Autor Tópico: Fotografia de Produtos  (Lida 9630 vezes)

Guto Marc

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.447
    • https://reviewdeviagem.com.br
Resposta #15 Online: 20 de Outubro de 2009, 12:59:46
ebasilio, você está me entendendo mal.
Muita coisa na net é sim porcaria, mas é claro que exitem exceções. Não vejo necessidade de criar uma sala para amadores, até porque ficaria bem mais difícil deles conseguirem informações, concorda ? Mas sua sugestão será analisada. E eu não estou estressado, de forma alguma. Aliás, quando comecei o meu post eu já sinalizei que não queria ofender, mas que no caso citado gastar com equipamento era irrisório, pois a maior limitação era de técnica. eu sempre quero ajudar, tanto que mantenho um blog e um podcast junto com outro fotógrafo aonde damos dicas aos novos profissionais da fotografia. E foi justamente o meu tipo de post.
Sabe qual é o maior problema? todos acham que fotografia é simples e fácil, e que em apenas 5 linhas será dada a solução para um problema. Em alguns casos isso pode ser verdade, mas é necessário que o problema seja bem descrito e quem esteja com a dúvida saiba dizer o ponto que "trava" o job. Dúvidas genéricas geram respostas genéricas, não tem como. Eu aceito sim opiniões, mas desde que tenham algum fundamento. A opinião do Guilherme para mim não tem sentido e realmente vou questionar. Da mesma forma você pode me questionar. Se você concorda que não é necessário quase nada para foto still, me mostre. Aí você verá o quanto sou humilde em reconhecer que posso estar errado. Mas até hoje não vi nenhum fotógrafo de sucesso que não tenha conhecimento técnico suficiente.
Essas discussões são muito boas. eu gosto pois levantam vários pontos interessantes.
você coloca "a forma que vc expôe seu ponto de vista, não ajuda muito".
Me diga sinceramente: o que você espera que eu coloque ? Eu não estou te entendendo..... o autor tem uma dúvida, queria gastar dinheiro em algo que não ia melhorar significativamente as fotos. Eu apresentei uma solução que vai render mais. Se o autor do tópico ou você estiver interessado em algum curso ou achar minha dica interessante, pode digitar no google, verificar alguns e postar novamente pedindo sugestões. Ou mesmo fazer uma pergunta direta, do tipo " em minha cidade alguém indica um curso para still". Na verdade se usar a ferramenta de pesquisa no fórum vai achar vários tópicos sobre cursos. Então ainda terá mais informações ainda para quando solicitar sugestões direcionar: tipo "tal curso é longe de casa, ou mais caro", e por aí vai. Ou me mandar mensagem pedindo informações, como muitos fazem e eu respondo numa boa.
E por último: realmente não entendo porque as pessoas se ofendem quando a gente diz para estudar. Eu estou a anos trabalhando com isso e não paro de ler e estudar. Ainda considero que tenho muito, muito mesmo, a aprender. E isso para mim não é demérito nenhum. Pelo contrário: enquanto tenho o que aprender, tenho o que evoluir. E isso é fantástico.
Por último, convido você e quem mais quiser a visitar o meu blog, me mandar msg e ouvir o podcast. Não vou botar os links porque vai parecer merchandising, o que na verdade é só mais uma forma de comunicação.
De qualquer forma estou te mandando PM com os links.
Abs !
Um fotógrafo que só escreve e não mostra suas fotos está na profissão errada


igorrolim

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 74
Resposta #16 Online: 20 de Outubro de 2009, 13:07:18
Primeiramente, valeu ebasilio pela força. Mas vamos lá..

Assim pessoal, não vamos nos precipitar. Eu sou uma pessoa capacitada, não vou sair por aí fotografando, sem no mínimo entender o que tou fazendo. Eu fiz curso de fotografia há alguns anos, mas não me considero fotógrafo, pq não segui uma carreira, achei que tinha mais jeito para webdesign e o curso serviu apenas como mais uma ferramenta para mim e meu curriculum.

Não acredito que tou vendo uma classe tão bem paga chorando miséria, "aí.. o webdesign ta tomando nosso emprego". Toda vez que a empresa que eu trabalho (de 3 em 3 meses) vai fazer um ensaio, contrata o fotógrafo, que ganha 1500 pra passar 4-5 horas em um estúdio fotografando, tira uns 4, 5 looks, passa o SD pro nosso notebook, assinamos o cheque e pronto. Os dois saem felizes, a gente com a foto ele com o dinheiro. Realmente, é muito desvalorização uma pessoa que passa 4-5 horas trabalhando pra ganhar 1500 reais. Eu trabalho o mês inteiro e não ganho isso.

Sinceramente, eu não vou nem me extender nesse assunto totalmente irreal de se discutir. Existem fotógrafos e fotógrafos, se tem gente que acha que ganha pouco, procure em voces mesmo a explicação, não nos outros. Eu vim aqui, humildemente para aprender um pouco mais, por achar que um fórum, um local onde se pode reunir milhares de pessoas interessadas em um assunto comum a fim de enriquecer ainda mais o conhecimento de todos. Mas ao que parece, muita gente não está disposta a contribuir. Preferem o caminho mais difícil, o sucesso é consequência do trabalho, não o contrário.

Paciência!


Guto Marc

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.447
    • https://reviewdeviagem.com.br
Resposta #17 Online: 20 de Outubro de 2009, 13:13:46
igor, se você tem conhecimento, aí fica mais fácil recomendar alguma coisa.
No seu caso eu faria um investimento bem menor que essa mesa, mas com quase o mesmo efeito. No centro de SP perto da 25 de Março você compra acrílico de todas as cores. Leve uns 3... um leitoso e dois coloridos ( aí vai do seu orçamento ). Passe na C&C, telhanorte ou outra loja de construção. compre luminárias de jardim, de 250/500/1000w. São baratas e as lâmpadas de reposição também. Vá na conselheiro Crispiniano e volte com dois tripés de iluminação. Em uma loja de tecidos compre uns 3 metros lineares de tecido branco para difusor. Pronto: você tem quase um estúdio. Como você já tem técnica a forma de montar o estúdio fica fácil. Mas com esse caminho você gasta muito menos do que os quase R$ 2000 da mesa Atek. E com um resultado bem semelhante
Um fotógrafo que só escreve e não mostra suas fotos está na profissão errada


igorrolim

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 74
Resposta #18 Online: 20 de Outubro de 2009, 13:21:02
igor, se você tem conhecimento, aí fica mais fácil recomendar alguma coisa.
No seu caso eu faria um investimento bem menor que essa mesa, mas com quase o mesmo efeito. No centro de SP perto da 25 de Março você compra acrílico de todas as cores. Leve uns 3... um leitoso e dois coloridos ( aí vai do seu orçamento ). Passe na C&C, telhanorte ou outra loja de construção. compre luminárias de jardim, de 250/500/1000w. São baratas e as lâmpadas de reposição também. Vá na conselheiro Crispiniano e volte com dois tripés de iluminação. Em uma loja de tecidos compre uns 3 metros lineares de tecido branco para difusor. Pronto: você tem quase um estúdio. Como você já tem técnica a forma de montar o estúdio fica fácil. Mas com esse caminho você gasta muito menos do que os quase R$ 2000 da mesa Atek. E com um resultado bem semelhante

O único problema é que sou de Fortaleza. Quanto ao montar a mesa achei a idéia 10, sempre quis saber que tipo de tecido se faz difusor, rebatedor, etc. Mas luminária de jardim? Elas são tão boas quanto tochas ou refletores?


Guto Marc

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.447
    • https://reviewdeviagem.com.br
Resposta #19 Online: 20 de Outubro de 2009, 13:25:20
Bom, deve ter algum lugar por aí que venda acrílico. Senão, a Atek vende mesmo. O tecido do difusor não é importante. o que vai influenciar é a trama dos fios como forma de difusão. Então dependendo do tecido tem que usar duas camadas para conseguir difusão suave. As luminárias de jardim vão funcionar quase que igual ao sistema da Atek que você postou. Quanto a tocha, aí a questão muda, porque existe a opção de inserir acessórios nas tochas ( hazy, sombrinha, snoot, etc ). Mas para os produtos que vc fotografa luz contínua dá tranquilo
Um fotógrafo que só escreve e não mostra suas fotos está na profissão errada


Guto Marc

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.447
    • https://reviewdeviagem.com.br
Resposta #20 Online: 20 de Outubro de 2009, 13:27:47
Só complementando: se você quiser brincar mesmo, compre canos e conexões de PVC. Dá para montar uma mesa de still com pouco trabalho e alguma paciência por um preço irrisório se comparado as mesas "prontas"
Um fotógrafo que só escreve e não mostra suas fotos está na profissão errada


ebasilio

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 31
Resposta #21 Online: 20 de Outubro de 2009, 14:17:30
Ola Igorrolim,
morei 4 anos em Fortaleza. Que eu me lembro tem a afiocouros (Vende o acrílico e o tecido) e visãobrindes esta última perto do dragão do mar, vc irá encontrar os acrílicos.
E guto, apenas algumas perguntas pode transformar uma pessoa sem experiência nenhuma, numa pessoa com curso, numa cidade com dificuldades para o crescimento profissional e mesmo assim com vontade de crescer. O forum é isso.
Obrigado e agradeço mesmo por mantermos esta conversa num altíssimo nível e com a convicção de que cada um fazendo a sua parte o crescimento é imenso para todas as partes envolvidas!
abç


Marcelo Favero

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 770
  • Sexo: Masculino
    • Marcelo dos Santos
Resposta #22 Online: 20 de Outubro de 2009, 15:18:29
As mesas podem ser úteis se você tem um fluxo de trabalho grande e vai deixá-las permanentemente montadas, pois podem facilmente ser substituídas por materiais e peças mais baratas, coisa do tipo "faça você mesmo".
Não faço muitos stills, as vezes na área gastronômica. Mas quando preciso, improviso com 2 flashes externos em modo remoto, rebatedores (que podem ser placas de isopor), a placa de acrílico como suporte e fundo infinito, difusores (que podem ser improvisados com acetato ou papel mateiga) e se o produto tiver superfície refletiva, contruo uma tenda de TNT. Agora, se você não precisa isolar o fundo do produto para recorte, pode criar pequenas "produçõeszinhas", compondo o produto com outros objetos e ambientes que se relacionem.


abraço
Marcelo dos Santos

Associado Fototech


igorrolim

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 74
Resposta #23 Online: 20 de Outubro de 2009, 16:34:03
ebasilio, obrigado, mas a empresa já aprovou o estúdio da Atek e a camera Canon SX10IS.

As mesas podem ser úteis se você tem um fluxo de trabalho grande e vai deixá-las permanentemente montadas, pois podem facilmente ser substituídas por materiais e peças mais baratas, coisa do tipo "faça você mesmo".
Não faço muitos stills, as vezes na área gastronômica. Mas quando preciso, improviso com 2 flashes externos em modo remoto, rebatedores (que podem ser placas de isopor), a placa de acrílico como suporte e fundo infinito, difusores (que podem ser improvisados com acetato ou papel mateiga) e se o produto tiver superfície refletiva, contruo uma tenda de TNT. Agora, se você não precisa isolar o fundo do produto para recorte, pode criar pequenas "produçõeszinhas", compondo o produto com outros objetos e ambientes que se relacionem.

abraço

A intenção é exatamente isolar o fundo para recorte. Eu gostei da idéia da mesa pq em outro forum me falaram que é possível colocar uma luz pelo fundo e assim tirar a sombra, que é o que da mais trabalho na hora de isolar o produto.

Eu já bato foto em um estúdio aqui improvisado em pvc branco e lampadas naturais de parede. E as sombras são um terror. A camera também não ajuda muito, é uma cybershot w-220 comum.

Por isso entreguei essa sugestão a empresa, só que como não tenho experiencia, conhecimento prático disso, preferi vim atrás de quem já tivesse uma certa experiencia com isso.

A camera que sugeri para comprar e que cabe dentro do orçamento é essa:

Já fui atrás de referências no google dela, e ela parece estar num nível aceitável. (Não sei se ainda para catálogo que é minha intenção também.) Mas com certeza é melhor que a sony cybershot.

Outro problema em tirar foto, não sei se por causa do amadorismo do estúdio e máquina, são as fotos de produtos brancos, bolsas, sandálias etc. Por não ter como destacar as costas do produto, as bordas do produtos se misturam ao fundo, o que deixa muito difícil na hora de recortar também.

Seria bom também comprar um TNT de outra cor (verde, azul) para bater fotos de produtos brancos?

ps: Sei que tou um pouco enferrujado e precisando de reciclagem, e é por isso mesmo que entrei numa oficina de fotografia que dura 3 meses e termina ao final do ano. (e continua o próximo ano todo de conteúdo complementar e prática, muito bom o curso).

É isso, obrigado a todos, e paciência.


Marcelo Favero

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 770
  • Sexo: Masculino
    • Marcelo dos Santos
Resposta #24 Online: 20 de Outubro de 2009, 17:57:20
Sim, no caso de objetos brancos vai precisar de um fundo contrastante para o recorte. Mas acho que o preto funcionaria melhor. Pois dependendo da superfíce do objeto e se ele estiver apoiado no fundo, o azul (chroma key) vai refletir no branco. Mas de toda forma, ele vai precisar sempre estar muito bem iluminado e nítido para recortes, para que não surjam "contornos" ou pontos confusos.
E te aconselho a pesquisar mais sobre o assunto antes de comprar equipamentos (como disse, não faço muito stills, e como disse o Guto, tem muita coisa pra se explicar apenas no fórum). Lembro de bons posts aqui no MF sobre isso, dê uma boa vasculhada.
E quanto ao equipamento, não conheço a câmera, mas já te digo para procurar em lojas especilizadas (via web mesmo), vai achar preços muito melhores e poderá adquirir algo mais apropriado.

abraço
« Última modificação: 20 de Outubro de 2009, 17:59:21 por Marcelo Favero »
Marcelo dos Santos

Associado Fototech


Pictus

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.092
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/10986424@N02/sets/
Resposta #25 Online: 20 de Outubro de 2009, 18:52:38
A pior luz para o mundo digital é a lampada incandescente de tungstênio...
Sua resposta espectral é muito fraca no azul e o sensor Bayer RGB precisa
de R_ed(vermelho) G_reen(verde) e B_lue(azul) para formar a imagem.
Vide http://www.cambridgeincolour.com/pt/tutoriais/sensores.htm


[TUTORIAL] Mesa Still Grande - Montagem caseira.
http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=13090.0


BTW, não deixe de procurar no fórum por still
http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?action=search2


CJR

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 272
Resposta #26 Online: 20 de Outubro de 2009, 18:59:57
na boa, comprar mesa de luz em atek e mako é torrar grana fora.

compra uma plaquinha mais fina de acrílico, comprei uma esses dias, de 2m x 1m, custou R$160.
Uma do tamanho das mesas atek vai te custar R$100.

Não exagere na luz contúnua no acrílico pois entorta.

A partir daí vc cria o fundo infinito ou tabletop, pois o problema da mesa de luz é que não aguenta peso e é cara.

Ou faz a foto em papel mesmo, compra um rolo de papel fotográfico e vai usando.

Só uma coisa, o colega falou e muita gente tá repetindo, eu também sou webdesigner, webdesign não é a pessoa.
Seria como dizer que eu sou fotografia.

ABRAÇO e boa sorte, eu também to aprendendo still sozinho, é muito gostoso.



pedro_raythz

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.465
  • Sexo: Masculino
Resposta #27 Online: 20 de Outubro de 2009, 22:28:23
A Canon SX10 é também uma compacta como a W220 só que possui um zoom maior e modo manual, mas o sensor é semelhante. Ela não é a câmera mais indicada pois um range desses, a lente deve ter algumas ditorções, além de aberração cromática. Você com uma reflex e uma 50mm f1.8 conseguiria resultados bem melhores (não que a 50mm seja a lente ideal, mas é uma opção barata e com qualidade - na minha opinião leiga)


igorrolim

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 74
Resposta #28 Online: 21 de Outubro de 2009, 02:18:13
Bem fiquei decepcionado, porque achava que a camera era realmente boa. Mas vou estudar novamente o orçamento e ver o que eu e a empresa podemos chegar. Quando tudo ficar pronto, eu posto um produto que bati a foto aqui. O antes e o depois.

Se alguém souber um site especializado de cameras como a Canon Rebel, com um preço melhor que americanas, submarino, etc, por favor gostaria muito de saber.


Obrigado a todos.


Marcelo Favero

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 770
  • Sexo: Masculino
    • Marcelo dos Santos
Resposta #29 Online: 21 de Outubro de 2009, 08:12:37
Se alguém souber um site especializado de cameras como a Canon Rebel, com um preço melhor que americanas, submarino, etc, por favor gostaria muito de saber.


Mandei alguns links por MP.
Marcelo dos Santos

Associado Fototech