Autor Tópico: Ajuda na escolha da máquina  (Lida 7542 vezes)

camilafp

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 10
Online: 27 de Outubro de 2009, 23:52:04
Olá pessoal!

Bem, sou nova por aqui, e preciso urgente da opinião de vocês!

Vou comprar uma maquina dessas mais compactas, as famosas ‘’semi-profissionais’’. Andei lendo uns tópicos aqui no fórum mas ainda continuo perdida. Pelo que li vocês indicam mesmo as DSLR. Mas essas não servem para mim por dois motivos: são grandes demais e complicadas para manusear. Não sou profissional e nem tenho a pretensão de ser. Apenas gosto de fotografar viagens, parentes e amigos. Então queria uma maquina com qualidade de foto boa, com recursos interessantes e pratica de usar. O principal é a qualidade das fotos.

Estava pesquisando e fiquei em duvida entre as da Sony: a H50 e a DSC-HX1, a Canon - PowerShot SX10 IS,  a Panasonic - Lumix DMC-FZ28 e DMC-FZ35K e a Nikon P90.

Como podem ver, estou bem perdida, e não entendo muito dessas configurações.. o que é mais importante? A marca da lente, o numero de Megapixel ou o ISO?? Qual dessas vocês me sugerem? 

Os recursos da Sony DSC-HX1 me encantaram! Mas não sei se ela tem a melhor qualidade de foto! E a lente é Sony G, enquanto a lente da H50 é Carl Zeiss... existe diferença? Essa lente Sony G é boa?

Obrigada pessoal! Aguardo a ajuda de vocês!


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #1 Online: 28 de Outubro de 2009, 02:18:03
ola!

Por partes:

- Resolução não é o mais importante. Uma boa 6MP pode ser melhor que uma 12 MP mais ou menos.

- Lente é tudo. Não confunda tamanho do zoom com ser boa ou ruim

- ISO alto só se você realmente precisar. A imensa maioria das câmeras semi-pro não se saem bem em iso altos.

*Pessoalmente* em se tratando de compactas, eu iria de Canon ou Panasonic, mas é questão de gosto. Tanto a SX10 IS quanto as FZ28 e FZ35 são boas, honestas dentro da proposta. *Pessoalmente* eu acho as imagens das Sony muito ruidosas em certas situações que tanto a Canon quanto a Panasonic se saem melhores, em se tratando de câmeras da mesma classe. Sony ainda tem o inconveninete de usar o Memory Stick. Para mim, câmera somente se for com cartão SD ou CF. O CF é o mais rápido de todos , e os SD, geralmente mais baratos.


Sony "G" são as Sony com design e tecnologia da Konica-Minolta (as G-Rokkor) são lentes muito boas em geral. Zeiss e Leitz tendem a serem equivalentes, mas tem um zilhão de tipos. Não vá achando que somente porque um celular tem uma lente Zeiss que a imagem será excepcional.

Para mim, hoje em dia, qualquer câmera não SLR tem que ter estabilizador de imagem ótico (o estabilizador eletrônico não é eficiente).

Lentes com razão de zoom muito longas tendem a sacrificar a qualidade em detrimento da praticidade. Claro que existem excessões. A Leitz Vario-Elmarit da Panasonic FZ20 é de 12x f=2.8 constante e é disparada a melhor zoom ja posta em uma câmera não SLR. Mas foi porque a Panasonic não quis dar bobeira ao entrar nessa faixa de mercado. Pena, mas nenhuma outra tem a mesma qualidade ótica.



Alessandro BH

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 15
Resposta #2 Online: 28 de Outubro de 2009, 11:05:52
Salve afshalders,

Eu tbm estou pensando em comprar uma não SLR, ou UZ como dizem e foi muito boa as suas dicas, muito obrigado, mas tenho uma questão.

Temos muitos modelos no mercado, mas os mais falados são Canon, Nikon, Pana e Sony, talvez até nesta ordem, mas tbm temos a Olympus 590uz que não é comentada.
Todas entregam mais ou menos os mesmos recursos, alguns melhores que outros, mas no geral são bem equivalentes. Diante deste ponto tanto faz uma marca ou outra. Vai da preferencia do consumidor.

MAs já que estamos considernado a Canon e a Pana, quero te perguntar e a Nikon p90?, Qual o calibre dela frente a concorrencia? Ela é interessante?

Grato






Lhama

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 611
  • Sexo: Masculino
    • Instagram
Resposta #3 Online: 28 de Outubro de 2009, 11:07:22
Camila,

Corrigindo apenas, todas as cameras digitais são digitais. Não existem cameras digitais "semi-profissionais". A SX10 e a FZ28 são chamadas de super-zoom, mas continuam na categoria de digitais. A DSLR T1i, por exemplo, é considerada uma profissional de entrada, não sendo uma camera profissional ainda.

Para os fins que pretende utilizar, como hobby, acho que qualquer uma dessas duas seria perfeita. Ai vai do gosto pessoal. Minha sugestão, veja se tem alguém conhecido que possui uma dessas cameras, ou vá a uma loja e faça um teste. Ainda assim, uma máquina dessas tem muito a oferecer então brinque com os modos personalizados (macro, esporte, etc...) e leia sobre as configurações manuais. Estude sobre enquadramento, regras e etc e logo estará utilizando todos os recursos que elas podem oferecer.

Espero ter ajudado...

De qualquer forma eu iria de Canon ou Panasonic do que de Sony, mas é questão pessoal (embora, se olhar no meu flickr, as primeiras imagens, todas, foram feitas com uma Sony H2, e ela sempre me atendeu bem). O modelo da Nikon eu não conheço então não posso comentar.

Quanto as máquinas que citou. Eu tenho a SX10 IS e acho uma máquina fantástica. Tenho um amigo que tem a FZ28 e ela manda muito bem também.

Algumas fotos com a SX10 IS (sem edicão nenhuma):

Sagui: http://www.flickr.com/photos/lhamadomal/3775788807/

Macro: http://www.flickr.com/photos/lhamadomal/3560069274/

Noturna: http://www.flickr.com/photos/lhamadomal/3634499758

Recurso color accent: http://www.flickr.com/photos/lhamadomal/3498508609/

Fotos com a FZ28 (também sem edição nenhuma):

Flor: http://www.flickr.com/photos/sakaebr/3939052111/

Noturna: http://www.flickr.com/photos/sakaebr/3821311831/

Por do sol: http://www.flickr.com/photos/sakaebr/3939831202/

Macro: http://www.flickr.com/photos/sakaebr/3793870254/

« Última modificação: 28 de Outubro de 2009, 11:12:09 por Lhama »


Lhama

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 611
  • Sexo: Masculino
    • Instagram
Resposta #4 Online: 28 de Outubro de 2009, 11:18:14
Achei um review da P90 que compara ela com a SX10 e a FZ28. Resumindo ele diz que tanto a SX10 quanto a FZ28 tem recursos e qualidade melhores que a P90. Ai vai o link (em ingles) para o review completo:

http://www.cameralabs.com/reviews/Nikon_COOLPIX_P90/index.shtml


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #5 Online: 28 de Outubro de 2009, 11:36:14
Salve afshalders,

Eu tbm estou pensando em comprar uma não SLR, ou UZ como dizem e foi muito boa as suas dicas, muito obrigado, mas tenho uma questão.

Temos muitos modelos no mercado, mas os mais falados são Canon, Nikon, Pana e Sony, talvez até nesta ordem, mas tbm temos a Olympus 590uz que não é comentada.
Todas entregam mais ou menos os mesmos recursos, alguns melhores que outros, mas no geral são bem equivalentes. Diante deste ponto tanto faz uma marca ou outra. Vai da preferencia do consumidor.

MAs já que estamos considernado a Canon e a Pana, quero te perguntar e a Nikon p90?, Qual o calibre dela frente a concorrencia? Ela é interessante?

Grato







Não sei. Minha experiência com Nikon limita-se a D70 e D90. Claro que devem haver Nikons decentes, mas eu não sei. Olympus eu tive as C5050 e C8080, antigas, série C (Prosumer), eram muito bem feitas, tinham uma ótica muito boa, a da 5050 era abertura 1.8 ! Mas elas pecavam muito em jpeg, só valiam realmente a pena em RAW.


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #6 Online: 28 de Outubro de 2009, 11:51:01
Eu engrosso o coro do pessoal de cima. Para mim, hoje os melhores fabricantes de compactas e ultrazoons são a Canon e Pana. A Nikon nunca teve muita tradição com compactas e em relação à Sony, não gosto do processamento de imagem que a Sony faz para gerar os JPEG´s.

Entre a Canon e a Panasonic, cada uma tem vantagens e desvantagens. Olhe bem todas as caracteristicas e veja qual o conjunto que te agrada mais. Na época que comprei minha Canon S5, sua concorrente direta também era a Pana. Embora ela tivesse uma imagem um pouco melhor acabei optando pela S5 em função da sapata para  flash externo, que acabou me sendo muito útil, mas foi um fator pontual da minha escolha. Veja o que é mais importante para vc, com qualquer uma das duas estará bem servido.


Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


Lhama

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 611
  • Sexo: Masculino
    • Instagram
Resposta #7 Online: 28 de Outubro de 2009, 11:57:09
O Alexander jogou um ponto importante. Se amanhã você pretende mudar de máquina e partir para uma profissional então pense no que você poderá aproveitar do seu investimento atual.

Por exemplo, eu tenho a SX10 e uma T1i. Posso usar meus cartões de memória nas duas e se comprar um flash eu posso usar nas duas também.


Alessandro BH

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 15
Resposta #8 Online: 28 de Outubro de 2009, 12:10:32
Concordo plenamente.

O problema é que nesse nicho de mercado, das UZ, a maioria não tem sapata para Falsh externo. Ficamos limitado nesse ponto. Vou dar uma conferida nisso, mas acho que as Pana não tem e nas canon, acho que na xs e xsi que deve ter.

Abrax


Lhama

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 611
  • Sexo: Masculino
    • Instagram
Resposta #9 Online: 28 de Outubro de 2009, 12:15:07
A SX10 tem sapata, e todas as DSLR da Canon tem.


Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 28 de Outubro de 2009, 12:27:07
UZ eu compraria com RAW somente....eu acho q as únicas com RAW são...
Fuji S200EXR.
Canon SX1 (Se nao me engano a SX10 e SX20 nao tem RAW).
Samsung WB5000
Casio Exilim EX-FH20
Olympus SP-565UZ
Panasonic DMC-FZ35
« Última modificação: 28 de Outubro de 2009, 12:27:41 por Leandro Federsoni »


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #11 Online: 28 de Outubro de 2009, 12:38:04
Raw é tudo


camilafp

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 10
Resposta #12 Online: 28 de Outubro de 2009, 13:59:07
Muito obrigada a todos!
Vocês me ajudaram bastante!
Eu estava quase comprando uma Sony, fiquei encantada com os seus recursos! Mas sei que a qualidade da imagem é o mais importante! Então agora estou me decidindo entre Canon e Panasonic...
Como o Afshalders disse, a lente é tudo! Me disseram que a lente Leica (usada pela Panasonic) são as melhores. É verdade mesmo? A lente utizada pela Canon é pior?
E entre as Canons SX10 IS e SX1 IS qual é a melhor?

E mais uma coisa, pelo visto RAW é mesmo muito impotante para quem gosta de editar as fotos. Eu uso o Lightroom para mudar um pouco a saturação, contraste e umas coisinhas a mais nas fotos. Então é bom que as imagens sajam salvas em RAW certo?

Desculpem a minha ''ignorancia fotográfica'' hehe.. Mas ainda estou me acostumando com esses termos.

Obrigada mais uma vez pela atenção!!!


Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 28 de Outubro de 2009, 14:07:58
Camila a SX10 nao tem RAW e a SX1 tem, alem disso a SX1 tem um modo de video superior.


Lhama

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 611
  • Sexo: Masculino
    • Instagram
Resposta #14 Online: 28 de Outubro de 2009, 14:31:06
Camila,

A SX 10 não possui gravação de fotos em RAW de fábrica. Existe um aplicativo que você instala no cartão de memória que permite gravar fotos em RAW, entre outras coisas. Este aplicativo existe para diversos modelos de câmeras da Canon e você pode ler mais a respeito dele aqui:

http://chdk.wikia.com/wiki/CHDK

Eu já instalei o programa, mas nunca testei o modo RAW para ver o quão bom ele é.

Já na SX1 IS, o review do site da www.dpreview.com diz que (resumindo) o alto preço da SX1 comparada com a SX10 não é justificado porque a qualidade das imagens jpg ou RAW não é suficientemente melhor e o modo de vídeo também tem ruído. Chega a dizer até que a qualidade da imagem da SX1 é um pouco inferior a imagem da SX10:

"Once in hand, the SX1 IS cannot deliver on the promise of the CMOS sensor (which Canon is known for in their EOS range of DSLR cameras). Image quality, while not terrible is actually slightly worse then the much cheaper SX10 IS, and high ISO noise performance is firmly in compact territory. As much as it tries to be DSLR junior, as soon as you see the images you know that it is not. Even though there is RAW mode to give you control over image processing, it offers no more dynamic range, just control over white balance and the amount of noise reduction and sharpening.

The other big difference between the SX1 IS and the cheaper SX10 IS (other then RAW mode) is 1080p HD video capture. While this might sound significant, the image quality problems with the smaller sensor such as noise are also present in the movies, and the usual 'jelly effect' caused by the rolling shutter when panning with CMOS sensors is present here as well. What it comes down to is that the price difference between the SX1 IS and SX10 IS could buy you a nice HD video camera that would give you as good - if not better - video quality."

Link para o review:

http://www.dpreview.com/reviews/CanonSX1IS/page17.asp