Autor Tópico: A quem eu agrado?  (Lida 5019 vezes)

Formel

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.189
  • Sexo: Masculino
    • Formel Fotografia
Resposta #15 Online: 28 de Outubro de 2009, 12:06:25
Cadu, amador é amador, ninguém trabalha como amador. Ganhou dinheiro, deixou de ser amador. O sentido da palavra amador é de quem faz por gostar. São coisas muito distintas. O sentido de trabalho amador é uma subversão da palavra que, normalmente, indica um trabalho profissional mal feito. Mas o radical indica aquele que faz por amor, não por dinheiro. Na minha concepção não existe trabalho, remunerado, amador.  :ok:

Ivan, profissional é simplesmente quem ganha dinheiro executando algo por ofício, não quer dizer muito. Nada impede que um "amador" faça fotos maravilhosas e um "profissional" faça uma porcaria. Em minha opinião, não tem nada haver com o nível de conhecimento, ou qualidade da arte, ou etc. Tem haver apenas com o fato de um ganhar dinheiro e o outro não.

Acho que isso é muito enganoso, tipo os ioiôs da coca-cola. Tinha um ioiô que vinha escrito "professional", como que querendo dizer: esse é melhor, é "professional". Isso é uma aplicação errada do real significado da palavra, só isso. Ao menos eu não conheço ninguém que seja profissional com ioiô. :ok:

[ ]s

Formel


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #16 Online: 28 de Outubro de 2009, 13:23:08
Formel;

Não tenho nenhum problema com ser amador. O problema não é meu. O problema é de quem acha que ganhar dinheiro com fotografia faz da pessoa automaticamente "elite fotográfica". Mas isso também não é problema meu, que vivo bem como amador tosco, invejoso, zé-ruela, ressentido, e vivo bem graças ao meu ego enorme -risos.


dondon

  • Trade Count: (5)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.286
  • Sexo: Masculino
    • Plínio Dondon
Resposta #17 Online: 28 de Outubro de 2009, 14:03:48
Eu tinha uma professora de fotografia que não aceitava que ninguém se auto-denominasse "amador", quando eu usava o argumento do "amador não ganha dinheiro e profissional sim" ela dizia que isso não faz diferença, o que importa é que todos fotografam da mesma maneira...

Sei lá, as fronteiras entre o amadorismo o profissionalismo são bem tênues, ainda mais numa atividade marginal como a fotografia.

Abraços.


Formel

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.189
  • Sexo: Masculino
    • Formel Fotografia
Resposta #18 Online: 28 de Outubro de 2009, 14:10:34
Ivan, infelizmente ainda sou um egocêntrico amador. Mas bem que eu queria me profissionalizar.  :hysterical:

[ ]s

Formel


Cadu Fernandes

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 68
Resposta #19 Online: 28 de Outubro de 2009, 14:59:12
Formel, não sei se me expressei mal, mas foi exatamente isso que eu disse... Embora eu conheça mt gente que faz trabalhos fotograficos, e cobra por isso, mesmo sendo amador, isso porque não vive da fotografia e cobra pelo simples custo de qualquer trabalho.
E ainda citei, "vc faz um trabalho como amador, independente se for de nivel profissional ou não".

Veja que eu estou falando de duas coisas, estou falando de um profissional, que é quem ganha a vida com o trabalho que faz, e estou falando de trabalho de nivel profissional, que temos que concordar, que quem faz trabalhos ruins dificilmente consegue viver do mesmo, consequentemente, em uma média geral, profissionais desenvolvem trabalhos melhores que amadores.

Sou pago pelo que faço, se eu fosse ruim, já teria sido demitido a muito tempo, isso me faz um profissional da area, mas não quer dizer que o trabalho que desenvolvo seja de alto nivel. Isso quem vai dizer é meu patrão ;)

Ivan, não sei se você é amador, profissional, se você se considera alguma coisa, invejoso, zé-ruela, ressentido, ou com um ego enorme, eu não tenho nada aver com a sua vida, e nem quero ter, mas tenho que pensar no que você disse, afinal, alguem que consegue ganhar dinheiro, e se manter no mercado, dificilmente faz um trabalho realmente ruim.
Falando de fotografia, que é algo que antes de tudo trata-se de talento, não é pra qualquer um. Vamos pegar uma média geral, lembre-se de todos os profissionais da area de fotografia, veja as fotos de quem ganha dinheiro com isso, e quem faz por lazer. Quem tem as melhores fotos? quem faz os melhores trabalhos? Seria hipocrisia dizer que os amadores são melhores que os profissionais.
É claro que existem sim, as salvas dos dois lados, e isso tambem vai da opinião de cada um.

Um dos fotografos mais renomados no Brasil, na minha opinião é um fotografo meia boca. É claro que não vou citar o nome, mas ele é funcionario de um grande produtor musical, e faz trabalhos pelo Brasil com alguns dos maiores artistas da musica brasileira.
Ele tem formação de fotografo (não no Brasil) tem um equipamento de alto nivel (Nikon D3) e mesmo assim, até hoje eu não vi nenhuma foto realmente boa dele.
Ele é um grande profissional da area, renomado, famoso, e ganha muito dinheiro com isso, mas na minha opinião não é um bom fotografo.
Um exemplo: Em um evento, esse fotografo e seus assistentes fizeram 3 mil fotos, e por algum motivo, nenhuma ficou realmente boa. A capa do DVD do artista foi feita com uma foto granulada pelo ISO alto, com os olhos fechados, e de baixo pra cima(sendo que 1 dos artistas é bem gordinho, deixando ele mais gordo ainda)

Ele não é um bom fotografo(na minha opinião) mas faz parte da "elite fotografica".

Aqui no escritório, somos 3 fotografos principais, eu classificaria minhas fotos como regulares, do patrão como boas fotos, e do Flávio como excelentes, eu diria perfeitas.
Eu e o Flávio vivemos disso, e não fazemos parte da "elite fotografica" que você citou, meu patrão, que faz fotos inferiores as do flávio, faz parte da "elite fotografica".

--------

Acho que por algum motivo, algumas pessoas se senten inferiorizadas, ou desvalorizadas, olhar o proprio umbigo, não é só pra quem se acha demais, mas pra quem se acha de menos tambem.

--------

Voltando ao topico:
O camarada GuiCastro perguntava sobre como fazer o trabalho, eu não disse como ele deve fazer o trabalho dele, apenas citei como nós aqui trabalhamos.
Acho que nosso sistema é um bom sistema, um sistema que funciona, pois mescla o gosto do cliente, com o gosto do fotografo, com o gosto do diretor de arte. Adotamos esse sistema, seguindo os sugestões dos maiores nomes na area artistica no Brasil, leia-se Renato Rocha Miranda, Ivan Miazato, Fujocka e muitos outros grandes nomes de amigos, parceiros, e concorrentes maiores e melhores que nós.
Não acho que um escritório como o nosso, famoso na area, bem sucedido, estar no caminho errado, se o nosso modo de trabalhar for util para o GuiCastro, fico feliz de ter ajudado, se não, que ele ache o caminho dele, e o jeito dele de trabalhar.
Acho que temos que absorver o que é bom, e o que é ruim de cada um, principalmente nossos concorrentes, filtrar e trabalhar pra melhorar.
Seguir grandes profissionais nos ajudou muito, mas nenhum deles faz como a gente, desenvolvemos o nosso modo de trabalhar, assim como eles tem o deles, assim como GuiCastro vai desenvolver o dele.

Se eu puder lhe dar um conselho GuiCastro, faça pelo menos um briefing (seja no seu gosto ou não) e um contrato, isso é pra garantir o seu trabalho e o futuro do mesmo.


PS: Eu gosto de escrever né? hahaha ainda removi boa parte do que escrevi, imaginem o tamanho que era!!


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #20 Online: 28 de Outubro de 2009, 17:09:57
Cadu;

Já entendi o seu ponto de vista. Você é bom, o tal camarada com quem você trabalha é melhor ainda, o seu patrão é ruim (afinal, quem gosta de patrões...) e há fotógrafos famosos que são péssimos. E os amadores são... amadores.

Abração.


GuiCastro

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.555
  • Sexo: Masculino
Resposta #21 Online: 28 de Outubro de 2009, 22:26:49
Obrigado pela opinião de todos!

Eu concordo com o Cadu quando ele disse que existem amadores que ganham dinheiro com fotografia, sem necessariamente sobreviver dela, assim como deve ter gente fazendo apresentações de ioiôs de semana e trabalhar como engenheiro químico no meio da semana.

Interessante essa idéia do briefing (eu não conhecia esse conceito) e pelo que eu entendi é você conhecer o problema, a necessidade do cliente, ouvir a proposta dele, apresentar a sua e decidir em conjunto com o cliente o que será feito, com base no que ele decidir, assim ele não pode reclamar do que foi feito.

Acredito que isso funcione bem para quem faz fotos de estúdio, para propaganda. Para fotos sociais eu não sei exatamente se isso dá certo. Talvez eu tenha que aprender um pouco mais sobre isso.

No final das contas, vc vai mesmo acabar sendo conhecido pelo seu estilo, mas é a sua liberdade dentro deste estilo que vai te trazer mais sucesso. :)

Eu entendo que é sempre bom saber o limite dessa liberdade. Talvez eu tenha que separar bem as duas coisas: trabalho e hobby. O trabalho direcionado aos clientes (atendendo às expectativas porém tomando um pouco de liberdade e fazendo um pouco do que eu gosto) e o hobby, onde eu faço o que eu quiser sem me importar com as opiniões PESSOAIS das pessoas que estão vendo (digo pessoais, pois as opiniões técnicas na maior parte das vezes ajudam-nos a crescer).


Cadu Fernandes

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 68
Resposta #22 Online: 29 de Outubro de 2009, 09:27:58
Cadu;
Já entendi o seu ponto de vista. Você é bom, o tal camarada com quem você trabalha é melhor ainda, o seu patrão é ruim (afinal, quem gosta de patrões...) e há fotógrafos famosos que são péssimos. E os amadores são... amadores.

Na verdade não: Eu sou meia boca... meu patrão é bom, e o camarada é muito bom... há fotografos famosos que não são tão bons quanto deveriam ser, e a amadores que são melhores que os profissionais.

Interessante essa idéia do briefing (eu não conhecia esse conceito) e pelo que eu entendi é você conhecer o problema, a necessidade do cliente, ouvir a proposta dele, apresentar a sua e decidir em conjunto com o cliente o que será feito, com base no que ele decidir, assim ele não pode reclamar do que foi feito.

Acredito que isso funcione bem para quem faz fotos de estúdio, para propaganda. Para fotos sociais eu não sei exatamente se isso dá certo. Talvez eu tenha que aprender um pouco mais sobre isso.

A Idéia do briefing você pegou, mas você tambem toma a liberdade de sugerir o que você acha e o que é certo, por exemplo, alguem gordo/gordinho que insiste em usar uma roupa com listras horizontais, você interfere dizendo que vai deixa-lo mais gordo ainda. E é claro, se por exemplo, a modelo tem olhos bonitos, você mostra no briefing materiais que valorizam os olhos, são alguns exemplos... Ou seja, você acaba induzindo tambem o cliente ao seu gosto e ao que é correto, mas sempre ele tem a palavra final, e você tem os argumentos.


Aqui não fazemos fotos sociais, mas tambem pode ser feito um briefing, conheço outros fotografos aqui que fazem apenas fotos sociais e que utilizam um briefing antes do evento. A diferença é que você vai depender um pouco da sorte e da oportunidade, mas você tambem as vz pode fazer uma especie de script ou ensaio com os fotografados antes do evento.
Perfeito não vai ficar, mas melhora o resultado.
« Última modificação: 29 de Outubro de 2009, 09:28:18 por Cadu Fernandes »


Ricardo Lou

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 197
  • Sexo: Masculino
Resposta #23 Online: 30 de Outubro de 2009, 00:39:20
Vejam, eu não vivo da fotografia, portanto a faço por amar, logo sou amador.

Algumas vezes fui convidado para fazer coberturas de eventos e convidado também a ganhar para fazer aquilo, mesmo não vivendo da fotografia, meu equipamento não foi comprado na "boca de fumo ou feira do rolo", tenho nota, tive algumas prestações no CC para pagar, o seguro dele e a vontade de compra algo melhor que minha 50D -sonho com uma MarkIII 1DS, devido a isto cobro talvez muito além da minha qualificação, experiência ou simplesmente do meu conhecimento.

Outro dia me sondaram para fazer um aniversário e era para trabalhar para um fotógrafo, com equipamento dele, no horário das 19 às 23hs o cara me pagaria R$150,00 eu disse a ele, pago R$300,00 pela conta do bar, mas não irei fazer este trabalho.

Esta coisa de amador e profissional no meu ponto de vista é muito relativo, aliás a vejo como questão de inteligência, ou seja, se você cobra mau, nunca irá cobrar bem, porque irão acostumar, chama ele que o serviço e quse de graça, ademais, quantos de nós já não sofremos na mão de profissionais?

Agora quanto a pergunta do colega, penso que se deve agradr a quem lhe paga, ou seja ao cliente, mas se precavendo como foi dito por um outro colega daqui, tudo em P&B, ou seja, no contrato escrito e com 2 testemunhas.

« Última modificação: 30 de Outubro de 2009, 00:42:19 por Ricardo Lou »
Que a arte (me) aponte uma resposta
Mesmo que ela não saiba
E que ninguém a tente complicar
Porque é preciso simplicidade pra fazê-la florescer
Oswaldo Montenegro (adaptação nossa)


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #24 Online: 30 de Outubro de 2009, 11:37:22
o cara me pagaria R$150,00 eu disse a ele, pago R$300,00 pela conta do bar, mas não irei fazer este trabalho.

Pois é.

150 reais é o que gasto quando vou em um resturante lá na serra comer com a família. Comida simples, algumas cervejas, um chocolate de sobremesa.

Não posso fotografar profissionalmente por uma razão simples: não paga meu tempo. Então prefiro manter a fotografia dentro do que ela é para mim: uma fonte de gasto. Porque a verdade é que sendo fonte de gasto ela é mais barata do que seria se eu tentasse ganhar dinheiro com ela. Nada mais caro do que ganhar pouco.


fabio_yamauti

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.575
  • Sexo: Masculino
  • Santo André - SP
Resposta #25 Online: 30 de Outubro de 2009, 12:13:27
Pois é.

150 reais é o que gasto quando vou em um resturante lá na serra comer com a família. Comida simples, algumas cervejas, um chocolate de sobremesa.

Não posso fotografar profissionalmente por uma razão simples: não paga meu tempo. Então prefiro manter a fotografia dentro do que ela é para mim: uma fonte de gasto. Porque a verdade é que sendo fonte de gasto ela é mais barata do que seria se eu tentasse ganhar dinheiro com ela. Nada mais caro do que ganhar pouco.

Muito boa observação, Ivan. "Tempo é dinheiro", como muitos dizem? Não. Tempo vale muito mais que dinheiro, na minha opinião.

Abraços
Fotografia Karatê Ecoturismo Geocaching


sasha

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 169
  • Sexo: Feminino
Resposta #26 Online: 30 de Outubro de 2009, 13:40:47
Depende. Qual é o seu propósito para a foto? Se quiser vender a alguém, claro que tem que agradar ao cliente. Se não, agrade a você.


Formel

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.189
  • Sexo: Masculino
    • Formel Fotografia
Resposta #27 Online: 30 de Outubro de 2009, 13:53:36
Muito boa observação, Ivan. "Tempo é dinheiro", como muitos dizem? Não. Tempo vale muito mais que dinheiro, na minha opinião.

Abraços

Com essa eu concordo em gênero, número e grau! Tempo é absurdamente mais valioso que dinheiro, trocamos o nosso tempo por pouco pois não pagariam mais. Hoje até para ganhar dinheiro tento fazer basicamente o que gosto, sei que não dá para fazer o que se gosta o tempo todo, mas que seja ao menos na maior parte do tempo. Do contrário a frustração não compensa o dinheiro ganho.

[ ]s

Formel


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #28 Online: 30 de Outubro de 2009, 14:06:09
Muito boa observação, Ivan. "Tempo é dinheiro", como muitos dizem? Não. Tempo vale muito mais que dinheiro, na minha opinião.
Abraços

Pois é. Tempo não é dinheiro. Dinheiro é uma moeda falsa, o tempo é a única moeda verdadeira.

Se eu fotografasse profissionalmente eu teria prejuizo. Há outras coisas que faço que são mais rendosas, que são mais valorizadas na sociedade. Há outros conhecimentos que tenho que são mais raros. Gosto de fotografar, então pago para fotografar. Uma vez resolvida a questão do sustento, quero meu tempo para mim e dele faço o que desejar. Inclusive fotografar.

Alguns falam como se ser amador fosse ser incompetente para ser profissional. Não compreendem que para uma parte das pessoas, na qual me incluo, simplesmente não vale a pena ser profissional.


GuiCastro

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.555
  • Sexo: Masculino
Resposta #29 Online: 30 de Outubro de 2009, 19:24:20
Pois é.

150 reais é o que gasto quando vou em um resturante lá na serra comer com a família. Comida simples, algumas cervejas, um chocolate de sobremesa.

Não posso fotografar profissionalmente por uma razão simples: não paga meu tempo. Então prefiro manter a fotografia dentro do que ela é para mim: uma fonte de gasto. Porque a verdade é que sendo fonte de gasto ela é mais barata do que seria se eu tentasse ganhar dinheiro com ela. Nada mais caro do que ganhar pouco.

E fotografar para ajudar a sustentar essa "fonte de gasto", você acha que não compensa tentar ganhar alguma coisa de vez enquando?