Autor Tópico: Minha nova Pinhole  (Lida 7744 vezes)

agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #30 Online: 14 de Outubro de 2009, 05:04:05


É isso aí, Angelo! :ok:

Se resolver brincar de novo com pinholes, posta as fotos aqui pra gente ver, ok?

Abraços

Barboza
Caro colega.
Ironicamente,minha profissao de fotografo,
nao me deixa tempo livre para brincar com fotografia, :hysterical:
Nao vai faltar oportunidade.
Boa sorte na tua empreitada estenopeica
Abraço
Angelo.


Paulo Machado

  • Trade Count: (6)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.016
  • Sexo: Masculino
Resposta #31 Online: 14 de Outubro de 2009, 08:38:55
Prof° Félix,
Obrigado pelos incentivos. :ok:

Então... Filme P&B, eis a questão...

Estou louco para fazer fotos em P&B mas aqui onde moro, nos confins do Mato Grosso já ta complicado achar filme colorido... P&B então, não tem mesmo!

Se bem que esse não é o problema, já que é fácil comprar pela internet, mas e a revelação??? Será que esses laboratórios “mudernos” com funcionários idem, são capazes de entregar uma revelação P&B com qualidade pelo menos aceitável?

Abraços

Barboza

 
Barboza, não seja por isso. Voce deve gostar de fazer estas coisas.
http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=35426.0
« Última modificação: 14 de Outubro de 2009, 08:42:58 por Paulo Machado »
When words become unclear, I shall focus with photographs. When images become inadequate, I shall be content with silent.  - Ansel Adams


Barboza

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 335
Resposta #32 Online: 14 de Outubro de 2009, 12:59:25
Barboza, não seja por isso. Voce deve gostar de fazer estas coisas.
http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=35426.0

Paulo
 
Venho, já à um tempo, de olho nas matérias sobre revelação aqui do forum. Não havia, ainda, pensado em colocar a mão na massa (ou no revelador), mas confesso que estou começando seriamente a considerar a idéia. Principalmente depois de ver suas experiências alquimistas (leia-se cafenol).

Seu tutorial é encorajador! :ok:

Abraços

Barboza

« Última modificação: 14 de Outubro de 2009, 13:06:04 por Barboza »


Fernando C.

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 109
  • Sexo: Masculino
Resposta #33 Online: 14 de Outubro de 2009, 19:46:05
Incrível...muito bom ! Quero ver as fotos...


abraz

  • Trade Count: (3)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 110
  • Sexo: Masculino
Resposta #34 Online: 16 de Outubro de 2009, 11:04:21
Excelente trabalho manual. Cadê as fotos ???
Canon 50D + SX260
Lens: Canon 24mm, 100mm, 18-135mm / Tamron 17-50mm / Teleconverter Vivitar 2x
Flash Canon 430EXII
Analogicas: FTb, AE1, K1000, MTL3, 12Xp, Trip35, EOS500...


Barboza

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 335
Resposta #35 Online: 16 de Outubro de 2009, 20:58:08
Pessoal valeu pelos coments! :ok:

Guenta aí que as fotos vão sair...
Cometi a sandice de colocar um filme 36 poses e o tempo anda curto, mas tô me esforçando aqui para terminá-lo. :aua:

Abraços
« Última modificação: 16 de Outubro de 2009, 21:01:09 por Barboza »


Barboza

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 335
Resposta #36 Online: 21 de Outubro de 2009, 17:10:50
Pessoal

Aqui estão alguns dos primeiros frutos da “Barbozaflex”.  

Achei uma evolução razoável (lembrando que esse é meu 2° filme de fotos pinhole), o que até me encorajou a dar  prosseguimento num tripé para pinhole que eu havia começado à construir.

01
 

02


03


04


05


06


07


Essa última é uma conversão para P&B que fiz usando o software da impressora multifuncional HP. Talvez tenha ficado meio tosco, mas é o que tinha à mão...

Sintam-se à vontade para comentários, críticas e dicas! :ok:

Abraços

Barboza
« Última modificação: 21 de Outubro de 2009, 17:38:35 por Barboza »


Francisco

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.556
Resposta #37 Online: 21 de Outubro de 2009, 18:17:36
Barboza, em primeiro lugar, meus parabéns por essa obra de arte e engenharia. É de gente que não tem medo de pôr as mãos na massa que o Brasil precisa.

Agora, deixo as minhas considerações:

1. As imagens estão parecendo bastante desfocadas, será que o furo está muito grande? (quanto maior o furo, imagino que menor seja a profundidade de campo). Na foto da telha dá para ver que a parte inferior do quadro está "mais em foco" do que o resto. A próxima "feature" da BBzFlex 2 poderia ser um diafragma; talvez um sistema de "diafragmas intercambiáveis" como acontece com a Lensbaby.

2. É possível aumentar a área de projeção para fotos no formato 16:9 ou mesmo mais "largos"? Hoje em dia, com scanners de negativos, seria possível pensar em algo desse tipo, já que não ficamos presos ao formato padrão dos minilabs. Você disse que está pensando em médio formato, então talvez essa experiência (de aumentar o quadro do filme 135 horizontalmente) seja divertida.

De qualquer forma, não recordo de ter visto uma pinhole tão caprichada como a sua. Espero que você continue praticando esse hobby e compartilhando conosco as suas descobertas.

Abraço
« Última modificação: 21 de Outubro de 2009, 18:17:53 por Francisco »
Francisco Amorim
Porto Alegre - RS


GutoVilaça

  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.321
  • Sexo: Masculino
Resposta #38 Online: 21 de Outubro de 2009, 18:57:39
 :clap: :clap: :clap: :clap: :clap:
Barboza, acho que você está no caminho certo. Concordo com o Francisco em relação ao desfoque. Se você descobrir a causa e "resolver o problema", sua pinhole vai ficar perfeita.
Agora uma coisa eu achei fantástica. Todas as fotos estão bem expostas. Acho que você acoplou um fotômetro nessa pinhole...hehehehe. Usou alguma tabela para estimar o tempo de exposição?
Abraços.
« Última modificação: 21 de Outubro de 2009, 18:58:20 por GutoVilaça »
VAMOS ESTUDAR MAIS FOTOGRAFIA ANTES DE CRITICAR UMA FOTO ALHEIA. VAMOS CRITICAR SE O AUTOR PEDIR. SE VAMOS CRITICAR E COMENTAR, VAMOS FAZER COM SABEDORIA, COM EMBASAMENTO E DE MODO QUE SEJA ALGO CONSTRUTIVO. NÃO APELE SE O AUTOR DAS FOTOS REBATER ÀS CRÍTICAS AFINAL ISSO É DIREITO DELE. VAMOS DÁ BONS EXEMPLOS COM NOSSAS FOTOS POIS SÓ FICAR CRITICANDO FOTOS DOS OUTROS NÃO FAZ DA GENTE UM BOM FOTÓGRAFO.  VAMOS FOTOGRAFAR MAIS E CORNETAR MENOS!!!


Barboza

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 335
Resposta #39 Online: 21 de Outubro de 2009, 21:49:15
Francisco,
Grato pelas palavras de incentivo!

Quanto ao furo, estou praticamente convencido de que você tem razão. :ponder: Quando fiz ela, calculei para que ficasse uma distância focal de 25mm, mas acho que ficou um pouquinho maior. E o furo, teoricamente (bem teoricamente mesmo), acredito que tenha ficado abaixo de 0,30mm. Vou tentar um pouco menor...

Isso que você falou sobre o tamanho do quadro é muito interessante sim, inclusive é uma de minhas (muitas) dúvidas. Um de meus “projetos” imediatos é justamente uma pinhole que faça fotos panorâmicas. Vamos esperar a manifestação dos que tem feito pinhole (cadê o Elmo???) para nos ajudar... :assobi:

Guto,
Valeu pelo apoio!

Os tempos de exposição foram todos estimados, sem tabela nenhuma. tanto que a maioria das fotos eu tirei duas de cada motivo, com tempos de exposição diferentes, para analisar a diferença.

Abraços

« Última modificação: 21 de Outubro de 2009, 21:51:49 por Barboza »


Barboza

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 335
Resposta #40 Online: 21 de Outubro de 2009, 21:57:03

Sintam-se à vontade para comentários, críticas e dicas! :ok:

Abraços

Barboza

Retificando: Sintam-se à vontade para comentários, críticas, dicas, sugestões, etc...