Autor Tópico: Uso do Scanner HP G4050 com o Vuescan  (Lida 20889 vezes)

Elmo

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.458
Online: 22 de Outubro de 2009, 21:01:18
Caros amigos, vou sofrer aqui o risco de decepcioná-los ao explicar como eu faço ao escanear meus negativos utilizando o Scanner HP G4050 em conjunto com o software Vuescan.

Então, antes que me atirem pedras, justifico com o que disse acima: é como eu faço. Não sei se é a melhor maneira e gostaria que me ajudassem a melhorar isso.

Então vamos lá:

1 - A primeira coisa que faço, e faço por querer ser mais realista que qualquer estúpido, é tentar escanear o negativo, de forma que a reprodução obtida seja o mais parecida possível com o material ampliado em papel. Para tanto, faço sempre uma cópia contato de todo o rolo ou folha 4 x 5" que fotografo.



Isso me dará subsídio para mexer nos ajustes que o Vuescan me oferece no escaneamento, tentando aproximar ao máximo as cores e tons de cinza verificados no papel. Mas como tudo isso depende do monitor que a foto será vista e lembrando que até o Flickr muda as cores de tudo que consigo aqui, isso pode ser totalmente dispensável. Mas eu gosto muito de fazer assim. Coisa de sistemático (chato).

2 - Eu preparo o negativo no chassis, tampando o restante dos orifícios. Assim, no caso de escanear um negativo 120, eu uso uma folha de 4 x 5" e outra de 120, oriundos de erros anteriores, para tampar os respectivos compartimentos no chassis.



3 - Cabe aqui, antes de começarmos um cuidado que sempre tenho que é o da limpeza dos vidros. Por duas vezes, em dois anos de uso, eu já desmontei os vidros superior e inferior para uma limpeza, tentando retirar pequenos ciscos que, não sei como,  entraram dentro do scanner, principalmente no vidro da tampa.

4 - Segue abaixo a sequencia de abas, as quais praticamente mexo apenas nas "Imput" e "Color" a cada escaneamento, ou melhor dizendo, a cada tipo de filme. A sequência, dessa forma, vai então como exemplo de um filme 120 Fuji Pro 160S. Usei o filme colorido aqui, como exemplo, pois vejo que o pessoal tem mais dificuldade no escaneamento destes do que nos P&Bs.



Como vão notar eu uso como resolução de Preview o valor de 300 dpi (bem rápido e já dá pra ver se algum pelinho ou cisco indesejado vai me fazer, com um pincel, tentar retirá-lo do vidro ou do negativo - coisa normal, 8 em cada 10). Já o escaneamento visando que a foto seja apenas compartilhada pela Internet, adotei pra mim uma resolução de 2400 dpi. O número de 4 passadas apareceu na minha experiência ao perder uma tarde procurando ver a diferença que cada valor desse acrescenta à qualidade do filme. Depois de 4, não consegui ver melhoria nenhuma.

Seguem-se, então, as abas:



A última, Prefs, nunca usei pra nada.

Opa, hora de dar aula, depois eu volto e termino.
« Última modificação: 22 de Outubro de 2009, 23:56:18 por Elmo »


ELIAS

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 949
Resposta #1 Online: 23 de Outubro de 2009, 00:03:39
Olá, Elmo!

Parabéns pelo Tutorial...
Ficou muito esclarecedor.
Depois dessa, já aumentou a vontade de pegar um G4050.  :D

Já passei lá na esquina, e linkei esse tópico pra galera de lá.

Abraço
Elias Vieira dos Santos
Jaú - SP

www.eliaseelizeufotoevideo.com


Elmo

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.458
Resposta #2 Online: 23 de Outubro de 2009, 00:10:32
...Continuando.

5 - Depois do preview, escolho a foto a ser escaneada deinindo a área limite. Prefiro escanear três fotos de cada vez. Como defini em 4 passadas, posso ir até tmar um banho e voltar depois.



6 - Terminadas as passadas, eu vou ajustar o perfil de cores na aba Color, até que fique do meu agrado. Mudar qualquer ajuste dessa aba não significa um novo escaneamento, mas sim um refresh,  que pode ser tão rápido quanto menor o tamanho do arquivo gerado. O campo de escolha dos filmes não contêm todas opções possíveis e não sei se existe um algum banco de dados que possa seradicionado à biblioteca. Tento então escolher primero o filme e somente se não ficar do meu agrado escolhooutra opção, até mesmo de fabricande ou asa.

7 - Escolho a opção que o Vuescan salve automaticamente a imagem após o fim do escaneamento.

8 - Após o arquivo ter sido gravado, vou ao photoshop, recorto a foto e elimino pequenos ciscos que porventura existam. Tai o resultado:




« Última modificação: 23 de Outubro de 2009, 00:11:52 por Elmo »


FlavioYamamoto

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 44
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 23 de Outubro de 2009, 13:30:12
Vou testar o mesmo processo, só que com pb e ver como fica.
Abraço.


Abuja

  • Trade Count: (3)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 64
Resposta #4 Online: 24 de Outubro de 2009, 20:32:13
Elmo segui a receita com um negativo 35 mm antigo 1990, gostaria da avaliação dos amigos, não dei quatro passadas, pois só acrescentava mais luz, diminuindo a nitidez, para evitar a poeira no vidro da tampa eu coloquei silicone nas  seis presilhas internas  que prendem a peça xadrez
Abs.Abuja



Paulor

  • Trade Count: (3)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 149
Resposta #5 Online: 24 de Outubro de 2009, 21:43:04
Elmo, legal este tutorial,  :clap: :clap: eu to precisando limpar os vidros do meu HP G4050, alguma dica, ou alguma dificuldade no processo? Qual o produto de limpeza que você usa?


Ferrari

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 150
  • Sexo: Masculino
  • Faço coleção de fotos de torcidas.
Resposta #6 Online: 26 de Outubro de 2009, 11:08:20
Elmo gostei pois você já inseriu a configuração, só acho um pouco pesado o preço do HP4050 ainda, por enquanto prefiro gastar um pouco mais com revelação e descartar as fotos que saíram ruins, porém se não tivesse outras prioridades não pensaria 2 vezes em comprar um hoje. :ok:
Ferrari
Nikon FM-10 / Vivitar 28-105mm 2.8/3.8
Olympus OM-1 / Zuiko 50mm 1.4 / Zuiko 50mm 1.8 / Zuiko 75-150mm 4.0


Sakasam

  • Trade Count: (11)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 114
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 26 de Outubro de 2009, 14:32:32
Elmo, parabéns pela iniciativa, esta muito bom.  :clap: :clap: :clap:

Vou deixar umas dicas de como eu procedo com Vuescan e HP G4050:
1) Como uso apenas 35mm, o preview fica muito pequeno, eu aumento a imagem (lupa +) para realizar uma seleção mais precisa da área a ser escaneada, pois a area selecionada altera a qualidade da imagem gerada (acho que vou tentar fazer o preview em uma melhor resolução), .
2) Uso apenas 1 (uma) passada (depois vou testar 4 para ver se compensa a demora),
3) Quando o WB não fica bom, podemos tentar fazer manualmente clicando com o botão direito do mouse em uma cor neutra (ou em uma área branca) da foto, 
4) Para tratar as fotos eu prefiro scanear RAW + jpg(utilizo a versão 8.5.09)ou em tiff, por ex.: já consegui recuperar fotos que sairam estouradas em jpg utilizando o RAW no PS.
 :ok:


FlavioYamamoto

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 44
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 18 de Dezembro de 2009, 20:16:48
Elmo, sensacional!
Agora fiquei com dúvida em como vc faz para escanear negativos PBs! Ainda não acertei a mão nisso.

Abraços.


Elmo

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.458
Resposta #9 Online: 19 de Dezembro de 2009, 10:29:18
Flavio,

Não modifico em quase nada. Apenas coloco para digitalizar em pb na primeira aba. A escolha do filme certo no banco de dados não faz muito a minha cabeça (mesmo porque a maioria nem tem lá), como eu disse, olho no papel ampliado ou contato primeiro. E depois tento fazer ficar igual.


Xiru

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.401
    • Flickr
Resposta #10 Online: 28 de Abril de 2010, 01:38:44
Elmo (ou outro colega que use este scanner),
poderia postar (ou enviar por email) um scan de 35mm na resolução/tamanho de saíde desta scanner? (qualquer foto que seja, desde que tenha um pequeno ponto nitido/focado) Assim quem, como eu, que nunca teve contato com um pode ter uma melhor percepção do que ele faz. Ainda mais considerando que a imagem será tratada no Photoshop.

Fico muito agradecido!

(se preferir email, xirussATgmail.com)
Xirú Sander Scherer - Ivoti / RS


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #11 Online: 28 de Abril de 2010, 02:03:37
Está perfeito Elmo. Eu uso o VS desde a versao 1 com scanners SCSI... Não há muito o que se fazer para melhorar. A única sugestão seria ignorar o balanço de branco e cores dele e fazer isso em um programa mais prático, como por exemplo o Picture Window 5 Pro, que é absolutamente imbatível

Aqui tem o link:

http://www.normankoren.com/PWP_intro.html



sinclair

  • Trade Count: (6)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 112
Resposta #12 Online: 31 de Agosto de 2010, 09:54:03
entrei para o clube ho HP
vou postar algumas imagens que digitalizei, PB 120mm e 35mm,
no Vuescan com apenas uma passada.

a impressão inicial que tive é que ele perde em nitidez em relação a um frontier ou noritsu, por exemplo, mesmo gerando arquivos maiores em megabytes. qnd vc dá um zoom 100% dá pra ver que o grão não é o mesmo.

120mm




« Última modificação: 31 de Agosto de 2010, 10:15:10 por sinclair »


sinclair

  • Trade Count: (6)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 112
Resposta #13 Online: 31 de Agosto de 2010, 10:17:17
agora 35mm






------------------
em breve postarei as mesmas fotos escaneadas no Epson V700 com Silverfast
---------------------

to com dificuldades de encontrar o Vuescan crackeado pra Mac... se não alguém puder me dar um help, agradecia muito. vlw


Edward

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 2
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 28 de Setembro de 2010, 17:48:15
Ola Elmo, estou pensando em comprar o HP G4050, mas como posso adquerir o Vuscan no Brasil ? Pelo site deles (http://www.hamrick.com/) apenas com cc internacional.