Autor Tópico: Waist-level finder  (Lida 1652 vezes)

Pomba

  • Trade Count: (10)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 335
  • Sexo: Masculino
Online: 20 de Outubro de 2009, 11:44:31
bom dia a todos!
recentemente comecei a brincar com fotografia de rua, e imaginei a diferença que faria uma tlr naqueles momentos. o fato da camera não estar no mesmo nivel dos olhos permite fotos bastante discretas.
por isso, pensei na possibilidade de um waist-level finder para uma slr. quais cameras aceitam esse acessorio? não costumo ver muitos desses anunciados por aí tambem... alguem tem ideia do valor?


ki-suco

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 264
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 20 de Outubro de 2009, 13:17:55
Mais fácil vc procurar no e-bay......maioria são para nikon F, Canon F1


joseazevedo

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 601
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/jerazevedo/
Resposta #2 Online: 20 de Outubro de 2009, 13:30:26
Oi,
as SLRs com prisma removível mais fáceis de se encontrar são as Nikons (F, F2, F3, F4, F5). Você encontra desses modelos de R$ 400 a 1.000 em bom estado. Já só o waist level finder vai depender conforme o modelo da máquina. O mais fáceis de se encontrar - pelo menos que eu já tenha visto - são o das F/F2 (mas mais caros por serem itens de colocionador) e o da F3. Esse, se não me engano, acho que tinha um no Mercado Livre recentemente.
Não necessariamente você precisa deste acessório. Dependendo da situação basta remover o prisma e clicar. Mas lembre-se de fotometrar antes de retirar o prisma...
AGORA, faltam as lentes. Se você já usa Nikon, tudo bem. Se não, vai ter que comprar e o custo vai subir bem.
Caso você tenha Canon no sistema FD, exitem a F1 e F1N com prisma removível.

Mas o que eu acho mais importante é: uma SLR NÃO foi feita para ser usada com o WLF. O manuseio dela vai ficar completamente não natural, pode acreditar.
Sinceramente, vale muito mais a pena gastar cerca de R$ 900 numa Rolleiflex com uma 80mm/2.8 Planar. É uma máquina fantástica, tudo fica à mão, o obturador é extremamente silencioso e a lente é melhor do que qualquer lente que você tenha. Ou, no mínimo, igual. E se você quiser usar 35mm nela, existe um adaptador chamado Rolleikin.
Eu tenho uma Rolleiflex com rolleikin e acho uma delícia clicar com ela.

Abraço,

José Azevedo


Braga.SP

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.858
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 20 de Outubro de 2009, 18:37:30
Eu tenho uma Praktica F.X 3

Curioso é que ela só tem waist-level e este é fixo. Depois eu coloco aqui algumas fotos dela.

Com o obturador "desarmado" o espelho sempre está levantado. Ao transportar o filme, ela "arma" o obturador e abaixa o espelho.

Lente M42, Carl Zeiss Jena Tessar 2.8/50.

Câmera fabricada entre March 1958 to June 1959

http://www.praktica-collector.de/138_Praktica_F.X3.htm

Existem três modelos cuja diferença eu ainda tenho que pesquisar (se é que existe alguma diferença).
  • F.X 3 (veja a posição do ponto no nome)
  • FX 3.  (idem)
  • FX 3  (aqui sem o ponto)

Deve ter alguma a ver com exportação ou mercado específico para a época, mas preciso ver isso melhor.
-22.352971,-48.775582


RodrigoNeves

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 335
  • Sexo: Masculino
    • Minha página no flickr
Resposta #4 Online: 20 de Outubro de 2009, 22:03:22
Braga, sua Praktica é muito parecida com minha Praktina; aliás, elas foram fabricadas pela mesma fábrica, mas a Praktina pode intercambiar praticamente tudo. Por enquanto, só tenho o fole de extensão e o waist level finder, mas não é bom para ser usado a essa altura: é virtualmente impossível focalizar dessa maneira. Ele vem com uma pequena "lupa" para magnificar o despolido e facilitar - ou permitir - a focalização. Portanto, ele é muito útil para fotografia macro ou ao nível do chão.