como eu fazer as perguntas e que não estresse os moderadores. Acredite... para vc uma coisa que é besta, para mim pode ser muito importante (ou acredita que seja). Gularth, obrigado pelo post!
Humildade sempre, mesmo com 2000 mensagens postadas!


quacula

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 71
  • Sexo: Masculino
  • Dantotsu
    • Meu Site... ainda em construção.. MICTMR
Resposta #14 Online: 20 de Outubro de 2009, 12:50:48
Bom... vamos a uma opinião PARTICULAR... cada área é cada área... cada um tem que saber as suas limitações... aonde está... aonde quer chegar... o que fazer para chegar lá... porque falei isso, bom, ele é webdesign, ou seja, já tem um certo contato com parte gráfica.. isso ajuda, ele não tem a técnica.. isso atrapalha muito mais.. mas tipo, se ele souber que dentro dessas limitações(falta de técnica) que ele tem ele vai conseguir um resultado X... é o mesmo das pessoas que correm na USP sem o acompanhamento de um profissional.. elas vão ter um rendimento X... ao passo q com o acompanhamento de um profissional o rendimento seria 10 X...
   Não é pq o cara não é profissional que ele não pode ter algum resultado, só basta respeitar os limites.
   Não é pq o cara é profissional que ele vai ter um resultado MELHOR, fora a base, que é a técnica tem q ter muito olho, muito treino, bom gosto, etc, etc.
   Não va me falar que vcs não conhecem muuuuito “profissional” com N formações que faz trabalhos de M..... e ainda se acha só pq tem curso disso, dakilo, dakilo outro.. mas não tem feeling. Não sabe interpretar um briefing. Etc. etc.
   Bom, fora TODOS esse bla-bla-bla... vamos lá...
EU primeiro tentaria fazer umas fotos só câmera + lente do kit (a que vem na câmera) + um flash externo. AI... se vc tiver o feeling vai conseguir perceber oq está faltando. Mas a dica é simples... quanto mais clara a lente, mostrada em f: na lente..melhor a foto (ta ta ta isso é uma explicação básica pra ele)..
Bom o resto vamos discutindo por ai...