Autor Tópico: Abertura vs Velocidada vs ISO  (Lida 2156 vezes)

Sidney Luiz

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 85
  • Sexo: Masculino
Online: 15 de Outubro de 2005, 23:41:47
Pessoal,

Estes dias tive num show e tive alguma dificuldade de encontrar o ISO ideal em relação a velocidade e abertura definida.

Imaginando que use o modo manual: Se aumentar 1 f-stop no diafragma reduzo pela metade a qtde de luz, e numa relação com a velocidade, teoricamente dobraria o tempo de exposição, mas qual ISO utilizar neste caso?

Agora se utilizar o modo P da câmera ela me dá uma exposição "x". Se aceitar esta exposição qual ISO utilizar para obter a foto? Como não sabia fiquei tentando até acertar, pois uma hora a foto saia subexposta, tremida, ou outras vezes superexposta. Resultado, perdi vários lances legais. A iluminação do palco mudava a toda hora e isso exigia sempre uma nova regulagem e começava tudo de novo. As vezes usava um ISO mais alto para garantir e em contrapartida a foto ficava mais granulada ou superexposta.

Tentei me guiar pela velocidade. Quando aumentava o ISO automaticamente a velocidade do obturador aumentava também. Então fazia a seguinte relação: Preciso de uma velocidade de no mínimo 1 sobre a distância focal da minha lente: Ex.: lente de 300mm = velocidade de 1/300, para a foto não sair tremida.

Isto está certo? Tenho que ficar testando ou existe alguma relação que me ajude a fazer estas considerações mentalmente e não empiricamente?

Abraços, Sidney

 


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #1 Online: 16 de Outubro de 2005, 01:02:52
Não entendi onde está sua dúvida, a teoria é a mesma, dobra-se o ISO, dobra-se a exposição (ganha 1 ponto).
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Sidney Luiz

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 85
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 16 de Outubro de 2005, 01:38:38
Léo, a dúvida era justamente essa. Então a relação é:
Se eu dobrar o ISO, dobro a velocidade e a abertura permanece a mesma.

Agora me confirma uma coisa:
Se eu estiver utilizando uma tele 90mm-300mm. Com 90mm devo fotografar no mínimo com uma velocidade de 1/90 e com 300mm  a velocidade seria de no mínimo 1/300 para a foto não sair tremida, considerando que o objeto que estou focando está estático. Então devo ir aumentando o ISO até conseguir estas velocidades. Isto está correto?

[]'s Sidney
 


Guto Marc

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.447
    • https://reviewdeviagem.com.br
Resposta #3 Online: 16 de Outubro de 2005, 02:33:10
Seu raciocínio está certo. Aumentando o ISO aumenta-se a velocidade. :thmbup:  
Um fotógrafo que só escreve e não mostra suas fotos está na profissão errada


B.Gomes

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.547
Resposta #4 Online: 16 de Outubro de 2005, 02:37:36
Citar
Léo, a dúvida era justamente essa. Então a relação é:
Se eu dobrar o ISO, dobro a velocidade e a abertura permanece a mesma.

Agora me confirma uma coisa:
Se eu estiver utilizando uma tele 90mm-300mm. Com 90mm devo fotografar no mínimo com uma velocidade de 1/90 e com 300mm  a velocidade seria de no mínimo 1/300 para a foto não sair tremida, considerando que o objeto que estou focando está estático. Então devo ir aumentando o ISO até conseguir estas velocidades. Isto está correto?

[]'s Sidney
Eu procuro levar em conta o crop para fazer esse cálculo de velocidade de segurança. Tipo: com a lente do kit da XT em 18mm, considero como velocidade segura 28mm.


FoxValleSCJ

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 288
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 16 de Outubro de 2005, 10:52:27
Citar
Então fazia a seguinte relação: Preciso de uma velocidade de no mínimo 1 sobre a distância focal da minha lente: Ex.: lente de 300mm = velocidade de 1/300, para a foto não sair tremida.
Considere o fator de corte da XT!!!

Logo, 300mm nela vai pra 480mm!!! Acho que em 1/300s fica meio arriscado, ainda mais num show, onde geralmente o pessoal fica pulando feito doido e vc esbarrando em todo mundo a toda hora!!
  Paulo Valle
   FoxValle

[span style=\'color:gray\']___________________
Canon Eos Rebel XT + Ef 28-135mm IS + Ef 18-55mm (infelizmente) + 550ex + Ridata 80x 2Gb[/span]


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #6 Online: 16 de Outubro de 2005, 12:21:50
Seu raciocínio está correto.
Mas quanto à velocidade ideal ai é meio comlpicado definir naquela forma genérica, a boa velocidade de segurança depende de muitos fatores, e não é algo linear, as GA e as teles normalmente precism de uma relação de DF X VEL maior, ou seja, paara vc fazer fotos com uma 400mm sem monopé pode ser necessário usar velocidades de até 1/800s, assim como em uma GA de 18mm pode ser necessário pelo menos 1/30s, enquanto para fazer uma foto com uma 70mm a maioria das pessoas conseguem com 1/30s.
Então isso não é muito linear.
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


pablo_rj

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 204
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 18 de Outubro de 2005, 20:45:50
se aumentar o iso, ou vc fecha mais o diafragma ou aumenta a velocidade (mais rápida).  


yurilq

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 74
    • http://photobucket.com/albums/v723/yurilq/
Resposta #8 Online: 19 de Outubro de 2005, 08:34:37
HAI N TENTENDI PQ TEM Q AUMENTAR A VELOCIDADE QND SE USA UMA TELE EM COMPARAÇÃO COM Q VELOCIDADE Q SE USARIA EM UMA GRANDE ANGULAR...


Guto Marc

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.447
    • https://reviewdeviagem.com.br
Resposta #9 Online: 19 de Outubro de 2005, 09:51:23
Pq como a tele "amplia" a imagem, há também ampliação dos movimentos. Ou seja, um pequeno movimento será transformado em um grande movimento no registro.
Um fotógrafo que só escreve e não mostra suas fotos está na profissão errada


Sidney Luiz

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 85
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 19 de Outubro de 2005, 22:27:44
Pessoal, valeu pelos comentários. Agora ficou mais claro pra mim a relação entre estas variáveis.
[]'s Sidney


FernandoPaes

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.522
  • Sexo: Masculino
  • Fernando Paes - Fotógrafo
    • Fernando Paes - Fotógrafo de Casamentos
Resposta #11 Online: 21 de Outubro de 2005, 07:03:37
Citar
HAI N TENTENDI PQ TEM Q AUMENTAR A VELOCIDADE QND SE USA UMA TELE EM COMPARAÇÃO COM Q VELOCIDADE Q SE USARIA EM UMA GRANDE ANGULAR...
O raciocínio é simples. Como sua área de cobertura é muito pequena, qualquer movimento leve é muito perceptível.

Por exemplo, que já usou aquelas cams fillmadoras com zoom de 300x vai concordar comigo. Coloca o zoom no max. e tenta manter a camera estabilizada.... Muito complicado.

Vou além. Olha no microscópio.... Uma mexida mínima no objeto vc muda completamente de lugar..

Quanto maior a distância focal, maior a necessidade de uma estabilização (tripe ou monopé), ou de altissima velocidade

Abraço,
Fernando
Fernando Paes - Fotógrafo de Casamentos - SP
Visite meu Website: http://www.fernandopaes.com.br

Conheça nosso podcast para fotógrafos sociais!


Roberto O. Almeida

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.423
Resposta #12 Online: 21 de Outubro de 2005, 12:57:23
Com qualquer luneta da pra perceber isso também, Fernando..