Autor Tópico: E lá se foi meu AUTO FOCO  (Lida 5076 vezes)

Gustavo Santiago

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 107
  • Sexo: Masculino
    • http://photobucket.com/albums/v432/gustavosantiago/
Online: 16 de Outubro de 2005, 22:05:17
Bem acabei de descobrir um problema q ma deixou bem triste agora!
Minha camera "descalibrou" o AF ela não consegue mais focar no automatico. ainda bem q foi no fim de uma corbertura q eu estava fazendo...

Mas e agora o que faço? tem como consertar em casa? uma fez li um post do Leonardo dizendo q teve de fazer isso na 10D e ele fez em casa mesmo se não estou enganado. e na 300D rola de fazer em casa? se não alguem sabe o preço e onde posso fazer de preferencia aqui em Brasilia.

Tenho 3 lentes, tem q mandar as 3?

Bem valeu galera...  :wallbash:  :wallbash:  :wallbash: :huilen::huilen::huilen::huilen::huilen::
Gustavo Santiago Passos
santiagopassos@yahoo.com.br
MSN evolutionu2@hotmail.com
MINHAS FOTOS
Nikon D200, Sigma 24-70mm 2.8, Nikon VR 70-300mm 3.5-5.6 Flash SB-800


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #1 Online: 16 de Outubro de 2005, 22:10:59
Amigo infelizmente não foi a calibragem, foi o Pino Guia, calibragem de AF ela começa a errar de pouquinho e sempre acha foco mesmo que de forma equivocada, pane geral de AF é pino guia, sua Rebel atingiu a vida útil, agora tem que mandar na assistência para reparar o disparador, sugiro que já faça a troca geral do sistema porque tem dois problemas que costumam andar juntos, pino guia e travamento do disparador, pino guia normalmente quebra antes na Rebel.
Só por curiosidade, foi com quantos disparos?
« Última modificação: 16 de Outubro de 2005, 22:12:42 por Leo Terra »
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Gustavo Santiago

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 107
  • Sexo: Masculino
    • http://photobucket.com/albums/v432/gustavosantiago/
Resposta #2 Online: 17 de Outubro de 2005, 13:55:11
Bem pois então :cry_1: !
   Liguei na assitencia tec. autorizada e me passaram um orçamento por cima de R$710,00 em sampa na "Cine Camera Service Ltda" eles falaram q eu deveria trocar o pino guia, o disparador e o obturador e normalmente vai para o saco tb com 5000 ciclos "segundo eles".
   Como posso fazer para saber quantos cliques eu já fiz com a camera? só pelo numero q sai no arquivo.jpg, se for assim a minha tá para mais de 9000 minha ultima foto foi "IMG_9080.JPG". Bem se tiver outra forma...
   E agora alguem sabe de outro lugar q faz o serviço com garantia e um preço mais baixo? vale a pena fazer o serviço...Justo agora que estava juntando uma grana para comprar a 20D vou ter q gastar na 300D, pq contava com a venda da camrea para comprar a nova...

Valeu galera... :bye2:  
Gustavo Santiago Passos
santiagopassos@yahoo.com.br
MSN evolutionu2@hotmail.com
MINHAS FOTOS
Nikon D200, Sigma 24-70mm 2.8, Nikon VR 70-300mm 3.5-5.6 Flash SB-800


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #3 Online: 17 de Outubro de 2005, 14:13:47
Gustavo tem a Namba tbm que faz esse trabalho bem feito.
Eu te sugiro que troque tudo mesmo, a sua está mesmo cm 9000 disparos, a média de vida da 300D e da 350D é de 20000 disparos, alguns vão te sugerir trocar só o pino guia, que vai sair por volta de R$ 450,00 só que o problema é que o caro disso é a mão de obra e normalmente as coisas dão problema juntas mesmo, então quebrou o pino guia e já deve estar para quebrar o restante do conjunto, se vc troca tudo economiza na mão de obra. ;)
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Paulo Machado

  • Trade Count: (6)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.016
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 17 de Outubro de 2005, 14:16:28
Citar
Gustavo tem a Namba tbm que faz esse trabalho bem feito.
A Namba é a Cine Camara Service.

Acho que tá até com bom preço.
« Última modificação: 17 de Outubro de 2005, 14:17:05 por pmachado »
When words become unclear, I shall focus with photographs. When images become inadequate, I shall be content with silent.  - Ansel Adams


Gustavo Santiago

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 107
  • Sexo: Masculino
    • http://photobucket.com/albums/v432/gustavosantiago/
Resposta #5 Online: 18 de Outubro de 2005, 23:44:26
Então como eu já havia resetado o numero de serie das fotos... acho q umas 2x ela deve estar com uns 12000 cliques, mesmo assim é bem abaixo dos 20000 q o Leonardo falou...
   Como não tenho $$$$ agora vou treinando meu olho no foco manual mesmo até poder resolver o problema ou até travar tudo de vez...
   É hora de voltar ao tempo onde fotografar não era tão facil assim "e olha q eu já acho bem complicado hoje em dia" De agora para frente e FOCO MANUAL, no olho...nossa to até vendo o q vai dar isso...rsrsrs
   Bem pessoal...é isso ai...se por acaso alguem souber alguma novidade.... por favor entre em contato.
Abraço a todos e boas fotos
Gustavo Santiago Passos
santiagopassos@yahoo.com.br
MSN evolutionu2@hotmail.com
MINHAS FOTOS
Nikon D200, Sigma 24-70mm 2.8, Nikon VR 70-300mm 3.5-5.6 Flash SB-800


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #6 Online: 19 de Outubro de 2005, 00:05:38
O problema é que os viewfinder de hoje são muito pior que os de antigamente :/
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


neocosmo

  • Trade Count: (10)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.055
    • http://neocosmo.deviantart.com/
Resposta #7 Online: 19 de Outubro de 2005, 01:22:15
Citar
O problema é que os viewfinder de hoje são muito pior que os de antigamente :/

Opa! Se não é... realmente o view finder "é terrível"...
((Puxa.. eu peguei uma minolta digital maxxum na mão e vi na hora a diferença... sem comparação... parece até que vc vê bem antes os movimentos que a pessoa está fazendo... UM TESÃO DE CÂMERA neste quesito pelo menos))

Bom, mas mesmo com o melhor viewfinder do mercado, no escuro é quase que impossível fazer o foco manual... a não ser se vc souber a distância do objeto corretamente e a lente permitir este tipo de medição.

Abraços,


Renato
Renato Ventura - Mococa e Ribeirão Preto/SP[/size]
email: renatoventura@uol.com.br



neocosmo

  • Trade Count: (10)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.055
    • http://neocosmo.deviantart.com/
Resposta #8 Online: 19 de Outubro de 2005, 01:29:43
Citar
calibragem de AF ela começa a errar de pouquinho e sempre acha foco mesmo que de forma equivocada, pane geral de AF é pino guia, sua Rebel atingiu a vida útil,

olá!
Pois é... eu li uma vez ((acho que numa parte de um fórum do dpreview da canon)) que a cada 100 fotos que vc tira, a tendência é o foco "errar mais" na casa dos 0,004%

1000 fotos - 0,04%
10,000 fotos - 0,4%
100,000 fotos - 4%

((isto ainda para a mark II se não me engano))
Fora que o auto focus fica mais "lento" com o desgaste e tempo de uso ((é muito "imperceptível", mas acontece)).

Porém, se vc usa uma lente com um range grande, e muito o autofocus e vc tira fotos na sequencia no wide e logo no zoom máximo (e assim vai... zoom, sem zoom, zoom sem zoom... o desgaste é bem maior... agora se isto é verdade ou se fizeram um teste apenas, etc... não sei...

Outra informação que vi no mesmo lugar que achei no mínimo interessante foi que a cada vez que vc liga o computador, mesmo que não instalar nada, etc... grava umas informações no registro geral do windows e seu computador fica mais lento quase que na mesma proporção das câmeras da Canon - 0,005%, mas isto a cada vez que vc liga e desliga o pc...

Agora se é mito, fato ou verdade, é impossível dizer.
Abraços,

Renato
Renato Ventura - Mococa e Ribeirão Preto/SP[/size]
email: renatoventura@uol.com.br



Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #9 Online: 19 de Outubro de 2005, 02:08:40
Cara Minolta é o melhor corpo de DSLR que existe, só precisam acertar a eletrônica ai a verdade vai se reestabelecer heheheheh!
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #10 Online: 19 de Outubro de 2005, 08:29:41
Prezados:

Mesmo não sendo uma câmera para uso profissonal e sim amador, uma câmera necessitar de tal ordem de reparos com 10000 clicks é indecente, assim como é indecente uma reflex não permitir foco manual direito. São agressões ao senso.

O que caracteriza o sistema reflex, uma das coisas mais importantes dele, é a capacidade de focar perfeitamente o que se quer através da lente. O autofoco começou como uma muleta para o fotógrafo e se transformou em uma opção simplificadora de engenharia. A câmera é construída para ele, e pronto. Se quiser fazer foco pela escala de distãncias, às vezes nem isso pode.

É fantástico a propaganda conseguir que isso não seja considerado pelos usuários, a não ser quando esbaram com o problema. Um amigo de outra lista comprou uma 300D, colocou nela com adaptador lentes Zeiss m42 e simplesmente não consegue achar o foco no viewfinder... Que m*

Ivan



 


neocosmo

  • Trade Count: (10)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.055
    • http://neocosmo.deviantart.com/
Resposta #11 Online: 19 de Outubro de 2005, 08:53:34
Citar
Prezados:

Mesmo não sendo uma câmera para uso profissonal e sim amador, uma câmera necessitar de tal ordem de reparos com 10000 clicks é indecente, assim como é indecente uma reflex não permitir foco manual direito. São agressões ao senso.

O que caracteriza o sistema reflex, uma das coisas mais importantes dele, é a capacidade de focar perfeitamente o que se quer através da lente. O autofoco começou como uma muleta para o fotógrafo e se transformou em uma opção simplificadora de engenharia. A câmera é construída para ele, e pronto. Se quiser fazer foco pela escala de distãncias, às vezes nem isso pode.

É fantástico a propaganda conseguir que isso não seja considerado pelos usuários, a não ser quando esbaram com o problema. Um amigo de outra lista comprou uma 300D, colocou nela com adaptador lentes Zeiss m42 e simplesmente não consegue achar o foco no viewfinder... Que m*

Ivan
Olá!
Eu tb concordo com suas colocações.
Ah, só uma coisa... a Canon é ou busca "exclusividade"... se vc não comprar lentes Canon ((e das novas, porque as mais antigas podem dar erro tb)) ou sigma "dedicadas" ou tammron dedicadas, vc terá sérios problemas, ainda mais na rebel. O famoso erro 99 é um alarme dessa "exclusividade".

Mas creio que todas as marcas tentam se defender com esse tipo de coisa, mas não sei se essas marcas vêem a possibilidade de acontecer absolutamente o contrário: a insatisfação da pessoa.

Creio que a Canon foi "feliz" ao conseguir fazer uma câmera "barata" e relativamente boa ((mas reduzindo e limitando muitas coisas como o viewfinder)), obturador "vagal", etc... A intenção me parece que era fazer uma câmera de qualquer jeito, mas que tivesse um grande sensor e a possibilidade de troca de lentes... o resto, ((ela pensava), é resto. E no entanto, deu no que deu.

Mas eu não sei não.... eu acho que estes problemas de 10,000 no obturador é de lotes vindos do paraguai ((não que isto seja um "pecado")) e lotes mais "recentes". Pois tenho amigos que adquiriram uma rebel em meados de 2004 pela BH e estão na casa dos 34,000 mil clicks pra lá e a câmera está "inteira" e teoricamente funcionando hehhe - eu disse teoricamente porque sabemos que quanto maior o uso, maior o desgaste e consequentemente menos rendimento.

Bom, mas é isso aí.
E há comentários ((dos tipos lendas tb)) que a Rebel tinha de ter um diferencial (bem desvantajoso) quanto a 10D porque as imagens teoricamente saiam bem parecidas (com o uso de uma mesma lente). Assim, os engenheiros optaram por colocar qualquer pino guia na rebel e deixá-la a mercê da sorte (é claro que existem outros fatores tb como o viewfinder, etc...), enquanto a 10D tentaram fazer uma melhor construção, com matérias primas mais robustas.
"Deu no que deu" hehehe

Abraços,


Renato
Renato Ventura - Mococa e Ribeirão Preto/SP[/size]
email: renatoventura@uol.com.br



Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #12 Online: 19 de Outubro de 2005, 12:52:00
Na boa, Canon sempre foi segunda linha comparada a Nikon e Minolta, no digital a história foi um pouco diferente pois a facilidade de inovação que a Canon tem e a pouca preocupação com o ato de errar fizeram ela sair bem na frente no mundo digital e dominar ele por quase 4 anos, sem que as ENORMES deficiências que eles tem na construção física dos corpos fossem relevantes, pois a deficiência que as outras tinham no novo mercado eram bem mais gritantes que as deficiências de construção da Canon, quem viveu os tempos dos filmes sabe bem o que eu estou falando, fotógrafo que usava canon era fotógrafo iniciante ou com pouco conhecimento, quem entendia alguma coisa de fotografia usava Nikon e Minolta, no mundo digital essa ordem se inverteu e não foi por MKT, foi porque a Canon realmente tinha a tecnologia de vanguarda necessária para implementar o novo mercado digital, o efeito colateral disso é que aliou a grande demanda de cliques desse novo mercado com a enorme deficiência na construção de corpos da empresa que melhor se adaptou a esse mercado no primeiro momento, com isso as deficiências de construção da Canon se tornaram latentes com obturadores travados componentes críticos danificados e etc, em uma nova fase de economia de custos essas e outras deficiências da Canon se tornaram ainda mais evidentes.

Lembro até hoje quando a Nikon lançou a campanha da câmera mais ressistente do mundo onde uma F5 atingiu 2 milhões de disparos sem manutenção e sem falhas nos dispositivos críticos batendo o Record que pertencia à Minolta de 1,5 milhões, enquanto a Canon que atingiu o maior número de disparos foi 650mil (não me lembro o modelo), são diferenças absurdas de qualidade de construção que demonstram em um primeiro momento o perfil de cada empresa, a Canon é uma marca de vanguarda, arrisca mais na construção, tanto que lança muito mais produtos, na primeira fase da era digital isso foi fundamental, quem quisesse ter um bom equipamento digital teria que estar atualizando constantemente seu equipamento e adequando os mesmos às novas tecnologias que surgiam a cada momento e quem melhor para fazer isso que uma indústria de vanguarda?
A Canon lançou a câmera que na minha opinião foi a primeira capaz de substituir com classe uma boa câmera de filme por preço comprável, que foi a 10D, as outras só conseguiram alcançar ela 1 ano depois, acontece que agora todos os fabricantes atingiram um nível em que seus equipamentos tem condições de substituir o filme e a corrida tecnológica foi entregue nas mãos de outra empresa altamente inovadora (Sony), com isso a diferenciação passou a ser novamente os corpos e com isso espera-se que com o tempo a Canon vá se apagando no mercado, porque qualquer um que já tenha pegado uma Nikon e uma Minolta do mesmo nível de uma Canon sabe como as duas primeiras são muito melhor construídas e elaboradas (apesar de um pouco mais caras).
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


neocosmo

  • Trade Count: (10)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.055
    • http://neocosmo.deviantart.com/
Resposta #13 Online: 19 de Outubro de 2005, 13:05:20
Pois é Léo... é isto mesmo que vc escreveu...

E eu não espero a hora da Sony se juntar com a Minolta para "detonar" heheh
((apesar de que a sony andou pisando na bola em alguns sensores por aí...))

Bom, mas é isso.
Abraços,

Renato
Renato Ventura - Mococa e Ribeirão Preto/SP[/size]
email: renatoventura@uol.com.br



Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #14 Online: 19 de Outubro de 2005, 13:11:31
Citar
Pois é Léo... é isto mesmo que vc escreveu...

E eu não espero a hora da Sony se juntar com a Minolta para "detonar" heheh
((apesar de que a sony andou pisando na bola em alguns sensores por aí...))

Bom, mas é isso.
Abraços,

Renato
Para te falar a verdade eu não via a hora da Sony acertar no mundo do APS, parecia que a falta de escala deles fazia com que eles não se preocupassem em produzir bons sensores APS, agora os dois últimos deles foram geniais, o Sensor que está equipando a D50 e a Maxxum 5D é ótimo, assim como o que equipa a D2X, parece que a nova 9D deve sair com um novo sensor que será evolução do da D2X.
Com esse nível que atingiu a Sony aliado ao nível dos dois fabricantes que ela fornece (Nikon e Minolta) acabou restando para a Canon apenas tentar uma inovação para o Full Frame para tentar criar um novo padrão de mercado para ela dominar, porque os dias de fotojornalismo dela estão meio que contados, assim como os equipamentos de entrada, a Xt tem vendido menos que a D50 e está pouco a frente da Maxxum 5D (que é um sistema que saiu quase 3 anos defasado), se eu fosse executivo da Canon eu já estaria bem preocupado com isso, pq sair de lider aboluto à segundo colcado em um espaço de 6 meses com o terceiro colocado chegando na cola é algo bastante preocupante.
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.