Autor Tópico: Vocês guardam o raw e o jpeg?  (Lida 5733 vezes)

Marcelo.S.

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.279
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/msafioti/sets/72157618134645270/detail/
Online: 28 de Outubro de 2009, 13:13:15
Só fotografo em raw.

Quando chego em casa, descarrego os arquivos, apago os ruins, trato os que eu gostei e converto todos para jpeg high quality.

Isso acaba ocupando muito espaco no HD. Tá, HD hoje é barato, mas me incomoda o fato de ter arquivos duplicados para cada foto.

O problema de deixar tudo em raw no micro é que se amanha você trocar de conversor, pronto, perdeu todo o tratamento. Salvando em jpeg pelo menos eu tenho os arquivos prontos para apresentar, solicitar cópias, etc.

Como vocês fazem?
Deutschland

Flickr


Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 28 de Outubro de 2009, 13:16:34
Eu guardo os RAWs por no mínimo dois anos e os JPGs pra sempre.


dkfuji

  • Trade Count: (7)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.705
  • Sexo: Masculino
    • DIY BR - especial Fotos
Resposta #2 Online: 28 de Outubro de 2009, 13:42:33
Estou chegando num ponto para tomar uma atitude dessas.

Com um HD externo de 250GB só de fotos (backup vivo), e 2 dvd de cada grupo de fotos (um DVD só não garante nada), e mais um HD na máquina com as fotos, podem até garantir que eu nunca tenha perdido nada, MAS está gastando muito tempo de gerenciamento e backup.

Ainda guardo vários RAW (NEF) mas eles são enormes (3X o JPEG Fine). Só de um aniversário, verifiquei a pasta de RAW, tem quase 1 DVD. Para guardar na máquina + BKP vivo + 2 DVD, é espaço demais gasto, e tempo demais para gerenciar.

Tenho apagado o arquivo da máquina e deixando o bkp vivo somente (além dos DVDs).

Estou pensando sinceramente na aquisição de um Mybook de 2 discos (RAID) de 1 TB cada (como é RAID, o espaço útil fica sendo 1TB), para eliminar a cópia da máquina e do HD externo, mantendo apenas no Mybook e nos DVD.

O problema desta estratégia é $$, já que o Mybook não é exatamente barato...



AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #3 Online: 28 de Outubro de 2009, 13:50:44
Guardo os raws.
Uso dois HDs externos WD MyBook Quad de 1 Tera cada so pra isso.
« Última modificação: 28 de Outubro de 2009, 13:51:39 por afshalders »


Bucephalus

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.082
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 28 de Outubro de 2009, 14:53:28
Faço o mesmo procedimento do Marcelo. Elimino as fotos ruins, converto elas em jpeg e guardo os raws.

Como sou frugal no gatilho e não tiro zilhões de fotos, o problema de muitos arquivos no HD nem é tão grande. Ainda assim comprei um HD externo, e vou transferir alguns arquivos.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #5 Online: 28 de Outubro de 2009, 14:54:29
Logico q tem q guardar so o q presta


lgrassmann

  • Trade Count: (29)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 102
  • Sexo: Masculino
    • www.leandro.fot.br
Resposta #6 Online: 28 de Outubro de 2009, 20:01:29
Importo no Lightroom, comverto para DNG, trato e exporto em JPEG.
Os JPEGs eu guardo.
Os RAWs eu deixo um tempo no HD. De não usar em 1 ou 2 anos, del!


Davi Sato

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.033
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #7 Online: 29 de Outubro de 2009, 00:05:28
Eu guardo tudo e só deleto as fotos que falharam... tremidas, desfocadas, o flash falhou, ou algo assim. O restante fica tudo.

Organizo tudo em pastas com a data ao contrario e crio 3 subpastas dentro:

091029 Aniversario do Ze
   Jpg
   Raw
   Web

Em Raw deixo os arquivos originais, em Jpg guardo a conversao do LR e em Web, as fotos com resize de 800 pixels no lado maior pra postar na net.

De tempos em tempos queimo alguns DVDs...

 :ok:

Canon 6D / Canon 24-104 f/4 / Pentax K10d / Sigma 28-70 f/2.8 / Pentax 18-55 / Pentax 50-200.
São Gotardo – MG


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #8 Online: 29 de Outubro de 2009, 00:20:51
Apagar Raw é como jogar o negativo fora e guardar as cópias...

Mantenho sempre os RAW, em segundo, PNG e se for o caso JPEGs

a) PNG é formato aberto e looseless, um milhão de vezes melhor que TIFF

b) JPEG, é aberto mas tem perdas. Guardar em JPEG só o arquivo em quality >=10

c) DNG é formato proprietário da ADOBE. Por que diabos eu escolheria um formato proprietário para guardar coisas a longo prazo ? Odeio formatos proprietários. Quem garante que vou usar ADOBE ? E se um marciano comprar a ADOBE e resolver fazer salsicha dos funcionários e extinguir os produtos ? Além disso o DNG é um TIFF metido a besta. E Eu odeio TIFF e tenho meus motivos...

Os Raws também são proprietários, mas existem um zilhão de programas que os leem e as informações de decodificação são amplamente divulgadas. Se daquia 20 anos eu precisar decodificar uma imagem RAW no meu futuro computador quantico e não houver mais software do fabricante, nada me impede de escrever meu decodificador.


Marcelo.S.

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.279
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/msafioti/sets/72157618134645270/detail/
Resposta #9 Online: 29 de Outubro de 2009, 11:10:23
Valeu pelo depoimento galera, vi que nao estou sozinho nesse barco :)

Vou continuar guardando os jpegs também, me incomoda, mas hoje uso o ACR/PS, porém parece que o Aperture 3 está saindo do forno cheio de novas funcoes. E caso eu migre para ele será bem mais tranquilo já ter os jpegs convertidos.

:ok:
Deutschland

Flickr


Luis-SP

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 101
Resposta #10 Online: 18 de Novembro de 2009, 18:05:11
guardo todos os raws das fotos que não apaguei, de vez em quando guardo algum jpeg


dkfuji

  • Trade Count: (7)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.705
  • Sexo: Masculino
    • DIY BR - especial Fotos
Resposta #11 Online: 18 de Novembro de 2009, 18:07:48
Bom, resolvido... Comprei um HD de 2TB USB Raid com 1TB usável.
Agora dá pra guardar bastantes fotos...
Além disso tenho cerca de 1TB + DVDs.


Randal.Junior

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 890
  • Sexo: Masculino
  • Think out of the blackbox.
    • Flickr
Resposta #12 Online: 19 de Novembro de 2009, 09:57:30
Quanto a pergunta:

Eu guardo os NEF em um HD USB de 1.5TB que guardo desligado do micro, só sincronizo de tempos em tempos e volta p/ gaveta. Quanto menos tempo ligado menos chance de dar pau.

No meu pc ficam os NEF's que estou trabalhando e os JPG's p/ ficar com acesso mais fácil.

c) DNG é formato proprietário da ADOBE. Por que diabos eu escolheria um formato proprietário para guardar coisas a longo prazo ? Odeio formatos proprietários. Quem garante que vou usar ADOBE ? E se um marciano comprar a ADOBE e resolver fazer salsicha dos funcionários e extinguir os produtos ? Além disso o DNG é um TIFF metido a besta. E Eu odeio TIFF e tenho meus motivos...

DNG não é proprietário não, foi a ADOBE que inventou só que para ser um padrão aberto. Ninguém paga royalt's p/ ADOBE por usar DNG. Só que as outras empresas ainda querem manter os seus proprietários, como o NEF, o que dificulta a adoção do DNG.
Fora que ele tb fica maior que o NEF original.
Randal Junior
Now shooting on D80 D90 D7000 D7200 + 10.5 fisheye + 35/1.8 + 16-85VR + 85 macro + 70-300VR + SB600

Flickr: Photostream
.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #13 Online: 19 de Novembro de 2009, 12:15:50
Quanto a pergunta:

Eu guardo os NEF em um HD USB de 1.5TB que guardo desligado do micro, só sincronizo de tempos em tempos e volta p/ gaveta. Quanto menos tempo ligado menos chance de dar pau.

No meu pc ficam os NEF's que estou trabalhando e os JPG's p/ ficar com acesso mais fácil.

DNG não é proprietário não, foi a ADOBE que inventou só que para ser um padrão aberto. Ninguém paga royalt's p/ ADOBE por usar DNG. Só que as outras empresas ainda querem manter os seus proprietários, como o NEF, o que dificulta a adoção do DNG.
Fora que ele tb fica maior que o NEF original.


Realmente, falha minha, o DNG é aberto. Mas mesmo assim não acho o formato muito inteligente, não há ganho praticamente.

Ainda prefiro manter os RAWs originais e PNG como formato compactado, que é aberto e looseless. Para continuar lendo os RAWs ao longo do tempo, faço o seguinte, um backup do programa fonte do dcraw em linguagem C. Se precisar, recompilo e na pior das hipóteses tenho como decodificar os RAWs.


Davi Sato

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.033
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #14 Online: 20 de Novembro de 2009, 22:31:11
Interessante esse lance do DNG. A K10d tem a opção de trabalhar com PNG e DNG... Como normalmente eu sempre uso o LR e o Photoshop, acabei optando por deixar DNG setado na cam... Será então que o PNG é melhor? Se nao me engano o PNG é o formato de raw padrão da Pentax... Será que faz alguma diferença?
Canon 6D / Canon 24-104 f/4 / Pentax K10d / Sigma 28-70 f/2.8 / Pentax 18-55 / Pentax 50-200.
São Gotardo – MG