Autor Tópico: Canon lança Canon EOS-1D Mark IV - 16Mp APS-H - 1080p - 10FPS - ISO 102,400  (Lida 11554 vezes)

Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino
Pessoal,

A Canon acaba de lançar a Canon EOS-1D Mark IV.
http://www.usa.canon.com/consumer/controller?act=ModelInfoAct&fcategoryid=139&modelid=19584
http://www.dpreview.com/news/0910/09102001canon1d4.asp



* Body material     Magnesium alloy (exterior, chassis and mirror box)
* Sensor       • 27.9 x 18.6 mm CMOS sensor
                   • 1.3x crop factor
                   • RGB Color Filter Array
                   • Built-in fixed low-pass filter (with self-cleaning unit)
                   • 17 million total pixels
                   • 16.1 million effective pixels
                   • 3:2 aspect ratio
* Movie Mode     • MOV (Video: H.264, Sound: Linear PCM)
                   • 1920 x 1080 (29.97, 25, 23.976 fps)
                   • 1280 x 720 (59.94, 50 fps)
                   • 640 x 480 (59.94, 50 fps)
                   • Max duration: 29min 59sec
                   • Max file size: 4GB
* Auto focus      • 45-point TTL
                       • 39 cross-type points, require F2.8 or faster lens
                       • TTL-AREA-SIR with a CMOS sensor
                       • AF working range: -1.0 to 18 EV (at 23°C, ISO 100)
* Sensitivity   • ISO 100 - 12800
                   • 0.3 or 1.0 EV increments
                   • ISO 50 (Enhanced L)
                   • ISO 25600 (Enhanced H1)
                   • ISO 51200 (Enhanced H2)
                   • ISO 102400 (Enhanced H3)
* Shutter     • Focal-plane shutter
                   • 30 - 1/8000 sec
                   • 0.3, 0.5 or 1.0 EV increments
                   • Flash X-Sync: 1/300 sec (EX series Speedlites only)
                   • Bulb
* Viewfinder     • Eye-level pentaprism
                     • 100% frame coverage
                     • Magnification: 0.76x (-1 diopter with 50 mm lens at infinity)
                     • Eyepoint: 20 mm
                     • Dioptric adjustment: -3 to +1 diopter
                     • Precision matte screen Ee-C IV (interchangeable)
                     • Eye-piece shutter available via lever
* LCD monitor     • 3.0" TFT LCD
                      • 920,000 pixels
* Connectivity  • USB 2.0 Hi-Speed
                     • Video out
                     • HDMI mini output
                     • External microphone
                     • N3 type wired remote control
                     • PC Sync flash terminal
* Dimensions     156 x 156.6 x 80 mm (6.2 x 6.2 x 3.1 in)
« Última modificação: 20 de Outubro de 2009, 08:30:25 por Leandro Federsoni »


Marcelo.S.

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.279
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/msafioti/sets/72157618134645270/detail/
Resposta #1 Online: 20 de Outubro de 2009, 09:12:31
Atualizacao natural de um modelo que já estava há 2,5 anos no mercado.

Melhorias/perfumarias muito bem vindas, sistema de AF totalmente novo com 39 pts. cross type (espero que agora funcione!), modo vídeo 1080p, ISO marketeiro de 102.400, novíssimo sensor de 16Mp, etc.

Custa praticamente o mesmo que a principal concorrente Nikon D3s e no papel (especificacoes) a Canon oferece bem mais.
Em relacao a qualidade de imagem a diferenca entre os modelos deve ser bem pequena. Vamos ver na prática a resposta do mercado.

O importante hoje é ver o sistema todo.

Continuo achando que o lancamento mais impactante do ano, indiferente do mercado, por enquanto foi a Canon 7D.
Deutschland

Flickr


Gularth

  • Trade Count: (2)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 240
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 20 de Outubro de 2009, 10:00:43
Eu eperava por um sensor FF, acho que a canon pisou na bola neste quesito, poderia ter oferecido um FF com a opção de crop como nas nikon´s.
Canon 6D / Canon EOS 30 + Grip
Flash 550 EX / Flash 580 EX II
Objetiva EF 24-85mm USM / EF 35-135mm USM / EF 50mm 1.4 USM / EF 85mm 1.8 / EF 24-105mm 4.0 L


Azuma

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 390
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 20 de Outubro de 2009, 10:22:37
Ela vai deixar pelo visto a opção FF só para a 1Ds, e esperar que o povo pague a mais por isso.
Alias como subiu o preço da 1D IV  :( :aua: :eek: :doh: >:(
A 1D III veio ao mercado custando U$3.000,00
« Última modificação: 20 de Outubro de 2009, 10:23:28 por Azuma »

5D | EX 12-24 | EF 17-40 f/4L | EF 28-70 f/2.8L | EF 24-105 f/4L | EF 70-200 f/4L IS | EF 15 f/2.8 | EF 50 f/1.4 | EF 85 f/1.2L II | EF 100 f/2.8 | EF 135 f/2L | EX 50-500


Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 20 de Outubro de 2009, 10:22:48
Eu eperava por um sensor FF, acho que a canon pisou na bola neste quesito, poderia ter oferecido um FF com a opção de crop como nas nikon´s.

É uma dúvida que tenho...Se eles mudassem pra FF não poderia prejudicar quem hoje tem um portfólio de lentes para APS-H?


Azuma

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 390
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 20 de Outubro de 2009, 10:27:20
 Mas se tiver a opção de cropar para o mesmo fator não haveria problema. Só ganhos (hipoteticamente).
 Continuaria otima para fotojornalismo e esportes (uso de tele e meia tele) e para uso com GA´s.
« Última modificação: 20 de Outubro de 2009, 10:27:54 por Azuma »

5D | EX 12-24 | EF 17-40 f/4L | EF 28-70 f/2.8L | EF 24-105 f/4L | EF 70-200 f/4L IS | EF 15 f/2.8 | EF 50 f/1.4 | EF 85 f/1.2L II | EF 100 f/2.8 | EF 135 f/2L | EX 50-500


Guto Marc

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.445
    • https://reviewdeviagem.com.br
Resposta #6 Online: 20 de Outubro de 2009, 10:29:18
É uma dúvida que tenho...Se eles mudassem pra FF não poderia prejudicar quem hoje tem um portfólio de lentes para APS-H?
Não existe lente para APS-H  :aua:
são usadas as lentes para FF
Um fotógrafo que só escreve e não mostra suas fotos está na profissão errada


Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 20 de Outubro de 2009, 10:39:06
Não existe lente para APS-H  :aua:
são usadas as lentes para FF

Sim, mas imagina se o cara comprou a lente pensando no ângulo de visão para APS-H e depois aparece uma 135m ele pode ser prejudicado.


Guto Marc

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.445
    • https://reviewdeviagem.com.br
Resposta #8 Online: 20 de Outubro de 2009, 10:41:22
Sim, mas imagina se o cara comprou a lente pensando no ângulo de visão para APS-H e depois aparece uma 135m ele pode ser prejudicado.
Eu acho que eles perdem muito mais ao não oferecerem uma FF rápida similar a D3. Isso porque a 1Ds provavelmente virá recheada de megapixels mas será lenta para fotojornalismo. então cria-se um gap: cadê a FF para fotjornalismo ? Só Nikon mesmo. Isso é ruim para todos...
Um fotógrafo que só escreve e não mostra suas fotos está na profissão errada


Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 20 de Outubro de 2009, 10:53:05
Eu não sei Guto, pois nesse caso a prioridade é FPS e QI e se eles conseguem uma qualidade de imagem similar ou até melhor que uma FF um FPS igual então o ângulo de visão (cropado) pode ser melhor pra muitos usuários.

Inclusive a Canon tem feito muitas consultas de mercado pra desenvolver seus produtos, esse deve ser um caso que a grande maioria deve preferir o crop ajustado inclusive no OVF.


Bucephalus

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.082
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 20 de Outubro de 2009, 10:53:49
Para a felicidade daqueles que reclamam do sensor APS-H, dizem por aí que essa seria a última câmera com esse formato, e daqui pra frente a linha 1D seria FF (provavelmente mudaria de nome -- estão falando em EOS 3D). É tudo rumor, mas fica aí a menção.

Não sei porque as pessoas querem essa câmera com sensor 135. Já existem a 1Ds e 5D na linha, e até onde eu entendo o fotógrafo da 1D é da área de esportes, então o fator de corte até vem a calhar. Acho que no fim eles mudam para FF só por conta dessa pressão psicológica do mercado em associar um sensor maior com maior qualidade.


Guto Marc

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.445
    • https://reviewdeviagem.com.br
Resposta #11 Online: 20 de Outubro de 2009, 10:58:23
Mas leandro, a opção de crop direto na máquina é mais vantagem, pelo menos para uso profissional. Isso porque você consegue cropar para ficar mais tele, mas não consegue "descropar" para ficar mais wide. então essa lógica acaba sendo meio furada. Sei que a Canon deve ter feito pesquisas, mas vale lembrar que muitas vezes essas pesquisas acabam com resultados errados que culminam em futura remodelação de produtos e medidas urgentes de correção. De repente ela está arriscando manter o APS-H apostando que seja ainda bem aceito. Mas só o tempo vai dizer. Eu como usuário profissional ficaria mais feliz se a série 1D fosse FF. Até porque criaria um embate direto com a Nikon, o que é saudável para todos {inclusive para preços ).
Um fotógrafo que só escreve e não mostra suas fotos está na profissão errada


Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 20 de Outubro de 2009, 11:02:43
Eu penso que o sensor FF de 16MP seria sim melhor que o APS-H de 16Mp, mas provavelmente os usuários preferem o crop do que uma qualidade um pouco superior.

Agora entre o sensor da D3s e 1DMkIV eu não arrisco dizer qual é melhor, pois um é maior e outro mais Mp.


Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 20 de Outubro de 2009, 11:09:36
Mas leandro, a opção de crop direto na máquina é mais vantagem, pelo menos para uso profissional. Isso porque você consegue cropar para ficar mais tele, mas não consegue "descropar" para ficar mais wide. então essa lógica acaba sendo meio furada. Sei que a Canon deve ter feito pesquisas, mas vale lembrar que muitas vezes essas pesquisas acabam com resultados errados que culminam em futura remodelação de produtos e medidas urgentes de correção. De repente ela está arriscando manter o APS-H apostando que seja ainda bem aceito. Mas só o tempo vai dizer. Eu como usuário profissional ficaria mais feliz se a série 1D fosse FF. Até porque criaria um embate direto com a Nikon, o que é saudável para todos {inclusive para preços ).

Guto eu entendo as vantagens do recorte fora da câmera, mas existem desvantagens também, uma que penso é o OVF e outra a necessidade de recorte e edição fora da câmera o que pode prejudicar também alguns trabalhos mais urgentes e que muitos jornalistas fazem hoje.

O crop como da linha Nikon D3 é fantástico, mas penso que o ideal é ter o sistema todo (sensor, OVF, sensores foco, etc) ajustado pro ângulo de visão que realmente se usa.


Guto Marc

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.445
    • https://reviewdeviagem.com.br
Resposta #14 Online: 20 de Outubro de 2009, 11:12:36
Eu penso que o sensor FF de 16MP seria sim melhor que o APS-H de 16Mp, mas provavelmente os usuários preferem o crop do que uma qualidade um pouco superior.

Agora entre o sensor da D3s e 1DMkIV eu não arrisco dizer qual é melhor, pois um é maior e outro mais Mp.
Sim, realmente qualidadede imagem nem quero entrar em discussão até porque nunca via a MK IV....rs
Eu estou pensando só no fotógrafo profissional. Ele compra uma 16-35 mas ela será uma 21mm pelo crop...  Se ele tivesse essa opção de crop via sw poderia decidir se trabalharia como 16 ou como 21mm. A decisão seria do fotógrafo, e não limitação do equipamento, entende ? Na D3 tem a opção de dois crops, mas acho q deveriam ser 4. É um recurso simples e que ajuda muito.
Se a MK IV fosse 18mpixels FF com os crops mesmo assim teria mais pixels que a D3, e isso seria um atrativo a mais para a Canon. Talvez o preço do sensor FF para o APS-H que tenha motivado essa mudança...... talvez queiram manter a 1Ds bem longe da 1D como forma de lucrar mais na categoria "estúdio". No fundo o rela motivo nunca saberemos... será somente especulação.  :ok:
Um fotógrafo que só escreve e não mostra suas fotos está na profissão errada