Autor Tópico: Curso básico de fotografia: ABRA, Arte São Paulo ou SENAC?  (Lida 9533 vezes)

thiagobeleza

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 21
  • Sexo: Masculino
    • Flickr!
Online: 24 de Outubro de 2009, 15:24:00
Bom, pretendo mudar de área de atuação e virar um fotógrafo FUll-Time, mas todo conhecimento qeu possuo foi adquirido através da internet. Penso ser muito básico e desejo me desenvolver. Falta grana, mas vi alguns cursos de fotografia básica que são acessíveis. Gostaria e saber a opnião de vc's, se alguém ja estudou e qual das escolas recomenda.

O SENAC oferece o tecnólogo de 2 anos por uma mensalidade de R$250,00. O que me preocupa são os pré requisitos, pois o curso básico eles exigem uma reflex (que ainda nao possuo) e no momento uma aquisição destas é algo inviável. Porém, o curso so abre em setembro do ano que vem,  oqu eme dá tempo suficiente pra investir em um bom equipamento.

A ABRA oferece o curso de 42 horas por R$1016,00;
A Arte São Paulo Oferece o curso de fotografia básica por R$500,00

Alguém ja estudou nestas escolas? Alguma referencia?

Vale a pena fazer o curso de fotografia básica pra depois fazer o tecnólogo?

E se eu fizer o curso de fotografia básica, há necessidade de fazer o tecnólogo? Ou com o básico seria possível desenvolver sozinho?

Conto com a experiência dos colegas para ajudar e escolher o caminho certo.


stephansolon

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 51
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 24 de Outubro de 2009, 16:50:29
Thiago, converse com o Léo Terra, ele é uma excelente fonte de conhecimento, tem escola de fotografia e também disponibiliza cursos on-line.

Ele é um dos membros mais ativos aqui do MF.

Abs
Stephan
Stephan Solon
Shows/stills/arquitetura/portraits
http://fotologue.jp/stephansolon/


dondon

  • Trade Count: (5)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.286
  • Sexo: Masculino
    • Plínio Dondon
Resposta #2 Online: 24 de Outubro de 2009, 18:37:44
Thiago.

Incialmente, fiz o curso básico em 2007 na ABRA Vila Mariana, com Beth Barone, curso ótimo, a Beth é demais, aprendi MUITO e passei a fotografar muito melhor que antes. Mas, com certeza, este curso não substitui os cursos de longa duração, principalmente no que diz respeito a equipamentos de estúdio, estudos em comunicação, mercado e mais um monte de coisa.
Curso básico só dá um "start", não te torna fotógrafo.

Eu fiz essa da ABRA e no ano seguinte comecei a Graduação Tecnlógica na UNIP em Fotografia Digital, termino agora no final do ano. Os dois cursos juntos sim, começam a permitir uma atuação profissional mais seguro e responsável.

Abraços.


thiagobeleza

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 21
  • Sexo: Masculino
    • Flickr!
Resposta #3 Online: 24 de Outubro de 2009, 19:20:31
Dei uma olhada na grade do tecnológico do SENAC e achei bem completo. Decidi pelo básico da ABRA e depois o tecnólogo do SENAC. Graduação nem pensar. Muito caro, mas o tecnólogo ja da umaa boa base.

Obrigado as sugestões.

Stephan, eu tenho um pequeno problema logístico. Não possuo internet em casa e so uso no trabalho. Como aqui no trabalho so me sobra um tempinho nos fins de semana, penso que nao seria viável, ou eu nao me dedicaria o suficiente. Precisa ser presencial mesmo.

VLW pessoal


dondon

  • Trade Count: (5)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.286
  • Sexo: Masculino
    • Plínio Dondon
Resposta #4 Online: 24 de Outubro de 2009, 19:25:48
Thiago, na UNIP a graduação tecnológia (2 anos de duração) custa 406 por mês, na Universidade Ibirapuera custa ainda menos.

Tem também o curso de longa duração da Panamericana (2 anos, mas não é graduação), que custa 600/mês, se não me engano.

UNIP: http://www.unip.br/ensino/graduacao/tecnologicos/fotografia.aspx

UniIbirapuera: http://www.ibirapuera.br/portal/cursos_tec_fotografia.php

Panamericana: http://www.escola-panamericana.com.br/cursos/cursos_detalhe.php?curso=41

Abraços.
« Última modificação: 24 de Outubro de 2009, 19:30:40 por dondon »


Fabio Carvalho

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 34
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 24 de Outubro de 2009, 21:02:43
Thiago, de uma pesquisada no site do Foto cine clube Bandeirantes, http://www.fotoclub.art.br/
o curso esta em torno de 570,00, caso se afilie ao clube terá ainda desconto sobre este valor
e modera utilizar de 5 horas do estudio por mes, alem de participar de listas de discuçoes, saidas fotograficas, concursos. Boa Sorte


Gularth

  • Trade Count: (2)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 240
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 26 de Outubro de 2009, 10:25:27
Thiago, creio que mesmo em um curso básico será necessário uma Reflex, principalmente quando se chegar na parte prática.
Fiz o curso básico na ABRA também com a Beth Barone em 2001 e ná época achei muito bom, e como sempre fui um pouco autodidata o resto fui aprendendo através de livros e cursos rápidos, porém não tiro os méritos de uma curso de longa duração, para quem tiver condições de manter um deve trazer uma experiência muito boa para se iniciar uma carreira, mas como minha intenção na época era só aprimorar o hobby, o curso caiu como uma luva.
Canon 6D / Canon EOS 30 + Grip
Flash 550 EX / Flash 580 EX II
Objetiva EF 24-85mm USM / EF 35-135mm USM / EF 50mm 1.4 USM / EF 85mm 1.8 / EF 24-105mm 4.0 L