Autor Tópico: Yashica Electro 35 GSN Mark II - Overhauling TOTAL !  (Lida 3356 vezes)

AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Online: 19 de Outubro de 2009, 00:28:48
Decidi retomar um antigo projeto visando a total atualização eletrônica de uma Yashica Electro 35 GSN que chegou as minhas mãos caindo aos pedaços, com a eletrônica destruída e com a parte mecânica a desejar.

Quem quiser acompanhar o projeto, pode faze-lo através da minha HP, pelo link do Blog.

www.photomysteries.com

Não vai ser um projeto rápido, mas acho que os mais loucos irão gostar.

A idéia inicial é substituir todas as entranhas eletrônicas por, acreditem, um microcontrolador RISC de 12 bits, programável pela USB. É totalmente viável. Só que todo o firmware tem que caber em 256 BYTES de memória. Eu disse BYTES. Não Kilobytes nem Megabytes. Pode deixar, pois já fiz coisa beeeem pior !   :D





Elmo

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.458
Resposta #1 Online: 19 de Outubro de 2009, 09:49:59
Enfim consegui ver lá... Vou acompanhando.  :ok:


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #2 Online: 19 de Outubro de 2009, 13:15:56
Atualizei...


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #3 Online: 25 de Outubro de 2009, 15:32:31
Blog atualizado.


Braga.SP

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.858
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 27 de Outubro de 2009, 08:44:20
Se você precisar de alguém que procure, aqui em SP, itens de suprimento para esse projeto, por favor, conte comigo.

Materiais de eletrônica (Rua Santa Ifigênia e cercanias) ou uma câmera fotográfica (uma GSN para suprimento de peças, por exemplo). Aqui nessa cidade a gente encontra coisas inimagináveis.

Estou boquiaberto com o seu trabalho. Se a minha humilde oferta de colaboração puder ser útil eu sentirei prazer em colocá-la em prática.
-22.352971,-48.775582


jefferson.amorim

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 244
Resposta #5 Online: 27 de Outubro de 2009, 10:21:08
Acompanhando, mesmo não entendendo praticamente nada :)
« Última modificação: 27 de Outubro de 2009, 10:21:44 por jefferson.amorim »
\"O fotógrafo com boa técnica é aquele que escolhe bem o que o que sacrificar em cada momento para obter o que espera. \"<br /><br />Canon EOS 500n + 28-80 3.5/5.6


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #6 Online: 27 de Outubro de 2009, 11:26:58
Se você precisar de alguém que procure, aqui em SP, itens de suprimento para esse projeto, por favor, conte comigo.

Materiais de eletrônica (Rua Santa Ifigênia e cercanias) ou uma câmera fotográfica (uma GSN para suprimento de peças, por exemplo). Aqui nessa cidade a gente encontra coisas inimagináveis.

Estou boquiaberto com o seu trabalho. Se a minha humilde oferta de colaboração puder ser útil eu sentirei prazer em colocá-la em prática.


Hehe, valeu ! Por enquanto tenho tudo em mãos. Só o raio do cabo que sumiu mas o a Parallax já está me enviando outro. Deve demorar uns 10 dias para chegar. A coisa está indo muito bem.

O projeto eletromecânico das Electro 35 é excepcional, mas uma enorme parte das coisas são feitas por alguns interruptores esquisitíssimos, que desconectam parte do circuito, reconectam componentes em outros lugares, enfim, alta engenharia MESMO ! Fazer o que eles fizeram, com a qualidade alcançada, usando o equivalente a 4 transístores é brabo. Meter um microcontrolador é moleza perto do original.

Muitas vezes, os circuitos analógicos são incrivelmente superiores aos digitais. O caso da Electro é um caso típico. O desafio deste projeto é programar o BS1-IC para ele funcionar de maneira similar.

Vamos ver no que dá, pois não é fácil escrever um firmware que funcione bem em tão pouca memória.

Quando tudo estiver ok, vou disponibilizar o programa fonte para o público.


Francisco

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.556
Resposta #7 Online: 27 de Outubro de 2009, 13:15:44
Muito legal a sua iniciativa. Parece que aos poucos estamos começando a ver experimentos brasileiros do tipo "faça você mesmo" tão comuns nos Estados Unidos. É assim que podem surgir empreendimentos de alta tecnologia.

A minha área é software, e os componentes ainda não estão modularizados o bastante a ponto de eu poder criar novos dispositivos apenas encaixando as peças, mas já é possível fazer algumas brincadeiras, como gerar saída raw para a câmera do celular. É algo que eu ainda quero levar adiante.

Boa sorte na sua empreitada!
Francisco Amorim
Porto Alegre - RS